Turma da Mônica: Laços

Lu Cafaggi

Resenhas - Turma da Mônica: Laços

Danilo 07/07/2013

Laços Mais Fortes Que os Nós
Realmente, a parte mais difícil de começar a escrever sobre Turma da Mônica: Laços é como começar. Usemos o clichê e comecemos pelas informações. Se você não sabe ainda, há algum tempo a Turma da Mônica tem o selo MSP que vem transformando as aventuras da turma do bairro do limoeiro em releituras doces e bem-vindas. Laços é apenas a segunda a sair com esse selo, anteriormente tivemos o prazer de nos depararmos com Astronauta Magnetar de Danilo Beiruth que tinha como protagonista o Astronauta, pesquise e se delicie, é muito bom também.
Porém, Laços - nossa graphic novel em questão - é algo sublime. Por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, irmãos belo-horizontinos, nos é entregue uma obra prima e uma das mais belas perspectivas da Turma da Mônica já lançada. Com um traçado certeiro aos olhos dos leitores, Vitor Cafaggi deixa claro que teve uma cuidado imenso com este trabalho e com as cores de Lu Cafaggi podemos perceber o trabalho amoroso e sucinto ao longo das páginas.
A trama é simples: Floquinho, cãozinho de Cebolinha, sumiu! Junto com Mônica, Magali e, claro, Cascão, Cebolinha parte em busca do seu fiel amigo. Porém, conforme chegam perto e mais perto, mais desafios aparecem.
Por mais simples que possa parecer, o livro é recheado de tesouros. Logo no começo da estória nos deparamos com Mônica, com Sansão nas mãos, correndo atrás de Cebolinha e Cascão numa bela sequencia onde Xaveco, o Pai do Xaveco, Xabéu, Maria Cascuda, Denise, Titi e Marina aparecem, e Magali, claro, aparece em destaque comendo. Após alguns quadrinhos, não precisamos de mais nada, todos os personagens estão ali fazendo o que eles sempre fizeram e sendo quem eles sempre foram, e antes que perceba, é como se a estória fosse como qualquer outra porque estamos tão familiarizados com tais personagens que nem ao menos percebemos.
É possível notar também o cuidado que os irmãos Cafaggi tiveram com as composições de cena, os cenários e até os balões de dialogo. Conforme passamos as páginas, é possível notar o passar das horas e para cada horário diferente, uma tonalidade de céu característico àquela hora. Os balões de dialogo tem puxações que se laceiam antes da ponta final, em direção ao personagem que está falando. Fora isso, é possível notar que a estória é realmente toda laciada, do inicio ao fim, e a declaração do Mauricio no inicio da revista de que os laços são mais fortes que os nós faz todo sentido, afinal, a Turma da Mônica é forte por si só, mas de quantas maneiras ela pode ser vista? E, ao longo dos anos, o que a turminha deixou em você? Como se isso não fosse o bastante, a HQ faz referencia até a filmes como Warriors e talvez até a Jurassic Park. É importante dizer que a estória gira em torno de Cebolinha, e isso fica até bem óbvio quando no meio da revista os amigos saem atrás de Floquinho e Mônica diz "É a Turma da Mônica! Ho!" e Cebolinha repreende "Tulma da Mônica? Eu sempre vi como Tulma do Cebolinha". Não que o Cebolinha seja um personagem secundário, mas assim como aconteceu com Astronauta na MSP anterior, Cebolinha ganha destaque e profundidade em Laços, mas mesmo assim, com o holofote em Cebolinha, toda a turminha recebe atenção. Para a próxima Graphic Novel, personagens como Penadinho, Louco, Rodo e Franjinha são bons nomes da turma para receber esse presente.
Notável, bela e um must-read de 2013, a Turma da Mônica se prova como tesouro nacional sendo tocante e comovente de um jeito simples, mas rico como sempre foi. Definitivamente, após todos esses anos, esta é a prova de que os laços são mais fortes que os nós.

Por: Danilo Silva

site: thenerdfellas.blogspot.com

Tati 09/05/2021

Amei essa HQ ?
Me fez lembrar das revistinhas da turma da Mônica que assinava quando era pequena,a mesma turminha e suas confusões, a mesma essência dos gibis antigos.Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi conseguiram deixar o meu coração quentinho, apresentando o amor pelo animalzinho de estimação e o valor e amor da amizade verdadeira, lindo a arte dos quadrinhos também! Ameiii ??

Gabriela Copatti 24/01/2021

Muito bacana a forma como a amizade e a união dessa turminha foi escrita e ilustrada!
Anna Cavaller 24/01/2021minha estante
Eu amei o filme, que foi lançado em 2018!!

Gabriela Copatti 24/01/2021minha estante
@Anna o filme ainda não assisti, irei procurar

Anna Cavaller 24/01/2021minha estante
??

