O Sol Negro

O Sol Negro Maria del Carmen Velazquez Pereda

Resenhas - O Sol Negro

Fernanda 16/01/2014

Resenha: O Sol Negro
Resenha: “O Sol Negro” proporciona uma história complexa e repleta de fascínios e descobertas admiráveis. A autora consegue explorar assuntos ligados à humanidade e sociedades secretas de uma maneira ágil e muito bem detalhada. O mistério segue em todos os momentos e garante várias surpresas durante cada acontecimento.

Mais interessante é poder adentrar numa atmosfera ligada à simbologias alternadas e devaneios sobre o passado. É uma obra que exige bastante atenção por parte do leitor já que apresenta muitas passagens particularizadas. Consequentemente haverá maior objetivação no estudo da cultura e de fato todos os elementos poderão ser considerados com êxito.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/01/resenha-o-sol-negro-m-c-pereira.html

Kitasato 09/09/2013

O Sol Negro, o Retorno das Sociedades Secretas do Vril é um livro fascinante, cheio de aventuras, romance, ciência, misticismo, espiritualismo e magia. É um livro bem balanceado e bem escrito.
As aventuras de Maya, David, Armando, Ana e mestre Germano se inicia numa mistura de acontecimentos, aparentemente ao acaso, que atraem estas pessoas com tanto em comum para solucionar um problema que pode atrasar a evolução de toda a humanidade.
O livro mostra a dualidade da energia e do conhecimento, que podem ser usados para o bem e para o mal.
Esta história não é para qualquer leitor, este necessita ter muita curiosidade, amar a Ciência conectada com a História e o "místico". Mistura improvável para a maior parte das pessoas, mas um prato cheio para pessoas cheias de imaginação, sede de conhecimento e tem em mente de que nada ocorre por acaso.

Jo 11/06/2013

Viagem deliciosa que nos ensina fatos científicos e históricos com humor, romance, aventura e suspense
A autora MC Pereda me encantou com fatos científicos da História, revelando versões reais das versões publicadas, a mergulhar na aventura de seu delicioso romance que cativou o interesse de minhas 2 adolescentes! Recomendo a escritora brasileira com 1 milháo de estrelas! - MC Pereda, estou ansiosa por sua próxima obra!

Bruna 27/07/2013

www.papodeestante.com
Foi extremamente difícil definir a princípio o que eu achei desse livro. O sol negro é uma daquelas leituras em que tive altos e baixos. O livro conseguiu provocar em mim emoções distintas, a maioria, claro de forma positiva, apesar de ter alguns detalhes que me incomodaram um pouco. Demorei bem mais que o normal para terminar de lê-lo, não tanto pela narrativa ou o número de páginas, mas pela carga de informações que ele contém, o que exigiu mais atenção da minha parte, além daquela famosa "pausa para respirar" e deixar meu cérebro processar o conteúdo lido.

Por isso logo de cara adianto: essa resenha será grande e sem quotes, porque os mais interessantes são grandes demais para colocar aqui. Vide o tamanho da sinopse.

Como protagonista dessa história temos a doutora Maya, uma mulher inteligente e independente que trabalha em um laboratório farmacêutico na parte de cosméticos, área que me pareceu não ser muito valorizada lá dentro. Gostei de sua personalidade forte, mas bem dosada, que foge aos padrões de "sexo frágil" ao extremo.

Maya, também tem um hobbie um pouco fora do comum: pesquisar sobre sociedades secretas e outras coisas do gênero, praticamente sua paixão. Eu até arrisco dizer que isso chega a ser um "auter ego" da própria autora, ao menos é a impressão com a qual eu fiquei.

Certo dia, nossa protagonista está em um restaurante com amigas, falando animadamente sobre suas pesquisas, quando surge um homem, desculpando-se por estar ouvindo a conversa, aproxima-se e antes de ir embora apreseta-se como David Bacon e lhe dá um cartão, dizendo que faz parte de um grupo de pessoas que estudam aquele tipo de coisa e que ela seria bem vinda.

