O Sonho de Uma Filha

O Sonho de Uma Filha Francine Rivers

Resenhas - O Sonho de Uma Filha

letscia 30/01/2024

13 (2024)
Quando terminei a leitura de "A Esperança de Uma Mãe", a trama do próximo livro já estava clara para mim: uma continuação onde Marta reconquistaria Hildemara, faria parte da vida dos netos e contaria suas histórias. Qualquer pessoa que tenha lido a sinopse antes de iniciar a leitura sabe que eu estava equivocada, como frequentemente ocorre - pelo menos acerca das primeiras 400 páginas.
Histórias que abordam dramas familiares nunca foram as minhas favoritas, mas Francine Rivers tem o talento de esculpir enredos e tornar todas as tramas interessantes, trazendo ensinamentos para a vida. A jornada de Carolyn foi dolorosa, e desde o início, tive um vislumbre do rumo que a história tomaria.
Marta, agora Oma, amadureceu e tornou-se um pilar na família. Seu legado, mesmo com suas imperfeições, foi tocante. Conheço muitas mulheres mais velhas com ensino superior incompleto, e foi emocionante ver o reconhecimento de May Flower Dawn diante dessa realidade. Todos os leitores aprenderam muito com Oma, assim como com outras mulheres que, mesmo longe de uma universidade, graduaram-se na escola da vida. Marta não foi uma mãe perfeita nem a avó ideal, mas deixou uma marca duradoura entre gerações de mulheres.
Hildemara criticou Marta a vida inteira pela sua dureza, e, no final, a maçã não caiu tão longe da árvore. Apesar de suas ações detestáveis em certos momentos, ela nunca deixou de ser a menina que tentava agradar a todos. A posição da Hildemara era triste, mas ela não lidou com tudo isso da melhor forma, infelizmente. Em todos os sentidos, foi muito errado colocar May entre as questões mal resolvidas que tinha com Carolyn. Foi um equívoco deixar a criança ouvir as críticas declaradas à mãe, influenciar seus pensamentos e excluir Carolyn. Não esperava que Hildemara se tornasse uma mãe e avó manipuladora, mas sinto que o contexto limitava suas escolhas, ela estava apenas repetindo um ciclo. Depois de muitos anos, era difícil ter esperança de uma aproximação entre mãe e filha - seja com Marta ou com Caro.
Carolyn partiu meu coração desde o início, que história sofrida! Ela perdeu muitas pessoas e suturou as cicatrizes sozinha para não precisar compartilhar com ninguém. Tudo o que enfrentou afundou ainda mais suas esperanças de um recomeço. Então, ela parou de sonhar, de acreditar que as coisas poderiam ser diferentes. Mas Deus já vinha reerguendo algumas questões de sua vida. - Um momento para agradecer Francine Rivers por trazer Boots novamente ao enredo - Aí, Mitch chegou, e tudo que construiu com ele refletiu os cuidados de Deus em sua vida. Apesar de todos os infortúnios, Carolyn reconstruiu sua vida e foi uma boa mãe, dentro de suas limitações.
May Flower Dawn, inicialmente autocentrada e ingênua, teve uma jornada complicada e confusa. Ela foi mais uma em uma geração de muitas mulheres que cresceram em um lar recheado de amor e carinho, mas em todo momento não sentia que era querida. A vida foi dura com ela, mas foi possível vê-la amadurecer e tornar-se mais sábia com o tempo. May teve fé até o final; quando as coisas estavam muito assustadoras, foi muito corajosa, e Faith é a prova viva disso.
O livro é excelente, emocionante e esclarecedor. Mais um livro extremamente edificante da autora. Gostaria que fosse menos difícil ter acesso às obras da FR aqui no Brasil, li oito livros dela, - todos ótimos, por sinal - mas infelizmente os mais recentes estão indisponíveis.

dani ^_^ 18/01/2024

N tenho nem palavras, chorei bastante. Não importa quantas escolhas erradas a gente faça, Deus vai cumprir seu plano na nossa vida. Obrigada Jesus!

