Bullying No Aquário

Bullying No Aquário Ivan Jaf

Resenhas - Bullying No Aquário

Tatá 08/03/2014

Bullying no aquário: Enfrentando o medo
A história se passa entre o apartamento de Mateus e a escola, em que o garoto precisa lidar com um sujeito bem valentão chamado Alexandre. No entanto, o autor faz uso de metáfora para nos mostrar o papel de vítima e agressor do bullying, caracterizando dois peixes Bettas Splends como principais causadores dessa agressão (física, mental, repetitiva). Por causa disso, eles não podem conviver no mesmo espaço, por não gostarem um do outro, devido às diferenças.
Percebemos mais adiante que reagir agressivamente, ou seja, responder a violência com uma ‘vingança’ não compensa, pois todos possuem um ponto fraco, portanto, são fracas em alguma coisa e fortes em outras.
“Que bobeira, né? até parece que existe alguém perfeito naquela sala. A gente podia arranjar um apelido idiota para cada um. Mas pra quê? Não é doentio? Ver alguém mais baixo que o normal e chamar de “baixinho”. É uma coisa estúpida. Tão primitiva” p.54.
Então, Mateus resolveu enfrentar seu problema: ter a cabeça grande. A partir do momento em que ele conhece uma menina e descobre que não só ele sofre bullying.
Notaremos, com certo prazer, que o amor regenera as pessoas. A partir do momento em que Mateus toma uma atitude de solidariedade, ele entende que o problema que o atinge, interfere na vida de todos a sua volta.
Concluímos, então que todos os lugares em que Mateus esteve, quando não enfrentava seus medos, é o aquário. E do lado de fora, fica o medo, por somente sentir-se seguro dentro do mesmo.

Mabs 26/07/2017

Lindo! Uma moral da história linda!
Li o livro não querendo lê-lo aos 13 anos, pois era uma obrigatoriedade do colégio, um dos livros paradidáticos. O nome ainda me transmitiu a ideia de que seria as mesmas histórias de sempre, o mesmo assunto: bullying. Mas, o autor me surpreendeu. Conseguiu correlacionar os peixes com a situação vivida pelo personagem. Amei essa relação, muito inteligente, didática e pedagógica. Recomendo que todas as escolas adotem este lindo livro como um de seus paradidáticos para os alunos. Ivan Jaf e mais uma obra sua que eu passei a amar. ?

Marcos Nandi 09/08/2023

Eu tenho costume de ler todos os livros que meu sobrinho lê na escola. E nisso, esse é o segundo livro do autor que leio. Segundo meu sobrinho, o livro é repetitivo e realmente, dá muitas voltas e não sai do lugar.

Eu acho que comentei isso no outro livro, mas aqui fica mais acentuado: o autor não sabe tratar de temas tabus (como suicídio) para o público a que ele se destina. Ele não tem tato. Não tem sutileza, é até um pouco assustador.

Em relação ao livro, temos Mateus que sofre bullying na escola, como o título já diz. E como título também diz: há bullying no aquário.

Toda sequência que falas dos peixes e toda a parte de analogia acho repetitivo e chata. Aliás, são crianças que lerão isso, e sim, elas podem ter contato com peixes. E nisso, o livro pode fazer um desserviço. A criança não tem nossa bagagem e nem nosso senso crítico.

É um livro ok. Mas não recomendo para crianças. Para adolescentes, recomendo.

Ps: É engraçado que o livro fala sobre o combate ao bullying e a escola que obrigou a leitura, está inerte, quanto a um recente bullying motivado por racismo. Dehon é hipócrita.

Lau 24/02/2022

livro típico da frase ?não julgue o livro pela capa?. Lembro que não estava muito afim de ler esse livro (à escola que pediu) devido ao seu nome, mas quando comecei a leitura, percebi que falava de assuntos importantes e acabei gostando.

Editora QQ 21/03/2022

Bullying no aquário - 2022
Eu adorei esse livro, é tão rapido e tão bom.
A forma como o protagonista enxerga seus problemas, sempre tentando achar um motivo sólido e a todo momento sua vida é comparada com o aquário.
Esse livro é lindo e eu não mudaria nada nele.