A doutora fica intrigada com aquela aparição (que diga-se de passagem é uma "bela" aparição), principalmente pelo sobrenome "Bacon", o mesmo de uma das personalidades que são objeto de sua fascinação.

Apesar dos apesares, ela nada faz a respeito e sua preocupação volta-se para alguns acontecimentos no trabalho. Maya e sua equipe, em seus experimentos, acabam descobrindo que uma determinada planta possui propriedades curativas que poderiam ser utilizadas em queimaduras e, indo mais longe, até mesmo no processo de cura do câncer.

Aparentemente as duas histórias, a de David Bacon e a do laboratório, nada possuem em comum. Porém, acontecimentos estranhos no trabalho e alguns encontros posteriores com o homem misterioso vão ligando-se aos poucos, mostrando a Maya que aquele laboratório esconde segredos que ela jamais pensou que existisse e pior: quando percebe já está mais do que envolvida.

David e ela possuem um laço extremamente forte, que vai além de um romance comum. A ligação entre eles é realmente importante para a história e há uma explicação, de fato, do porque sentem-se atraídos um pelo outro, o que achei uma bela sacada da autora.

A trama envolve bastante mistério, ação, curiosidades históricas e muito sobre a sociedade secreta do vril, que teria sido (pasmem como eu!) um dos grandes pilares do nazismo (link para um documentário maneiro do Discovery Chanel no fim da resenha).

A história é muito bem amarrada e apesar do livro fazer parte de uma trilogia, ele nada deixa devendo ao leitor, a não ser pequenas pontas que servirão de gancho para o próximo livro da série. A problemática menor, proposta para esse primeiro livro é resolvida dentro do primeiro livro.

Foi muito interessante acompanhar a evolução do relacionamento de David e Maya. Senti nesse romance, apesar de abrupto demais, afinal eles pouco tempo tiveram para se conhecerem, um toque racional que eu sinto falta em muitos dos romances dos livros atuais. Eles se gostam, buscam a segurança um do outro, porém não é aquela paixão desvairada e sem sentido, as mentes deles ainda estão no lugar e Maya até mesmo se permite analisar David com desconfiança. Creio que seja por ambos os personagens serem adultos e maduros.

Mas mesmo gostando do casal, meu personagem masculino favorito sempre será o Armando, amigo de David. Isso porque o David é muito "perfeitinho", apesar da onda de mistério que o envolve e de ser perceptível que ele esconde algumas coisas. Ele é bonito, rico, gentil, luta, e rico de novo, e etc, etc, etc. E isso o tornou um personagem menos real para mim. Armando já é mais cômico, os defeitos dele são mais perceptíveis e por isso consegui visualizá-lo melhor, como uma pessoa comum.

Engana-se aquele que pensa que encontrará apenas acontecimentos baseados em fatos palpáveis. A sociedade secreta do Vril possuiu um "quê" no ocultismo, e isso leva a história para um nível menos "carnal", se posso dizer assim, com não um pé, mas quase um dedinho mindinho na fantasia. Ler ou não ler, chamou isso de uma mistura de Dan Brown com Tomb Raider (e eu morri de rir, claro, porque faz muito sentido).

Apesar das comparações, de alguns resenhistas, da autora com Dan Brown, a meu ver, a única semelhança entre os dois está no falar de sociedades secretas. Tanto a narrativa, quanto a história, são desenvolvidos de forma bem diferente.

Dan Brown tem uma maneira mais didática de passar o conteúdo, até porque seu famoso personagem, Robert Langdon, é um professor. Em O sol negro, esse conteúdo é mais "despejado" sobre o leitor, em grande quantidade, normalmente durante os diálogos, mas sem muito do dinamismo que os diálogos deveriam dar. Muitas vezes, durante a leitura, a quantia de informações falada ininterruptamente por um personagem era tanta que não parecia uma fala, mas um livro de história, o que não chega a ser ruim, mas para leitores que não estão acostumados com leituras mais técnicas podem ficar entediado. Por isso é importante ressaltar que o leitor deve realmente se interessar por esse tema. Essa é minha única ressalva.

