Relato inspirado por orelhas

Relato inspirado por orelhas Paula Febbe

Resenhas - Relato Inspirado por Orelhas

Abduzindolivros 01/08/2021

a vida né
Recortes de uma vida familiar normal: casamento, traições, filhos, surtos, violência, nada de novo sob o teto de uma família tradicional. Por que se interessar por isso? Pelo charme que a Paula Febbe emprega para contar essa história.

Duda 31/03/2022

Relato inspirado por orelhas
Na minha humilde opinião a orelha aqui fazem referência as mulheres, mais a avó, que viveu uma vida de abusos e absurdos sem mover uma reclamação.

@jana450 30/08/2020

Flui perfeitamente
São capítulos bem curtos com ótimos títulos com possíveis reflexões.

Andrea 31/08/2023

Ainda não consegui achar um sentimento para esse livro, o que não é de forma alguma negativo. Sinceramente, me faltam palavras nesse momento.

Kamilla Gabriela 23/03/2023

Paula Febbe consegue nos chocar com uma realidade crua e que, infelizmente, é a realidade de muitas famílias, inclusive? a minha. ?Relato inspirado por orelhas? é uma obra única, que vai falar de forma diferente com cada leitor e, em uma releitura, de um forma diferente com o mesmo leitor. Leia e entenda!

?Ela sempre viveu em função de outro alguém, nunca dela mesma, o que pode ser muito honesto, principalmente, quando não se é, nem se pode ser ninguém.?

?Ela esfregava cada canto da casa com uma força descomunal, querendo que toda aquela sujeira fosse embora. O que ela não percebia é que a sujeira nunca iria. Aquilo do que ela esperava se livrar não sairia com excesso de produtos químicos. Apenas, talvez, com soda cáustica? mas ela teria que ingeri-la.?

??Entre quatro paredes, tudo vale.?? No entanto, quatro paredes podem ser extremamente prejudiciais quando escondem agressões de quem vale menos do que elas mesmas.?

?Ainda assim, é inevitável pensar que metade das pessoas que iriam ao meu velório nunca teriam ido a um aniversário meu.?

?Sei que a desapontei. Só não sei se sinceramente me importo com isso.?

Rascunho com Café 18/02/2015

Um livro para ser apreciado repetidamente
Relato Inspirado Por Orelhas entrou para a lista de livros que eu li em um dia (até a minha mãe se admirou, pois ela saber que eu leio devagar) e também entrou para a lista de livros que com certeza relerei, pelo simples fato de carregar dentro de suas páginas o drama, o humor sarcástico e passagens que fazem todo o sentido na vida de todas as pessoas.

O livro traz vários relatos que faz com que nos sintamos como uma criança espiando atrás da porta, assistindo a todos aqueles pequenos componentes, todos aqueles acontecimentos. A autora mistura honestidade e sarcasmo ao descrever os personagens através do ponto de vista de uma mulher que faz parte daquela família tão cheia de defeitos, e nos dá a oportunidade de fazermos as nossas próprias interpretações dos fatos que ela descreve com uma pitada de mistério na estória.

Infância, trabalho, amor, traição, hábitos peculiares. Esses são só alguns temas dos quais nos deparamos no livro. A vida vazia dos personagens e suas reflexões acerca de detalhes valiosos para o enredo e para o leitor faz com que nos sintamos emocionalmente confusos, não só em relação a estória em si, mas sobre como estamos vivendo, do que temos medo.

Em conclusão, digo que o único defeito desse livro é que ele tem pouquíssimas páginas. Paula Febbe mostrou que podemos sim, contar uma boa estória "pé no chão" em poucas linhas, mas com muito significado. Espero ansiosamente por mais dramas da autora como esse.

site: www.rascunhocomcafe.com

Rafa 15/03/2015

Arrastando as Alpargatas
O livro é pequeno em extensão, mas grande em conteúdo. A protagonista nos leva numa conversa sobre sua vida e as pessoas presentes nela.

A história é toda entrecortada e não segue um ritmo "normal", por vezes, parece que falta uma história anterior para que entendamos realmente o que está acontecendo ali. Mas isso não é defeito, pelo contrário, é o formato escolhido pela autora de relato, diário, em que a personagem nos mostra as coisas da sua própria perspectiva.

