Spartacus

Spartacus Howard Fast

Resenhas - Spartacus

Luiz 26/02/2023

O melhor livro que já li!
Bom, eu não li muitos livros, e Percy Jackson e Diário de um Banana não são o que Spartacus é. Um livro fantástico com uma história fantástica.
Meu segundo livro de Howard Fast e embasbacado foi melhor que o anterior, muito mais completo, tão bonito quanto, ou mais que a história de Sacco e Vanzetti.
Há praticamente pouco mais de uma dezena de personagens, dentre eles políticos, governantes, gladiadores e claro, Spartacus e cia. Muitos se não todos tem uma ligação direta com Spartacus, seja com uma simples passagem e nota ou até mesmo diretamente, como sua esposa, Varinia, símbolo de beleza e muito cobiçada por um velho homem sem coração que encontrou amor em uma viúva do maior escravo de todos, o mais puro e gentil, como Varinia mesmo dizia.
Spartacus era um líder sábio, mas jovem. Defendeu a liberdade e paz a todos. Amou chorou e morreu por aquilo que acreditava, em um mundo mais justo para todos. Fora perseguido e morto como um animal, de fato era um animal perante o Estado Romano, menos que isso, apenas uma mera ferramenta, nesse caso, de entretenimento da alta sociedade romana em uma arena de um sujeito tão sujo como os que vião homens morrer por mera diversão e sangria.
Claro, é uma obra muito romantizada, uma lenda, um mito, mas quem em essência pregava a igualdade e liberdade a todos em um mundo sujo sem escrúpulos, a Velha Prostituta Roma.
Foi um conhecimento adquirido que entreteu, me cativando e querendo saber cada ver mais pelo escravo que queria destruir Roma.

Ogaiht 01/07/2022

É Sobre Tudo, Menos o Spartacus
Li este livro por causa do filme, épico clássico dirigido pelo lendário Stanley Kubrick. Considero este um dos raros casos onde a adaptação cinematográfica é superior à obra original, pois além de cortar personagens secundários desnecessários, o filme faz uma abordagem mais tradicional e mais focada no personagem-título.
O livro, diferentemente do filme, não foca em Spartacus. Aliás, quando a narrativa tem início, já sabemos o desfecho da estória e, através de relatos de outros personagens, a narrativa vai regredindo até montarmos todas as peça dos acontecimentos. De uma certa forma, essa estrutura lembra um pouco a maneira como As Crônicas de Gelo e Fogo são narradas. Mas aqui não me parece que funciona muito bem, pois ao contar os acontecimentos em forma de relatos dos personagens, no final das contas terminamos o livro sem saber quase nada de Spartacus. Talvez essa tenha sido a intenção do autor, mas para mim foi frustrante. É verdade que em algumas passagens do livro é mostrado os acontecimentos do ponto de vista de Spartacus, mas para mim isso não foi suficiente. Por isso mesmo prefiro a adaptação cinematográfica, pois nesta os acontecimentos são mostrados pelo ponto de vista do personagem-título.
No geral, a maioria dos personagens do livro não me despertou nenhum interesse, exceto talvez Crassus e Gracchus. E, mais ao fim, há um capítulo onde Gracchus e Cícero debatem a natureza do mundo e outras questões filosóficas que é muito prazeroso de se ler. Uma pena que o livro como todo não chegou a ter a mesma qualidade das passagens mencionadas. Mas, como já fiz questão de enfatizar várias vezes, entre o livro e o filme, desta vez fico com filme.

Ketma 20/08/2021

Spartacus foi minha primeira experiência lendo Fast e eu amei. A leitura é fluida, regada de criticas sociais e mesmo sem ação e porradaria ele me prendeu a cada página. Mais do que recomendado.

Aline330 15/10/2020

Realmente muito bom. Conta a história de uma maneira não linear e centrada na fascinação dos personagens pelo Spartacus e o que ele representa.

Moises Celestino 09/08/2020

"Spartacus de Howard Fast"
Confesso que este conceituado romance de Howard Fast não me cativou, pois esperava muito mais. A presente narrativa se inicia de forma arrastada, o que entedia o leitor que procura por literaturas cheias de ação e aventura. É aquele tipo de romance difícil de acompanhar até o fim. Pode ser que esta obra tenha feito sucesso literário na época de seu lançamento, pois hoje em dia, a premissa que foi boa, deixou de ser interessante. Dou três estrelas pela originalidade de Fast.

Márcio 11/07/2019

Não conhecia o livro, em compensação tenho o filme clássico fos anos 60 com Kirk Douglas baseado no livro. Há algumas diferenças, mas gostei mais do filme..como o livro foi escrito nos anos 50 há mais divagações (não sei se me expresso bem) do que ação talvez pelo fato da história não ter sidl narrada por Spartacus mas pelas pessoas que o conheceram ou combateram. Entretanto é um bom livro que críticao imperialismo e ressalta a luta dos explorados...

Gabriela 06/07/2018

A guerra dos escravos, contra a opressão do grandioso Império romano em 73 a.C
O autor nos faz viajar no tempo, diretamente a Cápua onde fica a maior escola de gladiadores da Itália, Vila salária, onde os gladiadores revolucionários foram sacrificados nas cruzes que ladeavam a longa estrada e as pradarias romanas, por onde os escravos ganhavam força e nome, guerreando pelo direito de existir como gente e pela liberdade.
O Judeu David nos narra seus últimos momentos, ainda pregado na cruz. Spartacus nos faz chorar com sua triste vida nas minas de ouro e depois nas escaldantes areias manchadas de sangue e suor, das arenas mortais, sem perder o foco no maior tesouro que cada um de nós temos, a liberdade, a vida. Crixus, o grande Gaulês, não consegue conter sua ira e ao lado de Spartacus , Ganiccus e Varinia a bela Germana, esposa de Spartacus, arrebatam escravos por onde passam, derrotando legiões com suas próprias armas e fazendo Roma treme de medo ao ouvir o nome de seu líder, Spartacus, de altura mediana, olhar sereno e nariz quebrado, torna-se o pai Trácio de todos os escravos daquela revolução.
Gracchus o corrupto líder do senado e Crassus, general bissexual das grandes legiões, que sonhava, um dia, ser ditador, dão o toque dramático final nessa belíssima epopeia, baseada em fatos reais da grande revolta dos escravos, ocorrida em 73 a.C.
Um romance épico maravilhoso, vale muito a pena ler.
P.S.: É MUITO DIFERENTE DA SÉRIE!

Claudia Cordeiro 05/12/2016

Lindo, este livro. É só esquecer das ideias comunistas do autor, aliás, esquerdistas adoram Spartacus e indevidamente a meu ver, pois ele foi refém das circunstâncias e só isso; rebelou-se contra Roma, era escravo e não queria ser, nada mais natural!
Tem tão pouca coisa escrita sobre ele, imagina se iriam saber se ele tomou qquer atitude que hj se poderia chamar de esquerdista!..... francamente.....
Tem cenas lindas no livro. Claro, é Spartacus romanceado, idealizado, mas vale muito a leitura!

André 10/10/2014

Minha resenha
Análise completa dessa epopeia e da intensa e nobre lenda de um dos maiores gladiadores da história, o poderoso Spartacus!
Confira tudo sobre esse marco na história :)

site: http://cafemacaca.blogspot.com.br/2014/10/desafio-literario-minha-resenha.html

Só Sobre Livros 24/05/2013

"Spartacus" do livro à TV
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/07/spartacus-do-livro-tv-carla-cristina.html

RogerBoy 19/04/2013

Muito bom!!
Livro muito interessante e com um grande panorama histórico.Vale a pena ler com certeza.