Orgias

Orgias Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Orgias

Fabi_Colaco 09/10/2021

ORGIAS
Antes de mais nada, quero explicar que esse livro não está ligado diretamente a atividade sexual em grupo, mas sim aos excessos e desordens; desde simples festinhas de crianças à concursos de fantasias, confraternizações de fim de ano, o carnaval, dentre outros. Ele nos conta de forma bem humorada as diversas situações constrangedoras pelas quais os seres humanos se sujeitam pelo mais diversos motivos.

Para quem não sabe, orgia é a festa do excesso sem limite, existem orgias e orgias - e é desses vários tipos de prazeres e tentações que Luis Fernando Verissimo fala neste livro. Para ele, a boa orgia deve ser sinônimo de anarquia, de entrega total às tentações e aos instintos e é aqui que podemos observar nitidamente o comportamento padrão da nossa sociedade brasileira. As festas de confraternização das empresas que ganham seu caráter libertário e, às vezes, libertino, regadas a muita bebida, dança, comida ? tudo com fartura. As festas de Reveillon e a sucessão de festas de fim de ano são ?orgiásticas?, a seu modo, quando revertem a posição que normalmente as pessoas ocupam nos escritórios, famílias, vizinhança para se libertarem como festas em que é preciso ?desreprimir?, festejar, mesmo que não seja claro o que as reprimiam. Acontece assim também no carnaval, em que a troca do dia pela noite é apenas um indício a mais de uma certa loucura coletiva, uma inversão de papéis e sinais. E mesmo que você não esteja na orgia da avenida, desfilando com os peitos nus, o excesso de comida, bebida, música alta, todas as imagens do samba e das festas em todos os lugares vão te envolver e fazer querer celebrar, mesmo você não sabendo exatamente o motivo.

Essas histórias do cotidiano da nossa sociedade demonstram que o Brasil está mergulhado numa grande orgia! Apesar do livro ser de 2005, as crônicas são atuais e nos remetem a realidade do desregramento social, o quanto nossa ética e valores são questionáveis e parciais, a ineficiência da maioria das nossas instituições e também a bagunça instaurada na política brasileira, fazendo-nos pensar nesse modus operandi em que temos vivido e onde ele nos levará.

Gabriela 14/06/2012

Eu gosto muito das crônicas de Veríssimo, alguns dos livros dele trazem mais aquelas que são bem divertidas e outros são daquelas que fazem você refletir um pouco. Orgias é do primeiro tipo, é um livro bem divertido que dá para ler rapidinho.

"Alma, vendo" foi uma das melhores crônicas do livro, ela relata a dificuldade de encontrar o diabo para vender sua alma. "Crise" e "Da importância de ser Fabião" também são muito boas. E quem não teve uma festinha de aniversário como a de "Festa de criança"? Até hoje eu tenho pena de mainha, pois ela sempre fazia nossas festas de aniversário em casa e sem ajuda nenhuma.

É claro que há umas crônicas não tão divertidas, mas no geral o livro é muito bom.

ALucy 20/09/2009

curto e divertido.
com crônicas bem relacionadas com situações que com certeza quem lê já passou.
não é uma das melhores obras de vVríssimo, mas tem todo o seu toque irônico e cômico que torna a leitura agradável.
não leva 5 estrelas porque não faz refletir mto, mas pra divertir e ler rapidamente é uma leitura gostosa.

Paula 12/01/2010

O Livro tem várias situações do dia-a-dia contada em pequenos contos, com um toque de humor que sempre tem nas histórias do Veríssimo.
Um conto ou outro acaba sendo meio sem graça, mas nada que comprometa o livro.
Muito bom pra passar o tempo.

PQN 26/07/2022

Orgias
Tem crônicas excelentes e outras nem tanto, porém acredito q vale a pena ler, principalmente se vc é fã do Veríssimo e/ou de crônicas.

Tripode 15/01/2009

Fraco!
O livro é divertido, mas achei ele fraco, apesar de ser um confesso admirador dos textos do Veríssimo.
É um livroi de fácil leitura e rápido também, mas apesar disso não nos envolve e nem nos cativa. Os contos são curtos, o que é bom, mas o humor deles não é tão inteligente como o Veríssimo costuma ser.

Mih Del Debbio 28/05/2010

"Ser brasileiro ou é uma fatalidade ou é uma ciência"
Eu não sei porque sempre me decepciono com os livros do Verissimo.
Adoro as cronicas, mas os livros nunca estão a altura.

Neste livro ele faz críticas ao cotidiano do Brasileiro. As melhores cronicas são as de Festas Infantis, as restantes são bem chatinhas e previsíveis.

Mas continuo adorando o autor.

Vanessa Henriques 02/10/2009

Razoável. Os pequenos contos não são muito envolventes. Dei até alguns risinhos, mas o livro não conseguiu captar meu interesse, por isso tornou-se chato.

Lerei mais do autor.

Rodrigo 20/12/2009

Crítica com humor
Veríssimo consegue tratar a nossa sociedade com muito humor.
Ele apresenta diversas situações que mostram como o verdadeiro brasileiro lido em diversas situações.
Uma verdadeira crítica da sociedade brasileira com humor!
Acredito que por ser diversos contos não chega a empolgar a leitura, mas indicaria a leitura.

Vic Wonder 11/05/2023

Estranho?
Confesso que esperava algo diferente...
Não curti muito e foi até um pouco difícil de ler.
Acostumada a detalhes...

Natalia.Eiras 03/06/2012

Muito fraco
Esse não é o melhor livro de Verríssimo na minha opinião. Apesar do título bem sugestivo, o livro trata de como nos portamos nas festas que participamos ao longo de nossas vidas e dos micos que acabamos pagando nelas. Seja pelo excesso de bebida; gafes sociais ou tesão na mulher que nunca mais você vai encontrar depois que a festa acabar. Sempre é possível pagar um mico.
Eu prefiro As mentiras que os homens contam; talvez pelo fato de ter me identificado mais com as histórias apresentadas no outro livro.
Achei esse mais fraco. Não é ruim, mas não me fez rir como o outro.

Camille Ramos 11/08/2009

Divertimento garantido
Muito gostoso de ler, Luís Fernando Veríssimo é ótimo em seu humor.

Um pouco de comédia para a vida da gente faz bem.

Gosto em especial de Belzebu.com (acho que é esse o nome). Fantástico!

Recomendadíssimo!

Thai 17/01/2024

Orgias e críticas
Crônica é meu gênero literário favorito. São "tweets" longos, como eu vi uma vez alguém dizendo. Tweets longos e engraçadinhos, mas também críticos e absurdos.

Veríssimo é referência ao se falar em crônica brasileira e Orgias o justifica. Em meio a contos de humor, Veríssimo encontra brechas para narrar (ou criticar?) a sociedade brasileira, as famílias, os indivíduos. Ele vai entrando e destrinchando as relações que (só) existem nesse país.

Em uma linha tênue entre o absurdo e o real, Veríssimo traz misturas de tudo (orgias), com um humor ácido que é fácil de entender e se identificar.

A leitura é rápida, vale a pena, e entretém. Com certeza irei atrás de outros contos!

Carol Galvão 13/09/2011

Mais um livro do Verissimo que mostra como nosso cotidiano esta chei de situações engraçadas. Uma leitura leve.