As Luzes Brancas de Paris

Resenhas - As Luzes Brancas de Paris

Evy 27/02/2016

Formidável
Por onde começar?
Bem, As Luzes Brancas de Paris é um livro que me deixou totalmente deslumbrada. O contexto histórico incrível que a autora trás; os personagens tão defeituosos que quando você menos imagina, te ganhou; e o fato de que esse é um livro que você chega a acreditar nele, naquela história apresentada, o livro se torna real e assim, inesquecível.

O livro começa em 1917 nos apresentando Xenia e sua família aristocrata na Rússia, aos 15 anos ela passa pelos horrores da revolução comunista e se vê sendo a fortaleza da família que de uma hora para outra, perdeu tudo. O país expulsou e abandonou eles. Depois de deixar a Rússia, Xenia e sua família vão para Paris viver como refugiados. Conforme os anos se passam, mesmo trabalhando em um ateliê, Xenia se vê sempre com a pobreza na porta, até que um estilista lhe faz uma proposta que muda sua vida e assim, Xenia Fiódorovna torna-se modelo.

A Xenia foi obrigada cedo demais a ser adulta e isso fez ela muito cínica, ela perdeu o otimismo mesmo em meio a todas as dificuldades, ela ficou mais amargurada, mas também muito forte. Devo dizer que ela é um personagem admirável, mas que se fechou tanto em si mesma, que apenas sabe ser solitária. A ideia de ser vulnerável ao ponto de amar alguém, a assusta.

O caminho do par romântico se cruza em uma noite em que Masha, a irmã de Xenia, está desaparecida e Xenia tenta encontrá-la. O envolvimento da Xenia e do Max não é descrito de forma "florida", é real, palpável. Os defeitos e qualidades dos dois estão lá, à mostra, e é exatamente esses defeitos que complicam a relação dos dois.

O Max é um fotógrafo que com o passar dos anos se torna muito respeitado e requisitado, principalmente no mundo da moda. Privilegiado financeiramente desde o nascimento, Max é uma pessoa carismática, a princípio insegura, mas com o passar dos anos vemos a evolução dele no livro. Acompanhamos todas as fases dele e da Xenia com o passar dos anos.
O relacionamento do Max e da Xenia é marcado muito profundamente, pela distância. Eles passam meses, anos, sem se verem... (Tudo por causa, na minha opinião, da Xenia. O medo dela em se deixar amar alguém é tão grande, que ela faz uma bola de neve com a vida dela e a do Max) Mas sempre quando voltam a se reencontrar, o amor deles está ali presente.

E os relatos tão fiéis desde 1917 até a segunda guerra mundial, você se vê transportado no tempo e é inevitável se questionar com até que ponto o ser humano vai, até que ponto a bestialidade toma conta. E o mais triste de tudo, é saber que tudo aquilo ocorreu... Talvez esse seja o ponto mais triste do livro, encarar a realidade do passado.

Esse é certamente um livro que não esquecerei tão facilmente, e ainda bem, há uma continuação, pois a forma como acabou o livro... Nossa, esse é um conselho que dou: não leia esse livro se você não tiver a continuação.
A autora ganhou uma fã com certeza.
Lelinha 27/02/2016minha estante
Esse tá na minha lista...

Evy 27/02/2016minha estante
Tu já tem ele? Eu li ele em espanhol, já que não achei o ebook dele em português :/

Alessandra 27/02/2016minha estante
Ai ai ai Evy, linda sua resenha!! Deve ser uma leitura um tanto angustiante!

Obrigada Alessandra *-*
Pois é, o livro é muito forte, mas vale a pena demais. E pelo final desse livro, e pela sinopse da continuação, creio que a sequência vai ser ainda mais tocante.

Gabi 27/02/2016minha estante
Vai logo ler a segunda parte pra dizer se tem Happy end pra mim poder começar logo kkkkkkk Linda resenha Evy deu mais vontade de ler ainda ;)

Alessandra 27/02/2016minha estante
Bom, que pelo menos tenha um desfecho feliz.... Acho que vou esperar vc ler o segundo! rsrs

Evy 27/02/2016minha estante
Kkkkkk. Pode deixar, vou ler o segundo em seguida!

