Dubliners

Dubliners James Joyce

Resenhas - Dubliners

Veri 22/12/2023

Retrato dos dublinenses
Cada conto é como uma fotografia de um breve momento na vida de um personagem de Dublin.

Assim como uma fotografia, não te dá o contexto, nem o antes nem o depois. A maioria dos contos termina de forma abrupta, e deixa o leitor no ar.

De novo, os contos não são meu gênero preferido e tenho dificuldade de conectar com o livro. Só fui até o fim por causa do clube de leitura.

Larissa3225 04/04/2023

Foi difícil
O livro é uma coletânea de 15 contos que, sinceramente, só fazem sentido se você for atrás de muita explicação. Não que eles sejam sem pé nem cabeça. Não é isso. Você até entende o que está acontecendo. Mas é tudo tão trivial, cotidiano, que eu fiquei me perguntando porque foi escrito e porque é considerado um clássico.

Só consegui entender porque o livro é tão relevante depois de ver vídeos de análises para cada um dos contos. Foi um processo longo e trabalhoso. E nem sempre foi legal. Acho que valeu a pena. É interessante olhar para cada um dos contos através das análises e explicações de alguém que sabe mais do que você.

Dito isso, apesar de entender sua importância e reconhecer a qualidade dos contos, não foi uma experiência 100% positiva.

Eu gostei muito dos primeiros oito contos, que falam sobre infância e juventude. (Inclusive, An Encounter é o meu favorito. E acho que dá para entender por conta própria.) Os três contos sobre a maturidade foram legais (Clay é o melhor). Já os últimos três, que falam sobre a vida pública, foram um sofrimento. E o conto final, The Dead, foi ok de ler, mas não vi toda a grandiosidade que muitos leitores dão a ele.

Fico feliz por ter terminado o livro . Não foi divertido o tempo todo. Mas eu saio da leitura com alguns conhecimentos a mais. Acho que o que torna os contos interessantes são os contextos políticos, históricos, sociais etc. E fica procurando essas explicações é cansativo.

Lari Faccio 08/01/2023

Era um livro que sempre quis ler, gostei, mas talvez por não estar acostumada a ler em inglês, achei bem cansativa a leitura.

Alessandra.Laine 09/10/2022

Ilusões perdidas
Joyce é provavelmente genial, mas feriu meus sentimentos ...

Minha imagem altamente idealizada da Irlanda e de Dublin foi destruída com um revés de mão ...

Não estava pronta pra tanto machismo, pra tanta ignorância e miséria intelectual. Sei que não se trata de um documentário, mas as histórias relatam momentos de vida que ele presenciou !

Espero que a Irlanda tenha se liberado das correntes que a prendem ao passado e às tradições retrógradas, para poder se reconstruir valorizando a riqueza de sua história e a força de seu povo.

Ro 11/02/2020

Not today, Joyce.
Término o livro após duas tentativas de leitura. Apesar da narrativa do Joyce ser muito boa e imersiva, não gostei tanto assim da experiência de leitura do livro. Os contos são bons e você consegue se sentir dentro da cultura dublinense. Uma experiência gratificante, embora não tenha me empolgado tanto assim.

isa.dantas 04/12/2016

Que livro difícil! Mas vale cada tentativa de entender toda a genialidade de Joyce nas suas entrelinhas!

Katharina 01/12/2016

Marquei com lido Dubliners, James Joyce.
Essa coletânea de contos de James Joyce é praticamente um retrato da vida de seus conterrâneos, os “Dubliners”. Os aspectos culturais, religiosos, sociais e políticos da sociedade de Dublin, registrados pela lente minuciosa e atenta desse autor irlandês considerado um dos maiores escritores do século XX.
Desses contos três me chamaram a atenção em particular: Eveline, The Boarding House, Counterparts. Apesar de retratarem as aspirações dos personagens centrais, possuem um apelo universal, pois revelam nas entrelinhas aspectos da condição humana.

isa.dantas 14/03/2016

Histórias interessantes sobre o cotidiano dos habitantes de Dublin. A versão, que não está na íntegra, do reader traz ainda alguns exercícios para aqueles que pretendem prestar o exame FCE. Livro muito bem editado!

Paula 17/07/2013

Um passeio por Dublin
Dubliners (1914) é uma coletânia de quinze contos que retratam a vida cotidiana em Dublin, sejam as histórias focadas na vida de crianças ou adultos. Um dos temas recorrentes no livro é o desgosto que Joyce tem pelo modo como a Igreja Católica influencia os costumes da Irlanda, em termos morais, culturais e políticos, especialmente durante o período da Great Famine (1845-1847). Nesse período, apesar das aspirações nacionalistas, havia muita censura por parte da Igreja.

Um conto que explecita bem a maneira como a Igreja "paralisa"as pessoas, é o primeiro, "The Sisters". Nele, Father Flyin - que ensinava os princípios bíblicos para o narrador anônimo - morre. Apesar do luto, o narrador admite, em determinado momento, que a morte do Father Flyin lhe traz uma sensação de liberdade. Mesmo assim, a "sombra"da mrorte continua pairando.

O tema da busca pela liberdade - nem sempre conquistada - aparece em outros contos como "Eveline", e "An Encounter", por exemplo; e o tema da interseção entre vida e morte aparece em "A painful case" e "The Dead". Também há contos com o tema roubo, como "Two Gallants" e vários regados a whiskey.

"After the Race" e "Ivy Day in the Commitee Room são os mais políticos do livro. São dois dos que, quando eu terminei de ler eu pensei: "E aí?" No geral, Dubliners é um ótimo livro, mas que exige concentração e, como diria meu professor Ronaldo Batista, "conhecimento de mundo". Algumas coisas eu consegui pesquisar na introdução do meu livro, mas essa foi só minha primeira leitura. Tive mais facilidade com a primeira metade dele. Na segunda metade, especialmente em "Ivy Day in the Comitee Room"e "Grace", eu me obriguei a ser forte. A segunda metade vale por "Counterparts"e "The Dead", que são ótimos.