Um Gato de Rua Chamado Bob

Um Gato de Rua Chamado Bob James Bowen

Resenhas - Um Gato de Rua Chamado Bob

Isabella 26/12/2021

Como boa gateira que sou , amei o livro !!
Além de falar do adorável Bob , nós também acompanhamos as dificuldades vivida por James como um sem - teto .
Achei um livro lindo e sensível, ainda que um pouco monótono.

Bia 08/04/2020

Vale muito
Leitura obrigatória para quem é fã dos felinos.

Tata271 10/04/2020

Amor Felino (Resenha: Um Gato de Rua Chamado Bob)
Horizonte, 10/04/2020

“Anjos existem
Só não ver quem não sabe amar
Só precisa acreditar
E encontrar alguém pra amar...”
@letrastataarrasa
Essa é a reflexão que fica após a leitura desse livro: “Um Gato de Rua Chamado Bob” que conta a história de James Bowen um ex morador de rua e seu gato de Estimação Bob.
Para quem já teve ou tem um gato, deve saber que não é simplesmente o ato de cuidar. Há quem diga que os felinos são interesseiros e que só nos procuram quando sentem fome ou querem um pouco de colo. Outro dia, não recordo se li ou ouvi alguém comentar: “os bichos imitam o dono...” então o fato de um ou outro bichano ser considerado “egoísta” se deve ao fato do sentimento que é transmitido por quem adota um gato e ou qualquer outro bicho.
James Bowen em seu livro revela que: “a lealdade, o companheirismo, e o amor” que seu companheiro lhe devotava foram o seu ponto de apoio e os motivos pelos quais ele não teve uma recaída e retornou a vida pregressa que levara e onde fora nocauteado várias vezes.
Se “Bob” salvou James o que o bichano poderia dizer a respeito de seu “tutor, pai, amigo...” a maior lição dessa história é o exemplo de “generosidade”. James não mede esforços e não se comporta com avareza, quando o assunto em questão é a saúde, segurança e bem estar do seu amiguinho de quatro patas. O bom moço sobrevivia com os trocados que apurava como artista de rua. Acostumou-se a viver com o pouco, mas agora esse pouco já não seria suficiente e responsavelmente ele começa a trabalhar em dobro para garantir o sustento dos dois. Não se sabe precisamente, se o “gatinho atraia sorte”, ou se as pessoas se compadeciam da imagem do felino ou se sentiam-se atraídas por ele. O fato é que a plateia começou a ver as apresentações realizadas pelo antes invisível James com um novo olhar e passaram a ser generosas em suas contribuições.
Em pouco tempo Bob já estava ganhando presentes e sendo mimado por todos. Graças a seu carisma e forma educada como se comportava. Mas, também conquistou alguns desafetos e por conta disso os dois se viram em algumas situações complicadas. Só lendo o referido livro para saber da história.
Essa leitura me remeteu a minha infância e trouxe-me algumas lembranças dolorosas. Cresci em meio aos gatos, não sei quantos passaram por minha vida, quando era crianças uma das brincadeiras que mais gostava era conversar com os bichanos. Eu, minhas duas irmãs: “Silvia e Rita” passávamos horas entretidos acariciando os gatos em nosso colo e conversando. (sempre era mais de um bichano e dávamos vozes para eles).
Dos que eu ajudei a criar e tomar de conta recordo:
Aretha, era uma gata branca com manchas pretas. Curiosa, esperta e medrosa. Gostava de ver o seu reflexo no espelho, as vezes dava voltas ao redor para ver onde estava o outro gato. Em sua primeira e última cria, após o parto ela abandou o recém nascido em cima do muro e saiu correndo, não quis nem saber. Após esse episódio ela veio a falecer.
Bruno, que nós carinhosamente chamávamos de “blusinha” era um gato em tom esverdeado e com olhos amarelo, minha irmã Rita dizia que eram “olhos amarelo banana” esse era festeiro e tudo era motivo de brincadeira. Quando eu estava datilografando em minha velha máquina de escrever, ele parava olhando por um longo tempo e depois tentava agarrar as teclas. Todas as noites ele ia encontrar minha irmã Rita na volta do trabalho, que era na rua de trás do quarteirão, certa vez ela mudou de caminho e nós só sentimos falta dele depois da meia noite, fomos atrás dele e o encontramos esperando por ela no local onde sempre se encontravam. Ele sumiu e até hoje não sei dizer se foi morto, sequestrado ou nos abandonou. Minha mãe dizia que ele havia ido a uma festa e por lá ficou.
Houve muitos outros: Zafir, Sasha, Daniel e outros que não lembro no momento, o fato é que todos tiveram pouco tempo de vida conosco. O último que me lembro e o mais marcante foi o “Meninozinho” um gato siamês dócil, amável e companheiro.
“Meninozinho!”, quando escutava a voz de minha mãe chamando por ele, aparecia de onde estivesse e vinha atender ao chamado. Ele era louco por pipoca e gostava de passar a tarde sentado em cima da velha máquina de costura ao lado dela, enquanto ela costurava. Um dia ela precisou se ausentar para tentar o tratamento em Fortaleza, Meninozinho se afastou de casa. Só surgia quando não conseguia suportar a fome ou vinha conferir se a dona tinha voltado. Foi então que o Médico a liberou para vim agonizar suas últimas horas de vida em nossa residência, ele também retornou. Na “noite de agonias” ele passou todo o tempo rondando no telhado e miando. Um miado cheio de clamor e lamento. No dia seguinte quando ela fez sua passagem e já repousava no caixão, Meninozinho e os outros gatos da casa, permaneceram todo o tempo embaixo, prestando suas condolências e realizando suas despedidas. Pior momento do que me lembro, foi a hora da saída do caixão. Eles estavam todos em cima da casa e começaram a correr desesperadamente em cima do telhado e berrando um miado de dor. Depois eles foram sumindo lentamente e até hoje não sei o destino de Meninozinho e seus companheiros.
Na atual situação em que minha vida se encontra, não crio gato e nenhum outro bicho, porque também não tenho destino certo e muito menos tempo para cuidar de um outro ser. Mas, quem sabe em um futuro próximo eu possa me dedicar a um bichano e escrever historias felizes de nossa convivência.
@letrastataarrasa