Lelinha 27/02/2016minha estante
Tenho sim Evy, em português se não me engano...

Evy 27/02/2016minha estante
Em ebook ou físico? De qualquer forma, que bom então! Nada melhor do que ler um livro na língua de origem kk

Alessandra 27/02/2016minha estante
Se for realmente traduzido é uma sorte e tanto pois procurei muuuito e não encontrei! rs

Lelinha 27/02/2016minha estante
Eu vou conferir meninas, mas acho q é a versão de PT. ..

May 27/02/2016minha estante
Parece ser lindo! Adorei a resenha! Já entrou na lista rsrs

Evy 27/02/2016minha estante
Em Pt realmente foi lançado, mas não tem na wook :(
May, leia mesmo, é um livro maravilhoso! Tenho certeza que vai lhe marcar tanto como me marcou.

28/02/2016minha estante
Linda resenha Evy, há anos quero ler esse livro, mas a coragem de ler em espanhol não existe rsrs, e tb procurei em lojas virtuais e uma pena que esse livro não venha pra essas bandas.
Aguardando ansiosamente a sua resenha da continuação.

CarlaC 28/02/2016minha estante
Tenho os dois livros na estante à espera de uma oportunidade há séculos. rsrs

Evy 28/02/2016minha estante
Pois é Paty, eu também procurei muuuuuito ele, se não fosse a Gaby me mandar ele, eu não teria nem sabido que havia em espanhol, até porque a autora é francesa, então, nem mesmo em inglês tem :(

Evy 28/02/2016minha estante
Carla não perca mais tempo, leia logo ele, vai valer muito a pena! :)

Luiza 16/03/2017minha estante
Me fez lembrar do "cavaleiro de bronze"

Alessandra 09/09/2017

Um apaixonante romance histórico
É uma história intensa e dura que abrange vários anos e uma ambientação muito trabalhada, o final da I guerra Mundial, o período da Revolução Russa, atravessa a década de trinta com a ascensão ao poder de Hitler e a II Guerra Mundial. Retratando as vivências dos refugiados russos que tentam na Europa uma nova vida. A autora tem uma narrativa impressionante, tão envolvente que senti a constante necessidade de saber como e quando Xénia (a protagonista) encontraria a paz que tanto procurava, o amor que tanto desejava, a vida que tanto merecia. Xénia refugiada em Paris, passa pelas dificuldades de iniciar uma nova vida numa terra desconhecida, luta pela sua sobrevivência e da família que lhe resta. Conhece Max por quem se apaixona, um fotografo alemão, um jovem também forte e destemido. E de repente vem-se apanhados pelo inicio da Segunda Guerra Mundial. Uma jovem russa, exilada em Paris, e um jovem alemão, que vive em Berlim, um amor que terá que ultrapassar tudo, ou uma luta por um amor que tem tudo para não resistir á dor, e ao terror que ambos irão passar durante anos que duram os conflitos. 5 ESTRELAS COM LOUVOR!
Hester1 09/09/2017minha estante
Uma pena que nao tenhamos no Brasil. Gostaria muito de ler.

Evy 09/09/2017minha estante
Uma linda resenha sua para um livro extraordinário *-*

Alessandra 09/09/2017minha estante
Uma pena mesmo Hester, é muito lindo!!

Alessandra 09/09/2017minha estante
Evyyyy queria tanto, tanto achar outro com a mesma temática e tão lindo quanto!! :)

Alê, tem final feliz? É livro único? Bjs

Hester1 09/09/2017minha estante
Dri, eu nao li o livro, mas sei que tem continuacao. Pelo menos o 2°

Obrigada, Hester. E o final? Rs

Alessandra 09/09/2017minha estante
Dri é uma duologia, e tem sim final feliz! Rs Bjs

Obrigada, Alê. Bjs