Um Gato de Rua Chamado Bob

Um Gato de Rua Chamado Bob James Bowen

Resenhas - Um Gato de Rua Chamado Bob

Vivian 26/02/2022

Amei conhecer sua história, Bob. ??
Fiquei realmente envolvida com a história de James e seu gato resgatado das ruas, Bob. Na verdade foi Bob que resgatou James, um viciado em drogas, trabalhador das ruas de Londres, sem nenhum sentido ou perspectivas na vida, até então.

Bob fez com que James fosse visto como uma pessoa, depois de tanto tempo de desprezo e invisibilidade perante as pessoas que passavam por ele todos os dias. Os olhares de repulsa e reprovação se transfomaram aos poucos em curiosidade, generosidade e amizade. Bob, um simples gatinho de rua fez com que as pessoas parassem e realmente olhassem, isso nos faz pensar em como desprezamos outros seres humanos tão facilmente.

A vida de James nunca seria a mesma sem o Bob, e foi encantador conhecer esta amizade tão linda e sincera que só quem tem um bichinho de estimação consegue entender plenamente. E também o que somos capazes de fazer por esse amor tão puro. Cuidamos deles como não cuidaríamos da gente mesmo. E isso fez com que James encontrasse um sentido em sua existência, um motivo para acordar todos os dias e enfrentar as ruas. Ele não estava mais sozinho.

As coisas não se tornaram fáceis, mas as dificuldades foram melhor superadas com a companhia desse amigo fiel.

Este é um livro que eu indicaria para alguém que ainda não criou o hábito da leitura. Uma história gostosa de ler, leitura simples, poucas páginas. É termino aqui com uma citação:

"Todo mundo precisa de um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob é eu agarramos a nossa..."

Jenniffer 08/04/2020

Uma lição de empatia e um prato cheio pra quem ama gatos!
Um livro simples, mas extremamente profundo e essencial para desenvolver empatia por quem está tentando sair do mundo das drogas. É incrível como um animal de estimação faz milagres na vida de um ser humano. Já era louca por gatos, agora então...

Karina 02/03/2020

Um gato que ajuda seu dono a superar certos vícios, nem sempre o melhor amigo do homem é o cão.....pode ser um gato! Acabou ganhando a simpatia do povo de Londres e do mundo também.

@renatavarelaescreve 28/07/2014

Primeiramente, quero só deixar bem claro que esse é o livro mais lindo que eu já li!
Quando eu comprei, uma amiga minha 'tirou sarro' de mim, perguntando por que eu comprei um livro sobre um gato... Mal sabia ela que Bob não é um gato comum.
É estranho falar tão bem assim de algo que você gosta tanto, com pessoas que ainda não tiveram contato com tal coisa, mas eu espero fazer bom trabalho.
Um Gato de Rua Chamado Bob é o tipo de história que parece ficção, e não é! É uma história real até demais, sobre um homem -James-, um ex-viciado em reabilitação... onde o gatinho entra na história?
Recém mudado pra seu apartamento novo, James encontra um gato laranja na escadaria do seu prédio e fica tentado a levá-lo pra casa. Só no terceiro dia ele o faz, e percebe que Bob -nome que dera ao gatinho- é extremamente carinhoso. Seus instintos paternos apareceram imediatamente e ele cuidou do animalzinho indefeso como se realmente fosse um filho.
James tocava violão nas ruas de Londres, levava Bob consigo e fazia o maior sucesso! Lançaram não um, mas dois livros sobre sua história com seu mais novo amigo, que foi traduzida pra várias e várias linguas. James e Bob fazem sucesso pelo mundo, por sua amável história.
É impossível ler e não se emocionar, se apegar aos mais que reais personagens, e desejar pelo menos uma vez na vida ter a chance de conhecer esses dois e essa amizade tão incomum.
Vou levar esse livro (ou melhor, esses) pra a vida toda! Uma verdadeira lição de vida, amizade, esperança e recomeço.
Todo mundo deveria conhecer James e seu gato, Bob.

site: http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br/2014/07/resenha-um-gato-de-rua-chamado-bob.html

Nise 06/06/2021

Um livro de leitura fluida e com uma história de superação, quem tem bichinhos sabe o quanto eles ajudam a superar obstáculos e passar por dias difíceis, sabe também a alegria que é ter eles próximos de nós ?! Recomendo a leitura ??