Através de capítulos curtos, misturando prosa e poesia, a autora é uma das únicas (para não dizer a única) que me fez lacrimejar com uma cena de violência. Quando estava lendo, estava imersa naquela história e envolvida com o que acontecia, apesar da estranheza do formato.

É do tipo de livro que tem que mergulhar. Tire um sábado e leia o livro todo, seguido, sem parar. Ainda assim, eu fiquei com a sensação de - o que eu perdi? Que foi isso? Precisando de uma releitura, porque como você tem que ler através do texto, talvez numa segunda leitura retire coisas diferentes da primeira.

Eu fiquei cheia de dúvidas com o término do livro, assim como tinha ficado com o primeiro que li. Ambos me trouxeram sensações de nojo, piedade, de admiração. Ambos os livros brincaram com as minhas emoções, me estapearam, me envolveram. Super recomendo a leitura!

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Desenhando em Letras 15/05/2015

Fantástico.
No mundo literário existem inúmeras obras de romance, destacando-se juvenis e adultos, e, embora narrem aventuras diferentes, todas seguem um padrão pré-determinado. Há sempre uma mocinha injustificada, um homem perfeito ou vice-versa, que tenta um lugar ao sol, seja mostrando seu trabalho, conquistando espaço entre seus inimigos e por aí vai.

Relato inspirado por orelhas, entretanto, não é uma obra ortodoxa nesse quesito, e isso foi um ponto mais do que positivo. Arrisco a dizer que foi uma jogada de mestre da autora, Paula Febbe, que, além de nos expor uma narrativa muito engraçada - e em alguns momentos trágica -, não deixa de lado a apresentação do cotidiano de muitas pessoas.

É impossível que o leitor não se identifique com alguma das passagens do livro. Explico: o enredo é contado através da visão de uma protagonista e, olhem só: não há nomes. Conforme vamos lendo, podemos sentir toda a angústia de uma vida sofrida, onde ela foi abandonada pelo pai - um galanteador que resolveu trair a esposa e fugir com a amante -, passamos pelo período em que ela cresceu, tornou-se profissional e sua vida começou a virar de ponta cabeça. A partir daí, volto a salientar a proposta nada ortodoxa da obra, pois os romances aos quais tive contato anteriormente narravam casos de garotas angustiadas com a sua própria vida, que queriam se sujeitar às vontades de um homem ou que desejavam conquistar o garoto "perfeito" da escola. A perfeição não existe nesse livro. Claro, há a perfeição textual porque a história foi extremamente bem elaborada, mas para por aí.

A perfeição a qual me refiro é justamente nessa vida que toda garota idealiza nas obras literárias; em Relato inspirado por orelhas é retratada apenas a realidade, o que é corriqueiro na vida de milhares de pessoas.

Aqui, encontramos traição e mágoa, mas sempre apresentadas com uma boa dose de humor. Como mencionado, o texto é exposto através da visão de uma mulher; como as histórias mostradas no livro se misturam às histórias de vida da maioria dos brasileiros, acredito que a ideia da autora tenha sido a de brincar com a cabeça do leitor: essa garota pode ser sua mãe, sua irmã, pode ser até mesmo você.

site: http://desenhandoemletras.weebly.com/blog/resenha-relato-inspirado-por-orelhas

sarah 26/11/2020

Refletir
Livro com capítulos curtinhos e de muita reflexão, ler e pensar acho que é o mantra desse livro.

Alê 14/01/2021

Orelhas não falam...
As mais feias e sujas características de uma família, abertas e expostas como uma ferida pútrida. Tudo isso através de uma linguagem poética, o que te faz trabalhar a interpretação além do que já está óbvio. Leitura rápida, fluida, e impactante.

Helena 14/08/2022

Nunca li nada desse tipo
No início do livro pensei "Não sei se estou gostando, mas é diferente".
Comecei a gostar depois do capítulo de Paris.
É cômico fazer referência a "casos de família"?
É o que me veio a mente.
Fico muito curiosa em saber o que pode ter sido real ou não. Se esse foi o primeiro livro da Paula, imagine com o que mais ela ainda pode surpreender? Vou estar acompanhando com uma lupa.

