Uns Braços

Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Gusta 30/03/2018

Uns braços
Esse conto de Machado de Assis é mais um daqueles que deixam certa ambiguidade no ar, com direito a várias interpretações. O beijo, com o qual Inácio sonhava, aconteceu realmente, mas para ele não passou de um sonho. Então ele passa a ter aquela sensação daquele beijo de D.Severina.

Livia.Oliveira 30/03/2018

braços e sonhos
Há quem pode chamar esse conto de confuso, mas aos poucos ele se torna claro feito água. Claro, é notório e até esperado ver alguém estranhar a paixão de Inácio, um jovem de quinze anos, pelos braços de D. Severina, a sua patroa. Embora a mulher estranhe os olhares de Inácio e queira olhá-lo como uma criança, não resistiu ao garoto. No final, Inácio sai da casa sem nem se despedir da mulher, assustada diante do ato feito e dos pensamentos que tivera sobre Inácio enquanto atraída pelo rapaz. Um ótimo conto e bem divertido de ser lido.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Ler os textos machadianos ampliam nossa compreensão e possibilitam-nos uma maior compreensão do seu estilo. Muito bem, Livia. Todavia, "nunca ele pôs os olhos nos braços de Dona Severina, que se não esquecesse de si e de tudo. Também a culpa era antes de Dona Severina, em trazê-los assim nus, constantemente. Usava mangas curtas em todos os vestidos de casa, meio palmo abaixo do ombro; dali em diante ficavam-lhe os braços à mostra. Na verdade, eram belos e cheios em harmonia com a dona, que era antes grossa que fina, e não perdiam a cor nem a maciez por viverem ao ar; mas é justo explicar que ela os não trazia assim por faceira, senão porque já gastara todos os vestidos de mangas compridas." Machado de Assis em Uns braços (pensamento de Inácio)

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
" Nunca ele pôs os olhos nos braços de Dona Severina, que se não esquecesse de si e de tudo".Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas.

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo

Beatriz.Santos 30/03/2018

Decepcionante
Na minha opinião é uma obra meio fraca, conta uma história comum sobre desejos proibidos e ações erradas
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas, e por isso, o uso de outros artifícios sedutores.

Mr_Brener 30/03/2018

Realidade ou não?
Acho que neste conto o intuito de Machado era nos fazer rir, pois o desfecho desta história apesar de ser um tanto confuso chega há ser cômico, pois o garoto não teria feito nada para merecer punição vinda de Borges, mas como é Machado de Assis fica o questionamento. Inácio foi embora por causa do beijo que receber, mesmo sem ter consciência do mesmo, ou o marido de Severina viu alguma coisa que ficou implícito e passou despercebido?
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana

Wesley.Figueiredo 30/03/2018

Uns braços, um conto machadiano, traz-nos a história de um garoto chamado Inácio; ele era o funcionário de Borges (seu chefe) e também, um grande apaixonado por Severina(esposa de Borges). O que traz uma problemática, que dá um contraste e explica o nome da obra, é o porquê de Inácio ter apaixonado-se por uma mulher casada. Nessa época, as mulheres costumavam se vestir por completo, ou seja, não deixar nenhuma parte do corpo à mostra; e por um desvio do costume de Severina, levou ao Inácio apaixonar-se por ela, pois ela deixava seus braços descobertos, e isso era visto como vulgaridade, sendo assim, atiçou o garoto Inácio. Em um certo dia, Inácio dormia, e Severina depois de um tempo passou a corresponder ao sentimento de Inácio, e quando viu-o dormindo, não superou a vontade e deu um beijo no jovem; não sabendo que ele ao mesmo tempo estava sonhando com isso acontecendo.
Algo interessante que há de ser extraído para uma reflexão, é a repeito da realização de um desejo. Não ficou explícito que Inácio queria um beijo de Severina, mas intrínsecamente sim, pois quando uma pessoa está apaixonada pela outra, no mínimo, ela quer saborear a boca da outra. E é isso que o conto nos traz como reflexão, sonhar e ter fé, pois com base nisso, e também na busca pela realização, com a espera, o seu desejo pode ser realizado; não importa qual o impecílio que esteja a frente, não importa o que esteja impedindo, se é algo que você anseia, crendo, será concedido.
Detalhismo, fetichismo e obsessão
"Nunca ele pôs os olhos nos braços de Dona Severina, que se não esquecesse de si e de tudo.
Também a culpa era antes de Dona Severina, em trazê-los assim nus, constantemente. Usava mangas curtas em todos os vestidos de casa, meio palmo abaixo do ombro; dali em diante ficavam-lhe os braços à mostra. Na verdade, eram belos e cheios em harmonia com a dona, que era antes grossa que fina, e não perdiam a cor nem a maciez por viverem ao ar; mas é justo explicar que ela os não trazia assim por faceira, senão porque já gastara todos os vestidos de mangas compridas".
Machado de Assis em Uns braços (pensamento de Inácio)

