Os Ossos de Descartes

Os Ossos de Descartes Russell Shorto

Resenhas - Os Ossos de Descartes

Carol Matsuoka 16/10/2022

Os ossos de Descartes
Curiosamente vivaz, minucioso e reflexivo.
Apesar do título evocar algo mórbido, essa história que acompanha os restos mortais de Descartes é bastante intrigante, isso porque trata de aspectos que vão além das linhas de pensamento (um tanto quanto abstratas) que são associadas a essa grande personalidade atualmente. Traz a tona o Descartes humano, o homem ambicioso que conseguiu (para o bem e para o mal) se tornar grandioso e revolucionar a maneira como pensamos e entendemos o mundo.
O enredo tem uma maneira sutil de prender o leitor, é através dos muitos acontecimentos que sofreram estes ossos (das fofocas diga-se de passagem) e dos diferentes simbolismos que atribuímos ao filósofo que nos leva a querer nos aprofundar mais e mais nesse livro.
Considero que o ápice dessa leitura é a poderosa reflexão que desperta sobre a modernidade, o pensamento e por que não dizer? Da humanidade em si.
Com base na minha própria experiência de leitura eu recomendo para aqueles que já concluíram os estudos do Ensino Médio, não que seja um livro denso, mas porque será mais fácil correlacionar os períodos históricos, ao método científico e acredito que uma capacidade de abstração mais bem estabelecida facilite no entendimento das referências do livro. Eu própria tenho ele há uns 5 anos, mas só agora de fato estava "na vibe" de ler, e acredito que porque leva um tempo pra interiorizar alguns conceitos sociais.
No mais, é um livro interessantíssimo que super recomendo.

Ronaldo 26/06/2016

Vale a Pena
Não é um livro 5 estrelas. Mas vale a pena à leitura, é interessante. Passa por momentos históricos marcantes, tendo como pano de fundo a peregrinação dos ossos de um dos maiores filósofos de todos os tempos.