A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

Paulin 07/09/2021

='(
"Duas sombras se aproximam em meio à treva densa e eterna. Suas mãos se encontram e a luz jorra num dilúvio como se fossem centenas de urnas entornadas do céu."

Vale muito a pena a leitura. Não sou de chorar com leituras, mas confesso que lacrimejei ao fim de A Canção de Aquiles.

A escrita, primorosa. Não envergonha a prosa poderosa de Homero, é apenas mais acessível.

É tão bem embasado e retratado que não ousaria dizer que essa história é uma simples fic para adolescentes. A autora tem um dom ótimo para descrever as cenas e aprofundar os personagens.

Não vou me alongar muito, então registro aqui que essa foi uma das minhas melhores leituras, de sempre.

Luiza 25/07/2022

Cite um herói que tenha sido feliz.
Uma história que conta sobre um príncipe chamado Pátroclo, que fora exilado para o reino de Fítia, após um fatídico acontecimento. Neste, ele conhece Aquiles, filho da Deusa Tétis e de um rei mortal. Durante os anos que se passam, vivem a vida intensamente, lado a lado. E, a medida que crescem, este relacionamento tornara algo mais profundo e de natureza inescrutável.
Uma história de amor, batalhas por glória, traições, superação e sacrifício. Devo-lhes dizer que não é uma leitura fácil, no sentido de ser pesado, e de escrita complexa. Porém, para mim, esses apontamentos deixam o livro mais vívido e intenso, trazendo peso para a história, e deixando a narrativa mais profunda.
Nunca senti tantas emoções ao ler uma obra. Desidratei litros de lágrimas, me enfureci, sorri em diversos momentos felizes também? Certamente, a Madeline Miller teve grande perspicácia, inteligência e, principalmente, a eficácia de trazer grande parte da obra de Homero para ?A Canção de Aquiles?, fazendo com que vários leitores procurem estudar mais sobre esses grandes Deuses, mortais e batalhas históricas. E, ainda sim, preenchendo sua história de uma maneira criativa, com a ternura e simplicidade de escrever momentos de amor entre os dois protagonistas.
Todavia, para mim, e que pode ser para muitos, que algumas poucas partes do livro podem incomodar, pelo fato de ter menções de estupro, assédio e cenas explícitas de degolações e assassinatos, por conta de ser uma releitura da Ilíada. Então, fica o aviso para para vocês, leitores.
Diante dos fatos citados, termino minha resenha recomendando esta brilhante e indescritível obra, do príncipe exilado que encontrou o amor de um semideus. Garanto-lhes que vão se apaixonar por cada entrelinha deste livro. Vão se emocionar em cada parágrafo.

Obs: minha primeira resenha longa e detalhada, assim, desculpem os erros ortográficos e talvez alguma falta de coerência na escrita?
camilla 25/07/2022minha estante
??

Luiza 25/07/2022minha estante
Chorei linda concorda?

Leyla 26/01/2024

Pátroclo & Aquiles
Que livro! Estou vermelha de tanto chorar. A história trata a arrogância e orgulho como as chaves para a queda de um homem, o Aquiles tinha tudo mas por um deslize perdeu o que mais amava.

O Pátroclo foi perfeito, nunca errou e admiro demais ele. Fiquei tão feliz ao saber que eles vão passar a eternidade juntos.

Samara 24/03/2021

O livro mais magnífico que li neste ano.
Ler a canção de Aquiles foi surpreendente, eu nunca tinha lido um livro jesse gênero, e conforme eu passava as páginas, me vi cada vez mais apaixonada e envolvida pela história bonita contada po esta escritora.
A escritora é magnífica, a linguagem que ela usa o faz sentir as palavras, e você acaba entrando no livro que se você mesmo estivesse lá.
Definitivamente se tornou um dos meus favoritos deste ano.

Bea 26/03/2021

Foi uma história muito emocionante, principalmente o final. Gostei da escrita da autora e o desenvolvimento das personagens.

manu.g 30/04/2024

A escrita é boa? Não, mas a nota alta não foi por isso, foi mais por que amo os personagens, a história e tenho um pouquinho só de apego emocional com a história de Troia.

O enredo todo gira em torno da guerra e de Aquiles e Pátroclo, que nesse livro tem um romance. É, logicamente, uma história triste, mas não cheguei a realmente chorar.
Gostei do jeito em que os dois foram desenvolvidos aqui e como é possível sentir o que ele está sentindo(principalmente a raiva ksks).

Enfim, gostei muito do livro e da forma como ele é desenvolvido, mas demorei para ler por conta da escrita.

Isadora810 14/04/2024

Fenomenal
Eu queria conseguir palavras pra descrever a sensação que ele livro nos transmite, ele é surreal de tão lindo, dolorosamente maravilhoso e dilacerante, sem duvida um dos melhores e mais bonitos livros que já li na vida

eskayert 07/04/2023

Almas
Como eu me irritei e ao mesmo tempo amei esse livro. to triste, sem reação.
ambos, aquiles e patroclo, foram protagonistas difíceis de seguir. o aquiles foi o menos insuportável, porque o patroclo foi chato demaissss!!!!
porém, a história é linda. um amor que sobreviveu ao tempo. cresceram, amadureceram e continuaram juntos até depois do fim da vida. foi trágico e lindo ver o Pátroclo morrer para salvar a honra de Aquiles, e Aquiles não querer viver sem o Pátroclo. ÉPICO!
Marcela 11/04/2023minha estante
como o patroclo chato?aquiles que se tornou cabeça dura e orgulhoso

eskayert 13/04/2023minha estante
não discordo, mas achei o patroclo muito chato kkk

Marcela 18/04/2023minha estante
o que te fez achar ele chato??

eskayert 19/04/2023minha estante
do meio pro final do livro, achei ele bem malucao visto que eles estavam numa guerra e o aquiles estava fazendo aquilo que ele nasceu pra fazer. eles ficaram 10 anos lá, e ele continuava agindo como se eles não estivessem numa guerra e não precisassem tentar sobreviver. no fim, ele morreu por pura burrice de ter tentado concertar as coisas pro aquiles.

