A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

eu_sou_fake 12/05/2021

um pouco decepcionado talvez?
Esperava bem mais desse livro, talvez pelas pessoas enaltecerem tanto e eu ter expectativas demaaaaais, mas gostei do livro mesmo assim.
os pontos altos desse livro é a escrita da autora, toda poética (o que eu amo) e o enriquecimento do conhecimento da guerra de Tróia e mitologia grega.

dani 27/12/2022

Fanfic da Grécia Antiga
Mesmo quem nunca leu os grandes clássicos gregos, como a "Ilíada" de Homero, já ouviu falar um pouco sobre a Guerra de Troia e do herói Aquiles. Para mim, a novidade desse livro foi Pátroclo, mais um personagem para povoar o imaginário sobre a Grécia Antiga. E quanta imaginação! São quase 400 páginas dedicadas ao ship entre o mimado Aquiles e o insuportável Pátroclo.

Não sei como os antigos retratam os dois, aqui os protagonistas chegam a ser desagradáveis. Mesmo a infância infeliz de Pátroclo inspira pouca empatia, dada sua personalidade. A teimosia de Aquiles e seu ego também enchem a paciência.

Sei que não há consenso quanto à natureza do vínculo entre os dois, também gosto de imaginar que era romântico como retratado. Porém no contexto da história, uma guerra horrível e desnecessária, achei difícil manter o foco no romance e ver tanta beleza em um relacionamento que floresce em meio a golpes de espada, ataques com lanças e moribundos agonizando. Sem falar no tratamento que as mulheres recebiam. Poxa, antigos gregos!

O ponto positivo é que me motivou a pesquisar mais sobre Mitologia grega, só falta tomar coragem e ir direto à fonte: os temidos clássicos. Textos que abrigam histórias fascinantes de deuses e heróis que não apenas sobreviveram através dos tempos, mas até hoje inspiram o pensamento, a cultura e releituras como essa (que poderia ser mais curta).

Murilo 31/05/2021

Um verdadeiro romance!
O que dizer deste livro? Simplesmente uma obra-prima. Amei a histórias, amei ainda mais cada personagem e nem preciso dizer sobre a escrita, Madeline Miller não decepciona nesse requisito. A canção de Aquiles é um romance nada clichê, apesar de se passar na era grega, o livro trás um amor necessário até os tempos de hoje. Recomendo!

beatriz 05/11/2021

a canção de aquiles
livro que não funcionou nem um pouco pra mim. a melhor parte foi a cultura grega que eu AMO quando faz parte das histórias mas fora isso, o livro me deu muito sono, foi difícil ler mais de 2 capítulos por vez e no final fiquei tao irritada com o aquiles que quase abandonei a leitura.

Andre 27/04/2023

Então? o começo foi muito bom, eu gostei bastante, mas sinto que depois que começou a batalha tudo ficou muito monótono e sem graça, não sei explicar porque tudo que eu tinha me apegado, desapeguei. É um ótimo livro, tem uma leitura bem fluída, indico pra tirar da ressaca.
Myyllenaah 28/04/2023minha estante
Final chorei demais! Mais até do que eu imaginei pois sabia q envolveria mortes

Andre 29/04/2023minha estante
aiii eu como esperava não chorei kkkkkkkkk

Myyllenaah 29/04/2023minha estante
Eu sou manteiga derretida, msm sabendo chorei pra casetaa

Pavozzo 02/07/2023minha estante
Já eu não consegui terminar... Não aguentei. ?

Andre 02/07/2023minha estante
te entendo viu, não é lá aquelas coisas kkkkk

Cristina 21/12/2021

em choque
Pra mim essa historia faz muito mais sentido do que a original kkkkkk
tirando o final que foi muito confuso, eu amei muito, vou comprar a versão física para ler de novo hahahaha

natfrnd 25/01/2023

muito mais do que eu esperava
um livro de guerra, que trás aquela velha sensação de paz e silencio porque a Madelaine Miller foi gigante em trazer todas essas sensações durante toda a história com a sua escrita e a forma de narrar essa história.
estou com um vazio enorme agora que acabei e compreendi porque tanta gente favoritou essa obra de arte.
é lindo, doloroso, sufocante e cruel na mesma medida.
façam a leitura sem pressa e sem colocar expetativas por ser um reconto da ilíada, vai ser recompensador em todos os sentidos.

Ted 17/09/2021

Favoritado da vida!!!
Primeiramente o livro já merecia 5 estrelas pelo fato da autora ter muita propriedade e cuidado pra escrever sobre aquela época.
As primeiras páginas me pareceram bem arrastadas e achei que toda a história seria assim, mas me enganei demais.
A autora foi muito ousada em escrever sobre um romance proibido e que fora tratado sempre como um boato. Eu AMEI os dois personagens desde o início, e foi muito bonito ver a forma como a amizade e lealdade deles vai ficando cada vez maior no desenrolar da história, chega a ser uma devoção que um tem pelo outro.
Outro fato incrível é que desde o início da história já sabemos o que acontecerá no fim, mas mesmo assim não deixa de surpreender e me fez chorar igual um bebê.