Bêh 26/10/2023

Uma conversa
Que história poderosa e impactante eu não consigo descrever o quanto ela é perfeita, a vida delas de geração após geração foi tão difícil mas mesmo assim elas confiaram no Senhor e quebraram barreiras.
Sofri tanto com a história de Carolyn e chorei com a May, simplesmente leiam esse tesouro e sejam transformados a cada capítulo.

??Provérbios? ?3:5?-?6? ?
[5] Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. [6] Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Thaí 27/07/2023

Família
?Tentamos agir um pouco melhor que a geração anterior, e descobrimos, no fim, que cometemos os mesmos erros sem querer. Em vez de nos esforçarmos para amar como Deus nos amou, deixamos que as mágoas e as queixas do passado nos governem. Ignorância não é desculpa.?
Esse trecho resume um pouco essa linda história, durante mais de um século acompanhamos essa família, suas dores, sofrimentos e alegrias.
Amei muito!!!

Isabela Di Ãngelo 31/12/2022

Favorito da vida
Cada página deste livro falou muito com meu coração. É lindo ver o decorrer das gerações. A dor e a alegria. As dificuldades do relacionamento entre essas mulheres. E como o amor de Deus esteve presente na vida de cada uma delas. Um livro favorito da vida que eu recomendo a todas.

Hester1 13/09/2022

É um livro interessante, embora o primeiro volume seja maravilhoso, achei a continuação bem apagada. Tem uns trechos muito bons. Adorei a estória da Carolyn com toda sua luta para continuar e refazer a vida. Confesso que chorei junto com ela. Alguns personagens são muito cativantes, outros achei bem enfadonhos. Oma Marta seguiu me cativando, mesmo quando a estória já não era dela, mas é um personagem tão forte e impressionante que achei impossível não me apaixonar por ela.

Gab 27/08/2022

Esse livro é a história da nossa vida!
Difícil resenhar obras da Francine, mas também nao quero terminar o livro e nao falar dele aqui.

Esse livro é sobre nós, sobre nossas mães, nossas dores nao lançadas a Jesus e arrastadas por gerações. Os pecados nao confessados, os traumas nao resolvidos nos minando e destruindo nossos relacionamentos.

Todos os personagens são cativantes, mas com as principais, Marta, Hildie, Carolyn e May Flower Dawn, nós acompanhamos o desenvolvimento desde a infância. Em muitos momentos nós as amamos, torcemos por elas, em outros queremos que elas mudem de atitude, por muitas vezes as detestamos, mas no fim se a gente olhar com sinceridade, somos cada uma delas.

A leitura desse livro (como qualquer obra da Francine) me arrancou muitas lágrimas, mas em certos momentos demorei e deixei a leitura de lado, as vezes eu era quem estava exposta nessas páginas. Os meus defeitos, os meus traumas. Ao mesmo tempo que eu torcia pra que a personagem se abrisse com a família e contasse tudo o que sentia, eu me deparava com os bloqueios que havia em mim. Na severidade de Hildie e de Marta eu as detestava e as julgava, mas quantas vezes estive também na mesma posição, de "fiz isso pelo seu bem" e etc.

Fico feliz pelo tema desse livro porque ele nos faz olhar com empatia para nossa família mas nao nega a necessidade da presença materna e paterna, do amor e arrependimento. Famílias são complicadas, mas diálogo, a afirmação do valor do outro, o afeto, o apoio são extremamente importantes.
Mesmo numa família de cristãos podemos enfrentar essas dificuldades, a falta do perdão e a presença constante das tristezas que nos acompanham e que nao deixamos o Senhor Jesus levar e regenerar nossos relacionamentos.

Cada personagem traz um aprendizado importante, e nao importa o que façamos, Jesus tem um propósito para cada um de nós, a nossa família não é esquecida por ele.

Kamilla 01/08/2022

Um ciclo se fechando
Sabe aquela leitura que você termina dividida, terminei com um sentimento de tristeza e ao mesmo tempo um sentimento de satisfação, mas a história valeu muito a pena. Nesse livro a presença do cristianismo é mais prevalente do que no primeiro, mas mesmo não se tratando da minha crença não influenciou no prazer da minha leitura.

