Histórias Diversas

Histórias Diversas Monteiro Lobato

Resenhas - Histórias Diversas

Rebecca165 27/12/2023

Ok
Cumpre o que promete, tem um coletânea de histórias do sítio sendo nada demais, não acho que seja uma leitura tão necessária mas é interessante

EvaíOliveira 16/02/2020

Algumas dessas histórias foram adaptadas para a televisão.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2019

“Quantas coisas aconteceram no Picapau Amarelo que não estão contadas nos livros!” Assim é o início do conto “As fadas”, que integra esta coletânea e nos dá a chance de imaginar a imensidão de possibilidades na literatura de Monteiro Lobato. Histórias diversas é uma reunião de catorze narrativas curtas, e a maior parte delas se passa no Sítio do Picapau Amarelo.Emília resolve o defeito das botas do pequeno polegar, Dona Benta lê Shakespeare para as crianças, uma violeta orgulhosa de sua cor recebe do Visconde uma bela lição de tolerância e respeito. Aqui misturam-se poesia e imaginação em aventuras que divertem, e não à toa questionam temas a cada dia mais relevantes, como ecologia, tecnologia e convivência em grupo.Somente uma das histórias não é protagonizada pela turma do Sítio: “Conto argentino”; nela há uma lição de amor à natureza que o menino argentino Panchito recebe de seu pai. Para finalizar o livro, a única peça de teatro escrita por Lobato: “Museu da Emília”, escrita para ser encenada na Biblioteca Infantil Municipal de São Paulo, que hoje leva o nome do pai da literatura infantojuvenil brasileira.Inicialmente publicado no mesmo volume de Fábulas, este Histórias diversas contém aventuras escritas por Monteiro Lobato no período em que morou em Buenos Aires. São histórias que continuam a encantar gerações de crianças brasileiras e um ótimo ponto de partida para se conhecer esse universo tão singular.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525063977

z..... 06/05/2017

Histórias Diversas (1947)
Bela obra! Infelizmente a derradeira na coleção do Sítio do Picapau Amarelo (falo como fã) com coletânea de histórias curtas que exemplificam bem a proposta do Lobato, da seguinte maneira: o livro tem 14 narrativas, evidenciando momentos em que o autor traz personagens famosos do imaginário infantil para interação com as crianças, inserindo estas no mundo de diversão e aprendizagens na literatura, ciência, história, folclore, aspectos em evidência na época, natureza, mitologia grega, modernidade, entre outras coisas para serem descobertas na empolgante leitura. Tem um pouco disso tudo, destacando-se, em minha visão, uma narrativa cabal no paralelo que fazem entre Lobato e o racismo. Sobre isso acredito apenas em equívocos de contexto que poderia ser melhor trabalhado.
Me diverti bastante e vão aí alguns registros:
- As botas de setes léguas - Pequeno Polegar percebe que o problema que tinha não era tão grande assim. Vou até escrever a última frase: "Incrível que haja no mundo quem se aperte por tão pouco..." (frase de Emília, a Marquesa de Rabicó).
- A Rainha Mabe - Aquele momento de instigar a criançada na literatura e mitologia clássica. Dona Benta fala um tiquinho de A Tempestade (Shakespeare, meu filho) e pega um gancho em Romeu e Julieta para falar sobre a Rainha Mabe (uma fada relacionada à realização de sonhos - não sei mais que isso e toma-te Shakespeare de novo na inspiração da narrativa).
- A violeta orgulhosa - O texto mais curioso. Essa história, teoricamente relacionada ao orgulho vão, nas entrelinhas é um manifesto contra o racismo. Avalie aí... Uma flor branca nasceu em um canteiro de roxas, é chamada de Ariana e passa a menosprezar as outras julgando-se superior e melhor. No desdobramento leva uma senhora lição do Visconde e Emília, que tem argumentos que levantam a autoestima das flores menosprezadas e acabam com as pretensões de visão superior da Ariana.
Pensei em fazer ratificação à uma colocação científica do Visconde nesse conto (rapaz, do Visconde!), mas não vale a pena diante da mensagem maior do texto.
- A segunda jaca - Valoriza o folclore, trazendo a sacizada de volta para as aventuras. E ainda tem uma presepada que ocorre com a Emília (a mesma que ocorrera em outro momento com o Visconde). Acho que o Lobato quis quebrar um pouco a pose de boçalidade dela.
- A reinação atômica - É também curiosa e reflete ecos da bomba atômica, a essa altura conhecida pelo mundo em suas famigeradas detonações. Emília faz uma rápida visita a um local de testes, em segredo, e começa a ficar careca, o que fez o Visconde direcionar para radiação. Acho que era o contexto de medos e especulações no mundo, e o Lobato não deixou de mostrar isso para as crianças, que de um jeito ou outro tomavam conhecimento. O que se explicitou foi o terror que causavam, a ponto de coisas apavorantes (como árvores retorcidas). A história também tem uma cena muito bonita entre a Tia Nastácia e a Emília (não esqueçamos que foi o último livro sobre o Sítio).
Essas são algumas histórias e as outras tem também aspectos curiosos: Pedrinho cogita da Emília ser uma Fada; Lobato deixa uma história incompleta (O Centaurinho) que parece introdução para futuras aventuras; um paralelo entre sagacidade e ingenuidade diante de histórias espetaculosas (ocorrida entre Dona Benta e Tia Nastácia); personagens da cultura americana em projeção (Pato Donald e Mickey); fantasia; teatro, etc e tal.
Ah, tem uma coisa que preciso entender. A Emília é citada como ex-boneca. Eita! Em algum momento ela humanizou, tipo o Pinóquio. Será que dá para descobrir onde, na coleção...
O último Sítio do Pica Pau Amarelo... Ô dó! Não sabia (ou lembrava) quando escolhi para leitura.
Cada vez que leio só aumenta meu gosto por essa coleção. Lobato marcou muito e fico invocado quando, naquela pergunta de citar autor nacional, o povão muitas vezes (não estou generalizando e nem desmerecendo) vai no modismo de rasgar a seda para Machado, Alencar, Jorge Amado, Graciliano, mas às vezes não conhece seus livros intimamente, enquanto sabe muita coisa do Sítio e foram impactadas na infância por ele, sendo instigadas em interessantes histórias ou impulsionadas para a leitura. Aí o Lobato, que não é muito citado por polêmicas da atualidade, quando é, vem alguém e o resume ao racismo. Ah, vai se lascar! O que vemos em sua obra? O que revela?
Samara 06/05/2017minha estante
Na minha adolescência, agradeço muito a professora que me instigou a leitura e me apresentou para Lobato, faz tempo que li seus livros. E com essa história de racismo, sei não viu, o pessoal fala demais, às vezes nem conhece o escritor. A Emília, ela é daquele jeito com todo mundo e temos que ver também o contexto da história, que uma vez falei para uma professora na aula de jornalismo. Amei sua resenha, lembro pouca coisa desse livro e sua resenha, fez eu me lembrar ainda mais dos contos.

