As Artimanhas do Napoleão

As Artimanhas do Napoleão Antonio Cestaro

Resenhas - As Artimanhas do Napoleão

Blog MDL 08/12/2014

Em “As Artimanhas do Napoleão e Outras Batalhas Cotidianas” o autor Antonio Cestaro constrói um romance através da leitura ordenada de vinte e oito crônicas protagonizadas pelo autor e o seu porquinho-da-índia Napoleão. Com um quê biográfico, acompanhamos o dia-a-dia do autor e os seus pensamentos a respeito de temas atuais e que inquietam a nossa mente.

Com uma escrita leve, me peguei rindo das peripécias e dos trejeitos de Napoleão, bem como, me apegando a personagens como Yolanda, uma espanhola nascida na região de Andaluzia e que escolheu o Brasil para ser sua morada durante a sua velhice.

Com descrições de cenários nacionais, o autor conseguiu a proeza de em poucas páginas introduzir o leitor em sua vida através de textos que podem ser considerados simples em um primeiro momento, mas cheios de significado se refletidos de maneira mais atenciosa e dedicada.

Com ilustrações poéticas e que traduzem à perfeição o modo como o próprio leitor imagina as descrições, a ilustradora (e filha do autor) Amanda R. Cestaro demonstra todo o seu talento e potencial ao longo do livro. A combinação das ilustrações e das crônicas teve um efeito tão bom em mim que fiquei curiosa para ler “Uma Porta no Quarto Escuro” e conferir novamente a obra de pai e filha.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/12/resenha-as-artimanhas-do-napoleao-e.html

Mari. (Taylor's Version) 18/02/2022

Leve
Li pra escola, mas gostei bastante, é levinho e rápido de ler, além de engraçado. Recomendo pra quem quiser sair de uma ressaca ou só procura algo levinho pra ler.

CooltureNews 19/06/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Ainda não tive a oportunidade de ler “Uma porta para um quarto escuro”, primeira obra de Antonio Cestaro e já resenhada aqui no site pela Bruna, diga-se de passagem uma ótima resenha que despertou minha curiosidade, tanto que ao ter a oportunidade de receber seu segundo livro nem pensei em enviar para ela, fui um tanto egoísta e aqui estou para comentar sobre “As artimanhas do Napoleão e outras batalhas cotidianas”, desculpe Bruna.

Esse é um livro de crônicas onde Napoleão é a constante, Napoleão é um porquinho da índia que esteve presente em duas das crônicas de “Uma porta...” e acabou se tornando o grande destaque daquela obra e por fim ganhou uma só sua. Napoleão esta namorando, é inteligente, dorme sempre dentro de um pé direito de tênis, o que acarreta em inúmeros p[es esquerdos descartados e agora se comporta quando vai aos concertos com seu dono.

O livro é repleto de situações banais, como idas ao veterinário, passeios no parque, incluindo aí a entrada em encanamentos e a espera de seu dono para reencontrá-lo são e salvo, a visita de sua vizinha e seu gato que não sabe o que fazer quando fica frente a frente de Napoleão.

O livro é pequeno, composto de cem páginas, ilustrações e um trabalho magnifico com capa dura e alto relevo. Um tratamento digno para uma obra simples que consegue cativar e envolver em seus relatos simples e diretos. Leitura recomendada!

Lelê 30/04/2013

Resenha:
Ah! Gente!! Esse livro é muito perfeito!!!

Antonio Cestaro, o autor do livro, nos leva ao mundo do Napoleão, seu porquinho-da-índia.
Mas a história não se resume nas aventuras do Napoleão, tem muitos personagens maravilhosos.
Adorei conhecer Yolanda, a vizinha da dupla. Yolanda é uma senhora cheia de manias engraçadas, vive sozinha com seu gato Arquibaldo, ela lê mão, borra de café e tudo mais, e apesar de viver aparentemente solitária, ela tem sempre um brilho incrível nos olhos. Dona Yolanda pratica dança flamenca, e é por isso, tudo isso, ou só por isso, ela é feliz.
Tem também o Dr. Gildo, um veterinário que tem a profissão como missão, e foi para a Africa salvar elefantes.