Quanto a diagramação, o livro é bem feito, o tamanho e o espaçamento sãom muito bons e a folha é em papel pólen, aquele que é o melhor para a leitura. Porém, não gostei dos diálogos serem transcritos entre "aspas" e itálico. Sei que é comum o não uso de travessões, principalmente em livros não brasileiros, mas foi o itálico que me fez enroscar na leitura. Em um livro cheio de informações, onde a maioria delas são passadas através de diálogos, imagine ter que ler páginas inteiras seguidas em itálico. Não é algo que comprometa a história, mas eu ficaria profundamente agradecida se no próximo livro o itálico não existir.

Resumindo, O Sol negro é uma excelente leitura nacional, em um tema pouco explorado aqui nas terras tupiniquins, porém quem o ler deve estar ciente e preparado para a quantidade de informações que irá receber.

Ah, e antes que eu me esqueça, se prepara para o final. Ainda estou chocada com ele ;)

Documentário: http://www.youtube.com/watch?v=rni8y4PXWwA

Rusbis 20/08/2013

Confira a vídeo-resenha de "O Sol Negro" no canal literário do Youtube, "Ler Vicia":

site: https://www.youtube.com/watch?v=DUifAWQZ68w&feature=c4-overview&list=UUHmz6tuoLVpfdEdxd0VH9gg

Fran 06/09/2013

O Sol Negro O Retorno das Sociedades Secretas do Vril
Olá Caros Leitores!

Com um enredo instigante que vai prender a sua atenção e não te deixar largar o livro até conseguir desvendar pouco a pouco os mistérios que vão surgindo durante a história, O Sol Negro, além de entreter, vai fazer o leitor aprender por meio de fatos históricos, simbologias e as intrigantes e sempre em foco de tempos em tempos Sociedades Secretas.

O Sol Negro - O Retorno da Sociedade Secreta do Vril vai contar a história da Drª Maya, uma cientista bem sucedida que trabalha em uma empresa farmacêutica. Ela tem trinta e quatro anos e sua outra paixão é estudar sobre sociedades secretas e simbologias. Durante seus momentos de folga ela passa conversando com suas amigas sobre o assunto e até mesmo ensinando a elas, tão grande é o seu domínio sobre a questão.

Ela não compreende plenamente o grande fascínio que tudo isso lhe traz, apenas sabe que precisa aprender e continuar estudando. Em um desses encontros com suas amigas durante um jantar um misterioso e atraente homem se aproxima da mesa delas. Ele se apresenta como David Bacon e lhe explica que ouviu um pouco da conversa entre as amigas e como ele pertence a um grupo que estuda sobre as mesmas coisas das quais elas falavam lhe deixa seu cartão e a convida a participar do grupo.

“Acredita em um passado para a humanidade diferente do que contam nos livros de história?”

Maya fica receosa e ao mesmo tempo atraída, porém não entra em contato. Supostamente em um encontro casual em um parque semanas depois eles se reencontram e ele a convida para jantar. Durante esse jantar David lhe mostra várias réplicas de objetos históricos, inclusive o gerador Vril. A partir daí ela percebe que David pode ser ainda mais misterioso e irresistível do que parece.

Depois desse jantar o envolvimento entre os dois é inevitável e Maya descobre que seus estudos são mais verdadeiros do que ela supunha. Afinal uma sociedade secreta cujos membros são descendentes diretos dos nazistas está no Brasil e deseja ter o domínio da energia Vril que seus antepassados não obtiveram.

A energia Vril é aquela que permeia o universo, sendo a fonte de toda massa, gerando a matéria diferenciada da forma como a reconhecemos. Em mãos certas pode ajudar o mundo a evoluir, em mãos erradas pode destruí-lo e se utilizada apenas em benefício próprio pode gerar um poder absoluto.