site: www.tataarrasa.com.br

Aleksander8 20/12/2021

Simplesmente perfeito!
Finalmente terminei de reler esse livro maravilhoso! Simplesmente perfeito!
James é um músico de rua ex viciado em dr0g4s que tenta ganhar a vida e se sustentar tocando na rua.
Bob é um gato de tua procurando um lar e alguém para lhe dar amor.
James estava voltando de seu trabalho e viu um gato de pêlo laranja deitado em um tapete surrado no corredor de seu prédio. Mal sabia James, que aquele foi o encontro que mudou a sua vida.

Nunes 24/10/2021

Quase dormi com o Garfield da Inglaterra
Apesar de se tratar de uma história comovente e de superação, tive dificuldade em me conectar com o livro. Tem partes realmente fofas, e entendi sua importância para a vida de James (muito lindo, inclusive!) Mas como livro? foi realmente arrastado pra mim, e em grande parte tedioso.

Mas acho que valeu a experiência (meu namorado me obrigou a ler)

HenautSarah 11/01/2022

História leve e agradável
"... todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa."

O livro conta a história de dois amigos, um homem e um gato, mostrando o desenvolvimento de seu relacionamento e a influência do mesmo na vida de James (o homem). Mas além disso, a história mostra como é a vida daqueles negligenciados pelo mundo.
James cita algumas vezes como se sentia invisível por ser morador de rua, e como animais de rua (como Bob) são vistos da mesma forma. Ele também mostra como a proximidade e responsabilidade por Bob resultam no surgimento de um novo propósito de vida, auxiliando-o a passar por momentos muito difíceis de luta contra seu vício e na reconquista de sua identidade.
A história toca em alguns assuntos delicados como o uso de drogas e a vulnerabilidade social sem se tornar uma história pesada.