Gabrielli75 17/06/2020

Amor felino
James Bowen, um viciado em recuperação e morador de rua, que tocava nas ruas para conseguir dinheiro para cuidar de si mesmo, vê sua vida se transformar ao decidir cuidar de um gato que lhe aparecera perto de onde "morava". O gato aparentemente não tinha dono, e então James decidiu cuidar dele. Deu a ele o nome de Bob, e tratou dos problemas dele com amor. Começou a levar Bob junto dele em seus trabalhos, e o gato tinha a mania peculiar de ficar em seu ombro. O trabalho dele começou a ganhar mais reconhecimento junto do gato laranjinha, as pessoas se encantavam pelo felino, e aos poucos ele começou a ficar famoso. James enfrentou vários problemas, em relação à trabalho e sua saúde através dos anos, mas Bob foi a força que o fez superar todos eles. E então, um dia, a vida de ambos foi para as páginas, cativando muitos corações com sua história.

Em 15 de junho de 2020, Bob faleceu, em seus 14 anos. Um gato especial, que transformou a vida de um homem, este que o cuidou cheio de amor e carinho...

"Todo mundo precisa de um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa..."

Camila 12/07/2022

Este livro mexeu muito comigo.
Percebi o quanto sou (somos) insensível as pessoas que moram nas ruas ? (que vergonha)
A história de James Bowen fala sobre amor, superação...

Caroline 12/12/2022

Amei
Amei a história desse gatinho e fiquei muito triste quando descobri que ele já faleceu. Até hoje guardo esse livro com carinho na minha estante e me pego relembrando de alguns momentos do Bob

Joao 19/03/2021

O livro conta a história de James Bowen e seu fiel amigo Bob, um gato de rua que encontra a casa de James buscando um local quente e seguro e que acaba encontrando também um grande companheiro.

Farei um breve resumo atrelado à trechos da tradução de ?Hurt?, música que ficou famosa na voz de Johnny Cash e foi a mais cantada nas apresentações de rua de James Bowen.

?Eu machuquei a mim mesmo hoje
Para ver se eu ainda sinto
Eu me concentro na dor
A única coisa que é real"

James estava em processo de reconstrução, tentado largar o vício das drogas. Bob surge então como um escudo que blindaria James dos males de seu obscuro passado e o faria voltar a ter esperanças de viver uma vida com dignidade.

?A agulha abre o buraco
A velha picada familiar
Tento eliminar tudo isso
Mas eu me lembro de tudo?

Essa história não se trata apenas de James Bowen. Ela nos lembra que somos todos uma mescla de vícios e virtude, passíveis de cair no abismo de nossos erros. Bob, ao entrar na vida de James, o faz lembrar de suas maiores virtude, as quais o fariam esquecer seus piores vícios.

?O que eu me tornara
Meu mais doce amigo?
Todos que eu conheço
Vão embora no final?

Bob se torna o principal aliado de James nessa jornada, aperfeiçoando o ser humano que havia nele, erguendo aquilo que há muito tempo havia perdido em meio às ruínas que as drogas o deixara. James percebe o quão destruído estava e vê em Bob a oportunidade de se agarrar a algo que traria um novo sentido à sua vida: um verdadeiro amigo!

?Se eu pudesse recomeçar
A milhões de milhas daqui
Eu me preservaria
Eu daria um jeito"

James decide que seria necessário mudar para recomeçar uma nova vida ao lado de Bob e para isso passa a tomar atitudes que sem seu fiel amigo não seria capaz. O livro é mais que uma história que nos emociona, é um esplêndido testemunho de amizade!

