A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

tete 06/01/2022

meus pêsames p quem leu
Eu AMEI o começo do livro, mas depois de 40% a história ficou muito arrastada. Chegou em um ponto que eu não me importava com nenhum personagem nem com o rumo que a história ia tomar.
Esperava muito mais.
Sem contar que eu MORRI de vergonha alheia umas 628282 vezes.
.wtaylor 06/01/2022minha estante
nossa, muita gente reclama desse livro

tete 06/01/2022minha estante
eu queria mt ter gostado

sofia 07/01/2022minha estante
acho q tem mto a ver com o fato de q a parte mais legal eh qnd eles dois tão convivendo felizes e isso fica pra trás a partir de um ponto né, aí perde um pouco a graça

tete 07/01/2022minha estante
EXATAMENTE!!!!!!!

83839272 13/01/2022minha estante
Nossa sim mano não tô nem conseguindo terminar esse aí

tete 13/01/2022minha estante
q ódio q eu fiquei desse livro viu

The_Sad_Escapist 17/02/2022minha estante
Eu passei MUITA raiva com esse livro kkkkkk

marsilva 08/07/2021

esse livro!
precisava fazer uma resenha desse livro, porque de todos, foi o que eu mais amei! esse livro é incrível, a escrita é incrível e flui de um jeito maravilhoso. nunca sofri tanto com um casal como nesse livro. chorei em partes e até hoje choro quando lembro de aquiles dizendo que seria o primeiro herói feliz; tadinho do meu pequeno. eu me apaixonei pelo patroclo, cuido dele e protejo meu amor para sempre!
se alguém quer um livro bom para ler, eu recomendo esse! não me arrependo nem um pouco de minhas horas gastas lendo. mesmo que tenha passado muita raiva com aquiles, querendo dar um tapa quando ele deixou patroclo fazer a loucura, daria meu ossos para ler pela primeira vez outra vez. que livro gostosinho! é o meu favorito

Luiza 02/02/2024minha estante
nossa senti a msm coisaaa pensei q ia mudar minha vida

Imerovigli 02/02/2024minha estante
Também não me impactou

Julia1359 02/02/2024minha estante
Finalmente alguém falando isso

madusliv 02/02/2024minha estante
gostei dms do desenvolvimento, mas queria um final com mais impacto

Wellinton 02/02/2024minha estante
Pensei que somente eu pensava dessa maneira

Taina429 21/10/2022

A canção de Aquiles
Eu chorei no meio da aula.
Uma carinhosa e delicada visão sobre se apaixonar.
Uma releitura da guerra de Tróia focada no romance entre Pátroclo e Aquiles. E esse livro fez eu me sentir presa. Um tipo de leitura que parecia nunca sair do lugar. Mas ainda conquistou meu coração de forma irrevogável.
O amor entre os dois é uma reverência, a pura definição de almas gêmeas. Uma canção embalada em tragédias e paixão.
Um friends to lovers que me fez lembrar um pouco o quão intenso é se apaixonar. É o ódio e a pena e a amizade juntas, é passar horas encarando o arco delicado de um calcanhar e se ver correndo sem certezas apenas para poder estar perto do amado.
Enfim poderia passar horas decorrendo sobre esse livro que nunca seria suficiente.

Ps: Tetis conversando com o Pátroclo foi a minha ruína.

starsvhs 15/02/2024

"Aquiles é metade da minha alma, como dizem os poetas."

Eu não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro. Ele me DESTRUIU de todas as formas que podia.
Aquiles e Pátroclo são personagens muito cativantes e interessantes e me cativaram logo no começo. A relação deles, o amor envolvido o desenvolvimento, foi algo tão incrível de se ler, sentimento que os dois tinham um pelo outro era algo TÃO puro. Fiquei triste porque não sei se um dia alguém vai me amar desse jeito.
A parte da guerra é excepcional, eu sentia o desespero e a adrenalina ao longo das páginas. Assim como raiva e nojo pelo modo que mulheres eram tratadas naquela época (não que hoje em dia a gente seja muito respeitada).
Resumindo, esse livro é uma montanha-russa de sentimentos, tanto dos bons quanto ruins.
E o desfecho, o que dizer do desfecho? Tô em depressão até agora e terminei o livro a um dia. Com certeza se não foi o livro que me fez mais sofrer ele tá no top 3.
Se tornou um favorito que sempre terá um espaço no meu coração.
É uma história envolvente, bela, e dolorosa, que todos deveriam ler antes de morrer.
Talita589 15/02/2024minha estante
Vc me fez querer ler esse. Mt obg?

starsvhs 15/02/2024minha estante
Leia amg, eu amei demais ?