Samara 06/05/2017minha estante
Ei e adorei a frase da Emília que você colocou

z..... 06/05/2017minha estante
Valeu Samara! Me identifico tambem com muita coisa que escrevestes.

Igor 31/10/2014

Aventuras no Sítio
O livro "Histórias Diversas",conta várias fábulas do Sítio do Pica pau Amarelo.Os personagens são:Emília,Pedrinho,Narizinho,Dona Benta,Tia Nastácia,Visconde,Cuca,e outros.Este livro contém 56 páginas e têm 14 histórias fantásticas,a minha favorita foi a do Centaurinho.Esse livro foi criado por Monteiro Lobato e,editado pela editora Brasiliense.
Eu o adorei,ele está ótimo,mas para ser melhor,Lobato poderia acrescentar mais ou muito mais de 100 páginas (de história).
Afirmo que Monteiro Lobato foi muito criativo ao escrever esse livro.Ele criou 88 além desse,todos fantásticos e surpreendentes.
Já li vários deles,digo que esse livro (Histórias Diversas),é surpreendentemente maravilhoso.De tão boas que são as histórias de Lobato,se eu fosse um crítico literário,o aconselharia a escrever seus livros em outras línguas para enviar para outros países,com certeza Lobato teria vários e vários fãs!Principalmente as crianças!
As histórias são:As Botas de Sete Léguas,A Rainha Mabe,A Violeta Orgulhosa,O Periscópio,A Segunda Jaca,A Lampreia,Largatas e Borboletas,As Fadas,A Reinação Atômica,As Ninfas de Emília,O Centaurinho,Uma Pequena Fada,Conto Argentino,e por fim,O Museu da Emília.
Se gostou do que escrevi,deve ter ficado com vontade de ler o livro,então compre-o e leia,não se arrependerá!

Gláucia 27/02/2011

Novo tom.
As histórias aqui são super batidas, conhecidas por crianças e ex-crianças. Mas ganharam um novo tom ao serem vivenciadas pelos personagens do Sítio.
Filipe 23/09/2013minha estante
Como assim, "batidas"? São cenas específicas de aventuras passadas no Sítio ou com os personagens do Lobato (exceto a do Panchito). Não tem nada repetido ou parodiado, são situações inéditas.

Gláucia 23/09/2013minha estante
Então Filipe, "batidas" que eu quis dizer é que são histórias bem conhecidas mas houve uma adaptação mais abrasileirada e ao sabor do maravilhoso mundo de Lobato, do qual sou grande admiradora.Caso não tenha notado dei nota 5.
Mas claro que se trata da opinião de uma leiga se quiser um parecer mais especializado sugiro o maravilhoso livro "Monteiro Lobato Livro a Livro", onde Marisa Lajollo faz uma envolvente análise de toda sua obra infantil. Obrigada pelo comentário e volte sempre ;)

z..... 06/05/2017minha estante
Eita! Quero muito ler "Monteiro Lobato Livro a Livro", citado pela Gláucia, mas também só depois que terminar de ler a coleção, para ver se fui afinal muito bobo ou não nas colocações no que tenho lido.