A Heroica Ousadia de Martinho Lutero Steven J. Lawson

Resenhas - A heroica ousadia de Martinho Lutero

Karla134 18/04/2024

Leitura bem legal apesar do final ter sido bem arrastado para mim?. Porque eu já não estava mais no clima do livro?. ele ficou um século abandonado por mim ? aí quando voltei a ler ? já tinha passado a empolgação hahaha

eduanton 15/12/2023

Não é biografia
Espera-se de uma biografia a narrativa de fatos da vida do biografado que nos ajudem a compreender como foi a vida e a obra dele. Fiquei muito decepcionado com o livro, pois não encontrei uma verdadeira biografia, senão uma análise de sua oratória. Não recomendo.

Nicolas.Simal 02/11/2023

Inspirador!
Acho que se tivesse que resumir esse livro em uma frase, resumiria em "A Sola Scriptura aplicada na vida de Lutero"

O livro vai abordar qual deve ser o nosso compromisso com as Escrituras a partir do testemunho, amor pela Palavra de Deus e pregação de nosso querido Reformador Alemão.

É um livro inspirador, ótimo para quem quer aprender uma pouco mais da Reforma Protestante e um apelo para que voltemos as raízes de Somente a Escritura como regra de fé e elemento central de nossa pregação.

Se tornou fácil um dos meus livros favoritos.

Glória 02/11/2023

A Heroica Ousadia de Martinho Lutero
Steven Lawson traz nessa biografia um pouco da história e vida pessoal do pai da Reforma Protestante, Martinho Lutero. A escrita e referências do livro são impecáveis, confiáveis e de fácil compreensão.
Em apenas seis capítulos, vemos como Lutero foi um homem honrado, forte, determinado e fiel. Ele prezava pelo ensino puro da Palavra e pela inclusão da congregação nos cultos. Ele desafiou com coragem a Igreja Católica Romana e o Papa mais de uma vez, e ensinou outros homens que se tornaram grandes atuantes nesse propósito. Ele ensinou a milhares de pessoas o que é ter uma fé bíblica.
Por tudo que ele se dedicou a fazer, estamos aqui hoje, com espaço religioso e pessoal na sociedade. Infelizmente, com o passar dos anos, a visão de Lutero se perdeu, e hoje estamos rodeados de falsas doutrinas.
O que precisamos hoje é de mais homens como Lutero, pessoas que aprendem a Palavra e a pregam com vigor, que estudam todas as doutrinas e desafiam quem as viola. Homens ousados, dedicados e corajosos, os novos reformadores.

Romulo Vieira 19/06/2023

A Heroica Ousadia de Martinho Lutero
Fala galera, vamos de leitura reformada sobre o grande reformador Martinho Lutero e lembrando que este livro faz parte de uma coleção da editora @ministeriofiel da série Um Perfil de Homens Piedosos.
O alemão Martinho Lutero, foi levantado por Deus para protestar contra os abusos da Igreja Católica Romana no século XVI, quando foi iniciada a Reforma Protestante.
Ele foi um reformador inovador, um
teólogo preciso, um autor prolífico, um debatedor feroz, um professor cativante, compositor de belos hinos, músico e muito mais. Mas, acima de tudo, Lutero era um pregador - alguém que, a partir de seu púlpito, declarou as verdades da Palavra de Deus com heroica ousadia.
Neste livro o autor vai nos mostrar como Martinho Lutero declarou as verdades das escrituras através dos seus belos sermões, que impactaram vidas que ouviram e geraram uma transformação de vida e costumes.
“A glória da pregação reformada estava em seu uso da Escritura. Nas mãos dos reformadores, a Palavra de Deus novamente regia o púlpito como autoridade suprema em questões de fé e prática”.
Desejo a todos uma ótima leitura, e não esquece de deixar seus comentários sobre a obra.

site: https://www.instagram.com/p/BvP1PPcA2GJ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Laur1410 25/04/2023

Confrontador e leve de ler.
Iniciei a leitura por acaso, me surpreendi do começo ao fim. Este foi o primeiro livro ?biográfico? sobre Martinho Lutero que dei uma chance para ler.

