O castelo de gelo

O castelo de gelo Tarjei Vesaas

Resenhas - The Ice Palace

arqueofarias 19/12/2023

Gostei bastante. Foi uma surpresa. Adorei o tom melancólico e frio da narrativa. Acho que entre o meio e antes do fim ficou um pouco arrastado. Mas o desenrolar do sumiço da personagem, a busca e as reflexões em torno disso, é muito boa de acompanhar.
Quero ler outras coisas do autor

Mari Mirandinha 25/07/2023

Sensível
Esse é um livro para ser apreciado com calma. O fato dele ser curtinho pode sucitar a vontade de matar numa tacada a leitura, porém, o autor constrói as paisagens frias da Noruega e os sentimentos das personagens de modo que devem ser, na minha opinião, digeridos lentamente. Achei diversas descrições do vilarejo e do castelo de gelo tão lindas e consegui caminhar naquelas estradas ou trilhas perto do rio. Fiz uma associação com o filme Close, pois achei que as paisagens e a sensibilidade estão igualmente ali.

P.s. acabei de ver que a Todavia indicou esse livro para quem gostou do filme Close. Eu não estou maluca!! Aaaaaaaaa
Kelly565 14/08/2023minha estante
??

kunstsara 08/08/2023

?Amanhã ninguém mais guardará na memória o efêmero instante dessa noite em que foram outros e estiveram tão contentes.?

Ricc 14/03/2024

***CONTÉM SPOILERS***

Siss e Unn possuem personalidades opostas. Siss é extrovertida e popular, enquanto Unn é mais retraída e introvertida. Elas se conhecem na escola e, apesar da estranheza inicial, acabam se tornando amigas.

Siss convida Unn para sua casa e ali nasce uma tensão entre elas que, aos 11 anos, começam a enxergar a vida sob uma nova ótica.

Num momento seguinte, Unn, reflexiva, acaba de perdendo em meio aos labirintos do Castelo de Gelo.

Após o desaparecimento de Unn, Siss, que antes era extrovertida, passa a ser um espelho da introvertida Unn, sendo moldada por esse acontecimento do fim da infância.

Tenho uma tendência ao melancólico e reflexivo. E esse é exatamente o tipo de leitura que mexe comigo.

Descrições minuciosas, uma atmosfera gélida e melancólica e uma escrita cativante fazem desse livro pura arte. Um livro que remonta a vida como é, sem respostas.

A abordagem de fim de infância, depressão e melancolia foi um acerto em cheio. A densidade aqui é proposital, assim como a descrição gélida.
O luto, o inesperado e a tristeza são palpáveis.

Não é um livro que entrega todas as respostas, mostrando que, no fim, é isso: viver é seguir em frente.

waltzingback 11/01/2023

Poderia ser melhor
No começo a leitura parecia ser bastante promissora, foi criada uma conexão entre as personagens que infelizmente não foi muito explorada. O desenvolvimento foi bem lento, e o final tinha tudo para ser interessante, mas particularmente achei decepcionante. Mesmo sendo um livro curto, demorei bastante pra terminar ele.
É uma leitura OK, não acho que vale a pena.

Isadora.Stigert 26/04/2023

"Centelhas e Raios"
Livro um pouco complexo e difícil de ler. Como o leitor pode ficar na dúvida sobre o que o autor quis representar, é melhor não ler a "obra pelo autor" e tirar suas próprias conclusões.
Vejo Siss como a personificação da culpa, ansiedade, depressão, etc. Enquanto o Castelo de Gelo pode representar o efêmero, que tudo passa (esses sentimentos ruins) e vai ficar bem de novo em alguma etapa da vida.
É possível perceber a melancolia em todo livro.

Kelly565 02/11/2023

"Era como se as pessoas tivessem se esquecido de Unn.
Nem seu nome era mais mencionado. A pergunta à mãe ela nunca fez, mas sentia como se estivesse levando sozinha nos ombros um fardo por demais pesado."

"Amanhã ninguém mais guardará na memória o efêmero instante dessa noite em que foram outros e estiveram tão contentes."

"um abismo se abriria sob seus pés, o castelo se partiria em mil pedaços e desabaria com a violenta pressão da água, arrastando consigo toda a turma na torrente espumosa da cachoeira, e seria o fim."

"O ruído eterno da cachoeira podia preencher céus e terras, mas ainda não era capaz de preencher um certo vazio."

Nathani 24/04/2023

"Não sei se vou para o céu."
Unn é recém chegada a um vilarejo na Noruega. Após perder a mãe se muda para a casa da tia e reluta em conhecer seus colegas de escola. Siss é uma das garotas mais adoradas pelos amigos e é a primeira, e única, a ser admitida no mundo misterioso de Unn. A conexão delas é intensa e inexplicável, apesar de silenciosa.

No dia seguinte, Unn se perde em meio à magnífica imensidão de gelo que se forma ao redor de uma cascata, o castelo de gelo. O último encontro das amigas e as estranhas e incompreensíveis revelações de Unn são abraçadas por Siss como se fossem um segredo seu. O ambiente do extremo inverno adentra a sua alma e Siss se fecha agora em seu mundo como Unn fazia tentando entender como tudo pode ter mudado tão bruscamente em sua vida.

Um livro curto que trata do luto, amizade, memória, culpa e fim da infância. As descrições das estações, principalmente do inverno, e sua relação com os sentimentos das personagens são geniais. Além da escrita lindíssima. Tem tudo que gosto em um livro.

"Elas pareciam flutuar na escuridão, não refletiam um só raio de luz. Não se ouvia uma só passada. Só a respiração e talvez o coração. As duas estavam ligadas naquela noite por uma espécie de fio retesado vibrando de modo quase imperceptível."

Philipe 22/01/2024

Castelo de gelo
Leitura simples e fluida , mais que consegue nos prender do início ao fim com um romance lindo e inocente .

Coquidré 17/02/2024

As paisagens e os cenários são de tirar o fôlego, mas achei o livro bem chato e foi uma sofrência continuar até o final

Valéria 18/03/2023

Melancólico, repleto de alusões, promessas e segredos jamais revelados, muitas perguntas são feitas, mas bem poucas são respondidas. A narrativa breve e densa, descreve minuciosamente um cenário de inverno nórdico, as angustias e paixões dos personagens não são o principal, eu virava as páginas sentindo o vento frio e fechava os olhos e via as árvores carregadas de neve... gosto dos autores escandinavos, há sempre um quê de realidade, e os finais são só finais, nem felizes e nem tristes.

Artemis 19/12/2023

"Passam por nós como se fôssemos pontes cobertas de neve"
Linda escrita e fascinante descrição de cenários,a história é melancólica,mas mítica e bela,foi interessante conhecer esse autor.

Book 'n' Beverage 18/03/2024

Sensível e único.
Um livro que me fez admirar pontos que até então sempre me desagradaram: descrição minuciosa do ambiente e drama envolvendo crianças. Porém tudo é contado de maneira tão doce e sutil que a história não me fez sofrer ou chorar, apenas me fez sentir dentro de um prisma contido, quase como se não quisesse que as minhas emoções interferissem naquilo que eu estava lendo.
O livro te transporta ao frio nórdico (muito bem vindo quando na realidade estamos vivendo temperaturas de 40°C), aos lagos e rios congelados, ao vento frio e à neve incessante. A paisagem branca serviu de página para uma narrativa sincera e apaixonada sobre uma menina de 11 anos e sua nova amiga, recém-chegada na escola e que não se abre com mais ninguém.
Uma obra para ser apreciada pela maneira tão bela com que trata dos sentimentos tanto das crianças quanto dos adultos. Para mim, perfeita.