Escola de um Destino Sidney Santborg

Resenhas - Escola de Um Destino

Mari 19/06/2013

Quando conheci Sidney Santborg e ele me propôs parceria e me apresentou sua obra, logo fiquei interessada. O livro foi publicado em 2011, mas seu enredo é algo que está presente na nossa atualidade e creio que estará ainda bom um bom tempo. A primeira coisa que me chamou a atenção, é que os quatros jovens são adolescentes que pretendem ter um futuro melhor, porém o destino fará com que eles tenham que decidir o que querem de verdade para suas vidas.

Em seu livro de estréia, Sidney Santborg nos apresenta à quatro jovens nordestinos: Marcos, João Paulo, Antônio e José Pedro. Todos eles tinham um sonho. O sonho de sair daquela cidadezinha no sertão do nordeste e poder crescer profissionalmente. O destino deles começa a mudar quando Mauro descobre uma escola técnica no Rio de Janeiro que preparava os melhores profissionais que eram disputados por grandes empresas pelo Brasil. Mauro logo conta a novidade para Antônio, que procura saber mais informações sobre a tal escola, e com a ajuda de João Paulo e José Pedro, começarão finalmente a investir em seus futuros.

Todos consegue uma bolsa na escola e eles finalmente chegam ao Rio de Janeiro. Porém, logo no inicio, eles percebem o quão perigosa pode ser a cidade no qual passarão a viver e a própria escola onde estudam. Cada jovem fará uma escolha. Cada jovem escolherá o seu destino.

Gostei muito da proposta do autor. Hoje em dia não é necessário ser adolescente para saber que muitos, se não a maioria, não sabe o que quer do futuro. É raro ver alguém ter uma resposta segura quando um professor perguntar "qual faculdade você quer fazer?''. Os quatro amigos do livro tem um objetivo na vida, mas é como diria Shakespeare: Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Quando encontrei o autor no evento de Adriana Brazil na semana passada falei que apenas uma coisa não me agradou um pouquinho no livro: por ser em terceira pessoa, fiquei sentindo falta de diálogos. Eles existem, mas são poucos. Acho que se o livro fosse em primeira pessoa, os diálogos não fariam tanta falta, mas a escrita do autor e o número de páginas do livro faz com que não demoremos mais do que uma tarde para aproveitar a leitura.

Recomendo Escola de Um Destino para todos que pensam no futuro e veem como os adolescentes de hoje só pensam realmente no "hoje". E indiquem aos amigos. Os que gostam ou não de ler, e os que sejam mais novos os mais velhos que você. Tenho certeza que terão uma bela companhia.

Resenha + Promoção (via Facebook): http://www.magialiteraria.net/2013/06/resenha-premiada-escola-de-um-destino.html

Adriane Rod 06/07/2013

COMENTÁRIOS

“(...) Isso depois de fazer aquele lanche com macarrão instantâneo, prato muito popular entre os alunos alojados, por ser rápido e barato.”

Para quem não sabe, até o ano passado eu morava em um colégio interno; esse ano é que eu decidi viver “externa”, ou seja, tenho uma vida fora da escola: alugo uma casa onde moro com mais 3 amigas, trabalho durante o dia e vou à faculdade à noite. Mas foram 3 anos trancafiada em um internato e foi maravilhoso, passei momentos incríveis, fiz excelentes amigos que durarão para sempre. E esse primeiro quote me fez lembrar as minhas madrugadas de estudo, onde o “miojo” era o meu companheiro – sempre. Um sentimento de nostalgia pairou sobre mim.

Mas foi só. O restante do livro nada se compara com o internato que vive, já que ele retrata uma realidade nada igual ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo) que tem um regime cristão e muuuuuitas regras, das quais eu não sinto falta.

Mas vamos ao livro.