Adorei acompanhar a velhice de Marta, como os anos a tornaram mais sábia e mais serena, é algo a se aspirar enquanto pessoa, que a sua vida e suas experiências te transformem no tipo de pessoa que a Marta se transformou.

Nesse segundo volume em determinadas fases a Hilde me deixou muito muito frustrada, é como se o amadurecimento dela não tivesse acontecido na mesma medida que o amadurecimento da mãe, é aquela personagem que por mais que você entenda a personalidade e as motivações você acaba sentindo uma certa raiva.

A Carolyn partiu o meu coração, foi a personagem que mais passou por traumas e desencontros até finalmente encontrar a si mesma e construir um pouco de paz na própria vida, torci muito por ela, pois era quem mais tinha que criar coragem para se abrir e para confiar nas pessoas.

A Dawn foi aquela personagem que me surpreendeu, pois foi ela quem começou a enxergar os padrões que estavam se repetindo nas relações entre as mulheres da sua família e resolveu agir de forma a tentar consertar essas relações. O rumo da história dela me partiu o coração mas me deixou feliz ao mesmo tempo, ela me conquistou muito ao longo da leitura.

Recomendo bastante a leitura da duologia, sim, é um livro BEM cristão e para a leitura fluir (para leitores não religiosos) é preciso abrir a mente e entender que as ideias, motivações e lições de vida que os personagens irão passar ao longo da leitura sempre partirão dessa base, o que no meu caso não atrapalha a leitura, mas aí fica a critério de cada um, eu simplesmente leio tudo que a Francine Rivers escreve!

Souza.Barbosa 31/05/2022

Ciclo
Está história de Marta nos mostra como a fragilidade e ruim e a intenção de melhorar pessoas e o mundo muita vezes e prejudicial.
Neste livro vemos a continuação de uma história com rupturas de sentimentos maternos não expressados trazendo mágoa, e decepção com relação a Deus e a família.
Aprendi muito.
Marta e Caroliny moram no meu coração.

Rebeca.Silva 28/02/2022

Uma série com muitas lições importantes.
Eu já decretei que a Francine é minha autora favorita da vida. Essa série é de uma preciosidade que me faltam palavras. Mostra um ciclo vicioso em 4 gerações, que passou de mãe para filha, simplesmente por falta de diálogo e por suposições. Que bom que esse ciclo foi abortado e Deus só final pôde trabalhar na vida dessas 4 mulheres. Foi tão lindo participar disso, estar por dentro de cada detalhe, e por isso mesmo batia um desespero por saber que elas não podiam me ouvir... Eu chorei, sorri, me alegrei e, mais uma vez, como em todos os livros da Francine, ficou uma lição de como Deus trabalha usando cada detalhe de nossa vida para nosso bem, pois ele tem um plano de paz para cada um de nós.

May Novais 12/02/2022

Um livro carregado de emoções
Sempre ouvi a frase que dizia assim: ? As vezes tentando acertar, acabamos errando?, e foi assim com essa família, muros foram levantados enquanto todos estavam apenas tentando acertar na vida, na criação dos filhos, na conquista de bens materiais.

Foi bom ler os muros ruindo, e o legado sendo passado de geração em geração.

Deus iluminaria o caminho. A fé os manteria no rumo certo.

Erica 18/06/2021

Interessante
Gostei bastante da construção dos personagens, principalmente quando a autora destacou pontos muito comuns entre pessoas que se julgam melhor do que outras por estarem em uma posição espiritual ''melhor''.
Depois de ler este livro, estou com uma vontade de ir para Jenner by the Sea ?

Anaru 07/01/2021

Íntimo e genial
Acredito que este seja um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida. Personagens muito bem construídos e um enredo que te faz querer saber qual será o desfecho da história.
Com certeza um dos melhores livros de ficção da minha vida ??
Letícia 18/09/2021minha estante
Eu ameiii essa duologia demais!! Trás muitas questões familiares de gerações e como os padrões vão se repetindo e tbm como é possível quebrá-los

Anaru 22/09/2021minha estante
Totalmente, amo!