Domitila

Domitila Paulo Rezzutti

Resenhas - Domitila

Erika 04/06/2013

Muito além do romance!
Antes de mais nada, quero aqui declarar que não sou marquesista, ou seja, pró Marquesa de Santos, mas uma leopoldinista convicta (embora esse termo não apareça nos livros - rs), pois sempre fui grande admiradora da Imperatriz Leopoldina, pela honra, caráter e virtude demonstrados durante sua curta vida.

Entretanto tal posição ideológica não me impede de considerar a vida de Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, deveras rica, e também muito importante para o entendimento de diversos aspectos da História brasileira. E certamente uma existência tão interessante e complexa mereceria uma biografia à altura. E aí está.

A primeira coisa que me chamou a atenção em Domitila A Verdadeira História da Marquesa de Santos foi a fluidez do texto. É o tipo de livro gostoso de se ler, que prende o leitor, fazendo-o passar pelas páginas sem sentir tédio. Sim, é um livro de História, uma biografia, e não um romance. Mas que, ainda assim, consegue cativar!

Outro aspecto favorável foi o fato de Paulo Rezzutti ter tratado de todos os aspectos da vida de sua biografada, sem se ater apenas ao romance com Dom Pedro I. A obra aborda desde a família da Marquesa, o contexto da época do seu nascimento, o primeiro (e malfadado) casamento, a vida na corte, e, claro, o destino pós-Dom Pedro I. Nada escapa. Destaco que Domitila viveu por quase 70 anos, uma enormidade para aqueles tempos. E teve uma vida muito intensa, não só enquanto ostentou o título de amante imperial. Foi ativa na política e na sociedade, tendo, inclusive, abraçado causas nobres.

Achei oportuno o fato de o livro não terminar com a morte da Marquesa, mas também contar um pouco sobre seus descendentes, abordar seu tratamento na cultura do país e tratar de uma suposta santidade (sim, ela tem devotos). Esse diferencial completou a biografia, e deixa claro que uma personalidade tão marcante não se extingue com o mero falecimento, continuando viva no imaginário nacional.

Não há dúvidas de que a Marquesa de Santos é polêmica. E a leitura de sua biografia deixa claro o porquê disso. Tudo em sua existência foi intenso: amor e ódio, atos nobres e vis, poder e decadência, ventura e desventura. Quer seja o leitor marquesista ou não, ou, talvez, um mero curioso, vale muito a pena conhecer sua vida e, junto com ela, um período importante de nossa História.

Leitura recomendadíssima!
Mateus 30/06/2013minha estante
Como sempre, ótima resenha! Fiquei curioso para ler o livro, a história parece ser super interessante.

Adiel.Guimaraes 02/12/2022

!!!!
O acesso feminino à cultura, a ler e a escrever era bastante limitado. Um dito popular do período resume bem o que se pensava a respeito da educação da mulher: ?Menina que sabe muito é mulher atrapalhada. Para ser mãe de família, saiba pouco ou saiba nada?. Quarenta anos após o nascimento de Domitila, as coisas não eram tão diferentes. Um inspetor, ao visitar um orfanato paulista, reclamou ao presidente da Província que a professora ensinava literatura em vez de costura e bordado.

Tiago.Costa 25/11/2022

Um bom livro sobre uma mulher que lutou pela sobrevivência pois e dessa maneira q vejo Domitila, uma sobrevivente. Um figura singular de nossa história. Talvez se não fosse conhecida como a " amante do imperador " não seria tão lembrada assim, ficaria no esquecimento mesmo após suas boa ações e iniciativas como qualquer personalidade de nossa história esquecida.

Se Faz Favor! 13/05/2014

Sem resenha
Eis a minha síntese sobre este livro:
Espetacular, sensacional, maravilhoso! Uma obra bem escrita, bem fundamentada, de leitura fluida e muito agradável.
Super recomendo a todos os leitores amantes da História!

Janaina Beserra 20/09/2014

Interessante.
Gostei muito dessa biografia.Muito bem escrita e com muitas curiosidades da época.
Paulo Rezzutti foi um biografo muito caprichoso!
Domitila era uma mulher pra frente do seu tempo.Gosto disso nas mulheres.Tinha opinião forte,apaixonada e independente.Apesar de muitos acharem que não.Era uma pessoa também muito generosa.Pena que ela continua nos dias atuais sendo incompreendida.
Adorei dou cinco estrelas :)
Domino 21/09/2014minha estante
gostei e realmente me deixasse curiosa falando desse livro....

Rachel 02/02/2021

Sempre é importante observar a história por pontos diferentes. Precisamos nos livrar de certas ideias formadas e entendermos que a imagem definida por uma só visão pode esconder nuances importantes. Recomendo muito a leitura deste livro por essas razões.

