Um Gato de Rua Chamado Bob

Um Gato de Rua Chamado Bob James Bowen

Resenhas - Um Gato de Rua Chamado Bob

Amélias 24/03/2024

"Éramos eu e Bob contra o mundo mais uma vez."
O que dizer sobre esse livro?

Esse livro é perfeito para os amantes de animais. É uma história que se torna ainda mais emocionante quando você descobre que é a baseado na real história do autor com o seu gato.

É tocante ver tudo o que autor passou nas ruas enquanto enfrentava um vício, longe de sua família e com apenas uma amiga por perto. Infelizmente, é o acontece com muitos que moram, ou moraram, nas ruas. Porém, James e Bob ganharam uma segunda quando ambos se encontraram. Imaginar um gatinho de cachecol deitado tranquilamente nos ombros de um homem, é realmente uma cena inédita na minha cabeça e consigo imaginar a reação das pessoas ao ver uma situação dessas no meio da rua.

Acredito que o único ponto negativo, sobre o livro, é que há muitas cenas repetitivas que trazem um pouco de tédio. Por causa disso, minha leitura se prolongou mais que o comum.

Enfim, fico feliz por James e pelo Bob. Como disse o autor: "Todo mundo precisa de um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa..."
Thaí 24/03/2024minha estante
Eu só vi o filme, é uma fofura ?

floreslivrosechas 20/02/2024

Bob apareceu na vida de James num momento necessário.
Eu sempre soube que a presença dos animais de estimação trazem segurança e nos ajudam a vencer conflitos internos. Não vejo outro motivo tão significativo para Deus tê-los colocado aqui.
Esse livro é mais sobre a história de superação dos vícios e miséria que o James enfrentou antes e após o gatinho Bob entrar na vida dele.
Um testemunho real e comum de superação obtida através do vínculo afetivo com o animalzinho, mas que repercutiu e viralizou de forma bem incomum pq o cara teve a sorte de alguém jogar sua rotina no youtube.

Letícia 20/02/2024

O gato Bob
Abandonei esse livro a algum tempo e agora resolvi terminá-lo. Não o abandonei por achar ruim, só não consegui continuar na época. É uma leitura muito boa, que mostra a real superação de James junto com Bob, que foi quem o ajudou a se recuperar das drogas e recomeçar a vida de uma forma melhor. É um livro real com altos e baixos da vida dos dois amigos. E pra finalizar, Bob é muito fofo e vale a pena conhecer a história deles.

indyr 12/02/2024

Notas de rodapé
Essa história é antiga, de 2006. Já tem quase 20 anos.

O livro é todo adorável e tem um final adorável, mas ao pesquisar na Internet descobri que o Bob faleceu há 2 anos. Isso me fez refletir sobre como a vida desses pequenos é curta aqui na Terra, mas ao mesmo tempo sei que ele viveu muito bem desde que ele e James se encontraram. Vi também no YouTube que fizeram uma estátua para ele, se algum dia eu for em Londres, gostaria de ir lá, definitivamente.

Nesse vídeo em específico, teve um comentário que me tocou muito e me fez chorar igual um bebezinho: "mission complete Bob... God is pround of you." E bem, eu concordo.

aliiyh 02/02/2024

O gato acaba com qualquer ser humano com seu QI e cachecol
QUE LIVRO GOSTOSO DE LER! Eu não ficava tão relaxada com minha xícara de chá lendo o livro a muito tempo (sem deixar de ficar extremamente nervosa nos momentos de tensão). Leitura fácil, adorei a maneira que o James narrava seus sentimentos mais sinceros sobre alguns momentos do Bob, criando até mini falas que o gato poderia ter falado se o dono o entendesse, além de outros aspectos muito bons e bem característicos da sua narração. Bob é o gato mais ser humano que eu já soube da existência, isso é fato.

Leiturinha boa para abaixar seus níveis de ansiedade e também abrir os olhos para cenários que parecem bem distintos quanto ao nosso e ao lugar que vivemos (afinal o livro se passa em Londres), porém quando você analisa e entra melhor na história, percebe que nem tudo é tão diferente assim.

carlasetra 30/01/2024

Sessão da tarde, mas de coração quentinho!
Eu gosto de classificar esse tipo de livro como "sessão da tarde", o que não é ruim, mas também não é grandioso. O ponto é: Bob pode até ser um grande marco nessa leitura, mas ela só brilhará seus olhos de fato se na sua vida já houver existido um "bob". A forma como a relação do James e o gatinho se desenrola é muito familiar a qualquer gateiro. Uma "adoção forçada" começa com uma despretensão em ficar (ou o famoso "lar temporário"), uma desconfiança de que é possível criar um vínculo e, quando você menos percebe, ele faz parte de sua rotina de uma forma tão firme e rotineira que você jamais poderia amanhecer sem sua companhia. Animais de estimação, no geral, mudam nossas vidas de uma forma inacreditavel e é isso que o James mostra nesse livro. Esse relacionamento tão precioso e puro que chega a ser dificil colocar em palavras.O livro é uma graça, te mostra muitos lados bonitos (e também dolorosos como o momento em que Bob ajudou James a superar seu vício em drogas e a reconstruir sua vida) de uma relação entre um gato e seu dono. Vale a pena mergulhar nessa leitura! A história é contada em primeira pessoa, o que torna a leitura ainda mais envolvente. O autor descreve com detalhes seus sentimentos e pensamentos, e o leitor consegue se conectar com ele e com Bob de uma forma muito pessoal. O livro é uma leitura agradável e edificante. Ele mostra como o amor e a amizade podem transformar nossas vidas. É uma história que vai tocar o coração de quem já teve um animal de estimação. Achei que alguns detalhes poderiam ser mais desenvolvidos, mas tudo bem, não deixou de aquecer meu coração.

