Uns Braços

Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

Amanda Macedo 24/03/2018

Resenha crítica- Amanda Macedo 2M
Esse conto conta a história de Inácio que tem 15 anos que vai trabalhar com Borges, um solicitador que é casado com Dona Severina. Inácio se encanta pela mulher dele e ela desconfia do interesse do rapaz por ela, mas age como se nada acontecesse e as vezes trata ele mal. Em uma certa noite Severina viu Inácio em um sono profundo e resolveu dar um beijo nele escondido e saiu apressadamente do quarto para que ninguém visse. No dia seguinte ele vai pra casa com a sensação boa sem saber que o que aconteceu foi verdadeiro que tinha sido apenas um sonho.
Gabriela.Nascimento 25/03/2018minha estante
undefined

Grace 27/03/2018minha estante
ok

Teti 26/02/2023

A primeira maria mucilon
"D. Severina tratava-o desde alguns dias com benignidade. [...] e havia mais do que brandura, havia desvelo e carinho. [...] conselhos, lembranças, cuidados de amiga e mãe, que lhe lançaram na alma ainda maior inquietação e confusão."
"D. Severina viu que a boca do mocinho, graciosa estando calada, não o era menos quando ria."
"Parece que o sono dava à adolescência de Inácio uma expressão mais acentuada, quase feminina, quase pueril. [...] mas, ao mesmo tempo que o achava criança, achava-o bonito, muito mais bonito que acordado, e uma dessas idéias corrigia ou corrompia a outra."
Christiane Tanajura 26/03/2023minha estante
PRIMEIRA MARIA MUCILON AKKAJSJSKAKAKJAAKAK
na escola trabalharam esse conto e qnd passava os quadrinhos td hr eu gritava "PEDOFILIAAA" KKKKKK
acho q na sala fui eu q fiquei mais indignada com esse ngc ?

Teti 24/04/2023minha estante
não é apesar da pedofilia e sim por causa da pedofilia que esse é um conto belíssimo. isso é literatura.

Camila.Neves 29/03/2018

Paixão diferente
Foi um conto muito engraçado,pois mostrou uma paixão diferente,cuja um menino chamado Inácio de 15 anos encantou-se pelos braços de D.Severina a mulher de Borges.Num dia de seu descanso D.Severina entra em seu quarto,percebe-se que ele estava dormindo,porém não sabia que estava sonhando com ela,o admira,e sem entender o motivo de estar ali,dali um beijo na boca,e em seu sonho a beijava...
Este conto queria mostrar um confuso beijo que para Inácio foi um sonho,na qual se apaixonou pelos braços da mulher.

Orientação para leitura do paradidático Contos ? Machado de Assis:

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.
2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.
3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Priscila.Pieper 08/06/2020

UNS BRAÇOS
Apesar de ser uma história bem conhecida por todos aqueles apaixonados pelo autor e pelos clássicos da literatura brasileira, devo admitir que, esta edição me surpreendeu, não apenas pelo preço, que convenhamos foi bem barato, mas pela qualidade do material, seja o papel utilizado, ou pela arte perfeita e detalhista de Fernando Vilela.

Como qualquer outro ser humano, Inácio lutava com os hormônios da adolescência. Com seus 15 anos, o jovem rapaz vivia no mundo da lua, ?trocava os papéis, errava a casa, ia em um escrivão quando era para ir em outro, errava os advogados, era o diabo? (P. 7) como dizia o solicitador, que não poupava as palavras nos momentos de cólera.

Não era que Inácio fazia de propósito, mas sua mente não conseguia se concentrar. Ele estava apaixonado, apaixonado pelos braços de D. Severina, a esposa de seu patrão. E antes de qualquer coisa, que fique claro que ela tinha o costume de usar mangas curtas, à um palmo abaixo do ombro, deixando todo o resto à mostra! Eles ?eram belos e cheios, em harmonia com a dona? (P. 9), era impossível não olhá-los!

Em um certo domingo, logo após o almoço, o jovem rapaz se dirige ao seu quarto em busca de descanso. A vista para o mar, o balanço da rede e o livreto que tinha em suas mão, formavam a receita certa para uma cesta. Fechando seus olhos, ele começa a sonhar, e após cinco minutos, vê D. Severina ir em direção
à rede sorrindo. Era ela. Eram seus braços. Eram seus lábios. O quê? Seus lábios? Estava de fato sonhando? Não, não podia ser!

Dos mais velhos aos mais moços, somos mais uma vez envolvidos de início ao fim com a trama machadiana. Uma história divertida e intrigante para aquelas leituras de um fim de tarde. Uma forma diferente de atrair a atenção dos adolescentes para os clássicos do século XIX.

Boa leitura!

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/
Gabriel 08/06/2020minha estante
Li esse conto há poucos dias.
Ótima trama, que você descreveu com a devida empolgação!
Parabéns

Priscila.Pieper 08/06/2020minha estante
Muito obrigada, leirbag! Fico feliz que tenhas gostado!!!