Rafaela B 16/05/2013

Um Gato de Rua Chamado Bob
Esse livro mostra como os animais são importantes na vida das pessoas e como as mudam positivamente.
James é um ex-viciado que luta para deixar as drogas. Leva uma vida monótona em Londres, vivendo de apresentações de rua e vivendo em um pequeno apartamento. Até que um dia, voltando de mais um dia de apresentações, encontra um gatinho no primeiro andar do prédio, sujo e machucado. Reluta em ajuda-lo mas a compaixão fala mais alto e começa a cuidar dele, até mesmo gastando suas escassas economias para dar o melhor ao pequeno gatinho. Ele espera que assim que o gato fique curado este volte para as ruas, mas isso não acontece, muito pelo contrário, o gato se apega mais a ele e logo o está acompanhando em suas apresentações como cantor de rua. A presença de rua traz uma mudança significativa em suas apresentações: antes as pessoas o ignoravam e ocasionalmente jogavam uma gorjeta, mas com Bob elas param, falam com ele, brincam com Bob e lhe dão gorjetas melhores, além de coisinhas para o Bob. Infelizmente, não é só por coisas boas que passam, mas juntos vão superando tudo e a vida de James passa a ter um propósito na vida com Bob, cuidar dele, garantir sua segurança, saúde, alimentação o ajuda a ficar na linha e a amizade entre ambos só vai crescer!
É um livro apaixonante, mais ainda quando vemos fotos e vídeos dos dois na internet. Vale a pena conferir.

Pedro 25/06/2021

Linda história
O livro conta a história do gato Bob, que é muito linda. Gostei bastante do livro mas fiquei muito triste em descobrir que Bob morreu no ano de 2020.

Murilo_ortizs 05/06/2021

Pra deixar o coração quentinho...
Em tempos onde se acredita muito que a humanidade é fria, a história real de James e Bob acalora e ilumina os mais sisudos... A amizade e dependência de um com o outro, nos permite pensar de que ainda existe amor no mundo...

Gabi 21/03/2020

Essencial
Fiquei altamente e intensamente emocionada com a história de James e Bob! Um amor tão lindo, real e significativo! De derreter o coração! Você não vai se arrepender!

Marisa.Olegario 09/01/2022

O relato de uma amizade
É uma leitura muito fácil, a linguagem bem acessível, tudo bem contado, faz a gente terminar o livro em pouco tempo. Não é um livro bem escrito, tendo em vista que não foi escrito por um escritor profissional mas sim em colaboração com um (para todos os efeitos, o autor é James e não Garry Jenkins), porém o conteúdo é o que mais importa. James dá um panorama da vida de uma pessoa dependente química, sua vida nas ruas, a forma como é tratada, a maioria das vezes não sendo ao menos notada: nesse sentido, é bem triste quando o autor fala que a presença do gato nas suas apresentações fez com que ele se sentisse humano de novo, se sentisse visível, o que é uma afirmação bem forte.
O livro apresenta a visão do autor quanto ao seu relacionamento com o gatinho, e ele afirma várias vezes que o bichano salvou sua vida, porque deu a ele senso de responsabilidade, além do amor incondicional dos animais.
É uma leitura bem interessante e comovente. Gostei muito e com certeza se tornou um dos meus favoritos.

moni 29/05/2021

Um gato de rua chamado Bob
Um gato de rua chamado Bob foi uma história muito emocionante, que deixou-me muitos aprendizados e me fez acreditar que ainda a pessoa boas no mundo.
Uma coisa eu sei, assim como James salvou a vida de Bob, Bob também salvou avisa desse homem que estava quase desistindo de tudo, esse gatinho chegou na vida dele para trazer o melhor dele, e ensinar muito ensinamentos.