Bobók Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Bobók

1 | 2 | 3 | 4

Silvinha 10/04/2024

Bobok
O conto em si é bem curto e direto, e o resto do livro são dois textos que explicam as circunstâncias e contexto do conto titular. Gostei do conto, tem algumas coisas bem interessantes, mas é muito curto pra lembrar os nomes russos! kkkkkkk No mais, fiquei muito feliz que os textos estão lá, foram muito interessantes!

Neto 03/04/2024

Mesmo não entendendo bem, até que foi interessante
Sempre que leio alguma obra russa me deparo com dois problemas: ou sou devagar demais pra acompanhar ou os nomes gigantescos me fazem desistir da obra. Mas todas as vezes que leio Dostoievski, numa sinto esses obstáculos (os nomes as vezes).

Enquanto lia a obra, senti que estava num Memórias Póstumas de Bras Cubas russo (só que com o personagem principal vivo).

É bem estranho de ler, mas ao mesmo tempo fácil: os mortos acordam, conversam, brigam, discutem e na velocidade de um espirro, se calam.

Mickael 16/03/2024

Bobok
Outra surpresa agradável de Dostoiévski. Leitura rápida, fluente e história envolvente. É um bom ponto de partida para quem quer conhecer a obra de Dostoiévski

Estela 08/01/2024

Um grande contador de histórias
Depois de ler mais um conto do Dostoiévski, sigo considerando ele um exímio contador de fatos, seus personagens são narradores extremamente hábeis.

Neste conto temos um personagem narrador que passa metade do tempo nos dando provas do porque ele não é louco, e a outra metade contando sobre a conversa dos mortos que ele mesmo ouviu no cemitério, essa dualidade do que é loucura nos prende desde o início pela curiosidade do que pode acontecer, o que me deixa triste é que é um curto conto que deixa a vontade de saber mais sobre o que viria a diante.

Não posso deixar de comentar sobre a edição da editora 34 que contém textos complementares que agrega ao conto em um nível gigantesco, com notas sobre a edição e do árduo trabalho da tradução.

Com certeza lerei mais dessa coleção incrível de livros do Fiodor Dostoiévski, na esperança de saber mais fofocas diretamente dos túmulos, das quais jamais me envergonharei.

trizisreading 31/12/2023

Bobók, bobók, bobók!
'Bobók' é um conto escrito por Dostoiévski em 1873 com a finalidade de responder às críticas recebidas pelo romance "Os Demônios" do autor. Usando-se de seu conhecimento sobre literatura, Dostoiévski escreve o Bobók, de forma cômica e que, embora trata-se de um conto curto, com menos de 50 páginas, possui um amplo repertório de assuntos a serem refletidos através da interpretação de seu texto.

Para melhor entendimento dessa obra, é necessário prévio conhecimento sobre a vida do autor, bem como de algumas obras às quais o autor pode ter se inspirado, uma vez que o autor traz referências à Socrátes, à crítica recebida por ele em sua primeira obra "Gente Pobre" por Belinski, Platão, etc. Sendo assim, caso esse seja seu primeiro contato com alguma obra do escritor, recomendo que comece lendo o final do livro, que são dois artigos escritos por duas pessoas que tem amplo conhecimento sobre o assunto e que deixa mais fácil a compreensão da obra e suas referências.

A obra conta a história de "uma pessoa" que em busca de distrações, vai parar no cemitério. Estando lá, começa a ouvir uma conversa entre mortos. Daqui, extrai-se a possibilidade de, estando o narrador a ouvir uma conversa entre mortos, só pode ele ser um louco. Nessa obra, há diversos pontos sobre a loucura, reflexões e afins, que fazem referência ao romance "Os Demônios".

Na conversa ouvida, é possível extrair muitos pontos que o autor quis levantar, sendo um dos mais notáveis o fato de que, estando todos mortos, não há mais a distinção entre classes, sexo, etc. Ou, pelo menos, ninguém ali parece se importar com tais atribuições.

É um conto que traz bastante reflexão, mas que recebe bastante avaliações negativas por ser de difícil compreensão, sobretudo por conter muitos pontos intrínsecos da vida e obra do autor, exigindo-se assim, um conhecimento prévio, tal como foi supracitado.
Claudia.livros 31/12/2023minha estante
Eu acho absolutamente fundamental ler a biografia do Dostoiévski para acompanhar sua obra. Qdo li Os Demônios não tinha a biografia de Joseph Frank ainda e muita coisa passou despercebida ou não fez muito sentido. Mas agora, lendo a biografia, tudo se encaixa muito melhor e daí enxergamos ainda mais a genialidade de Dostoiévski. Parabéns pela resenha, ficou ótima.

trizisreading 31/12/2023minha estante
realmente faz muita diferença na compreensão, obrigada pelo feedback! adoro seu perfil ??