Moonlight Books 25/06/2013

Um gato mudou uma vida.

Já fui fisgada no começo, quando James apresenta a entrada de Bob em sua vida, pois vi claramente seu envolvimento com ele, a sensação soou muito familiar, pois toda vez que vejo um gato sou tomada por muita ternura, sou totalmente apaixonada por estes carinhas fofos e maravilhosos, confesso que essa foi a razão para ler este livro, já que não é o tipo de leitura que costumo fazer.

Tive vários gatos, mas minha preferencia sempre foi pelos "laranjinhas" e ao ver Bob fui remetida aos tempos com cada um dos meus fofos. Cada cena que James descreve é muito verdadeira, concordo plenamente com ele quando cita que os laranjinhas são os gatos mais ativos e espertos que existem.

A narrativa em primeira pessoa, mostra a história de um jovem que está se recuperando do vício das drogas, diferente de muitas pessoas que entraram nessa, James não fica lamentando e culpando alguém, ele é realista, e fala claramente que entrou nessa por causa da solidão. A família sempre mudou muito, e ele não conseguia criar raízes em nenhum lugar, mesmo tendo uma boa relação com a mãe, não sentia a casa como um lar. Ao cair no mundo em busca de si mesmo, perdeu-se no vício, durante mais de dez anos viveu nas ruas.

Amante da música, afirma que esta foi a única âncora com a normalidade, e o que lhe permitiu não enlouquecer. Em pleno processo de desintoxicação, encontra no corredor do prédio que morava um gato laranjinha, faminto e machucado. Com a intenção de apenar deixá-lo melhor para voltar às ruas, James acolhe o gato, mas o carisma do bichinho lhe derruba, ele lhe dá o nome de Bob e quando percebe, não consegue mais viver sem ele.

Uma leitura fluída, que além de mostrar uma história real, emociona o leitor com o relato de James. Ele é um cara legal, humilde, sensível, tranquilo e de coração enorme. Vivia com pouco, mas não ligava pra isso, ele dava valor a sua amizade com o gato, queria apenas ter uma família e criar raízes. Quando ele toma a decisão de fazer de Bob seu bebê, não só abraça a responsabilidade pela vida do gato, mas pela sua também. A vontade de compensar a amizade que Bob que lhe devota, faz com que ele não poupe esforços na sua recuperação. Bob é um incentivo, e nos dá momentos divertidos ao entrar de vez na vida do rapaz, em especial quando vai trabalhar com o músico.

Das tantas segundas chances que James teve e deixou escapar, Bob foi a única que verdadeiramente fez a diferença em sua vida. Ele trata Bob como um igual, é muito engraçado as vezes ele falar que queria saber como foi a vida do gato antes de conhecerem-se, como se ele tivesse um passado histórico. Um exemplo de dedicação e respeito aos animais.

Esta resenha é muito pessoal, vi no livro muito do mesmo amor que dediquei aos meus gatos, senti tudo que foi descrito, me emocionei muito. Foi algo nostálgico, não tenho nenhum gato atualmente, a partida do último foi muito sentida e não consegui criar coragem de ter outro, doeu muito mesmo, sinto agora ao fazer esta resenha. Mas não há companheiro melhor no mundo, me desculpem os amantes de cachorros, mas a maneira como um gato nos escolhe é mais fiel do que tudo, pelo menos os meus sempre foram muito sinceros, se não gostavam de alguém, nada os comprava.

Acordar com aquela bolinha de pelos te lambendo não tem preço, ver eles se enroscando no seus pés é impagável, por isso, amantes de felinos, leiam Bob, e para quem não é, leia também e conheçam mais estas criaturas sensacionais.

