1942 - O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida

1942 - O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida João Barone
João Barone

Resenhas - 1942 - O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida

Beh21 21/03/2024

VIDAS EM VÃO? UMA HISTÓRIA PERDIDA!
Neste livro,nosso saudoso baterista do sucesso nacional Paralamas do sucesso, João Barone,deixa-nos claro o quanto o brasileiro se importa mais com o futebol (algo fútil comparado às ações brasileiras em solo italiano em 1944/1945) do que com as vidas deixadas em solo italiano durante a 2ª Grande Guerra! É notório o quanto as unidades de ensino e a cultura nacional omite,ou simplesmente esqueceram da importância em passar a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial. Grande parte dos brasileiros nem sequer sabem da participação importantíssima de um contingente brasileiro em solo italiano entre os anos finais à Guerra! O marco histórico onde a FEB rendeu 15 mil soldados alemães foi simplesmente esquecida e ocultada,fazendo com que a vida de mais de 400 pracinhas deixadas em solo italiano fosse esquecidas... Em vão! Isso diz muito sobre a ignorante, fútil e desolada cultura presente no nosso país! Está é uma nação cega,que empenha seu ufanismo e patriotismo em um jogo de futebol,mas esqueceram das vitoriosas batalhas brasileiras na Itália,contra o maior inimigo da humanidade.
aulusferreira 21/03/2024minha estante
Vou colocar na minha lista de leitura de 2025.

Gabriel 31/01/2024

Verdadeiros Heróis
?Dois meses depois, na madrugada de 24 de fevereiro de 1945, durante as ações conjuntas da FEB com a 10ª Divisão de Montanha americana, na tomada do Monte della Torraccia, o tenente Rezk, no comando de seu pelotão no ataque a La Serra, protagonizou o maior feito obtido por um soldado brasileiro. Mais uma vez, enquanto segurava sua posição, permitiu a progressão das forças americanas e brasileiras, até consolidar a tomada de La Serra, de onde comandou as ações mesmo ferido com um tiro na mão. Por essas ações, Rezk recebeu a Distinguished Service Cross?a segunda maior condecoração militar americana depois da Medalha de Honra, que apenas três soldados não americanos receberam ao longo de toda a Segunda Guerra Mundial.?

Essa é uma das muitas histórias que são jogadas no esquecimento, fazendo que o todo brasileiro esqueça dos verdadeiros heróis da nossa noção. É triste a total desvalorização da nossa história, símbolos nacionais e etc. 1942 é um resgate das memórias de soldados que atravessam o Atlântico, rumo ao desconhecido, sem treinamento algum para lutar pela liberdade. Se quiserem ver o quanto a FEB é valorizada, visite a Itália por onde ela passou. Os italianos falam com orgulho desses bravos heróis que os libertaram das mãos dos nazistas e facistas.

Esse livro traz um misto de orgulho, tristeza e revolta. Quer saber os motivos? Leia e saberá. Nossos pracinhas merecem a maior honra

Igor_Resenha 03/01/2024

O livro que deveria ser a porta de entrada para as novas gerações !!!
Esse foi o primeiro livro que comprei sobre a história da Força Expedicionária Brasielira (FEB) e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Logo de cara amei o livro, pois tem uma linguagem acessível, é fluido e tem a profundidade certa (nem superficial e nem profundo)!! Aqui teremos um excelente resumo dos temas acima citados.
O autor, João Barone, é filho de um ex-combatente. No entanto, seu pai compartilhou poucas histórias do tempo de guerra - talvez não querendo relembrar os horrores que viu ou o sofrimento que passou ou apenas não querendo que o filho crescesse com uma visão romantizada da guerra. Fato é que seu filho, já adulto, quis buscar informações sobre a esse soldados fantasmas que cumpriram sua missão e depois foram rapidamente esquecidos pelos seu próprio povo. Barone, nesse livro, consegue resgatar (com propriedade) a história desses homens que fizeram barulho na Itália e na mente de Vargas com seu retorno vitorioso. Ótima leitura.

Camila2023 04/11/2023

Os pracinhas foram à Guerra! E nós brasileiros não aprendemos sobre isso nas escolas ou na vida.
Mais de 25 mil soldados foram para a Europa, sem muito preparo, sem suporte por parte do Estado - o que não admira, infelizmente.
Lá, sobretudo na Itália, lutaram contra alemães, recuperaram terras ocupadas e alimentaram pessoas que passavam fome. Até hoje há monumentos na Itália em homenagem aos soldados brasileiros.
Ao retornarem, uma recepção simples e o esquecimento. A maioria morreu lutando pelo reconhecimento, pela ajuda financeira digna e sequer receberam ajuda psicológica para os traumas da guerra - até falar sobre a guerra e os feitos brasileiros na Europa se tornou proibido.

Leonardo.Mashiba 20/10/2023

Muito aprendizado
Aprendi muito com o livro, muitas informações me deixaram extremamente surpresos e senti uma tristeza pelos heróis da FEB por eles não serem reverenciados e praticamente nem mencionados nas escolas.
Espero que você que busca conhecer mais sobre nosso país leia este livro que pode ser a porta de entrada para aprofundamento no tema.
Muitos criticam o Barone com falta disso ou daquilo por ele não ser da área... não se abale pelas críticas e se você gosta de história e desconhece sobre o Brasil na segunda você irá apreciar o livro.

Arthur 25/09/2023

João barone fez um livro incrível
Barone se deu ao trabalho de contar cada mínimo detalhe dos acontecimentos que levaram o Brasil a segunda guerra de uma forma que você aprende de tudo com o livro desde a história de cada ditador até acontecimentos muito conhecidos mas que nunca foram bem explicados como por exemplo os 3 heróis de monte castello sepultados pelos nazistas.

