Deserto

Deserto Luis S. Krausz

Resenhas - Deserto

Eduardo Trotsky 13/07/2023

Alerta de leitura densa
Acompanhamos o protagonista sair do planejado de uma viagem pra investigar um pouco mais das suas origens e conhecer um pouco mais do mundo. Durante sua jornada, temos acesso aos seus pensamentos, sentimentos e aos acontecimentos pelos quais o protagonista acaba envolvido. A leitura é bem densa e para mim foi difícil ler muitas páginas seguidas, além do tamanho dos 5 primeiros capítulos terem um número X de páginas que cortam um pouco do dinamismo da leitura.
Não é um livro com reviravoltas ou ações constantes. Na maior parte do tempo, o protagonista apresenta a historicidade de algumas coisas. Explica um pouco dos personagens agirem como agem com ele, mas só ao final, com capítulos menores, sentimos a leitura ficar menos densa e com a sensação de que as coisas estão acontecendo realmente.

Nati 11/05/2023

Um livro que não dava nada mas foi MUITO LEGAL.
Acho que o único "problema" seria o fato de misturar muitas línguas, parece o Supla versão Português/ Alemão KKKKKKK mas ok

Achei tão interessante porque mostra as diversas nuances de um povo (judeus) que espelhados por todas as partes do mundo, se sentem em parte não pertencentes a lugar algum.

A escrita é ácida e muito realista, parece que você está dentro da cabeça do garoto e consegue ler os pensamentos mais honestos dele. É muito interessante!!

OBS: Pra quem já foi pra Londres, vai identificar vários lugares conhecidos e isso é muito divertido.

annabeattriz 24/03/2021

Daqueles livros pra se ler em um dia. Curto e que prende do início ao fim. Conta com um pouco de humor as memórias de um personagem que foi para Israel a estudos, e la se depara com famílias dispersas e desestabilizadas pós Primeira Guerra e início do Nazismo. Eu terminei o livro sem saber se queria mais, ou se queria reler. Enfim, adorei.

Ladyce 01/03/2017

Amin Maalouf é minha referência toda vez que penso em questões de memória e identidade, um assunto que me fascina há anos. Com ele aprendi que o desenvolvimento da memória familiar é um importante passo para pessoas que perderam pátria, família, pontos de referência cultural. A memória coletiva acaba fornecendo eixo sólido para identidade. Há muito, a comunidade judaica conhece e pratica a lembrança do passado por maneira oral ou literária, como meio de fidelidade cultural. Enraizado nessa tradição, Luís Sérgio Krausz nos premia com uma deliciosa memória de adolescência e amadurecimento, no livro Deserto, seu segundo, onde acompanhamos o relato de um rapazinho de dezesseis anos que saiu do Brasil na década de 1970, para a experiência de viver temporariamente numa escola agrícola em Kfar Silver, uma aldeia de jovens, fundada em 1957, pelo educador Aryeh Kotzer. Essas memórias começam com o nosso adolescente prestes a desfrutar de uma aventura ainda mais excitante, do que a estadia em Israel: uma viagem à Inglaterra, com um gostinho de transgressão.

Israel é um país de vinte e poucos anos quando nosso herói o visita. Sua estadia, seis semanas ajudando na colheita de grapefruit, contava também com aprendizado sobre a história do país, mas vinha com ressalva da instituição organizadora: nenhuma viagem à Europa deveria ser feita por qualquer participante, na semana livre, a última, antes do retorno ao Brasil. No entanto, os próprios familiares do nosso adolescente, vindos de uma família que abraçara o judaísmo reformista, mais liberal, organizara a desobediência do jovem, providenciando uma visita a Londres, onde conheceria membros distantes da família, com quem iria se alojar; teria uma visão cidade e da vida europeia; e trataria de encomendas feitas pela família para trazer de volta a São Paulo.

É cativante a aventura do nosso jovem, rapaz observador, curioso e sonhador. Acho que me encantei com ele assim que descobri sua preocupação com a bolsinha de crochê, feita pela avó, presa com alfinetes à cueca, onde guarda cuidadosamente dinheiro, passaporte e passagens. Adolescente típico, de família cuidadosa e unida, rememora a aventura britânica em detalhe, notando bibelôs, verificando o gosto musical, examinando a biblioteca, admirando os laços de amizade que encontra junto aos seus anfitriões. Educado por imigrantes ele conhece os valores europeus que os unem e consegue manter distância suficiente para gozar da companhia que eles lhe oferecem, assim como observá-los mantendo devida imparcialidade.

A narrativa de Luís Krausz é impecável. Ao descrever o que o jovem viajante imagina, observa e conclui, usa de tom encantatório, detalhado, inteligente, com observações pertinentes que descrevem não só a experiência como a atmosfera do ambiente; não só as expectativas como os desapontamentos. Além disso, a narrativa é riquíssima em alusões culturais, literárias e musicais que aparecem no texto naturalmente, sem interferência de fluxo ou de simpatia. Gostei até das expressões em hebraico ou iídiche, com respectivas notas de rodapé. Por minha experiência com o inglês americano, repleto de expressões nessas línguas, que expressam conceitos nem sempre encontrados na América, sei que só temos a ganhar com a inclusão dessas palavras.

Encantada com a voz narrativa de Krausz, li em voz alta para meu marido muitas passagens. Parei em ocasiões, interrompendo o que que ele fazia, com um "olhe só, que maravilha", e lá vinha uma passagem sobre alfaiates em Londres ou uma visita ao Victoria and Albert Museum. Devo ter lido mais de trinta páginas para ele, de um total de cento e cinquenta. É um livro riquíssimo em história, em visões europeias e em cultura ocidental. É uma memória que deleita o leitor e o enfeitiça. Pouca ação. Muita reflexão. Lindo! Absolutamente cativante. Tornou-se um dos meus livros favoritos logo após sua leitura. Recomendadíssimo!