Marcela 13/05/2023minha estante
uhhh n tinha pensado por esse lado

maria 25/09/2021

estou em migalhas
?? Você não tem outras lembranças?

É de lembranças que sou feito?

Uma história que começou como um romance puro e inocente entre dois amigos improváveis mas se tornou um conto trágico sobre motivações e guerras de heróis e deuses e meros mortais presos no meio disso tudo. Pra mim o melhor do livro foram personagens como Pátroclo e Briseida mesmo muitas vezes eles sendo apenas espectadores (ou locutor) da história de Aquiles, pois são neles que vemos a humanidade das lendas épicas.
A escrita é linda e super sensível e me emocionou até em momentos calmos entre as personagens. Pátroclo é um narrador incrível, principalmente quando se trata de Aquiles e são nesses momentos que se percebe o quanto ele o amava. Não tenho palavras pra descrever aquele final, Tétis conhecendo seu filho pela primeira vez através do Pátroclo e finalmente entendo (depois dos anos que os dois ficaram juntos) que um não pode viver sem outro até na morte?serio, eu chorei demais. Enfim, estava com expectativas altas e mesmo tendo adorado esperava um pouco mais, por isso dei 4 estrelas, mas não deixa de ser um dos meus favoritos da vida agora.

Patricia 04/03/2022

Uma história linda e triste
Os deuses gregos consideravam Pátroclo completamente desinteressante e nunca se importaram com ele. Mas para Aquiles, ele era tudo.
"Eu o reconheceria apenas pelo toque, pelo cheiro; eu o reconheceria cego, pelo modo como exalava o ar e como seus pés batiam na terra. Eu o reconheceria na morte, no fim do mundo."

matheusinho play 20/02/2022

Eu tô apaixonado, simplesmente apaixonado!!
Amei tudo, me causou depressão por 2 semanas e vontade de morrer mas achei incrível, recomendo pra quem tiver com a saúde mental em dia

Camila1856 30/08/2023

Tô apaixonada demais
Mais um favorito pra conta. Que livro maravilhoso. Está até difícil colocar em palavras tudo que eu senti. Como já conhecia a Ilíada de Homero, achei que sabia oq espetar. Mas foi tão melhor. Pátroclo e Aquiles conquistaram meu coração em um nível. Foi lindo, foi triste, foi maravilhoso, foi horrível. O final, O FINAL, que lindo. De uma sensibilidade sem igual. Apenas leiam.

Neidinhap 27/03/2023

Fascinante
Li esse livro por mera curiosidade, fui lendo devagar, degustando cada parágrafo, não me decepcionei...
Por vezes é uma escrita lenta, mas que não desmotiva... dá vontade de querer saber sempre mais...
No início fiquei empolgada com Aquiles, achei ele fascinante, sedutor..
Mas nos capítulos finais fiquei super envolvida pela personalidade generosa e despreendida de Pátroco..
Personagens que nos dão várias sensações, do amor ao ódio...
Uma bela história...um final digno...

Yasmim Blackthorn 30/12/2021

A canção de Aquiles
Eu decidi ler esse livro de uma forma bem incomum, escutei uma música no Spotify e depois coloquei no YouTube e nos comentários haviam muitas pessoas falando sobre esse livro, e então resolvi ler, já que já planejei as leituras do próximo ano, e ainda tinha tempo até esse ano terminar.

Comecei o livro sem muitas expectativas, mesmo tendo visto muita gente falando bem e que havia chorado lendo.  No início eu não estava gostando muito do livro e só continuei, queria ler mais um pouco antes de decidir se iria abandonar, mas uma das coisas que me fizeram continuar foi o desenvolvimento que foi levando, e a forma que a autora construiu tudo  e o jeito poético que falava d e algumas coisas, lembro que teve uma parte que Pátroclo olhava para Aquiles no início e a forma que descreveu foi tão diferente de qualquer outro livro.  "A presença de Aquiles era como uma pedra em minha sandália, impossível de ignorar. Sua pele tinha o matiz do azeite que acaba de ser espremido, era lisa como madeira polida, sem as manchas e os arranhões que enfeavam a nossa." Foi depois dessa parte que eu decidi continuar e não em arrependi.

Eu sabia muito pouco sobre a história de Ilíada, somente o que havia estudado em história. Eu gostei muito do livro, eu acho que atendeu as minhas expectativas e marquei bastante coisa.

??SPOILER ALERT.

Eu só fiquei com uma dúvida: E o que tem haver o "Calcanhar de Aquiles?", mas pesquisei e vi que a autora considera essa versão nova, pois no livro é uma flechada em outra parte que não é o calcanhar. E então ela não colocou a morte pelo calcanhar, que é considerado a fraqueza e tem até uma parte que o Páris pergunta à Apolo, mas ele nega e diz que ele vai morrer com uma flechada em qualquer lugar, já que é um mortal.

A minha nota foi por um simples fator: O apego emocional, nos livros que eu dei 5 estrelas, sempre há algo que me marcou bastante a ponto de eu lembrar todos os dias, essa história foi bem marcante, mas acho que em um mês eu já nem estarei pensando tanto nela, mas se no skoob houvesse como colocar 4,75(como no storygraph), eu colocaria sem dúvidas.