A narrativa está em terceira pessoa e tem como narrador o próprio autor, e por se tratar de um livro curtinho, a leitura é muito rápida e fácil. Não gosto muito de narrativas em terceira pessoa por achar que a história fica distante do leitor, não permitindo um certo envolvimento no decorrer da leitura; porém, eu tenho percebido que quando o livro é mais curto, não tendo a necessidade de prolongar o enredo, essa narrativa contribui para o livro se tornar objetivo.

O enredo é bastante real, embora fictício. Digo isso, porque trata da história de 4 amigos nordestinos que em busca de uma melhoria de vida, se mudam para o Rio de Janeiro a fim de estudar e conquistar um futuro digno. Mas o que eles não sabiam é que a escola onde eles iriam estudar fica bem em frente a uma favela e tiroteios, batidão da polícia, medo e violência faziam parte da rotina do local. Lá, a droga tinha seu lugar garantido entre a maioria dos estudantes que moravam no alojamento.

O livro traz 4 personagens principais: Marcos, João Paulo, Antônio e José Pedro. A construção dos mesmos foi muito bem sucedida, o autor conseguiu criar um perfil que no decorrer da história foi se desenvolvendo e tomando forma. Em todos os grupos de amigos sempre tem aquele mais “cabeça”, centrado, conselheiro e estou falando de Antônio, o amigo mais “pé no chão” do grupo, que conseguiu arrastar consigo seus outros três amigos para o Rio de Janeiro. João Paulo e José Pedro são os amigos “Maria vai com as outras”, fáceis de influenciar. Já Marcos é o extremista do grupo, leva tudo ao extremo; e arrisco a dizer que seu mal foi, na verdade, o amor de uma mulher.

A capa tem tudo a ver com a história e o livro tem 86 páginas de pura realidade, onde podem ser encontrados: traficantes infiltrados na escola; mortes de inocentes por policiais; gravidez indesejada; desistências do estudo; lesbianismo; estupro; brigas e outras coisas mais.

O autor, ao publicar o livro, tem como objetivo mostrar essa realidade que os jovens têm que enfrentar em muitas das escolas espalhadas no Brasil. São barreiras que impedem muitos jovens sonhadores de conquistarem seus objetivos; uns desistem, outros se entregam às drogas e a prostituição e outros ainda têm suas vidas interrompidas por causa da violência.

Nesse livro, você não vai encontrar fantasia ou magia; a leitura te apresenta à realidade de nosso país, algo que está diante de nossos olhos e que é preciso mudar urgentemente a fim de ajudar nossos jovens a concretizar seus sonhos, em busca de um futuro melhor.

SE VALE A PENA LER??

Sem dúvidas!! O livro vai te dar um chacoalhão, vai te fazer refletir sobre qual é a sua posição diante de tudo isso e sobre o que você tem feito para mudar esse quadro.

Eu recomendo a todos e dou cinco estrelas.

Resenha originalmente postada no blog Pseudônimo Literário.

site: http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/2013/07/resenha-escola-de-um-destino.html

Danielle 13/08/2013

Resenha – Escola de um destino – Sidney Santborg
Escola de um destino é um livro de ficção e o primeiro do autor.
O livro nos conta a história de quatro amigos nordestinos que resolvem se sacrificar e vir para o Rio de Janeiro após conseguirem uma bolsa de estudos em uma ótima escola técnica. O que os rapazes não esperavam é que teriam que enfrentar muitos obstáculos para realizarem seus sonhos.

Sidney aborda temas como bullying, drogas, prostituição, estupro de uma forma para que os leitores principalmente os jovens se atentem e não se desviem de seu rumo, pois todos nós sabemos que dentro de muitas escolas existe um pouco de tudo isso.

Uma leitura rápida e em terceira pessoa nas suas 86 páginas me proporcionou voltar a minha época de escola e lembrar que muitos amigos também passaram por muitas dessas situações.

Recomendo a leitura para todas idades, mas principalmente para adolescentes e pais de adolescentes para estarem alerta e não caírem em certas ciladas.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Naty__ 28/11/2013

Escola de um Destino
O livro Escola de um destino tem o intuito de levar o jovem a refletir, tanto sobre seus estudos quanto sobre suas escolhas em todas as áreas. Sidney nos traz a história de quatro jovens nordestinos: Marcos, Antônio, José Pedro e João Paulo.