"Ver-me com meu gato suavizou-me aos olhos das pessoas. Ele me humanizou. Especialmente depois de eu ter sido tão desumanizado. De certa forma, ele estava devolvendo minha identidade. Eu tinha sido uma não pessoa, e estava me tornando uma pessoa novamente."

Mirla 11/01/2022

Um livro para deixar o coração quentinho
O livro "um gato de rua chamado Bob" não é um livro que tem grandes ações, de reviravoltas, de plotstwists, nem nada disso. Ele não vai te surpreender e não vai te dar uma variedade de emoções, mas nem por isso sua leitura é insignificante ou deve ser ignorada.
A grande qualidade do livro é o jeito que é tratada a relação entre o autor e BOB, como se fosse um verdadeiro encontro de almas. O jeito como os dois encontraram seu caminho juntos, a rotina e como Bob fez com que James (acho que esse é o nome do protagonista-narrador) fez com que ele largasse o vício em drogas e ressignificasse sua vida, dão esperança e acalentam o coração, sendo mais uma história verídica onde se vê que um animal é um ser de luz na vida de alguém.
Trata-se de uma história de amizade, de união e de sinal de dias melhores, indicada para pessoas que gostam de livros que trazem em sua narrativa pequenos acontecimentos, mas grandes lições.

Márcia 23/05/2020

Apaixonada por esse gato!
Que história gostosa, leve e encantadora!
Há quem diga, que se alguém procura uma amizade sincera, com certeza vai encontrá-la na companhia de um animal de estimação.

Jeje 15/01/2022

Parceria
É o que define esse livro. Um ajudando o outro. Um ex viciado pode contar com o "apoio" de um gato, enquanto este só quer um cantinho aconchegante e uma comida boa pra viver. Um livro bem bacana sobre a experiência de sobreviver nas ruas de Londres.

Luiz Medina 22/04/2024

Bob
Gostei mais do que achei que ia gostar.
Muito bom!
Incrível como um pequeno felino pode transformar a vida de alguém!
Recomendo..

Lola 02/11/2021

Livro de cabeceira de todo gateiro
Comovente, delicado e inspirador!

São os adjetivos que melhor descreverem essa obra linda que retrata o mais belo e puro dos amores, o amor de um homem e seu gato.

Bob antes de conhecer aquele que viria a ser seu melhor amigo e companheiro de "aventuras", vivia largado pelas ruas de Londres.

Seu amigo humano coincidentemente tinha o mesmo estilo de vida, vivia em um pequeno apê, tocando nas ruas em troca de algumas moedinhas para se manter.

Um viciado em drogas que teve uma vida difícil, um gato abandonado que vivia a mesma cota de dificuldades, um encontro de duas almas sofridas e que juntas conseguiram forças para dar a volta por cima. Um ajudando o outro, um guiando o outro, um dando amor ao outro.

É com certeza um dos livros mais lindos que ja li na vida.

Terminar de ler essa obra no dia de hj tem ainda mais significado pois me fez recordar com carinho de meu falecido gatinho que se foi a 2 anos.

Thaís Fernandes 09/04/2020

Uma linda história de um jovem com dependência química em heroína que teve sua vida mudada ao conhecer um felino que apareceu em sua porta, a partir daí tudo mudou !
Achei uma história linda, emocionante, e que fez James se tornar uma pessoa melhor, sair desse mundo, e deu uma vida maravilhosa a partir dai para Bob , sendo não só seu amigo, ajudante, e sim como um filho !
Só pra quem ama os animais sabem o quanto eles sao maravilhosos em nossas vidas !
Bob e James uma dupla que encontraram o amor um no outro , uma história real lindissima, onde os animais mostram mais uma vez como são maravilhosos , sempre estao ali com você e merecem amor e respeito sempre !

Franci 21/03/2020

Um gato
Neste livro conhecemos não só BOB, mas tudo por trás disso.
Tem muito mais nuances do que um cara que conhece um gato, mas também o poder que os animais tem de transformar nossas vidas ou de nos encorajar a vive-la de uma forma mais bonita