A Vida, o Universo e Tudo Mais

A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Abner 26/06/2012

Até uma poesia dos Vogons diverte mais!
Com o pensamento de que Douglas Adams é o cara e de que "O Guia do Mochileiro das Galáxias" estava caminhando para ser minha série de livros favorita, foi que eu li a terceira parte dessas loucas aventuras, como diria o narrador da sessão da tarde, " A Vida, O Universo, e Tudo mais".
Não gostei muito do livro. Sinceramente, pra mim foi até uma decepção. Sabe todo aquela narrativa totalmente nonsense que você achava totalmente ridícula, mas mesmo assim a adorava e ainda dava gargalhadas com ela? Pois é, ela não está presente nesse livro. Por algum motivo inexplicável, e que nunca saberemos, Adams preferiu fazer ler um livro com uma narrativa totalmente descritiva, e o pior, uma narrativa descritiva totalmente desinteressante que não empolga em nenhum momento.
Vamos falar do humor do livro: Eu até ri, dei umas gargalhadinhas, mas sem uma história interessante, o humor do livro fica meio deslocado, em muitas páginas me deu a impressão de que o autor quis fazer suas 'gracinhas' porquê não tinha mais nada para escrever.
Os Personagens estão um tanto quanto apagados, principalmente o Zaphod, que é o melhor personagem da série, também senti muita falta do Marvin, o androide paranoide.
O Livro me ganhou apenas em apresentar o planeta Krikkit. È interessante como Douglas sempre mostra em seus livros como nenhuma criatura resiste ao saber que existe vida fora de seu planeta, e aqui foi feito de uma maneira muito interessante.
È um livro do Douglas Adams, com características que também estão nos outros dois livros da série, mas esse é o problema sabe? Parece que as aventuras de nossos amigos se tornaram sem graça, sem vida.
Começo hoje a leitura de " Até Mais, e Obrigado pelos Peixes", e pelo amor de ZARQUÓN, que seja melhor que esse.
Lindëndil 30/03/2013minha estante
estou "empurrando com a barriga" esse volume...

Abner 09/04/2013minha estante
Esse é o piorzinho mesmo Livânia =(

Krislee 12/06/2015minha estante
Eu também amei os outros dois livros, principalmente o primeiro, e achava que essa série seria a minha favorita, e acho que esse foi um dos motivos pra eu ter me decepcionado tanto com o terceiro livro também. Parece que Douglas Adams não estava tão inspirado para escrever esse volume, não dei tantas risadas e nem tão fiquei animada com as referências. Mas vou continuar a série porque ainda sou apaixonada por ela e tenho esperança para os próximos dois livros rs

Cleide 12/05/2020minha estante
Amei a sua resenha ? particularmente achei o 2 mais chato, com aquela parada de eles ficarem na era pré histórica, mas criei muita expectativa com o primeiro e o resto não acompanha... Espero q o 4 e o 5 sejam melhores

Fernando Dadamos 28/11/2022minha estante
Cara achei meio confuso, tive que voltar algumas vezes? diferente mesmo dos dois primeiros

Rômulo Sufi 03/12/2023minha estante
Realmente, sentir isso também. Estava lendo frenetico a sequência, mas depois desse , vou dar uma pausa na sequência pra sentir a vontade de ler o quarto

Lindëndil 06/02/2024minha estante
Rómulo, não desanime. O volume 6 é muitoooo bom

Aretha Rocha 01/08/2021

O livro três da série segue uma narrativa um tanto diferente dos dois primeiros. Possui o mesmo sarcasmo e humor que lhe é característico, mas, em alguns momentos, segue um tom mais prolixo, tornando a história um pouco confusa e deixando o leitor na expectativa de um clímax que demora a chegar. Talvez tenha sido intencional, não sei. Ainda assim, a leitura me agradou muito mais do que desagradou.

Jão 21/01/2024

Uma dose de dinamite pangaláctica por favor ??
A terceira parte foi largável. Vou exemplificar:

Douglas Adams parece ter escrito o livro espaçado ao longo do ano, porque acontecem coisas do nada que voltam para o nada.
Para aqueles que não estão assistindo, Romero acaba de marcar um GOLAÇO de voleio para o Corinthians, que levou toda a galáxia alvinegra ao delírio.

Sacou?

O grande mérito dos anteriores era seu nonsense cômico. O sentido estava em não fazer sentido.
O problema é que o não fazer sentido deixou de fazer sentido aqui.

Sacou?

A reunião dos personagens no final trouxe alívio e tornou possível finalizar a leitura. Espero que os últimos dois melhorem.

Selo "era melhor ter ido ver o filme do Pelé" de reprovação ??