Sem muitas perspectivas para que tivessem uma vida melhor, partem com destino ao Rio de Janeiro. Depois de tanto empenho, conseguiram uma oportunidade única para estudarem numa grande escola técnica. Porém, para realizarem a conclusão dos estudos, teriam que pagar um alto preço: a escola era localizada próxima a uma das favelas mais perigosas do Rio.

“Marcos estava vivendo uma paixão, estava completamente entregue a um amor que ninguém poderia imaginar que pudesse existir em um lugar onde coisas ruins aconteciam cada vez mais.”

Sidney narra todo o percurso, desde a saída do nordeste até a chegada a escola e as novas amizades. O autor coloca como é possível as influências pesarem na hora de seguir novos rumos. Ele ainda nos convida a conhecer até que ponto nossas escolhas podem nos prejudicar ou nos beneficiar com as decisões tomadas.

“O pobre rapaz imaginava que seria feliz. No início ate pode ter sido, pois tudo era novidade. Ele mandava e desmandava, escolhia todas as mulheres que queria, bebidas à vontade, tinha um certo luxo, o que fazia com que se sentisse o máximo.”

Uma leitura fácil, podendo ser lida em pequenas horas. Acredito que a intenção do autor seja exatamente essa. O livro, com poucas descrições e um número reduzido de páginas, incentiva quem não tem o hábito de ler, a conhecer esse mundo.

Os personagens são bem diferentes, porém, muito unidos. A história tem reviravoltas e, quando menos esperamos, tudo pode mudar. Afinal, o que esperar de uma boa escola, mas, que tem uma favela perigosa bem próxima? Com certeza é uma leitura que pode ser lida a qualquer momento, pela praticidade que ela nos proporciona. Porém, sua história ficará marcada para sempre no coração daquele que ler essa obra. São 80 páginas de puro ensinamento. É uma obra que qualquer pessoa poderia ler, desde uma criança de sete anos a um idoso, todos conseguem extrair alguma lição para si.

“Pois tudo tem um final, mesmo que esse final demore a chegar, um dia ele chegará, mas enquanto isso... Eles aproveitavam de todas as formas e da melhor maneira possível ou, melhor falando, da pior maneira.”

Cia do Leitor 23/04/2014

Escola de um Destino
Foi uma grande surpresa, constatar que se trata de um livro que nos dá tantos exemplos e nos abre os olhos para as opções que temos pela jornada que chamamos de vida.

Conhecemos Antônio, Marcos, João Paulo e José Pedro, quatro amigos do sertão, com o mesmo sonho. Alforriar sua família de uma vida miserável, conquistar seus lugares ao sol, ser "alguém" na vida e dar orgulho aos seus pais. Ou seja, quatro nordestinos almejando uma melhor condição de vida para si e seus familiares. Foi através de um anuncio na internet que os jovens tiveram ciência de vagas em uma grande escola profissionalizante na cidade do Rio de Janeiro, a instituição oferecia alojamentos, bolsa-escolar para ajudá-los no dia-a dia e os alunos que se formassem seriam direcionados as vagas em grandes empresas.

Obstinados, os quatro seguem viagem para a cidade maravilhosa, a terra dos sonhos de todos os nordestinos, a grande metrópole que oferece melhores condições para gente de todo o Brasil. Só que ao chegar no Rio, já na rodoviária, encontraram dificuldades para chegar ao endereço da escola, perceberam que as pessoas eram hostis e não os ajudavam quando lhes eram solicitados. Mesmo após serem assaltados, ninguém os auxiliou.

Deram o seu "jeito" e chegaram ao instituto, lá tornaram a encontrar nas pessoas a hostilidade, picaretagem e o descaso. Sempre havia alunos querendo ludibriar os "migrantes" nordestinos, a fim de levar toda a grana que lhes restavam.