PS: O livro levou DEZ ANOS pra ficar pronto, só fiquei sabendo desse fato após terminar a leitura, mas é super compreensível o tempo que ela levou, pois os detalhes são impecáveis.
PS2: Por um momento de surto após a leitura pensei em tatuar o nome Aquiles
Cami 17/09/2021minha estante
esse tb é um favorito meu, lembro que quando eu terminei de ler eu deitei em posição fetal e fiquei chorando por um tempão

Ted 17/09/2021minha estante
@Cami Eu me surpreendi pq li ele sem esperar nada demais, do meio pro fim já tava em desespero haha

Cami 17/09/2021minha estante
eu tb, na época que li tava bem famosinho no booktok, mas como a maioria das indicações que eu pego lá são ruins eu não tava crendo que ia ser um livro bom, agora eu vou fazer uma tatuagem de uma harpa em homenagem ao Aquiles

Lauraa Machado 15/07/2021

Muito bem escrito, mas um pouco entediante no final
Para ser sincera, não peguei esse livro para ler porque estava com vontade, e sim porque eu já tinha ele há seis meses e isso é tempo demais, na minha opinião. Fiquei bem surpresa quando comecei a ler e me vi bem mais interessada do que esperava. Li mais de duzentas páginas em um único dia e gostei bastante dessa primeira metade. Mas, infelizmente, o resto do livro acabou decaindo para mim.

A escrita da Madeline Miller é impecável durante todo o livro. Foi uma leitura bem mais fácil e rápida do que eu esperava. Gostei bastante de ver que a narrativa era do ponto de vista do Patroclus, e não do Achilles, como imaginava. Flui muito bem e a ambientação da história é super natural pela escrita da autora.

Foi o romance que me deixou interessada no livro e ele também foi o ponto alto da história, mas acaba sendo só importante bem no começo, o que talvez tenha ajudado a me desanimar depois de um tempo.

Mas o verdadeiro problema para mim foi a guerra de Tróia. Sinto muito, mas fiquei bem entediada de só ler sobre como eles estavam acampados durante dez anos do lado de fora da cidade. Sei que não faz parte da história do Achilles, mas eu estava ansiosa pela parte do cavalo de Tróia, que não usou nem um parágrafo para ser descrita. Fiquei bem decepcionada por isso, mas eu já vinha entediada há mais de cem páginas, então não fez tanta diferença.

Ainda é um livro interessante e bem escrito, mas o pico dele é muito mais próximo do começo do que do final, e isso desanima. Talvez eu leia a outra obra da autora, Circe, mas vai demorar, porque este livro me deixou com uma sensação meio ruim, de insatisfação, de desgosto, para ser bem honesta, que é bem diferente da animação que eu senti no começo dele.
Isis.Schiavom 31/08/2021minha estante
Como sempre eu super concordando com suas resenhas!

Lauraa Machado 01/09/2021minha estante
A gente deve ter gostos bem parecidos então! Haha

Raquel.Kirst 18/09/2023

Muito bom!
Finalmente consegui ler este livro, estava super curiosa e não me decepcionou. Gostei muito da escolha do Pátroclo como narrador.

thaaa 20/08/2021

É uma releitura da Iliada, mas algumas decisões de mudança da autora não me agradaram não, principalmente na hora da guerra em que a maioria das cenas ficam meio mornas.
Já no romance ela é bem acertada. Eu só esperava um pouquinho mais, tive uma quebra de expectativa, mas tá valendo.

Gio 25/02/2021

"Vá, ele espera por você"
eu simplesmente adorei esse livro, me fez chorar que nem uma condenada.
A narrativa é mto boa, foi uma das coisas que eu mais amei nele, faz você se envolver com a história.
Ver o desenvolvimento da amizade e do relacionamento de Aquiles e pátroclo e como eles se amavam é lindo, mas teve cenas do começo para o meio do livro que me incomodou bastante, acho que a Madeline acabou sexualizando tantos os protagonistas quanto Deidamia em acontecimentos e isso fica ainda pior por eles serem menores de idade quando isso acontece, achei um tanto problemático.
Outra coisa que eu gostei bastante foi ver a relação dos deuses com os acontecimentos, principalmente por ser uma reescrita.
O final desse livro me destruiu, não me recuperei até hoje.
Gio 25/02/2021minha estante
Eu tinha um monte mais de coisa pra falar do livro, como o fato da mudança do Aquiles ter me incomodado MUITO, ou como achei errado uma escolha do pátroclo no meio do livro, como Tetis me irrita e etc, mas ia ficar mto longo kkkllkk enfim mto bom amei mto

meumundinhodoslivr 22/03/2021minha estante
quero muito muito
lee

Gio 30/03/2021minha estante
Leiaaaaa sério é mto bom, é meu livro favorito mesmo tendo me feito chorar bastante

meumundinhodoslivr 30/03/2021minha estante
@gi aii quero

taewine 19/01/2024

Ai gnt só choro e gritaria, terminei esse aq numa madrugada - coisa que eu nunca tinha feito antes -, mas as coisas começaram a acontecer e eu simplesmente não consegui largar e era desgraça uma atrás da outra, quase morri de tristeza no final acordei na manhã seguinte com a cara inchada e com razão ok! eu não conhecia a história original e não fazia ideia doq me esperava com essa adaptação da madeline miller, EU NEM SOU FÃ DE MITOLOGIA GREGA MAS ESSE AQ ME GANHOU TANTO QUE EU ATÉ FIZ PLAYLIST PRO LIVRO
enfim, como dizem, meu império romano este aq