EwertonNabuco 01/02/2022

Ótima leitura, mais nem tanto
Um livro muito divertido, mas nem tanto. Algumas vezes fica meio parado e dá uma ressaca e no final não consegui parar de ler.

Bruno 07/09/2013

Um pouco fraco
Dos 3 primeiros livros, achei este o mais fraco. Acho que somento no capítulos finais a coisa fica boa. Por isso dei uma nota 2.
Não me prendeu muito na leitura, mas apenas me arrastei, esperando que ficasse bom.

Flavinha 22/06/2011

A Vida, o Universo e Tudo Mais - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!!!

O Universo está em perigo novamente e cabe a nossa trupe de lunáticos salvar mais uma vez a pátria. Desta vez, um grupo de robôs xenofóbicos do planeta Krikket, decidiu que sua espécie deve permanecer sozinha no universo, e planejam eliminar toda e qualquer raça que difere da sua através de uma bomba que vai causar uma supernova.

Esta aventura se desenrola em meio a muitas viagens através do tempo e espaço. Conhecemos vários personagens e vivenciamos várias histórias que se desenrolaram paralelamente a essa nova missão dos mochileiros em tempo diferentes, bem ao estilo Nonsense do Douglas Adams.

Este livro foi particularmente difícil de ler pra mim. Tudo é muito caótico e difícil de acompanhar porque pelo que percebi do estilo desse autor, ele começa a contar as coisas pelo meio, passando perto do final e voltando pro começo. Como se isso já não fosse confuso o suficiente, vários comentários desnecessários e várias descrições de personagens e situações que não tem nada haver com a trama, também foram inseridas deixando o leitor confuso.

Por várias vezes pensei em abandonar a leitura, porque foi realmente muito cansativa. Mas como boa brasileira que não desiste nunca, dei continuidade esperançosa de que iria melhorar, infelizmente não aconteceu.

Achei a trama furada e senti que o livro inteiro foi uma verdadeira encheção de lingüiça pra explicar o final que foi muito morno.
Sei que esse autor tinha uma habilidade incrível de criar situações totalmente improváveis, mas às vezes me senti meio aérea ao ler coisas que não faziam nenhum sentido pra mim ou pra história. Será que eu sou meio burra e as coisas ali só não fizeram muito sentido pra mim ou será que aconteceu com todo mundo que leu este livro?

Sim teve sarcasmo, sim teve humor, sim teve críticas construtivas ao mundo em que vivemos e às atitudes de algumas pessoas, mas acho realmente que a trama poderia ter sido desenvolvida de forma muito mais simples e objetiva. Acho que neste volume Douglas errou a mão na quantidade de WTF.

Somente uma parte da história me despertou curiosidade e me prendeu, foi quando Arthur encontrou o ser que ele assassinava sem querer durante muitas encarnações da criatura, e este estava puto da vida e sedento por vingança. Achei as observações sobre reencarnação e sobre o karma muito divertidas. A hora em que ele se vê engolindo uma ostra viva que era uma das encarnações da criatura foi hilário!

Falando de Arthur, neste livro, tivemos uma percepção melhor da personalidade dele e conseguimos identificar até a paixonite que ele tem por Trillian. Infelizmente essa paixonte não é retribuída porque Trillian ainda gosta de Zaphod. Mas ainda tenho esperanças de que no decorrer da série ela acabe se envolvendo com ele, até mesmo porque eles são o Adão e Eva pós-apocalípticos, os últimos seres humanos do universo.

Tivemos muitas referências ao jogo de críquete e às músicas de Paul McCartney, o que provavelmente devem ser paixões ou coisas odiosas pro autor porque todas as menções ao jogo e ao cantor foram bem longas e sinceramente bem chatas.

Enfim, só recomendo este livro pra quem tiver muita paciência e vontade de terminar a saga, porque ao ler esse volume, me senti como o Arthur, perdido na maior parte do tempo sem entender o que acontece à sua volta.

Pra finalizar uso um termo de Ford Prefect que adorei e que retrata com perfeição a minha animação pra continuar com a leitura esses livros: me sinto ferrada como um molusco numa supernova.

www.chatadoslivros.blogspot.com

Alana 28/12/2012minha estante
Me sinto exatamente como vc se sentiu e olha que tô no meio da leitura, mas tbm não vou abandonar. Espero terminar logo.

Pati 24/07/2013minha estante
Ótimo comentário! Você descreveu exatamente tudo que eu senti lendo. Principalmente porque tava mesmo tão confusa com o livro, começando a achar que eu era a burra que não entendia nada.