"Fomos a um concerto no Municipal; no programa,
obras de Schubert, num duo de piano e violino,
Napoleão não paga, então, toda vez, que já um
concerto de Schubert com piano e violino, levo
Napoleão, que adora Schubert e é uma ótima
companhia para esse tipo de programa."
Pag. 42

Todos os personagens são ótimos, mas claro que Antonio e Napoleão são os queridos.

O autor usa um porquinho-da-índia para falar sobre política, crimes, relacionamento, paixão, tudo escrito com uma delicadeza impressionante e encantadora.

"O Napoleão nem desconfia, mas naquela tarde de
sábado combinei o seu futuro amoroso, não por
interesse próprio ou por considerá-lo inapto,
e sim por saber que um porquinho-da-índia
caseiro e tímido como o Napoleão poderia
viver e morrer sem experimentar as emoções
de uma grande paixão."
Pag. 72

São crônicas narradas em primeira pessoa, onde o próprio autor conta sua vida com Napoleão ao seu lado. Apaixonante!

São vinte e outro crônicas e mais uma introdução. Todas as vinte e oito são divertidas e remetem a reflexão; mas três delas eu separei, são fofas demais. São elas:

- Nariz de Leão > Aqui ele conta de um jeito engraçado as vantagens de ter Napoleão na sua vida, e de como a ideia do livro surgiu

- Cantos > As manias e preferências de Napoleão definitivamente alteram todo o ambiente do autor. Adorei!

- Os bichos também amam? > O Napoleão namorando foi tudo! Mas a ideia que o autora passa é que é impressionante. Quando as pessoas se fecham para relacionamentos, seja por timidez, falta de tempo, não importa o motivo... O melhor de tudo é ver um sorriso faceiro depois de horas do lado de quem se gosta.

Enfim, acho que já deu pra ver o quanto gostei da leitura.

A editora mais uma vez arrasou na diagramação. É feito em papel especial, as letras tem tamanho e espaçamento perfeitos, as ilustrações são belíssimas, aliás todas as ilustrações são feitas por Amanda Cestaro, filha do autor. O livro ainda tem capa dura e em relevo.

Como não amar este livro?

Da capa ao conteúdo, ele é lindo!

Literatura 30/12/2013

O leitor e o porquinho... da Índia!
As Artimanhas do Napoleão de Antonio Cestaro (Tordesilhas, 99 páginas), não poderia ser diferente de uma grande obra. Do mesmo autor de ‘Uma porta para um quarto escuro’ que é também uma obra-prima, ele seguiu a tendência da originalidade e fez mais um livro magnífico. Nesse contexto, abro espaço para falar um pouco da Tordesilhas que sempre demonstra um cuidado singular com cada obra lançada, da capa a diagramação, os livros não perdem a essência e não são repassados ao leitor com ‘cara de clichê’.

Inicialmente, eu acreditei que Napoleão fosse o próprio Napoleão Bonaparte na infância, depois pensei que era um lindo cachorro; mas para minha surpresa, é um fofo porquinho da índia. Com crônicas que retratam o dia a dia, o autor falar da sua relação com Napoleão e como este conseguiu ser personificado em figura humana, além da relação com o dono, laços de amizade, se assim pode dizer, vão sendo estabelecido com vizinhos e até estranhos na rua. E nesse emaranhado de situações que o autor vai propondo reflexões acerca de nós mesmo.

Napoleão também possui particularidades bem singulares, a princípio, ele dorme num pé direito de tênis, a ponto do dono só comprar o pé direito do tênis nas lojas, visto que ele nunca aceitou entrar no pé esquerdo; muito carismático e por vezes comunicativo, nada anormal, visto que o narrador deu características humanas ao Napoleão

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/12/ok-resenha-as-artimanhas-do-napoleao-o.html

Pollyanny 26/11/2014

Um verdadeiro presente
Ganhei As artimanhas do Napoleão nas cortesias do skoob, e não podia ter ganho um melhor, o livro é lindo desde a capa, que tem um design super agradável, em capa dura, a diagramação do livro, tudo muito lindo! O conteúdo é extremamente agradável, através de situações cotidianas, que têm o Napoleão - porquinho da índia - como personagem, nós vamos experimentando situações divertidas, e por vezes, inusitadas. Uma leitura gostosa, com muita qualidade e leve, livro perfeito pra relaxar e divertir, recomendo a leitura.