Talita589 15/02/2024minha estante
Ah espero que eu ame tbmmm

Nado 25/05/2022

Um bom livro para passar o tempo, não tem nada de excepcional, acho até que estou sendo generoso com 4 estrelas. Talvez nessa nota pesou o tema, pois amo mitologia.
A autora se baseou em Ilíada para contar uma diferente da épica Guerra de Troia, com novas leituras de passagens, deuses e mortais. Confesso que eu nunca fui fã de releitura de uma obra já consagrada. Apesar disso, A Canção de Aquiles serve como uma ótima opção para entretenimento. Li com meu amigo André (mas terminei meio atrasado rs)
Andre234 25/05/2022minha estante
adorei fazer a leitura com vc! bora para outras!

Nado 30/05/2022minha estante
eu amei! vamos fazer outras com toda certeza

Leh 27/01/2024

Passei raiva demais com o Aquiles vou te contar. Depois que a guerra começou ficou difícil gostar dele, em compensação o Patroclo era um amorzinho, no fim amei acompanhar a maneira como ele tentava o tempo todo diminuir o sofrimento e as injustiças das pessoas ao redor. Chorei demais com o final.

Adriele 12/12/2022

PERFEITO
não sei nem o que dizer além de que é perfeito eu amei muito!! chorei muito no final leiam pelo amor de deus.

Gabi 12/02/2023

?Quíron observou, certa vez, que as nações são o invento mais tolo da humanidade: ?Nenhum homem vale mais que outro, não importa de onde venha?. ?Mas e se for seu amigo??, ponderara Aquiles, os pés encostados à parede de quartzo-rosa da caverna. ?Ou seu irmão? Você o trataria do mesmo modo que a um estranho?? ?Essas são perguntas que intrigam os filósofos?, prosseguira Quíron. ?Valerá mais para você, talvez; mas o estranho também é amigo ou irmão de alguém. Então, que vida nós podemos considerar mais importante??

Ficáramos em silêncio. Tínhamos catorze anos e aquelas eram questões difíceis para nós. E agora que temos vinte e sete, continuam sendo.

(?)

Não posso salvar a todos. Sei agora que resposta daria a Quíron. Diria: não há resposta. Qualquer escolha é errada.?

Sofia 19/02/2022

O livro conta a história de Pátroclo e Aquiles, dois príncipes da era da Guerra de Troia. A história e escrita de modo que se encaixaria nas lacunas deixadas pela Odisseia, então a a escrita utilizada é muito mais formal e antiga.
As primeiras 100 páginas do livro foram difíceis de se ler, pois não estava preparada para a escrita antiga e elas foram bem lentas. Nessas páginas Aquiles ganhou muito mais personalidade do que Pátroclo, o narrador. Parecia que toda a personalidade de Pátroclo se resumia em gostar de Aquiles.
Após as 100 primeiras páginas o livro ficou mais fluído e eu fui me acostumando com a escrita. Aos poucos Pátroclo ganhou uma personalidade que não se resumia a gostar de Aquiles e os dois foram amadurecendo.
O romance é bem desenvolvido e mostra um amor puro entre duas pessoas que se conhecem desde pequenas. O amor deles vai amadurecendo junto com eles e se desenvolvendo muito bem durante a narrativa.
Tiveram vários momentos em que me irritei com a inocência e a ingenuidade de Pátroclo e Aquiles, os dois fazem coisas que sabemos pelo senso comum que estão bem erradas e perdoam muito rápido coisas que hoje em dia nem seriam perdoadas.
O livro, em geral, é bom, a história é bem desenvolvida e as personagens amadurecem muito. Ele é tão triste como dizem, mas não acho que vale todo aquele Hype. É um livro bom, mas já li melhores.
Mateus 19/02/2022minha estante
Quero muito ler! ??