Além de nordestinos, os meninos eram negros, reforçando ainda mais o preconceito e o racismo que era visível nas atitudes dos demais alunos, cometiam bulling sem pensar nas consequências. Até que surgisse um novo alvo e eles caíssem em esquecimento.

Aliás, a escola funcionava próximo a uma favela (nada contra) e viviam rodeados por bandidos em constante tiroteio com a policia e outras facções e a todo momento tentavam invadir o recinto a fim de usar como esconderijo e rota de fuga, sem falar na venda descarada de drogas entre os alunos viciados.

Claro que na escola também estudavam pessoas boas, pessoas do bem, que se fizeram presentes e ofereceram suas amizades aos novatos, foi dentre essas pessoas que Antônio e Marcos encontraram seu primeiro amor e o viveu intensamente.

No auge da jornada dos quatro amigos, a corda que os une começa a arrebentar e as brigas ficam frequentes a ponto afastarem-se um do outro. Novos acontecimentos muda a trajetória de Antônio, Marcos, João Paulo e José Pedro. Atitudes erradas e decisões certas, leva cada qual a destinos jamais imaginados.

Eles conhece a descriminação, a violência, as drogas, a fraqueza, a redenção, o perdão, o amor e a vitoria. Qual será o destino dos jovens?

Impressões:

A leitura flui rápida, além do livro ser bem fininho, apenas 80 páginas, tem uma linguagem bem contemporânea, o autor explora bastante o universo dos jovens alunos e seus conflitos, decisões e descobertas.

Os personagens são bem diferentes um do outro, cada um tem uma personalidade e uma forma de lidar com seus problemas, mas, uma coisa temos que admitir, são unidos até o fim, vieram juntos da sua terra natal e mantiveram-se juntos até o desfecho da história. Mesmo sob conflitos e brigas, sempre estavam ligados um ao outro.

Em um pais repleto de pessoas que lutam, sonham por algo melhor e manisfestam sua indignação e seus sonhos, podemos encontrar também àqueles que simplesmente declinam, desistem e muda o rumo de suas historias e até envolvem terceiros prejudicando-os com seus atos.

Tive a impressão de que o autor estava narrando uns "causos" pela descontração ao descrever as situações vividas pelos personagens. Ele extraiu da realidade de muitos que vem de outros estados em busca melhores condições de vida, o sofrimento dos primeiros dias, a luta, o descaso, a corrupção, as drogas, o sexo inseguro, o primeiro amor, a queda, a ascensão, a vitória, para criar um livro que tem um sugestivo apelo de nos abrir os olhos, a fim de termos mais cuidado com nossas escolhas e de nossos filhos.

Eu, também sou nordestina, sou de Pernambuco e vim com meus pais para a cidade maravilhosa em busca de maiores oportunidades, eles queriam dar uma vida melhor para os filhos, um casal que apostou na sorte e de certa forma venceu. Me sinto exemplo, quase que uma personagem do livro, sendo que, conquistei parte de sonhos, ainda tenho muito que conquistar, muito que batalhar e somente eu, poderei traçar o meu destino.

Aconselho este livro para fins de ensino em escolas, pois transmite reflexões e bons ensinamentos, já que envolve o cotidiano de alunos e a realidade brasileira, àquela realidade que muitas vezes não vivemos, mas sabemos que existe, mesmo porque o livro é fino e estimula a leitura até dos menos interessados. Abrir os olhos de nossos filhos e orientá-los é o mínimo que podemos fazer e Sidney Santborg transmitiu tudo isso em 80 singelas páginas.