David e Maya estão designados a impedir que isso aconteça e com a ajuda de muitos amigos vão partir em uma grande aventura onde vão presenciar muitos dos fatos que já estudaram e descobrir muitos mais, além de descobrir sobre eles mesmos.

“Nada acontece por acidente. Cada acontecimento isolado é parte do que precisa acontecer agora.”

Todo o enredo é muito envolvente e instigante. Você tem que saber mais e a cada dado repassado pelos personagens o leitor pensa: é isso. Você segue com eles juntando peças e informações, passando por angústias, pois você sabe que algo perigoso os espera e eles descobrem apenas no momento o que é.

Além de a trama ser muito bem amarrada, o leitor aprende muito com o livro, pois ele nos mostra durante toda a narrativa fatos históricos e pesquisas que foram e continuam sendo feitas por muitos estudiosos. O canal do livro no You Tube tem vários vídeos a respeito.

Falando dos personagens. A Drª Maya é ótima, uma mulher independente, segura, espirituosa e que não precisa que ninguém a defenda, pois ela toma as rédeas da situação. Além disso, sua inteligência é notável e seu raciocínio sempre está um passo além de todos. David é um charme e nos deixamos instigar por seu mistério assim como Maya. É um homem culto, pacificador e apaixonado. O romance entre os dois dá um toque especial ao livro e tem o ponto certo. Talvez você ache o envolvimento deles um pouco rápido, mas durante a narrativa você descobre o porquê.

“Minha vida tem um propósito... Sinto que há algo que preciso fazer, mesmo que ainda não saiba o que é.”

Os personagens secundários são muito bem trabalhados. Armando, amigo de David e Ana, amiga de Maya. São engraçados e sempre companheiros. Temos também o mestre Germano com sua sabedoria e até mesmo os vilões, os irmãos Muller, dois seres odiosos.

A narrativa é feita em terceira pessoa e depois dos primeiros cinco capítulos você se habitua ao vocabulário e ao ritmo da história. Esta foi minha única ressalva com a leitura,...

Continue lendo!

site: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/06/o-sol-negro-o-retorno-das-sociedades.html

Danielle 03/10/2013

Resenha – O sol negro – O retorno das sociedades secretas do vril - M.C. Pereda
O sol negro é o primeiro livro de uma trilogia.
Logo no início da trama somos apresentados a protagonista Maya, uma farmacêutica no ramo de cosméticos e completamente fascinada por sociedades secretas, durante um jantar com a amiga Ana elas estão conversando sobre conspirações quando um homem se aproxima e se apresenta com David Bacon e alega ter ouvido a conversa delas aproveitando para convidá-las a participarem de um grupo que também se interessa por esses assuntos.
Semanas depois David e Maya se encontram casualmente em um parque e eles acabam descobrindo muitas coisas em comum e David a convida para jantar começando assim a surgir um clima entre eles.
Quando Maya vai à casa de David para jantar ela fica impressionada com a decoração e acaba encontrando um gerador vril. O vril é uma suposta energia ou magia usada por uma sociedade secreta que teve um membro muito famoso “Adolf Hitler”, esta energia era alcançada através de meditação, orgias e até sacrifício de crianças. A energia vril é capaz de curar ou ferir, levitar objetos e transportar para outra dimensão.
David e Maya irão descobrir muita coisa juntos sobre o vril e terão que embarcar em uma grande aventura para impedir que o vril caia em mãos erradas.
Um livro recheado de informações sobre teoria de conspirações, história, sociedades secretas que eu nem sabia que existiam que me foram de enorme aprendizado e enriquecimento cultural, apesar de ser um livro de ficção ele contém muitos fatos reais.
Muita ação, suspense, romance, ciência, história e ficção que resultou em livro com uma trama envolvente e comum final de tirar o fôlego. Gostei muito da trama e estou aguardando ansiosamente pela continuação.
Recomendo a leitura a todos que se interessem por assuntos como ciência, história e sociedades secretas, é um livro para ser lido com bastante atenção devido a grande quantidade de informações.

site: minhasresenhasdp.blogspot.com.br