Sabrina 08/01/2023

02/01/2023
Turma da Mônica - laços 5,0
Resenha
Muito bom, os traços são lindos! E a história também é muito bonita

Fabio Pedreira 11/02/2021

Turma da Mônica - Laços
Depois de anos eu finalmente comecei a comprar as HQs da MSP. Para ser mais preciso, eu finalmente voltei a comprar, já que o primeiro volume, que é o do Astronouta, eu adquiri quando lançou a muitos anos. Mas já se vão mais de várias Graphic Novels e só agora voltei.⁣

E foi uma volta e tanto. Quando Floquinho desaparece, cabe a turma da Mônica se juntar para enfrentar o desconhecido e encontrar o cachorro perdido. Juntos, eles vão encontrar vários desafios, passando por feras selvagens, até a turma da rua de baixo.⁣

A HQ pra mim foi perfeita, não só pela sua história, mas também pela nostalgia que passa para o leitor. Foram os quadrinhos da TDM que me iniciaram no mundo da leitura, e poder ler anos depois uma história que trás toda a essência da criação do Maurício de Sousa foi incrível.⁣

Isso sem contar a história, que como eu disse, é muito boa. Além de nostálgica ela é emocionante. Impossível não se emocionar junto com o Cebolinha ao perder seu cãozinho. Mas também é com essa situação que podemos ver o motivo do título se chamar "Laços", porque não é só pela amizade de Cebolinha com o Floquinho, mas também devido a toda turma junta.⁣

A amizade dele com o Cascão, a Mônica e a Magali é incrível. Faz você valorizar cada amizade que possui. Então, recomendo muito essa HQ. Vai fundo.⁣

E vocês, também cresceram lendo Turma da Mônica?

Marlisom 18/07/2023

Sem palavras, que história perfeita, cheia de homenagem para aqueles que conhece a turma da Monica a muito tempo

Lee 23/03/2022

Amei
Floquinho sumiu e a turma se uniu ao Cebolinha para sair em busca de seu cachorrinho perdido.

Gostei dos traços dos personagens, as ilustrações estão belíssimas.

anapno_ 14/01/2022

Amor pela turminha!
Essa graphic novel é uma doçura!

Quando criança, era apaixonada pela Turma Mônica. Graças aos gibis, foi que adentrei no mundo da literatura. Até hoje tenho um carinho muito grande pela turminha.

Ler essa graphic novel me fez relembrar os velhos tempos. Voltar aos tempos de criança e sentir pela empolgação e paixão a cada página, a cada ilustração, pela turma e suas aventuras.

Amei os traços do Vitor e da Lu Cafaggi, uma perfeição e delicadeza que nos cativam. Essa história me trouxe um quentinho no coração, ainda mais porque amo animais.

Foi uma leitura deliciosa, me diverti e me emocionei. Agora já quero colecionar todas as Graphics MSP, hahaha.

Amei, amei e amei! Foi perfeito! ?

Maira139 15/07/2023

Não consegui assistir ao filme, então pesquisei e descobri que tinha o livro/HQ e também que tinha no YouTube assisti lendo e a história ainda me emociona.

hxstoryhuh 22/06/2021

Essa Graphic Novel é perfeita. Os traços, a história, as referências de todo o universo da Turma da Mônica que os irmãos Cafaggi fazem durante a história, é tudo lindo. Eles conseguiram manter a personalidade dos personagens e ainda assim fazer coisas novas. É uma ótima Graphic Novel, recomendo demais.

Fernandoca 04/09/2021

De volta ao passado
Como uma boa criança brasileira eu cresci lendo os quadrinhos da Turma da Mônica e reviver essas memórias lendo essas HQs com novas aventuras me deixa muito nostálgica?

Rianppaz 12/05/2021

Isso é uma das coisas mais perfeitas que eu já li!
Eu não tenho nem comentários pra dizer o quanto essa Graphic Novel é perfeita. Os traços, a história, as referências de todo o universo da Turma da Mônica que os irmãos Cafaggi fazem durante a história... é tudo lindo. Eles conseguiram manter a personalidade dos personagens e ainda assim fazer coisas novas. É uma ótima Graphic Novel, recomendo demais, não só porque é da Turma da Mônica, mas porque é muito importante valorizar algo da nossa cultura que tem tanta qualidade.

lindoso 24/05/2021

Por essa ninguém esperava
Jamais imaginei que veria a turma da Mônica em versão dark e realista. O que o Vitor e a Lu conseguiram fazer é algo surreal. Essa HQ é um marco para a indústria das HQ e para o selo Graphic MSP.
A história é boba de início mas ao longo da narrativa você vai entendendo do que se trata a história: de laços de amizade, e aqui foi BEM fortalecido a amizade dos quatro ao ponto de você ficar torcendo para dar tudo certo junto com os personagens.
Excelente HQ!

Flor.Chase 31/03/2023

É um livro legal, divertido e bobinho, é bem rápido de ler, as ilustrações são lindas e a história é bacana.