Uns Braços

Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

Ana Beatriz 2G 31/03/2018

Proibições
Se trata de uma paixão entre o empregado (Inácio) e a patroa ( D.Severina), onde ele se apaixona por conta dos braços dela que só vivem de fora, se trata de uma paixão impossível, até porque ela é comprometida com Borges, mas mesmo sabendo disso o garoto continua apaixonado. Isso já é do ser humano, gostar de coisas proibidas e complicadas.

Brenda.Dias 31/03/2018

Uns braços
O conto trata de Inácio um garoto que começa a trabalhar muito jovem e se apaixona inocentemente pela sua patroa, porém seu patrão não deixava Inácio nem olhar para sua patroa ameaçando o menino de contar a seu pai e tomar medidas brutas. É um conto interessante pelo fator de ter mistérios e ilusões e por ser um conto que conta uma história de amor e um trabalho em gosto por parte de um jovem.

Alice Vitória 2 F 31/03/2018

Uns Braços
É um bom conto , pequeno e não tão difícil de se ler ,nos mostra a história de Inácio que tinha 15 anos e se apaixona pelos braços de D. Severina , mulher de Borges, seu patrão .

Leticia.Lima 31/03/2018

Esse conto mostra a história de um garoto de 15 anos que tem uma certa fissura pelo braço da mulher do homem que o contrata . Relativamente bom ,mas estranho também (risos)

Bianca Magalhães 2G 30/03/2018

O conto fala sobre a paixão de Inácio, um jovem de 15 anos, que se apaixona pelos braços de D. Severina, mulher de Borges, ele quem deu um trabalho para Inácio. A paixão de Inácio por D. Severina, no começo não era recíproca, mas, depois de tanta desconfiança da parte dela, sobre oque ele sentia, ela acabou se interessando por ele, mas não houve final feliz para essa paixão, pois, Borges mandou Inácio de volta de onde veio, e só restou as lembranças das sensações vividas.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Raissa.Francine 30/03/2018

Uns braços - 2F
O conto trata da história de um jovem chamado Inácio, de quinze anos, que mora com o solicitador Borges em uma casa. Essa história revela a confiança do Inácio, por que ele tinha se apaixonado por uma mulher chamada D. Severina e os seus braços e assim ficou com ela.
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Larissa.Bonfim 30/03/2018

Gostei muito do conto pois fala da confiança que é muito dificil ter, foi o caso de Borges e Inácio, onde ele é um garoto de apenas 15 anos que trabalha na casa de Borges e acaba se apaixonando por D severina e seu braço.

Danilo.Santana 30/03/2018

Enganado
fiquei um pouco decepcionado com este livro, pois por onde li a história não se passa em quadrinhos. Não sei se realmente é em quadrinhos o livro. A este motivo dou meu descontento com a leitura.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
O conto Uns braços foi adaptado para HQ (histórias em quadrinhos). Porém, o texto indicado para leitura é em prosa. Abraços

Madu.Borba 30/03/2018

Maria Eduarda 2C (uns braços)
O conto de Machado de Assis fala sobre um adolescente pobre chamado Inácio que vivia com a familia de Borges,seu patrão. Aos quinze anos trabalhava como escrevente,e inocentemente se apaixona por D. Severina por qual por um tempo foi maltratado por desconfiar da paixão e também foi lhe dado um beijo enquanto dormia.
Gostei, pois fala um assunto interessante que faz com que se prenda a história além de trazer em questão o trabalho infantil.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Breno.CauA 30/03/2018

Resenha 2C
Nesse conto de Machado, podemos perceber um tipo de romance melancólico( que sinceramente não faz meu gosto).
Tem uma toque de ambiguidade muito grande, podendo fazer o leitor mudar de opinião ao longo do conto.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante

Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante

Ana Carolina Gadéa 30/03/2018

Resenha - Uns Braços
A paixão de Inácio pelos braços de D.Severina de certa forma,no inicio,há de assustar o leitor,porém com o decorrer da pitoresca história de Machado de Assis é possível ser feita uma nova interpretação com relação ao conto.

Carolina.Athais 30/03/2018

Eu gostei desse conto ,pois o autor aborda um tema interresante, onde ele conta a historia de uma amor adolescente envolvendo o trablho infantil.