Fernanda 07/05/2013

Resenha: A Canção de Aquiles
Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Resenha: Começo essa resenha com uma indagação: Você já ouviu falar da obra A Ilíada de Homero? Bom, nunca cheguei a ler o livro inteiro, mas pelo que sei, se trata de um poema épico grego, onde são narrados os acontecimentos e vários conflitos que ocorreram na época da Guerra de Troia. Aquiles estava envolvido então.. realmente não sabia muita coisa sobre esse personagem. Na verdade, se eu o conhecia mais ou menos era pelo fato de eu sempre ter gostado de histórias mitologias, e claro, ele se encontra nesse quesito. O fato é que fiquei super empolgada com a ideia de ler algo a seu respeito, já que o que sabia sobre ele era muito superficial. Então, assim que recebi o exemplar de A Canção de Aquiles pela Editora Jangada, comecei a lê-lo imediatamente, pulando uma extensiva parte de minha lista de leitura. Posso garantir que valeu a pena cada segundo de leitura e com certeza este livro se tornou um grande exemplo de conhecimento, além de apresentar uma leitura super valorizada.

Sentei-me no último lugar vazio, de ombros tensos como se me preparasse para uma luta. Em volta, os meninos se pavoneavam, tagarelando sobre uma lança e um pássaro morto na praia, sobre as corridas da primavera...Eu não os ouvia. A presença de Aquiles era como uma pedra em minha sandália, impossível de ignorar. Sua pele tinha o matiz do azeite que acaba de ser espremido, era lisa como madeira polida, sem as manchas e os arranhões que enfeavam a nossa. Pg. 34-35

Mas vamos ao enredo: Logo de inicio, conhecemos o narrador da história Pátroclo um personagem que me despertou certo interesse. Acho que ele se tornou na verdade uma incógnita. Nunca ouvi falar sobre ele e resolvi pesquisar mais a seu respeito. Soube então que se trata de um personagem diversificado. Pesquisei bastante e pode-se resumir que ele foi de grande importância na Guerra de Tróia e seria portanto, um dos personagens centrais da Ilíada. Contam, inclusive que além de amigo, Pátroclo pôde até ter sido amante de Aquiles. Focando nesta parte, achei muito interessante o modo como a autora incluiu toda a trajetória de vida deste personagem. O conhecemos durante a sua infância e como ele veio a fazer parte da própria vida de Aquiles. Do nada, surge uma grande amizade entre os dois e eles acabam ficando inseparáveis, compartilhando aventuras e segredos. Outros personagens também aparecem na trama, como Páris, Agamêmnon, Helena e outros, mas acredito que o enfoque maior foi realmente de Aquiles.

Logo depois disso, nossa amizade transbordou como fontes que irrompem das montanhas. Antes, todos os garotos e eu pensávamos que os dias de Aquiles eram cheios de instrução principesca, aprendizado político e exercícios militares. Mas eu já sabia da verdade havia muito tempo: além das aulas de música e do treinamento com armas, ele não aprendia nada. Um dia íamos nadar; no outro, subir em árvores. Inventávamos jogos, corridas e acrobacias. Deitávamo-nos na areia tépida e desafiávamos: - Adivinhe no que estou pensando agora. Pg. 57

É importante destacar que o foco principal desta história deu um ar glorificado aos personagens, além de transmitir uma descrição minuciosa e muito bem elaborada. Madeline Miller soube repassar aos leitores, uma digna trama de cinema, cercada de características fortes e transmitindo emoção do principio ao fim. A Canção de Aquiles se tornou uma leitura envolvente, por descrever uma história significativa e com tantas cenas contadas de modo acolhedor. É o tipo de história que incendeia no leitor a vontade de querer saber mais sobre os acontecimentos. É como se nos tornássemos parte de algo ou simplesmente quiséssemos desafiar as fronteiras da imaginação e descobrir o real de tudo isso. Com certeza, vale a pena conferir esta obra e tirar suas próprias conclusões a respeito de A Canção de Aquiles.

