Safo de Lesbos

Safo de Lesbos Safo

Resenhas - Safo de Lesbos

Vittor Az 10/02/2022

Verdades...
Na verdade, estou lendo "O essencial de Alceu e Safo", de Albano Martins, mas não consegui registrar o livro aqui no site. =/

Alceu faz um mesmo comentário que Hesíodo em "Os trabalhos e os dias":

Alceu: É penosa a estação e tudo esmorece com o calor. Entre a folhagem, docemente a cigarra canta... Floresce o cardo. É a hora em que as mulheres se tornam mais fogosas, e mais fracos os homens, pois que Sírio as cabeças abrasa e os joelhos.

Hesíodo: Quando o cardo floresce e a cigarra sonora,
pousando numa árvore, derrama um canto claro
e constante de sob as asas, na estação do verão cansativo,
é então que as cabras são mais gordas, o vinho melhor,
as mulheres mais lascivas e os homens mais fracos,
pois Sírius queima a cabeça e os joelhos,
e a pele resseca sob o calor. Mas então
é o tempo da sombra de uma rocha, um vinho biblino

Alceu:
- Planta videiras de preferência a outro qualquer arbusto
- Diz o que queres: ouvirás talvez o que não queiras
- O dinheiro é o homem. A nenhum pobre, com efeito, honra nem dignidade se concede

Safo:
- Vem, pois, ó Cípris, coroada de grinaldas, e derrama graciosamente nas douradas taças o néctar associado aos festins
- Velava-lhe os pés uma única lavrada - belo trabalho lídio
- Quem é belo é belo enquanto se olha, mas quem é bom será simultaneamente belo
- Sem virtude, a riqueza não passa de um hóspede incômodo. A união de ambas traz a felicidade extrema.
- Tal como, num alto dum ramo,
no alto do ramo mais alto,
a maçã se tinge de vermelho,
ali onde, na colheita, a deixaram,
esquecida - a deixaram esquecida, não:
porque não puderam chegar-lhe...

- Por toda Lídia

- A morte é um mal. Assim os deuses
o entendem. Se não o fosse,
também eles morreriam.

I. de Rohan @izabelderohan 31/05/2021

Edição muito bonita, com desenhos e gravuras coloridos, e prática. Apenas o melhor de Safo com uma boa tradução e edição bilíngue.

Christiane Tanajura 25/05/2023

Não nasci pra entender linguagem poética ?
Até que é legalzinho, mas nn entendi NENHUM POEMA, SÉRIO KKKKKKKK

eu sei q isso é mais um problema meu do que do livro em si, mas né, resenha é pra falar o a vc acha do livro, meu problema com poesia afetou minha leitura- ?

por outro lado, a parte informativa é bem explicativa e interessante e foi uma ótima escolha colocar a versão original dos poemas em grego :)

TalesVR 08/07/2019

Amor
Infelizmente apenas fragmentos de Safo de Lesbos chegaram até nós, essa que possivelmente foi a primeira poetisa erótica do Ocidente. Interessante notar essa parte de um fragmento:

''A mais bela coisa deste mundo
para alguns são soldados a marchar,
para outros uma frota; para mim
é a minha bem-querida.''

Enquanto os homens guerreavam em Troia, na Macedônia e na Pérsia, Safo amava a sua bem-querida em Lesbos. Sua poesia é sútil ao mesmo tempo que avança para o campo do erotismo, sempre brincando com o doce e o profano. Safo não tem medo de dizer que quer a sua amada, ao mesmo tempo que parece uma adolescente apaixonada pela primeira vez. A julgar pelo número de mulheres que ela dedica os seus poemas, é possível dizer que ela viveu bem (rs).

Mas Safo é mais que isso:

''Como a doce maçã que rubra, muito rubra,
lá em cima, no alto do mais alto ramo
os colhedores esqueceram; não,
não esqueceram, não puderam atingir.''

Ela, como boa amante que era, sabia que o Amor brinca com a gente, não é tão fácil assim. Pode alguém atingir o Amor (Eros)? Brincando com o amor platônico, pode alguém realmente se apaixonar pelo outro e não apenas por uma idealização do Outro? Não sei, não é meu dever saber, eu serei como Safo: o mundo arde em chamas e eu só quero brincar com as palavras e com o Amor, não me importo se ele é meu ou não, importa que brinque comigo enquanto possa.

tori 03/12/2023

Conheço Safo já tem alguns anos, mas só depois de uma aula na faculdade tomei vergonha na cara pra ler o que restou de suas obras. A intimidade que ela tinha com as palavras e como fazia elas dançarem conforme o ritmo de seus sentimentos era lindo e é uma pena ter sobrado só alguns fragmentos que às vezes nem sentido faz. Mas é incrível ainda poder ler essas palavras. Safo é MÃE!

Morienti 27/12/2023

Não me cante canções do dia, pois o sol é inimigo dos amantes.
Um conjunto de poemas e liras contados pela poetisa grega Safo, da ilha de Lesbos. Sua poesia explanava uma percepção sobre amor, vida, natureza e beleza. Seus mais bonitos contos de amor são sobre mulheres, o que lhe rende a reputação de poetisa homoerótica. De Safo também descende os termos "Lésbico" e "Sáfico", irmãos de uma mesma descrição, que diz respeito ao amor entre mulheres.

"O que é belo é bom e o que é bom depressa será também belo."

"Não me cante canções do dia, pois o sol é inimigo dos amantes. Cante as sombras e a escuridão, cante as lembranças da meia-noite."