A Floresta dos Pigmeus

A Floresta dos Pigmeus Isabel Allende

Resenhas - A Floresta dos Pigmeus

fabio.orlandini 06/01/2023

Outra Isabel Allende
Para quem está acostumado com as leituras mais adultas da escritora, essa coleção vai surpreender. Os temas são totalmente distintos de suas obras, mas uma coisa é certa: a genialidade para contar historias está sempre presente.
Quando começamos o volume 1, ficamos com a dúvida: Será que vaie.prender? Daí, vamos nos afeicoando aos personagens e nos envolvendo. O livro 2 lembra um pouco o primeiro, mas acredito ser mais cativante. E, o terceiro vem para finalizar e coroar essas aventuras. O final, embora esperado, é bem cinematográfico e digno de palmas. Amei ter lido a trilogia.

Núbia Esther 17/07/2013

Dessa vez já reencontramos Nádia e Alexander no novo lugar de sua aventura, ambos estão acompanhando Kate que fora convidada por um guia e naturalista para escrever sobre uma nova modalidade de turismo na África. Kate até tinha prometido não levar os garotos para mais nenhuma aventura, mas não viu nada demais em um simples safári. E o safári realmente não foi o problema, ela só não contava encontrar com um missionário no último dia da viagem e que por causa desse encontro eles acabassem se embrenhando em um pedaço esquecido da selva africana, em uma aldeia escondida numa região comandada por um psicopata e de repente se vissem às voltas lutando contra um ditador que mantém duas tribos servindo aos seus interesses.

“Com a voz emocionada, a escritora leu a breve mensagem de seu neto: “Nádia e eu estamos tentando ajudar os pigmeus. Tratem de distrair Kosongo. Não se preocupem, voltamos logo.”

– Aqueles meninos ficaram loucos – Joel González comentou.

– Não ficaram, esse é o estado natural deles – gemeu a avó – E agora, o que poderemos fazer?”

No livro anterior o que estava em cheque era a herança cultural de um país que estava correndo o risco de ser perdida e conspurcada pela ganância. Agora, no último livro da trilogia, Allende retoma o grito de alerta do primeiro livro, contra a destruição massiva da natureza. Como comentei na resenha do livro anterior, a fórmula adotada pela Allende pode até ser previsível, afinal já começamos a leitura sabendo que uma aventura estar por vir, que os bandidos dessa história sempre estão atrás do lucro desmedido não importando a destruição que tenham que fazer para isso e que Alex e Nádia farão de tudo para impedir que eles saiam ganhando, mas o entrosamento dos protagonistas e o lado sobrenatural da história, que aqui atinge seu ápice retomando até mesmo antigos personagens tornam a história encantadora. Uma trilogia que recomendo para o que gostam de romances de aventura, em conhecer novos lugares e não tenham preconceito com elementos sobrenaturais. Ao longo das histórias fomos guiados por Alex e Nádia, e além de conhecer mais sobre os lugares que eles visitaram, também pudemos acompanhar o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de sua relação e gostei dos rumos dado aos personagens por Allende que aqui se despede da Águia e do Jaguar.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/07/16/a-floresta-dos-pigmeus-isabel-allende/
Lalá Aquino 17/11/2021minha estante
Não li toda a resenha, quero tanto ler esse livro!!??

Bella 26/07/2023

Final digno para uma trilogia de respeito
O que mais me agradou durante toda a trilogia de As Aventuras da Águia e do Jaguar é que as coisas não demoram para acontecer. A Isabel torna a leitura tão dinâmica e fácil que, quando você percebe, está lendo cenas impactantes como se fossem eventos muito corriqueiros. A história passa num piscar de olhos, de forma muito simples.
Foi uma experiência muito boa!

Jojo Cristine 12/07/2020

Gostei bastante da leitura. Te prende, mas senti falta de saber mais sobre os personagens. Gostaria de ter lido os anteriores.

amandocas 17/08/2023

Aventuras, mistério e conflitos
Fim da trilogia. Na minha opinião, acho que o 2º livro foi o melhor!

Gosto da forma como a autora descreve os personagens e a cultura do lugar que estão visitando. Faz com a gente faz uma verdadeira viagem! A história se passa nos anos 2000 e mostra como a escravidão ainda está presente na sociedade?

Só Sobre Livros 24/05/2013

Adeus à águia e ao jaguar
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/12/adeus-aguia-e-ao-jaguar-carla-cristina.html

Silvia 18/01/2017

A floresta dos pigmeus
O livro de Isabel Allende provoca diversos sentimentos no leitor, entre eles, a sagacidade de aventura e a vontade por justiça. Os personagens Nádia e Alexander são dois adolescentes que desencadeiam aventuras pelos lugares onde passam. Agora, então, estão na África, juntamente com a avó de Alexander, que se chama Kate.
As personagens femininas do livro são extremamente interessantes. Kate e Angie são duas mulheres muito parecidas e com opiniões muito forte sobre as suas vivências. Este é um traço marcante na literatura de Allende.
Sem dúvida é um livro envolvente e empolgante!