Heavy Metal: Guitarras em Fúria

Heavy Metal: Guitarras em Fúria Tom Leão

Resenhas - Heavy Metal

Inugami 23/07/2009

Um dos raros livros que há sobre Heavy Metal do início ao fim.
Até pra ler ele eu bati cabeça!

Do início ao fim é trueza total. Dos primórdios, quando o rock se transformou em "blues pesado" a meados de 1997/1998 nos é relatado uma história de garra, loucuras e atitude.

Eu já havia visto o documentário "METAL: A Headbanger´s Journey" e procurei mais material sobre o estilo. Esse livro eu concordei em pagar um preço salgado (22 pilas), mesmo sendo um livro "velho".

Diferentemente do documentário, o livro conta as origens do metal de uma forma um pouco diferente. Depois vêm um histórico das principais bandas. E um pouco mal distribuido o dos principais estilos dentro do rock.

O problema de obras como essa é que o autor geralmente deixa bem claro o que ele gosta e dá mais ênfase aos seus "deuses". Nesse caso, Ozzy Osbourne é a estrela, com direito até a entrevista e ovação no final (Vida longa a Ozzy!"). E infelizmente, o autor se tivesse ficado apenas nisso seria ótimo, mas houve momentos em que ele criticou duramente algumas bandas e expôs uma opnião estranha (Desde quando Helloween é uma "porca imitação" do Iron Maiden?) e isso faz cair a credibilidade do autor numa obra cujo objetivo é EXPLORAR e APRESENTAR o tema.

Enfim: É um livro fácil de ler, agrega algum conhecimento e pra quem gosta do assunto é um objeto perfeito pra iniciar discussões sobre metal e rock em geral. Mas peca pelo autor abranger apenas o que lhe interessa. (Cadê o Helloween? Cadê o Running Wild? Cadê o rock progressivo? Cadê...?)

flavio.lloween 28/08/2012

Heavy Metal: Guitarras em Fúria
Infelizmente coloquei muitas expectativas neste livro... isso talvez tenha sido a causa da minha decepção total. Muitos erros, associações entre bandas e gêneros erradas, nomes de movimentos errados... afff não consigo nem terminar de comentar aqui... melhor parar agora.

Paulo 29/09/2013

Heavy Metal, guitarras em fúria de Tom Leão é leitura obrigatória para todo headbanger que se prese.

Tudo começa com as bandas consideradas Proto-Metal, o princípio do Heavy Metal clássico e se aventura por subgêneros como Death, Doom, Thrash e Glam metal. Não bastasse estes, o Punk Rock, o Grunge e o Metal Eletrônico também são retratados assim como a influência destes estilos que misturados mudaram o metal e, em alguns casos, geraram ainda mais subprotudos.

Dividido em capítulos e muito bem ilustrado com fotos e capas de discos clássicos a narrativa é costurada considerando a importância que cada período teve na consolidação do Metal como um dos mais populares e influentes do rock mundial.

O fechamento é feito com chave de ouro tratando das bandas nacionais dedicadas a este estilo que abriga sons distintos e de épocas variadas como Iron Maiden, Metallica, Sepultura, Whitesnake, White Zombie, Black Sabbath, Overdose, Mutilator, Diamond Head, Twisted Sister e Celtic Frost. Pra bater cabeça enquanto lê. Editora 34, 230 páginas.

site: http://sequelacoletiva.wordpress.com/2013/08/08/livro-heavy-metal-guitarras-em-furia/

Fábio 20/08/2011

Bom mas podia ser melhor
Um bom livro que resumo a história do Rock, dos estilos musicais e as principais bandas, muito bom mas poderia ter se aprofundar mais nos cenários social/politico em que surgiram as bandas e suas influencias pessoais, o que deixaria o livro muito mais interessante.

Muito bom para quem quer saber um pouco da história do rock.

Mapeli 01/07/2019

Esse foi um dos livros sobre música com mais erros e desinformações que já li. Depois de terminada a leitura, a sensação que fica é que o autor não tem conhecimento sobre aquilo que se propôs a escrever.
Pra quem não conhece ou está começando a ouvir heavy metal e suas ramificações, fique longe dessa obra. Hoje em dia existem ótimos livros e ótimas biografias de bandas por aí, aonde o conhecimento sobre o gênero pode ser adquirido de forma mais consistente e verdadeira.
Tudo bem que o livro começou a ser escrito em 1993 e foi finalizado em 97, mas apesar de não existir internet na época, existiam revistas especializadas, fanzines, lojistas, músicos e fãs do estilo que o autor poderia ter recorrido para colher informações.
Ainda bem que o livro está esgotado à muitos anos e fora de circulação.

Angus 11/03/2021

Objetivo nas ideias
Livro bem objetivo... a primeira parte fala dos marcos do heavy metal, sem enrolação; a segunda fala sobre as principais bandas, tudo muito breve... mas ainda assim vale a leitura...