Uns Braços

Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

clara 07/03/2024

Simples, mas bem bom
O conto é bem curto, dá pra ler rapidinho se seu dia estiver tranquilo
a história é cativante, achei que não ia gostar por ser um clássico com palavras difíceis, mas sendo bem sincera, eu tive que pesquisar o significado de pouquíssimas palavras
o final do conto me deixou com um gostinho de quero mais

Sweet 07/12/2023

Não foi uma leitura que me agradou muito, mas é um conto importante e de fácil entendimento que explora alguns aspectos do realismo brasileiro.

Armangni 17/11/2023

Uns braços
O conto ?Uns braços? foi escrita por Machado de Assis, escritor brasileiro considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira.
A obra é um conto de ficção que foi lançado pela primeira vez em 1885 na Gazeta de Notícias, pouco tempo depois do fim do Romantismo, já com algumas características do Realismo.
A obra conta a história de Inácio, um jovem de 15 anos, que, por ser aprendiz, mora com um solicitador e sua esposa, Dona Severina. O jovem começa a se apaixonar pela Dona, que retribui em segredo seu sentimento. Devido a sua paixão, Inácio pensa em fugir da casa do solicitador, mas sempre desiste pela atração que sente pelos braços de Severina, cujos estão sempre à mostra.
Um dia, o menino dorme e tem sonhos com a Dona, e enquanto está dormindo, Severina realiza o sonho dele e o beija. Um tempo depois, Inácio deixa a casa do solicitador sem saber que o beijo foi real.
O conto aborda a infelicidade da mulher em seu casamento e seu desejo secreto pelo garoto, que ela repete várias vezes durante o texto que é apenas uma criança. Percebe-se também uma crítica às mulheres daquela época.
O texto é um conto curto e rápido de ser lido, ainda que sua linguagem seja mais formal e eu tenha tido de conferir as notas explicativas várias vezes durante a leitura. Ainda assim, é uma história interessante e a linguagem não dificulta muito o entendimento do enredo da conto.
Também é legal a alternância que é feita entre o ponto de vista do jovem e da dona, fazendo com se consiga ver os dois lados da histórias. Porém, essa alternância pode acabar confundindo o leitor, por não ser feita diretamente.

(A resenha que eu fiz de trabalho KAKSKJSJ aceito opiniões)

canniballsjok 05/10/2023

Aliciante.
Confesso que tenho um certo "preconceito" com clássicos, até algumas horas atrás Machado de Assis estava incluído nisso. Já havia tentado ler O Alienista, mas a história nunca me envolvia e nem sequer se passava um parágrafo em que eu me fazia entendida.
Entretanto, ontem tal conto foi tema da aula da professora de literatura, ressalto que achei que seria um tédio, mas descobri que tudo era questão de interpretação. Com as explicações frequentes da professora e atenção de minha parte, nunca me senti tão mais curiosa, intrigada e envolvida em um clássico. A história me fez ter sede do poeta Machado de Assis.
Sobre o livro e a escrita, achei fascinante como a mente de Machado era tão desenvolvida na época, e como os sentimentos dos personagens foram tão bem descritos em meados século XIX. O final "em aberto" deixou-me extremamente curiosa.

Grazielly.Vieira 08/06/2023

Gostei da leitura, bem rápida e divertida. Uma história leve, gosto de contos da época (ainda mais do escritor ?).

Julia 26/05/2023

Braços
O conto aborda um romance proibido entre Inácio, um menino de 15 anos, e D.Severina. Ela trabalha e mora na casa dela de favor. Com o passar dos dias ele se apaixona pelos braços dela, e passa a aguentar os maus tratos sofridos, somente para continuar convivendo com ela. Um dia ele sonha que Severina o beijou e nunca se esquece desse sonho, porém o que ele não sabe é que o beijo realmente aconteceu.

isabella638 03/05/2023

Uns braços
Conta a história do Inácio, e da sua primeira paixão aos 15 anos (pela esposa de seu chefe, de 27 anos).
A história mostra o lado do menino, e a melancolia que o sentimento não correspondido trás, pensa diversas vezes em ir embora, se demitir e voltar para sua casa, mas sua admiração pela Dona Severina não permite.
Até ai tudo bem, paixão "inocente" de adolescente, até que chega o dia que a infeliz da mulher começa a sonhar e desejar o menino, e por impulso BEIJA ELE ENQUANTO ELE ESTÁ DORMINDO.
Enfim, ai ela se culpa horrores e no fim Inácio vai embora, e segue a vida inteira romantizando a sua primeira paixão e acreditando que aquele beijo foi apenas um sonho.

"Percebeu que sim, era amada e temida, amor adolescente e virgem, retido pelos liames sociais e por um sentimento de inferioridade que o impediande reconhecer-se a si mesmo.[...]Dona Severina sentiu bater-lhe o coração com veemência e recuou. Sonhará de noite com ele, pode ser que ele estivesse sonhando com ela. Desde madrugada que a figura do mocinho andava-lhe diante dos olhos como uma tentação diabólica."

"Através dos anos, por meio de outros amores, mais efetivos e longos, nenhuma sensação achou nunca igual à daquele domingo na Rua da Lapa, quando ele tinha quinze anos. Ele mesmo exclama as vezes, sem saber que se engana: E foi um sonho! Um simples sonho!"

Teti 26/02/2023

A primeira maria mucilon
"D. Severina tratava-o desde alguns dias com benignidade. [...] e havia mais do que brandura, havia desvelo e carinho. [...] conselhos, lembranças, cuidados de amiga e mãe, que lhe lançaram na alma ainda maior inquietação e confusão."
"D. Severina viu que a boca do mocinho, graciosa estando calada, não o era menos quando ria."
"Parece que o sono dava à adolescência de Inácio uma expressão mais acentuada, quase feminina, quase pueril. [...] mas, ao mesmo tempo que o achava criança, achava-o bonito, muito mais bonito que acordado, e uma dessas idéias corrigia ou corrompia a outra."
Christiane Tanajura 26/03/2023minha estante
PRIMEIRA MARIA MUCILON AKKAJSJSKAKAKJAAKAK
na escola trabalharam esse conto e qnd passava os quadrinhos td hr eu gritava "PEDOFILIAAA" KKKKKK
acho q na sala fui eu q fiquei mais indignada com esse ngc ?

Teti 24/04/2023minha estante
não é apesar da pedofilia e sim por causa da pedofilia que esse é um conto belíssimo. isso é literatura.

Lira Juazeiro 12/02/2023

Borges é um homem grosso e com ares de senhor de escravo como muitos o são com aqueles que são seus funcionários e/ou de poder aquisitivo menor. Dona Severina é a famosa e comum falsa moralista. Inácio coitado, apesar dos pesares, soube controlar seus desejos, mesmo que esses o tirassem o foco de seu trabalho.

@quixotandocomadani 03/06/2022

Inácio um garoto de 15 anos se apaixona por D. Severina, mais especificamente pelos seus braços.

O que é fantasia ou realidade? O mesmo fato que foi sonho para um, foi real para outro. É também sobre o amor platônico, idealizar o amor não vivido.

"Há ideias que são da família das moscas teimosas: por mais que a gente as sacuda, elas tornam e pousam."

Gigis 17/02/2022

não
achei estranho, n gostei muito não, pra ser sincera. Mas assim respeito quem gostou. Achei a cena do beijo estranha