Parabéns ao autor

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2014/04/resenha-escola-de-um-destino-de-sidney.html

Raffafust 28/04/2015

Há livros que parecem feitos para serem adotados por escolas. E não digo isso somente porque o título leva escola no nome ou porque seja um livro fino (tem ao todo 86 páginas)mas sim porque o tema abordado é muito falado pelos adultos mas talvez não pelos jovens e não se trata somente de escolhas e atitudes mas também do fator Nordeste x Sudeste que é o mote principal desse livro. Ou pelo menos o que vai levou o autor a ter uma história para contar.
Quando quatro amigos nordestinos ( são eles Marcos, João Paulo, José Pedro e Antônio) decidem ir atrás de uma oportunidade boa de estudo no Rio de Janeiro eles também vão atrás da lenda que para muitos virou realidade de tentar a vida na reguão Rio x SP e vencer.
É como a velha história de que quem vai para os EUA vive o sonho americano, então, desde que nasci que ouço histórias de nordestinos que começaram como garçons por exemplo e hoje em dia tem uma cadeia de restaurantes. Ou de comediantes - boa parte de nossa nata humorística, principalmente quando eu era criança vem da região - que hoje ganham bem nas cidades citadas lotando casas de espetáculo.
Certamente motivados pelos contos de fada esses jovens vem estudar em uma ecsola técnica que prepara profissionais de talento para o mercado, pensando em ter um futuro garantido os quatro apostam todas as fichas na vinda a cidade maravilhosa.
Não leia o livro pensando em " por menores", já que por exemplo, os quatro conseguem uma bolsa na tal escola - a chance de na vida real isso acontecer é quase zero, ainda mais no governo atual , certo? mas voltemos a leitura! - onde viverão seus dias de estudo e os de descanso já que morarão em um alojamento.
Juntos mas ao mesmo tempo cada um fazendo suas escolhas na terra lotada de balas perdidas , assaltos por todos os lados e incertezas brotando como espinhas nas peles dos meninos.
Drogas, bullying, e tudo que sabemos que rola em todos os cantos do pior ao melhor colégio nessa cidade tem no livro de Sidney. O que vale lembrar que conta bancária não define caráter, então palmas para o autor por abordar um tema onde acho importante as escolas e os pais sempre discutirem, sim, é a velha máxima de que a vida é feita de escolhas, e mesmo adulto, cabe a nós fazê-las.
Para quem torce pelos quatro, lamento informar que nem todos farão as escolhas certas e terão um final feliz, tal qual na vida real, sempre há os que caminham para o lado negro da força (#starwars)
Sabem aquele bom presente para o primo ou filho que acabou de completar 14 anos? Então, esse livro é exatamente isso.

She 07/05/2015

Delícia de livro!
"Escola de um Destino" é um livro muito interessante. Sou carioca, mas a minha origem é toda nordestina, precisamente de Aracaju, Sergipe, e foi impossível ler o livro do Sidney e não pensar na minha família. Com as devidas diferenças na história dos personagens e da minha família li pensando muito nas dificuldades que as pessoas que desejam experimentar a felicidade em outras cidades passam.
São, pra começar, muito corajosas. Seja em busca de trabalho, de oportunidades, acompanhar a transferência de algum elemento da família, ou até mesmo para viver um grande amor.
Comentei em off com o autor que a história dele merece ser reescrita e aumentada, tamanha é a diversidade que o Sidney foi capaz de colocar em poucas páginas. Eu amei o livro. Em vários momentos cheguei a prender a respiração para acompanhar as diversas passagens envolventes e até de suspense.
Sidney conta a história de quatro amigos que saem do Nordeste em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro. Vão estudar em um colégio que fica em uma das favelas da cidade maravilhosa e dois deles sucumbem às drogas. Os outros dois têm destinos diferentes, com um deles sucumbindo, em parte, às dificuldades da vida e até da rejeição.
É um livro rico e de jeito nenhum quero cometer a gafe de um spoiler. Sidney me falou que a proposta do livro era com o foco em jovens que não curtem ler, por isso ele não aprofundou a história. Deu o recado direitinho, realmente a história é muito gostosa. Gostei também da capa, acho que tem tudo a ver com a história contada.
Sidney é advogado e "Escola de um Destino" é seu primeiro livro que escreveu aos 23 anos. Tenho certeza que muito mais livros virão, recheados de talentos. Pois isso o autor tem de sobra.