Gabi 10/01/2014minha estante
Posso dizer que você retratou exatamente o que estou pensando ao ler esse livro, não que os outros me empolgaram muito.
Mais achei que a historia tinha sido criativa e surreal nos primeiros e agora realmente está confuso e sem sentido.

Marco Rabelo 11/04/2021

Finalmente, a resposta sobre a vida, o universo e tudo mais.
Para ler esta série do Douglas Adams é preciso ter um bom senso de humor. A leitura fica mais divertida se vc entender que precisa ser uma pessoa bem humorada e estar em um bom dia pra conseguir tirar o máximo proveito das histórias contadas.
Novamente temos aqui todos os personagens do primeiro livro se encontrando, desencontrando, se entendendo, desentendendo e a gente tentando assimilar tudo que acontece e das formas mais absurdas possíveis.
Douglas Adams é excepcional na arte de escrever coisas absurdas e divertidas.
Lembra que a resposta era 42? E que ninguém sabia qual era a pergunta? Hora de descobrir...

Maria4556 13/11/2020

Acho que por estar mais familiarizada com a escrita do autor não achei esse volume tão fraco como haviam me falado
Matheus 14/11/2020minha estante
Que bom heheh

Marcos.Detanico 01/10/2020

A resposta é? 42 dias para ler 220 páginas
O autor cada vez é mais desorganizado em sua narrativa que a torna confusa e maçante, que me proporcionou uma leitura arrastada e cansativa. Quando decidi ler a trilogia de cinco do guia do mochileiro das galáxias o título que mais estava com expectativa era este, imaginei que dos três primeiros que já li este teria um grande teor filosófico, grande decepção a minha ao ler.
Entretanto o livro não é ruim, relevando toda confusão da escrita a história continua com um humor espirituoso gostei do desenvolvimento que construiu uma eminente guerra robôs xenófobos do planeta Krikkit (muito inteligente e sagaz esta paródia da nossa sociedade e das guerras raciais) mas que no final do livro que novamente foi uma grande quebra de expectativa, mais da metade do livro vendo o desdobramento do enredo, para ter um final fraco e abrupto. Enfim vamos ver se melhora no próximo.

Mrs Bundle Brent 27/10/2020

espero que o quarto livro volte a ser tão bom quanto o primeiro, porque o segundo e o terceiro?

Natanael.Silva 26/05/2020

Final da trilogia de cinco
Aqui continuamos com o que poderia ser um final e ao mesmo tempo não ser, mas que ainda diverte demais.

Dukharloz 12/03/2021

O Universo é um lugar infinitamente louco
No terceiro livro da série do Mochileiro das Galáxias eu já deveria estar acostumado com acontecimentos tão inexplicáveis e absurdos quanto o próprio Universo, mas parece que a cada título Douglas Adams vais testando gradualmente os limites da insanidade (e isso é maravilhoso, pois você pode até ter uma ideia do que pode acontecer, mas é sempre surpreendido por algo ainda mais estranho).

Sabrina382 14/11/2020

A vida, o Universo e tudo mais
A vida, o universo e tudo mais foi uma leitura muito arrastada e em diversos momentos chata precisando de uma força de vontade imensa para não desistir.

A proposta do autor seguiu o mesmo raciocínio que as sequências anteriores, onde nos deparamos com Arthur, Ford e seus amigos se aventurando para salvar o mundo de uma nova ameaça. Douglas Adams, como sempre, trás críticas importantes e muito atuais.

Apesar disso, houve muitos pontos desnecessários e que deixou a história pouco fluida perdendo o foco da ideia principal. Até os personagens que se destacavam nos livros anteriores, tiveram uma "apagada". Apesar desses pontos,é uma leitura necessária para quem está acompanhando a saga.
Babi159 14/11/2020minha estante
Essa capa lembra O Guia do Mochileiro das Galáxias, rs

Sabrina382 14/11/2020minha estante
Sim sim, acho que eles resolveram fazer essa mais parecida com o primeiro livro, as outras da sequência são mais diferentes (meio doidas rsrs)

Babi159 15/11/2020minha estante
Hahaha Vi aqui que este livro é uma sequência de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Está explicado a semelhança das capas. Não sabia que este livro tinha sequência.

Sabrina382 15/11/2020minha estante
Tem sim.. Acho que são ao todo 5 livros

Pedróviz 17/11/2020minha estante
Você escreve bem!

Sabrina382 17/11/2020minha estante
Obrigada! ?

Daniele 14/02/2021

O tanto de informação nesse livro é incrível, haha. Apenas senti falta do Zaphod :/
akarolinada 26/03/2021minha estante
Mas ele aparece nesse livro, moça...