Nalanda.Rocha 18/03/2018

Uns braços
Inácio trabalha e dorme na casa de Borges, com um passar do tempo Inácio começa a se apaixonar por D. Severina, a esposa de Borges, ele fica muito encantado pelos braços da mulher. D. Severina desconfia do garoto por sempre perguntar sobre o bem estar de Severina. Ela começa a tratar mal o garoto, mas um certo dia ela o ver dormindo e resolve da um beijo na boca em quanto Inácio estava sonhando com ela, o pobre garoto acorda sem saber que o beijo do sonho foi real, porém o Borges tira o garoto de casa e manda voltar para a casa do teu pai, sem se despedir de D. Severina ele sai de casa.
Eu gostei muito do conto por ser bem detalhado, porém não consegui pensar em uma lição de moral... ?
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Santos 19/03/2018

É a história de Inácio, jovem de 15 anos que vai trabalhar como ajudante do ríspido solicitador (funcionário do Judiciário, algo entre procurador e advogado) Borges, morando na casa deste. É lá que acaba se encantando com os braços de D. Severina, companheira do seu patrão. Severina da um beijo em Inácio em quanto ele dorme, Inácio nada preocupada achando que foi apenas um sonho e severina com um grande medo, a história e narrada de uma forma bem empolgante com uma certa inocência e vem com uma criativa que encanta o leitor.
O que podemos comprovar com a leitura de Uns braços, onde dona Severina beija o rapaz, e este permanece dormindo; não acorda para surpreendê-la, seja positiva ou negativamente. Potencialmente, resta sempre uma dúvida, uma incerteza, uma sensação de desconforto provocada pela não resolução das questões no texto machadiano.

Victória 2°J
Grace 20/03/2018minha estante
ok

Rodrigo.Cruz 07/03/2018

2J Rodrigo cruz Silva
Inácio, rapaz de 15 anos, filho de um barbeiro, é colocado pelo pai como estagiário de Borges. Este vive maritalmente com D.Severina, e abriga Inácio em sua casa, irritando-se constantemente com as distrações do moço. A verdade é que Inácio se apaixona por D. Severina; se encanta especialmente com os braços da jovem senhora. Quando percebe os olhares de Inácio, a mulher passa ao conflito: ele ainda é muito jovem, ela é uma mulher comprometida. Mas são apenas olhares. Em um domingo Borges sai de casa, e D. Severina observa que Inácio dorme suavemente na rede. O rapaz está a sonhar com ela e, neste instante se dá uma incrível coincidência: ao sonhar com o beijo de D. Severina, Inácio é realmente beijado pela mulher. Depois do ato impulsivo, D. Severina passa a se reprimir pelo que fizera e passa a tratar o rapaz secamente e a cobrir os braços com um xale. Inácio, ainda mais distraído da realidade com seus sonhos, não percebe a mudança da senhora. Após uma semana, Borges irá dispensá-lo sem nenhum sinal de rudez, embora não permita que Inácio se despeça de Severina, alegando que ela estaria com muita dor-de-cabeça. Os anos se passam e Inácio nunca teve sensação igual à daquele beijo, que para ele não passara de um sonho.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Ester 2º C 18/03/2018

Uns braços
O conto é bem humorado e depois de ler até o meio começa a ficar bem atraente. O engraçado é o fato de um garoto de 15 anos se apaixonar pelos braços de uma senhora. Gostei do conto belo fato de não ser uma história monótona e sim diferente, não é um conto longo que cansa a pessoa de ler então só pontos possitivos.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.

Yasmin Cruz 11/03/2018

Uns braços
Um livro que eu considerei bastante engraçado mesmo que seu gênero não seja comedia, o fato do menino ter se apaixonado por um membro traz um ar cômico a história ainda mais quando se trata de um garoto de 15 anos, o conto ele se torna muito curioso pois as verdadeiras respostas não vem a tona nem para quem estar lendo nem para o próprio personagem.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos, já que os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher com o uso de mangas excessivas.

Ingride 11/03/2018

Uns braços

Gostei e não gostei do conto, no começo achei meio estranho o fato do menino ter se apaixonado pelos braços de Dona Severina, porém com o passar dos contos achei bastante interessante a forma como um garoto se apaixonou perdidamente e a forma como ele sonhava com isso
Ana Paula Paim 13/03/2018minha estante
Olá, Ingride
No conto percebemos um tipo de obsessão (fetichismo) pelos braços de Dona Severina. Discute ainda, a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Aí vemos um jogo de várias mensagens, em vários níveis:
nível das casualidades e sucessos da vida - coincidência do beijo sonhado e do beijo real;
nível psicológico e social - Severina e Inácio são oprimidos por Borges;
crítica ao objetivismo positivista vigente ? o sujeito e o objeto se entremeiam e se confundem.
É por isso que Machado de Assis deva ser lido e relido em várias fases da vida. Abraços

Felipe.Matos 16/03/2018

Uns braços
O que me deixou bastante intrigado verdadeiramente foi o nome do conto, gostei bastante desse conto achei ele bastante poético, ví um potencial muito grande pra esse conto se tornar um livro detalhado e talvez modificar algumas partes e de certa forma trazer a verdadeira resposta para o mistério que ficou no conto.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
O conto reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Para as mulheres, os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo com o uso de mangas excessivas. Daí a utilização de de artifícios sedutores.

Edu 16/03/2018

Gostei do livro apesar do começo ser de fato o título do livro o que acaba deixando o seu inicio meio confuso,porém com o passar das páginas o conto vai ganhando forma e vai ser tornando bastante interessante com todas as peças (ou pelo menos a maioria delas) se encaixando.

Julia.Neves 16/03/2018

Uns Braços
O começo achei um pouco estranho até engraçado pelo contexto , por um menino se apaixonar pelos braços de Dona Severina . Mas acabei me empolgando com , o conto e ele é bastante legal e interessante , da forma que o menino se apaixonou .
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado tem essa capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada).

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo.

Bruno.Santana 17/03/2018

O conto fala sobre um garoto de 15 anos de idade que tem um fetiche pelos braços de D. Severina,esposa de Borges,é um conto que mostra uma paixão um tanto quanto estranha,que
acaba sendo até engraçado um pouco.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Maior liberdade e ostentação concedida ao traje da mulher casada.
Mistérios na obra de Machado de Assis: entrelaçamento entre vontades e destinos, a relação entre seres é, no fundo, um grande enigma que se repete em infindáveis permutações.