Deco 20/08/2023

Excelente livro
Conta um pouco da participação do BR na segunda guerra mundial, através de vários pontos de vista.

No traz a visão política da época e a visão popular. O ponto de vista do soldado e o ponto de vista do general.

Recomendo!
Gabriel1994 20/08/2023minha estante
Interessante, gostei da ideia de poder conhecer os diferentes pontos de vista. Mais um pra ler :)

IzaF. 20/04/2023

Uma obra e tanto.
Quanta riqueza, me arrepiei vários momentos, uma pena saber que essa história foi quase esquecida.

?Pois estou convencido de que, dentro da modéstia de nossas forças, o pracinha brasileiro deu o seu recado, cumpriu sua missão. E a sua melhor vitória me parece a ressonância de afetos e de saudades que ainda guarda, entre as paredes de pedras dessas casas isoladas da montanha, no coração da gente simples e boa da Itália, esta palavra: brasiliano.?

KJJ 18/08/2022

Bacana
Bacana!
Pra quem gosta do assunto vale a pena, eu comecei e me arrependi. Mas li até o final.
Não é de todo ruim, só um livro documentarista.

Thami 24/05/2022

Sinceramente senti que muitas vezes faltavam alguma coisa ao livro, ele te trás todo o contexto explicando o que ocorria em cada momento ou dando explicações de outras informações importantes mas acho que faltou o mais essencial, as histórias e relatos dos brasileiros que lutaram lá, sim teve isso no livro mas ainda assim acho que não foi o suficiente e trazer mais disso faria o livro ganhar um toque mais humano e nos fazer com que nos conectemos mais com ele.
A versado do hino da FEB ?proibido? é simplesmente genial, impactante e a cara do que o Brasil e os brasileiros realmente são.

Jairo41 09/05/2022

Uma lembrança aos pracinhas
O livro 1942 nos faz embarcar em uma parte da história do nosso país pouco ou quase nada comentada no Brasil. Por menos no meu caso, nunca tive uma abordagem profunda do assunto no âmbito escolar.
No livro nos aprofundamos em três partes: "Antes Da Guerra", "No Campo de Batalha" e "O Pós-Guerra".
Logo, na parte "Antes Da Guerra" vemos um introdução do Brasil antes da sua entrada na 2° Guerra Mundial. Com isso, percebemos as relações conturbadas do Brasil se mantendo neutro e quererendo manter as relações com ambos os lados: Os Aliados e o Eixo. Além disso, vemos os torpedeamentos aos navios brasileiros ao longo da faixa litorânea.
Na parte "No Campo de Batalha", viajamos profundamente na história dos soldados brasileiros em combate. Logo, vemos os grandes feitos dos pracinhas no terreno italiano, como por exemplo, o episódio da batalha de Monte Castello. E vemos também o êxito dos pracinhas em vários departamentos da Força Expedicionário Brasileira (FEB).
Na última parte "O Pós-Guerra", vemos o cenário do nosso país após a participação na 2° Guerra Mundial. Nisso, vemos a recepção aos soldados brasileiros após o campo de batalha e as medalhas concebidas aos soldados brasileiros.
Por fim, o livro é rico em detalhes daquela época e isso é bastante ótimo pois ficamos imersos a história. Sem contar com as fotografias que nos faz se sentir naquela época. Mas peca muito em relação a algumas informações serem colocadas no livro que acredito serem muito irrelevantes à história. Mas por fim um bom livro para que deseja iniciar a estudar essa parte da história.

Tieppo 04/04/2022

Cobras Fumantes Eterna Sua vitória!! ????
Excelente livro sobre a FEB( Força Expedicionária Brasileira), e muito detalhado em palavras e imagens. João Barone e um ótimo baterista e escritor da participação brasileira na Segunda Guerra. Então quem quer começar a estudar sobre a participação brasileira na 2GM, esse e o livro perfeito. Ótimo para provas que vai cair esse tema.
A COBRA FUMOU! ??

Natali Pacheco 27/03/2022

A cobra vai fumar!
Eu aprendi tanto com esse livro. Maravilhosa a narrativa do autor que constantemente nos lembra da importância de conhecermos, relembrarmos e valorizarmos a história do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Quanto conhecimento adquirido em apenas 352 páginas!!!
Termino o livro com apenas um sentimento: que todo o povo brasileiro se informe sobre a nossa História que é tão importante.??

Emanuel Xampy Fontinhas 09/01/2022

O livro se presta a um importante trabalho de resgate da memória de um fatos e personagens bastante desconhecidos e relegados à figuração da nossa história, porém a técnica de escrita documental careceu de emoção. Um livro relativamente curto, mas que se tornou enfadonho durante boa parte da leitura, somente os episódios finais trazem um teor emocional melhor trabalhado. Deve agradar quem já gosta da temática, mas a mim, que não sou familiarizado com o tema, não prendeu.

Isaahaag 25/12/2021

Achei o livro ok, contém MUITA informação, e nem todas tão necessárias, o que acaba sendo um pouco cansativo. Ele trata da participação do Brasil na segunda guerra mundial, já que seu pai foi convocado para servir a FEB (o símbolo é uma cobra com cachimbo, porque muitos diziam que o Brasil não teria capacidade de ir a guerra, e que isso só ocorreria se a cobra fumasse), enviado para Itália em 1944 para lutar junto as forças aliadas contra os nazifascistas. Muitas tragédias ocorreram como: vários e vários navios afundados e torpedeados.
- Brasil era o país com maior número de membros do partido nazista fora da Alemanha
Não consegui absorver muita coisa, me perdia muito nas palavras, não acho que o livro foi muito bem escrito.