Calculei, de súbito, o peso das palavras do centauro: o mundo iria dizer que a guerra era o destino para o qual nascera Aquiles. Que suas mãos e seus pés velozes tinham sido feitos para isto apenas: a ruína das poderosas muralhas de Troia. Aquiles seria lançado no meio de milhares de lanças troianas e todos aplaudiriam triunfantes suas mãos manchadas de sangue. Pg. 121

Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Barbara 02/04/2014minha estante
Eu li a Ilíada, pelo menos o que sobrou dela, e só acrescento que ficou explicado a intensidade dessa amizade. Muito boa resenha.

Gabi 16/01/2021minha estante
Aaaaaaa eu vou pirar, quero muito ler esse livro mas não acho para comprar em nenhum lugar

Paloma 27/11/2021

Uma canção que ultrapassa a morte.
"? Cite um herói que tenha sido feliz. (...) Não conseguiria.

? Não, não conseguiria.

? Sei disso. Os deuses não permitem que sejamos famosos e felizes... Vou lhe contar um segredo.

? Conte-me.

? Eu serei o primeiro... Jure.

? Por que eu devo jurar?

? Porque você é a razão. Jure.

? Eu juro."
____________

Todas as honras merecem ser dadas para a Madeline Miller!

A escrita e seu poder narrativo é de um talento sem igual, que nos faz embarcar ? e afundar ? nosso coração totalmente na obra apresentada por ela... é simplesmente divino.

O quanto que chorei e sofri nessa história não é brincadeira (terminei o livro com duas bolsas enormes embaixo dos olhos e o meu emocional totalmente pisoteado KKKKKKK).

E mesmo já sabendo de tudo; de cada destino guardado para os personagens da guerra de Troia, a Madeline criou uma atmosfera tão extraordinária e cativante, que esse 'pré-conhecimento' não interferiu em nada. Aliás, ele só me fez sofrer mil vezes mais... Pois tudo que eu lia, ia ferindo e cortando profundamente minhas esperanças de querer um desfecho diferente.

'A Canção de Aquiles' conquistou um lugar de destaque na minha lista de livros favoritos (VIROU A MELHOR LEITURA DESSE ANO ?).

A obra é espetacular, envolvente, com personagens carismáticos e autênticos que a Miller nos presentea com tanto carinho ? ela passou 10 anos da sua vida escrevendo essa beleza, hein?! Dez anos criando um enredo apaixonante, doloroso e fervorosamente bom! Um tornado bem vindo de sensações diversas.

Então agora, quando alguém me perguntar o que aconteceu em Ilíada, só vou querer contar essa versão da mitologia... essa, com certeza, será a melhor versão que encontraremos.
____________

"Entretanto a fama é uma coisa estranha. Alguns homens alcançam a glória depois que morrem, enquanto a de outros fenece. O que é admirado numa geração é desprezado em outra... Não podemos saber quem sobreviverá ao holocausto da memória. Ninguém sabe."

Leo 04/12/2022minha estante
AAAAAH
Estou louca pra ler.

Lu 17/04/2021

Tudo em mim dóiKKKK (desespero)
Dentre todas as formas de arte que já tive contato, A Canção de Aquiles foi a mais profunda delas. Esse livro me envolveu e me tocou de todas as formas possíveis, me ensinou coisas que ainda vou lembrar quando tiver 80 anos de idade. O peso e o significado que esse livro carrega é de outro mundo. Nunca senti essa conexão SURREAL com nada material antes e queria conseguir expressar tudo que esse livro significou e significa pra mim com as palavras mais bonitas que existem.
Se eu pudesse dar um conselho pra todo mundo, seria ler esse livro. Espero que a escrita de Madeline Miller chegue a mais gente e, mesmo nove anos depois, toque o coração e a alma de cada um.
Denis Job 17/04/2021minha estante
Obrigado. Lerei.