Frank

Frank James Kaplan

Resenhas - Frank, a Voz

Luiz Pereira Júnior 15/11/2023

Uma biografia como deve ser (parte 1)
“Frank: a voz” é o primeiro volume da vida de Frank Sinatra, escrito por James Kaplan e abordando desde o seu nascimento até ganhar o Oscar de melhor ator coadjuvante em “A um passo da eternidade”. O restante da vida dele será desenvolvido no volume seguinte, “Frank: o chefão”.

“Frank: a voz” é um relato, conforme os trechos críticos utilizados para vender o livro, que se lê como um romance, com uma leitura fluida, de uma forma incisiva. Concordo plenamente com tudo isso.

O livro apresenta os altos e baixos do cantor, com detalhes que dá para pensar como foi que James Kaplan conseguiu saber deles (será que viajou no tempo e ficou olhando pela janela da cozinha? Pelo buraco da fechadura? Por fofocas de vizinhos?) e que deixam o leitor surpreso com o grau de minúcias (pelo menos, para mim essas minúcias não chegaram a me irritar, e sim acabaram por me deixar ainda mais curioso com a vida de uma lenda, que, como toda lenda humana, acaba por ser apenas um mortal como todos nós).

Um dos focos do livro é o amor (melhor seria dizer a paixão obsessiva) de Frank Sinatra por Ava Gardner, uma das mais belas atrizes de Hollywood de todos os tempos. Mas não espere uma dessas historinhas piegas, escritas para provocar lágrimas fáceis nos leitores sensíveis (no que essa palavra tem de pior). A paixão de Sinatra e Ava tem muito mais a ver com momentos pelos quais todos nós (ou quase todos nós) já passamos, estamos passando ou iremos passar.

Outro foco, como não poderia deixar de ser, é a música de Sinatra, indubitavelmente um dos maiores cantores de todos os tempos. Mostrando detalhes de gravações, de seus relacionamentos (muitas vezes conturbados) com os músicos e compositores, o livro cumpre muito bem o seu papel de informar o seu leitor. Porém, mais uma vez, não espere historinhas felizes e elogiosas (como as biografias de fãs costumam irritantemente fazer) do cantor. Vale mencionar que neste volume não estão representadas as canções mais conhecidas de Sinatra. Assim, nem sinal de referência a “My way”, “Fly me to the Moon”, “New York, New York”, “Strangers in the night”…

E eis um dos principais méritos do livro: mostrar Frank Sinatra como um monstro de escuridão e rutilância, no dizer imortal de Augusto dos Anjos... Mas isso, a bem da verdade, pode ser dito de cada um de nós...

Cesar Garcia 15/10/2023

Uma biografia incrível
A biografia conta os primeiros 40 anos da história de Frank Sinatra que cruza o seu caminho com grandes estrelas da música e do cinema dos EUA durante sua trajetória de sucesso.
O autor nos conta todos os lados de Sinatra, como um grande artista, mas com todos os seus defeitos e inseguranças.
Uma obra incrível de um dos maiores cantores americanos do século XX.

William.Almeida 20/12/2022

Poderia ser melhor
O tema é rico e interessante, óbvio. Mas, a abordagem, para o que costumo ler, deixou muito a desejar. O autor se preocupa com detalhes pequenos e passar muito rápido por outros que poderiam receber toda aquela atenção.
No fim, vale à pena porque o tema é rico.
psraissafreire 22/12/2022minha estante
ele é um dos meus cantores favoritos

William.Almeida 22/12/2022minha estante
Opa, somos dois. Fly me to the moon é meu jazz favorito. Acho que só perde para autumn leaves (amo a versão instrumental). Daí, foi por isso que vim parar nessa biografia, que deixou a desejar bastante (ainda tem o segundo volume, vamos ver como que fica em 2023)

Su Martins 25/07/2022

A voz
Frank Sinatra cantando sobre amor com aqueles olhos azuis profundos, sempre me fascinou. A leitura flui como uma história de ficção sendo contada. Ele viveu intensamente o que queria viver, muitas vezes de forma egoísta e prepotente. Apesar disso, era um baita artista. Indo pro livro dois.

Camila Faria 03/03/2017

No finalzinho do ano passado eu embarquei numa missão (que eu não imaginava que seria tão divertida): ler as mais de 1700 páginas da biografia do Frank Sinatra, escrita pelo jornalista, roteirista e romancista James Kaplan e dividida em dois livros Frank – A Voz e Sinatra – O Chefão.

Existe um bom número de biografias do cantor já publicadas e, se você é fã provavelmente já esbarrou com alguma delas. O interessante desse trabalho monumental de Kaplan (ele levou 10 anos para concluir os dois livros) é que ele se aproveitou da grande quantidade de material já publicado sobre Sinatra ~ e sobre pessoas determinantes ao seu redor ~ para construir uma intrincada rede de informação, que só contribuiu para esmiuçar ainda mais a vida do maior cantor do século XX.

Nesse primeiro livro o autor narra os primeiros quarenta anos de vida de Sinatra, divididos em cinco atos dramáticos, mostrando a ascensão, a queda e o renascimento do cantor. Passa pelo nascimento e infância em Hoboben, Nova Jersey e por sua transformação em ídolo teen nos anos 40, quando provocava histeria em multidões de adolescentes com sua voz e seus belos olhos azuis.

Kaplan aborda o preconceito que existia na época contra os ítalo-americanos e mostra como o cantor precisou trabalhar duro para a sua arte. Ele aprendeu a usar o diafragma e estudava com profundidade cada letra antes de cantar, método que lhe acompanharia por toda a vida. Ultra perfeccionista, nenhum detalhe de uma gravação lhe escapava.

Figura controversa, cheia de qualidades e MUITOS defeitos, Sinatra era chamado pelos amigos (pelas costas) de “Monstro”. Sua vida amorosa, de dar inveja ao próprio Don Juan, também é esmiuçada, com destaque para o seu primeiro casamento com Nancy Barbato (mãe de seus três filhos) e o seu grande amor, o furacão Ava Gardner. O livro termina com o que é considerado o seu primeiro renascimento: o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu trabalho no filme A Um Passo da Eternidade, em 1953.

Antes de começar a ler os dois livros eu estava apreensiva porque são dois livros ENORMES, sobre uma personalidade que eu admiro, mas não sou super fã. Já nos primeiros capítulos esse receio desapareceu devido a capacidade incrível do James Kaplan de narrar a história em forma de romance (usando técnicas de ficção, mas nunca ficcionando os fatos), tornando-a agradável e até viciante. A gente mal pode esperar para saber o que acontece em seguida.

Penetramos na mente e na alma de Sinatra, sofremos com ele e por causa dele (ô homenzinho complicado e cheio de paradoxos!). O autor também foi mestre em evocar a atmosfera de cada período e eu fiquei bem impressionada com a rede de informações que ele conseguiu reunir (de relatórios do FBI a depoimentos recolhidos de outras biografias, com espaço para novas entrevistas). Definitivamente uma introdução perfeita ao universo Sinatra.

site: http://naomemandeflores.com/frank-a-voz-sinatra-o-chefao/