O Segredo de Shambhala

O Segredo de Shambhala James Redfield

Resenhas - O Segredo de Shambhala

Carla.Parreira 04/10/2023

O segredo de Shambhala
Como costumo fazer, vou escrever um pouco sobre os pontos que mais me chamaram a atenção. Logo no começo do livro a historia diz que devemos rezar com afirmações, pois assim a prece se torna mais eficaz. Explica-se que Deus está pronto e disposto para atender nosso pedido de acordo com a nossa crença e confiança de que o mesmo será atendido. Portanto, a prece tem de ser uma afirmação que transpareça nossa fé. Creio que Deus não analisa o tempo verbal imperativo de nossas preces, mas sim os sentimentos que nelas colocamos. Além do mais, crer na obtenção de algo para mim é sentir-se merecedor daquilo por ter feito o seu melhor para consegui-lo e não meramente achar que Deus é bonzinho e vai atender-nos de acordo com a maneira de rezar. De todo modo eu achei a observação bem vinda e realmente faz sentido se verificarmos que a oração do Pai Nosso não é uma linguagem de pedidos, mas sim de afirmações. Alias, o livro diz que todas as nossas expectativas têm efeito de prece e daí a necessidade de transformá-las em afirmações elevadas de otimismo e fé.
Posteriormente o livro fala sobre a alimentação como sendo de dois tipos: ácida ou alcalina. A ácida (alimentos industrializados, muito cozidos, doces, carnes, farinhas, alcoólicos, etc.) é de difícil digestão, enquanto a alcalina (alimentos frescos e leves como legumes, frutas e verduras) pode ser rapidamente extraída de nosso corpo com pouca energia. Aqui a explicação é a que tanto conheço: digestão difícil é motivo certo para mal-estar físico e alimentos de lenta decomposição são ruins para o organismo. O livro diz que estamos morrendo lentamente à medida que acumulamos excesso de acidez no corpo, algo que nos decompõe imperceptivelmente. Será que deveríamos viver mais de 150 anos como pensa o autor? Seria ótimo viver segundo as lendas tão bem descritas: alimentando-nos apenas de energia. Também gostei de ler que o grau de beleza que enxergamos no mundo mede a quantidade de energia divina que está dentro de nós. Concordo que tudo passa a ser mais brilhante e belo quando estamos ligados à energia divina de nosso interior. Creio realmente que nossa capacidade de percepção se amplia quando estamos de bem com a vida e com vibrações energéticas elevadas. Mais adiante a leitura diz que os nossos campos de energia se misturam e os mais fortes prevalecem. Assim, as nossas expectativas e pensamentos são campos de energia que se misturam e geram conseqüências inconscientes e muitas vezes imperceptíveis, mas das quais somos responsáveis. A cultura em si é citada como um exemplo de um campo de energia solidificado.
Já ao final, o autor resgata a idéia central dizendo sobre a importância de manter um arquétipo mental crente de que iremos encontrar uma energia mais elevada e superar nossos padrões negativos, podendo de tal modo nos encorajar com a nossa própria energia da prece. Mesmo sendo realistas, podemos mudar as nossas expectativas: basta passar daquilo que é para aquilo que deveria ser e depois para aquilo que será, não deixando de acreditar que as mudanças positivas se efetuarão, independente do quanto demore.

Vanessa.Bugdanovicz 26/08/2023

Surpreendente
Um livro que, por trás do enredo, traz muitas lições e ideias que nos fazem refletir sobre como estamos destinando a nossa oração e nossas expectativas, recomendo muito a leitura para quem gosta de pensar em fé.

Mari 24/08/2020

Maravilhoso
Os quatro livros são incríveis. Não conhecia nenhum deles, mas após ler o primeiro, fui em busca e terminei rapidamente. Muitas lições que se encaixam pra vida, recomendo a todos os amigos que estão em busca de alguns esclarecimentos sobre a vida. Esse pra mim, muito especial, me fez viajar entre as páginas, incrível a forma que ele te permite isso.

Vanessa 03/06/2020

Uma boa leitura, algumas partes monótonas, mas as aventuras são espetaculares.

Olivia 05/01/2020

Desfecho
Para quem leu a Profecia Celestina e a Decima Profecia deve ter se sentido assim como eu com um desfecho super interessante. Obrigatorio ler os anteriores para o entendimento do livro.

Patricia.Almeida 22/02/2017

Amei
Fala sobre a oração, como manter nossa energia, e sobre Shambala e o poder da mente.

Carolina 17/09/2013

Ótimas reflexões para colocar em prática..
Acredito que a verdade desse livro não está em seus detalhes, mas em sua essência. É a ideia do que podemos fazer através da conscientização do poder da nossa prece, do nosso pensamento que é importante. Passamos a vida sofrendo por antecipação, imaginando desfechos muito ruins para situações que vivenciamos. O livro mostra como podemos melhorar as coisas ignorando esses pensamentos negativos e fortalecendo as ideias positivas, do bom desfecho que queremos, dando mais atenção ao que chamamos de intuição, não gastando energia julgando rapidamente os outros e melhorando assim nossa própria energia e a energia de quem nos cerca.

A parte da aventura achei meio enrolada..às vezes pulava algumas páginas. Mas pelas reflexões que existem no livro vale a pena a leitura.

Juliana 04/08/2010

Todos deveriam ler esse livro, fala do poder da prece e da importancia de utilizarmos positivamente para atrair situacoes favoraveis. fala de uma sociedade ideal em que todos conseguiram elevar seu padrao de energia através da prece para o bem de todos.

M. Scheibler 21/03/2010

Terceira parte da trilogia que começa com A PROFECIA CELESTINA e A DÉCIMA PROFECIA, O SEGREDO DE SHAMBALA nos leva a um mundo de reflexão sobre a vida. Revela um lugar onde seres humanos estão em um plano espiritual acima do nosso, mas que tende a ser universal em pouco tempo.

A parte "profética" do livro é até certo ponto monótono, mas as aventuras entremeadas tornam a obra envolvente e por que não dizer surpreendente.

Lidia 26/02/2010

Neste livro da pra aprender um pouco sobre o poder da mente, o poder da prece, o poder da fé, do pensamento posivido...

gostei bastante, da para ver um pouco sobre outros mundos que estão bem proximos do nosso, mas em estagios diferentes, que nós no nosso estado um pouco mais denso não conseguimos vê-los, mas quem sabe muitos de nós já estejão em um estagio de mais sutileza, um pouco mais a frente em conhecimento e controle das sua proprias emoções, e com este estado possa estar vendo bem mais além...

Moitta 15/06/2009

Pensamento positivo
Diferentemente dos 2 livros anteriores, pela primeira vez o assunto parece se estender demais, mas ainda assim vale as informações que traz.
Continua com a historia que se desenrola desde "a profecia celestina", dessa vez chegando à cidade perdida de Shambala, mostrando como nossas intenções atraem aquilo que queremos ou em que focamos nosso pensamento.

Andrefec 28/03/2009

É um livro, que mostra para gente, a força dos nossos pensamentos...como nós podemos mudar a nós mesmos e os outros, vibrando positivamente...