Pedro 06/04/2023

Genial, tocante, espetacular!
Me faltam palavras para descrever o que senti durante a leitura e o que ainda estou sentindo após seu término.
Esse é meu primeiro contato com a escrita da Paula e, gente, que espetáculo de obra.
Cada um dos relatos aqui descritos me tocou profundamente. Alguns me chocaram, mas o que mais gostei foi a forma como essa história foi contado, pois faz parecer que é um relato da vida real.
Sobre a escrita da Paula, dispensa comentários. Uma escrita poética com metáforas muito bem encaixadas. Já quero ler todas as outras obras dessa autora. Se você ainda não leu, leia!

Dallas 22/09/2017

Uma história de muitos, mas que começa com um.
As orelhas guardam segredos. Afinal, são elas que passam a vida toda ouvindo os segredinhos misteriosos e as coisinhas sujas que são cochichadas por ai. Não somente isso. As orelhas também ouvem os pensamentos, a índole, as idéias... Ah, o que elas poderiam nos contar se pudessem falar.
Relato inspirado por orelhas é uma história de muitos, mas que começa com um. Acompanhamos o protagonista desde sua infância até o momento que ele mesmo revela seu segredo mais sujo.
Paula Febbe não conta uma história, ela nos mostra. Ela nos obriga a entrar na cabeça do protagonista e VER tudo que ele sabe. Veja, Sinta, Chore, Angustie-se...
É um livro onde cada leitor terá um ponto de vista diferente sobre os acontecidos. É um livro que não pode ser contado, mas sim vivenciado. Não lido, porém, sentido.
Um final arrebatador de cair o queixo onde o leitor voltará algumas paginas se perguntando... É isso mesmo que eu entendi?
Mas essa é a autora. Se você já leu outros livros dela, e está lendo esse, e mesmo assim quer realmente algo positivo e alegre... Então isso já não é mais uma conversa.
Resenha abaixo no canal Pulp Fictions com Lucas Dallas

site: https://www.youtube.com/watch?v=i_WLSQO0nq4

Luuh Thompson 06/11/2017

Resenha: Relato inspirado por orelhas
“Relato Inspirado por Orelhas” foi escrito em forma de prosa (poética) abordando vários assuntos como traição, ganância, ódio, infância, trabalho, saúde, amor, alguns hábitos peculiares, drama, e ainda com muito humor sarcástico.

"Orelhas não falam. Uma resposta seja ela bem ou mal educada nunca virá de orelha alguma, não importa o que ela ouça."

O legal é que a prosa contém poucos detalhes, o que faz com que agente trabalhe nossa imaginação. Deve ser lido com calma e atenção para cada detalhisinho.

"O amor nada mais é do que o medo carregando um cobertor e uma caneca de chocolate quente."

Esse livro nós leva a profunda reflexão sobre nossos atos, como falamos mais que ouvimos e como fazemos algo impensado. Me tocou demais o modo que a autora escreveu, cada palavra, cada folha, cada relato, você acaba refletindo sobre a vida e nossas atitudes.

"Ainda assim, é inevitável pensar que metade das pessoas que iriam ao meu velório nunca teriam ido a um aniversário meu."

No livro não há uma protagonista específico, ela fala sobre os avós, o pai, a mãe, a madrasta, sobre tudo um pouco. Casamento, fé, música, infância, eventos.... e muito maais.... Não da pra falar muito sobre cada prosa, mais posso garantir que vocês iram amar.

É um livro muito delicioso de ler, que te prende do começo ao fim. Super indico.

Classificação: 5/5

site: https://mocalliteraria.blogspot.com.br/2017/10/resenha-relatos-inspirado-por-orelhas.html
Paula Febbe 21/12/2017minha estante
Obrigada!

Renato Zanotte 22/03/2022

A vida sem rodeios
Gostei muito do tipo da narrativa, como se fossem pequenos poemas, pequenos textos, separados cada um com seu título mas que interagem e criam todo um contexto.
A vida nem sempre é o que passa na novela. As pessoas nem sempre são felizes. Não é como uma selfie no Instagram. Há muita coisa que não vemos, e muita coisa que não querem que vemos.

O texto da Paula é um tanto quanto visceral, em alguns momentos me senti incomodado pela veracidade (ou verdade) como era passada as informações. Ótimo texto para que possamos ver que a realidade é muito dura à vezes. Que o que somos hoje, é a soma de todos esses fatores, e esse resultado pode ser para o bem ou para o mal.