Lara 20/01/2024

Como eu queria dar 5 estrelas!?
? mas infelizmente não tem como. Entendo que o livro foi escrito pelo James Bowen, que não é escritor, em parceria com um escritor fantasma, mas a narrativa final, traduzida pra tantos países e se fazendo um sucesso tremendo, me causa uma sensação metódica. Na verdade, sinto que faltou um cuidado na tradução quando nos deparamos com conectivos típicos da linguagem britânica, que em nada adicionam no contexto das orações e deixam a leitura cansativa. Vejo isso em muitos livros, mas esse em especial me incomodou, pois criei muita expectativa na história do Bob.
No mais, gostei de haver uma produção que retrate o amor numa relação entre humano e felino. Sinto falta de narrativas como essa!

Gustavo 18/01/2024

Que livro leve e gostoso de ler! Uma frescor pra alma!
Como um bom gateiro, o que dizer desse livro? Leitura super fácil, super leve, super gostosa e passa voando, apesar de ter 236 páginas é super fácil ler em 2 dias.
Durante todo o livro é muito bom ver o relacionamento dos 2 além de perceber como é possível um simples gato ajudar uma pessoa a mudar de vida, a encontrar um propósito e tentar ser melhor por alguém. É muito enriquecedor ver James superando o vício dele com a ajuda do Bob e a conexão dos 2. E o mais impressionante é que foi real, pesquisei bastante sobre o Bob após ler esse livro, meio difícil não fazer isso pra quem gosta de gatos. Como coloquei no início, quem quer um livro leve, gostoso, e com uma lição valiosa e inspiradora, esse é o livro! Adorei conhecer Bob.

Vitu.. 14/01/2024

Um gato fofo.
Uma leitura muito gostosa de se ter,sobre a experiência desse encontro magnífico entre o James e o Bob. Independente da situação que seja, os animais tem um dom especial sobre nossas vidas, e nesse caso um gato muito fofo e corajoso, que mudou a vida de um humano e mostrou que o amor existe ainda mais forte, no mundo animal..

Taina497 06/01/2024

Apaixonada
Se já amava gatos, amo mais ainda depois dessa história.
Como pode uma amizade entre um humano e um felino ser tão forte e tão grandiosa com a de Bob e James? Simplesmente fantástica.
James é um usuário de heroína no processo de recuperação, tanto de sua dignidade como do sentido de viver.
Até que um dia tem seu caminho cruzado por um gato de rua ao qual ele dá o nome de Bob.
Iludido James acha que só cuidará de Bob por um ou dois dias, mas o bichano vai logo tratando de achar seu lugar favorito na casa de James, sobre o aquecedor. Os dois então passam a sair para trabalhar nas ruas de Londres onde James ganha a vida tocando sua guitarra, Bob por si só chama mais a atenção dos transeuntes do que o próprio James em muito tempo, o que faz com que os dois comecem uma história de diversão e lucros inesperados.
Entre idas e vindas, os dois passarão por grandes alegrias mas também por momentos de preocupação, o que só fará com que a amizade e o amor de ambos aumente cada dia mais.
? ? ? ? ???

Maria 23/12/2023

Muito fofo!
Mais um q tava na estante parado e foi subestimado.
eu gostei. não é ficção, não é um livro "barulhento", é uma leitura tranquila e leve na qual vc comemora e se emociona junto conforme os acontecimentos. recomendo pra quem quer um fofo e tranquilinho.

uchihanitro 15/12/2023

Uma obra perfeita!
Tenho muito a falar sobre esse livro, mas serei breve. Basicamente é o tipo de história pela qual você adquire muito carinho desde o início, incrivelmente escrita e a história abordada trás até mesmo vários tipos de reflexões como 'como é a vida de um morador de rua e/ou viciado?' e 'o que pode nos trazer de bom uma ligação entre humano e pet?'. Simplesmente adorável, logo estarei lendo os outros dois livros a respeito de Bob. Indico para qualquer um ler: leitura fácil mas que te trás muito ar de serenidade e bons sentimentos.

Helena.Zanol 04/12/2023

Bob
Chorei litros, muito linda a história, o jeito que James conta, como o Bob era com ele e sua conexão incrível com James.

Camila1437 24/11/2023

Bob
Achei interessante o estilo da narrativa e como foi descrito as situações e circunstâncias ocorridas, foi possível sentir um pouco de cada cena e qual o real significado por trás do livro!
Achei de grande valia a reflexão que ele trás para nossa vida e como não percebemos as pequenas decisões da vida, assim como as consequências e o reflexo na vida das pessoas que amamos.
Assim como Bob teve sua vida mudada e também mudou uma vida, trouxe luz e um caminho de companheirismo, juntamente com uma amizade.
Gostei da leitura, fluiu muito bem, e com um tema de tanta importância!

Liviy 19/11/2023

Não terminei, mas eu tô perto
(Mais uma resenha baseada na minha memória de peixe)
Gente, esse livro é a prova viva de q gatos mudam a vida de alguém, o cara na merda, todo fodido, adota um gatinho laranja, q ele nem queria, mas passou o acompanhar em basicamente tudo e tirou ele da merda, e o mais interessante é saber q isso é história real(do q eu lembro), não li até o final por pura preguiça na época, mas esse livro me marcou muito e é lindo