Com uma escrita fluída e leve o livro me fez mergulhar na ponta do que vai vir a ser a Reforma Protestante. Lutero é realmente um herói que nos inspira com sua coragem e amor pela palavra.

A parte que me fez engolir em seco foi exatamente quando o autor descreve um de seus princípios: a humildade. Se queremos verdadeiramente aprender algo de valor com esses grandes homens de Deus, devemos começar por aí, um coração humilde.

Termino sem dúvidas de que o pioneiro da reforma deveria realmente ser um colérico kakakak.

Lucas.Tonim 08/01/2023

É muito instigante ler sobre a vida de Lutero, o homem era uma brasa viva no seu tempo e incendiou o mundo até os dias de hoje.
Neste livro, o autor faz uma introdução da vida e depois discorre como Lutero mantinha um padrão e tinha fidelidade com seus sermões.

Pamela.BrandAo 26/11/2022

Me apaixonei por lutero
Eu não dou 5 estrelas porque é um livro que exige sua atenção...não é um livro pra devaneios e aconselho caderno e caneta a postos.
Mas é um livro muito esclarecedor sobre a relação que lutero tinha com o seu dever enquanto pregador e as convicções que o faziam pregar como pregava apesar de toda uma Europa católica querendo queimá-lo...
Seus métodos de estudo, suas táticas de retórica, sua sistemática para expor...
Apesar de ser um pouco técnico nesta parte, é bonito ver este desenrolar.
O problema é estar disposto a ler todos os dias sobre isso até acabar...
Mas considero muito bom

Taína 30/11/2021

Um homem inspirador
Confesso que amei esta leitura. Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre este homem, que inspirado por Deus, contribuiu tanto para a história da igreja.

ErickdeAlbuquerque 29/11/2021

Sobre a pregação
Um livro que fala sobre a arte de Lutero em pregar. Aborda no primeiro capítulo a vida de Lutero e nos outros capítulos fala sobre os diversos aspectos da sua pregação, tanto características do sermão como o modo de falar e expor o texto bíblico. É uma boa leitura para entender como Lutero tinha em grande estima a Palavra e como seguia firme o seu chamado como pregador.
Esse livro falou comigo sobre a importância de ler mais a Bíblia, e ler o texto integral, sem pular versículos ou deixar alguns de lado por serem de difícil interpretação. Também me ensinou sobre como o Evangelho é claro e simples, e, se pregado integralmente, é o poder de Deus em ação.

Kelly Oliveira Barbosa 26/10/2021

Finalizei a leitura há poucos dias, sem dúvida uma das melhores do ano. E antes de mais nada, preciso comentar uma constatação: a melhor maneira de começar a ler um livro é com as expectativas lá em baixo, se conseguires, sem expectativa nenhuma. Pois esse foi o caso.

Meu primeiro contato com essa série do Steven Lawson, “Um perfil de homens piedosos”, se deu em 2016. O volume dedicado a George Whitefield. Lembro que comecei a ler o livro logo após terminar a leitura da biografia de John Wesley escrita por Mateo Lelievre. E aí que foi uma decepção, fiquei com a impressão de ter gostado mais do perfil de Whitefield traçado por Lelievre do que o do Lawson. Sinceramente à época não pensava em voltar a série, mas que bom que fiz isso.

A Heroica Ousadia de Martinho Lutero foi publicado em 2013, inclusive aqui no Brasil; e tem como proposta traçar o perfil deste grande homem que foi Martinho Lutero, isso é, no que diz respeito a sua absurda coragem e ousadia na pregação da Palavra de Deus.

O livro é dividido em seis capítulos, todos bem robustos de conteúdo que se complementam entre si, resultando nessa obra, para mim surpreendente e muito relevante para o cenário evangélico brasileiro.

No primeiro capítulo, Steven Lawson apresenta um resumo da vida e obra, do importante legado de Lutero para história. No segundo, ele aborda a pregação de Lutero, a visão que ele tinha da Bíblia. No terceiro, ele destaca sete características da vida de estudo de Lutero, um capítulo interessantíssimo.