Renan.Passos 30/03/2018

Um braço encantador
O conto "Uns Braços " de Machado de Assis, tem como protagonista Inácio , um menino de 15 anos de idade, que tem como sustento, trabalhar como ajudante de Borges, um solicitador.
Borges é casado com D.Severina , e Inácio acaba se apaixonando com os braços dessa moça e por aí a história vaí desenrolando.
O livro eu achei muito fraco, sem nenhum acontecimento que faça agente ler o que vai acontecer no final ,ou seja, eu queria que tivesse mas empolgação o livro.
Não gostei do livro , mas deve ter alguem que goste desse tipo narrativa.

Ysaa.Santtos 30/03/2018

maraisa santos
Uns braços é mais um daqueles contos que deixa a pessoa fazer sua própria interpretação, pois Machado de Assis não explica de uma forma explicita oque realmente aconteceu.
Este conto fala sobre um garoto de 15 anos chamado Inácio, que vai trabalhar como ajudante de Borges, então fica hospedado na casa dele. Borges é casado com D. Severina, Inácio acaba se encantando pelos braços dela, pois quando à via com os braços nus era como se fosse um relaxamento após um dia estressante de trabalho no escritório.
Certo dia Severina desconfia e vai no quarto de Inácio, chegando ela encontra ele dormindo, começa a admira-lo e lhe da um beijo mas o menino estava em sono tão pesado que nem percebeu. Severina ouviu um barulho em algum dos cômodos e temendo ser alguém que pudesse vê-la no quarto do garoto, saiu rapidamente. Pouco tempo depois Borges manda o garoto de volta para casa, no dia de ir embora ele não vê D. Severina, então leva consigo apenas sensações vividas.
Ninguém sabe o motivo de Borges ter mandado o garoto para casa. Será que ele percebeu algo ou estava realmente na hora de manda-lo embora....
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Várias mensagens, em vários níveis. A posição da mulher na realidade social da época, a importância do casamento. Casar-se representava na vida da mulher uma função importantíssima, pois só através do casamento poderia se alcançar um status social mais elevado. Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas.

Alessandra.Santana 30/03/2018

Uns Braços
Uns braços é um conto bem interessante, que prende o leitor, abordando as diferenças, o amor, as proibições, a traição. Mostra que o amor traz uma alegria e animo, pois, quando o sentimento do jovem passa a ser reciproco ele se sente feliz no local que tanto desejara ir embora, mostrando assim o poder do sentimento e nos fazendo pensar nas decisões tomamos em nossas vidas.

Thamires 29/03/2018

Uns abraços
O conto descreve a história de garoto Inácio de 15 ,que mora com D. Severina e seu marido o Borges, para quem o rapaz trabalhava como aprendiz a pedido de seu pai. Ele não tinha uma boa relação com seu patrão, pois fazia tudo ao contrário do que lhe era pedido por falta de atenção.
D. Severina o tratava com indiferença, talvez nunca nem observara direito no Borges era um solicitador ,após várias semanas vivendo na família formada apenas por Borges e D. Severina, o amor do menino vai crescendo excessivamente junto com sua desatenção.  O sentimento havia de ser reciproco. Dias se passaram e Inácio passou a ser feliz ali, a paixão lhe ascendia uma alegria que não experimentara antes no local de trabalho que antes desejava tanto ir embora e, agora, os belos braços à mostra de D. Severina o-mantinham ali. O sentimento era reciproco, mas os dois  não sabiam disso, os desejos e sentimentos eram secretos. Em um certo dia dona Severina descubriu , e resolver tratar ,como trata seu marido Mas era impossível parar de observa-lo, era ainda mais belo dormindo. D. Severina ficou tanto tempo ali olhando o rapaz, que confundiu sua imaginação com a realidade e o-beijou ali mesmo. Assustada com o que fizera, saiu correndo pensando que Inácio teria acordado. Alguns dias se passaram e D. Severina não o-tratava mais da mesma forma; era severa. Inácio não entendera o por que de tanta mudança, ate que Inácio foi despedido por seu chefe sem um motivo aparente, e tudo que conseguia pensar era no dia em que sonhara que beijou D. Severina .
Não somente com idades diferentes ou em postos complicados como os dois personagens, que se tratavam de negócios e poderia prejudicar o trabalho de Inácio, mas também é algo comum de acontecer entre os seres humanos
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
A posição da mulher na realidade social da época, a importância do casamento. Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas, daí o uso de artifícios sedutores.