Claudia.livros 31/12/2023minha estante
Obrigada ?

Sammara 26/12/2023

Humor Ironico
Bobók é um conto que é uma critica direta ao romance de Dosto, os demônios. No conto o personagem vai ao cemitério, e acaba tendo contato com o mundo dos mortos. Mas não de uma maneira simples e sim de uma maneira bem cômica e com uma pitada de crítica a sociedade.

wolfstarbf 22/12/2023

Bobók
Li esperando uma coisa e recebi outra totalmente diferente, bom, em partes é culpa minha, pois não percebi o fato de que se tratava de uma edição que contém um tipo de análise e contextualização de bobók. Decidi ler, pois se tratava de um conto escrito por um renomado escritor russo, mas acabei não entendendo as metáforas que o autor pretendia transmitir devido ao linguajar da época. Então, sendo sincera, não recomendaria a leitura deste livro, mas darei novas chances para outros livros dele, pois se ele é reconhecido, existe um motivo ou vários, e pretendo aproveitar sua literatura ao ponto de reconhecer sua genialidade.

Raissa 21/11/2023

Bobók, bobók, bobók...
Um conto bem curtinho, com menos de 50 páginas, mas que conseguiu alfinetar bastante gente na época do lançamento kkkkkkkkk. A história em si foi pensada como uma forma cômica de resposta aos críticos de "Os Demônios", um dos romances que ele escreveu. A história também critica bastante o caráter dos aristocráticos da época, vivendo atrás de uma máscara de bondade, ao mesmo tempo que são inteiramente desonestos! Os textos de apoio no final acabam ajudando bastante, pois explicam detalhadamente o que realmente estava acontecendo no período em que o Dostô quis botar tudo isso pra fora; levando o enredo em consideração, dou um "ok", acho que ele funciona bem mais como crítica mesmo.

brunadlm 21/11/2023

Não entendi ?
Li que este livro foi feito com objetivo de rebater críticos de uma outra obra do escritor Fiódor Dostoiévski, ?Os demônios?. Acredito que, por isso, e, devido à minha versão não ter explicação sobre os ponto-chaves das respostas, não pude compreender tão bem o objetivo do autor/ o conto. Então, enquanto não leio a obra que antecede esta, minha nota será um ponto de interrogação (equivalente à 1 estrela aqui)

Karime 10/11/2023

Dostoievski ?
E uma resenha curta e direta em relação ao livro Os Demônios e agora me sinto ansiosa para ler está obra do Fiodor.

jackpveras 05/11/2023

Dostoiévski's Thriller
Para uma história curta, segue uma resenha mais curtinha ainda: no século XIX, as redes sociais nem sonhavam em existir, mas Fiódor Dostoiévski criou uma obra literária à imagem e semelhança do que viria a ser uma postagem odiosa, porém sofisticadíssima e genial, repleta de indiretas, alfinetadas certeiras e provocações perturbadoras aos seus críticos mais ferrenhos que, sem ter o que fazer, evacuaram pela boca comentários agressivos, pejorativos e desnecessários ao romance Os Demônios, publicado em 1872.

izzy 26/10/2023

??????
So deus sabe o quanto queria sentar com dostoyevsky e tomar um cafézinho enquanto batemos um papo resenha. sobre o livro, amei entendi quase nada mas teve umas cenas que me divertiram.

michelly.sano 25/09/2023

Bobók
É um conto bem curtinho, com uma linguagem bem clássica (não achei o vocabulário difícil, mas é erudito).
O enredo é trabalhado em um cemitério, conversa em entre mortos..
Essa conversa parece mais uma conversa maluca em um manicômio. FASCINANTE.

Acho que pequei ao escolher Bobók como a obra que me introduzirá ao universo de Dostoiévski, eu senti uma essência incrível do autor? porém, a impressão que me causou que precisava de outra obra para entender essa.
Tinha um toque de ironia com intertextualidade.
Vale a pena ler

bythemoon 12/09/2023

Isso é Dostoyevsky
As criticas e analogias são tão boas de se ler que até me espanto.
Bobok foi escrito como maneira de "bater de frente" com as críticas que Dostoyevsky estava levando na época, e ele fez este livro ser algo perfeito.
Há momentos onde a dúvida se instala na sua mente e você fica tipo "o que?", mas isso não faz o livro ser confuso, e sim bem escrito.

Wenqian 29/05/2023

Bobók, Bobók, Bobók... Bobók
Um livro cômico, cheio de referências e sátiras, sempre a lá Dostoiévski, como bem sabemos. Esse com um quê especial de ter sido feito como resposta às duras críticas que recebia na época, não deixaria de ter sua originalidade magnífica que tanto gosto.

1 | 2 | 3 | 4