E chegamos ao quarto, chamado “Firme Compromisso com o Texto”, Lawson nos entrega um presente: uma visão geral da estrutura dos sermões de Lutero. Talvez o capítulo que eu mais tenha gostado. Há muito aqui para qualquer cristão refletir sobre as pregações que tem ouvido semanalmente; e também, para aqueles que têm a incumbência da pregação, não só esse capítulo, mas o livro como um todo poderá provocar muitas reflexões.

Por fim, o quinto e sexto capítulos, são dedicados a apontar ainda as características da pregação desse homem que abalou não somente a vida de pessoas, como da igreja, nações e culturas inteiras. Lawson diz assim na página 13: “Foi um movimento sem precedentes, um evento de longo alcance que alterou a história.” E na página 18 sobre esse monge agostiniano: “Esse corajoso reformador alemão tornou-se um dos maiores pregadores de sua época extraordinária. […] Lutero propagou a Palavra de Deus pelo continente europeu com a força de uma enorme tempestade elétrica. Os trovões e raios de sua exposição bíblica tiveram grande força na formação desse movimento.”

Ler e pensar sobre a Reforma Protestante é um exercício que tem abençoado muito a minha vida. Vivemos uma era muito difícil, são tantos escândalos, enganos, corrupção… tamanha obscuridade, que olhar para trás e investigar o que aconteceu ali em 1517 só tende a nos despertar para o que a mão invisível de Deus pode fazer em nosso tempo. A nos despertar para a grandiosidade da Revelação Especial de Deus, A Bíblia, e como essa deve ter um lugar central em nossas vidas cristãs, onde pequenas reformas podem acontecer todos os dias.

cafeebonslivros.com

site: https://cafeebonslivros.com/2021/10/26/a-heroica-ousadia-de-martinho-lutero-de-steven-lawson-101/
almeidalewis 26/10/2021minha estante
Gostei da sua resenha ???

Kelly Oliveira Barbosa 26/10/2021minha estante
Obrigada!

Sandra452 24/10/2021

Um homem de coragem
Olá, amigos leitores!

Seguindo com o tema da Reforma Protestante, a indicação lhoje é este excelente livro de Steven J. Lawson: "A heroica ousadia de Martinho Lutero", da coleção "Um perfil de homens piedosos".

Nesta obra, com muita propriedade e linguagem acessível, o autor nos apresenta Martinho Lutero, um dos nomes mais importantes Reforma e um "seguidor digno de ser seguido".

Lutero ousou numa época em que a igreja precisava com urgência ouvir a verdade e retornar às Escrituras. Ele arriscou a própria vida confrontando a igreja de Roma e foi uma das pessoas mais corajosas a ser ir a igreja.

E, hoje, mais do que nunca, carecemos de uma nova reforma. Precisamos de um retorno à autoridade das Sagradas Escrituras e de pregadores como Lutero, que proclamam com fidelidade a Palavra de Deus. "Nenhuma igreja subirá além da força de sua pregação bíblica".

Gabriel.Cruz 18/10/2021

Um livro inspirador, Steven J. Lawson sem duvida nos traz características muito piedosas acerca deste homem, um grande reformador, um homem ousado, um excelente pregador zeloso e dedicado as sagradas escrituras

Tonny 21/04/2021

Quais as suas teses?
Um mero conhecedor profundo da palavra, um homem de coragem que enfrenta as heresias da igreja católica, um pregador que tem compromisso com a verdade, e acima de tudo um servo fiel a Deus.
Este era Martinho Lutero. Este livro, que traz um pouco da vida do Reformador Alemão, deve estar junto da Bíblia na cabeceira da cama para aqueles que pregam ou que tem o desejo do ensino da Palavra de Deus.
Aqui vemos como Lutero lidava com a Palavra, ensinos errôneos de sua época enfiados goela abaixo pela a igreja de Roma com os seus "santos", tempo investido nos seus estudos e amor em ajudar ao próximo.
Esta é a segunda vez que leio este livro, a primeira em audiobook e quero reler novamente ainda este ano.

Deborah.Lima 11/04/2021minha estante
Outro necessário é o Peregrino. Você já leu ?

Tatah 12/04/2021minha estante
Ainda não li mas está na minha lista?