O Massacre

O Massacre Eric Nepomuceno

Resenhas - O Massacre

LidosdaCris 08/04/2023

Massacre é um livro que fala sobre uma tragédia da nossa história que aconteceu no Pará e em 1996.

Eu não conhecia nada sobre essa história e fiquei chocada de saber que esse massacre aconteceu.

O livro tem relatos dos sobreviventes e sobre a história do lugar e das disputas de terra no estado.

Foi um livro que ensinou como nós conhecemos pouco a história do Brasil.

Erick 15/09/2012

Uma das mais trágicas experiências não só da história do MST, como da história do Brasil, foi o massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em abril de 1996 no estado do Pará, quando 19 sem-teto foram brutalmente assassinados pela Polícia Militar durante uma passeata que o movimento fazia no trecho na rodovia PA-150.

Segundo o autor, Eric Nepomuceno, não deve-se de forma alguma usar a palavra confronto para o ocorrido em 17 de abril de 1996. Conforme suas investigações tanto nos processsos como nas entrevistas que fez, o que aconteceu foi um verdadeiroo massacre, com pessoas marcadas para morrer, principalmente os líderes mais subversivos do MST.

A Poílicia Militar tinha o aval das forças políticas paraenses, mas eram financiadas, oficiosamente, pelos grandes latifundiários da região. Tanto que dos 19 assassinados no massacre, todos eram homens e possuiam alguma influência dentro da organização. Ou seja, os políciais tinham seus alvos muito bem definidos. MAs eles não apenas mataram, como promoveram uma carnificina que ficará etrnamente marcada como um dos atos mais atrozes da História do Brasil.

" Dos 19 mortos, 13 eram dirigentes ou cooredenadores do MST. Dez levaram mais de um tiro. No total, foram 37 ferimentos de bala. Mais da metade dos tiros-17- atingiu vítimas na cabeça, no pescoço, no peito ou no abdomên. Pouco menos de metade dos mortos também foi atingida por golpes de arma branca, punhais, foices ou facões, e mostrava ferimentos extensos e mutilações. Uma vítima morreu por golpes de facão. Outra teve o crânio destroçado a pauladas. Uma outra teve o coração atravessado por uma lâmina larga, possivelmente de foice"

Após o massacre, a fazenda Macaxeira foi desapropriada e entregue aos sem-teto.
Luara 15/09/2012minha estante
Os fatos são pesados, me coloco na condição do autor... deve ter sido muito difícil escrever!

Erick 15/09/2012minha estante
È verdade, o próprio autor fala que só na guerra de Honduras contra El Salvador ele tinha presenciado algo tão terrível.

Antonio 09/02/2022

Um relato impactante e revoltante
O livro é um trabalho investigativo sobre o massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, quando 19 trabalhadores rurais foram dizimados sem qualquer chance de defesa pela PM. É mais uma das terríveis histórias de violência contra pessoas pobres e vulneráveis no Brasil, com o inacreditável apoio da maioria das pessoas, autoridades e instituições. Muito triste e revoltante.

><'',º> 30/12/2020

Passados 24 anos, continuam cravadas na alma e na memória dos que lutam pelo direito a um pedaço de terra os mesmos troncos queimados das castanheiras erguidos em círculo, lá na curva do S, entrada da Vila 17 de Abril.
A sombra dos troncos queimados e das cruzes plantadas na terra do Pará se estende como mancha sobre todo este país. Como lamento dos injustiçados de sempre.

Eric Nepomuceno

Fonte:

site: www.brasildefato.com.br/2020/04/17/artigo-o-massacre-24-anos-depois-tempo-de-recordar-por-eric-nepomuceno

Rnk 03/01/2014

Recomendo
Além de contar a história do massacre de 1996, também narra como certas partes do nosso país ainda conseguem ser piores na corrupção e impunidade.

Vini 23/05/2020

De forma didática e detalhada, mostra um dos crimes mais brutais cometidos pelo Estado.

Pegar o leitor apenas pelo lado ideológico seria previsível, mas o autor vai além, resgatando reportagens da época, depoimentos exclusivos e documentos oficiais desse "derramamento de sangue".

Leitura altamente recomendada para todos que desejam entender na prática os termos "luta de classes" e "direitos humanos".

Allan 06/08/2022

Eu nao conheço muito sobre a história do Pará nem sobre o MST, mas achei uma leitura muito boa para entender o que aconteceu.
As relacoes entre empresas, latifundiarios, politicos, policia e o povo sao bem complicadas nessa região, triste pensar nas coisas que acontecem e ninguém fica sabendo.