Tatiana221 02/11/2021

Livro muito bom no contexto histórico, vale a pena conhecer o outro lado da Marquesa, vida muito interessante

EduardoCDias 06/12/2021

Transformação
Domitila foi a pessoa mais polêmica do império brasileiro. Mulher forte, persistente e poderosa, teve papel importante na vida de D. Pedro I., mas longe de ser unanimidade, era considerada prostituta, manipuladora e desprezada pela sociedade. Após o término do seu caso com o imperador, voltou para São Paulo, casou com Tobias de Aguiar e terminou a vida como caridosa, religiosa e milionária.

@ale_raposo 13/01/2018

Paulo Rezzutti sempre se supera!
Baseado em documentos históricos e muito bem escrito,toda a vida de Domitila é narrada nesse livro incrível.
Confesso que a vontade de a estrangular esse criatura segue firme(infelizmente,nunca poderei!).

Ellen Macedo 09/06/2018

Fatos contra os boatos
Domitila de Castro do Canto e Melo, a Marquesa de Santos. Titília para os íntimos, o que após ler este livro de Paulo Rezutti me considero. Para uns ela é pecadora, oportunista e corrupta. Para outros é mito, Santa e benemérita importante para a história da maior cidade do país. É incrível como quase 200 anos depois da célebre história de amor que a fez entrar para a história, a marquesa desperta tantas paixões e lendas entre os brasileiros, sendo ela vítima até hoje do machismo, do preconceito e, por que não, das primeiras fake news do Brasil. Eu sempre quis saber da vida de Titília além do Imperador e o pesquisador Paulo Rezzutti mostra, em uma pesquisa profunda e séria e baseada em documentos, que ela foi muito mais que a amante de Dom Pedro I e que fez o bem a muita gente. Nossa Geni.

Queila.Assis 19/04/2023

Tila foi demais ??
O autor faz uma análise interessante sobre a vida de Domitila, mostrando que ela foi muito mais do que apenas uma amante do imperador. Ela era uma mulher forte, inteligente e ambiciosa que lutou para conquistar seus objetivos e, ao mesmo tempo, enfrentou muitos preconceitos da sociedade da época.

palmares 26/08/2020

O demonão
Uma leitura essencial para quem quer conhecer melhor esta personagem de muito impacto para a história do Brasil, assim como aborda outros personagens, inclusive a descendência da marquesa de Santos. Muito boa leitura, fácil e rica em detalhes. Indico bastante!

Joyce 09/08/2013

Resenha Blog Entre Páginas e Sonhos
O livro é a biografia de Domitila, uma paulista nascida em 1797 que tem um romance com D. Pedro I entre 1822 até 1829. Ela se tornou a amante favorita do rei e ficou conhecida até internacionalmente por causa do escândalo que foi o reconhecimento de D. Pedro I de paternidade da filha do casal, Isabel Maria, a duquesa de Goiás. A própria Domitila ganha um título que ficou famoso na história e duvido que alguém não tenha ouvido pelo menos uma vez na vida: Marquesa de Santos. Uma curiosidade: Ela nunca morou em Santos/SP.

No ano de 1823 ela parte junto com a família para o Rio de Janeiro, capital do império, para ficar mais próxima de seu amado. Vale ressaltar que ela era separada e tinha 2 filhos na época que conheceu D. Pedro I. Durante o período que eles ficam juntos D. Leopoldina, a 1ª imperatriz do Brasil falece aos 29 anos e é quando D. Pedro I decide romper com Domitila para poder se casar novamente, já que sua reputação estava bem difamada. Ele se casa com D. Amélia de Leuchtenberg de 17 anos (ele tinha 29 na época), enquanto Domitila volta para São Paulo e se casa com Tobias que foi Presidente da Província, equivale hoje a Governador do Estado, e uma personalidade importante da cidade.

Em São Paulo, Domitila volta com suas riquezas e se transforma na única mulher que figura entre os 15 mais ricos da época. Ela fica conhecia pelas suas caridades e no livro sabemos o que ela de fato fez e o que é mito. Ela foi uma mulher muito determinada e ao total teve 12 filhos (2 do primeiro marido, 5 com D. Pedro I (1 ficou desconhecido, Maria Isabel e Pedro morreram com menos de 1 anos, Isabel Maria foi criada na Europa longe da mãe e Maria Isabel) e 6 com Tobias. Domitila foi uma personalidade ilustre para a época e sofreu com o preconceito de ter sido amante do rei por toda a vida. Ela faleceu em 1867 com quase 70 anos por causa de enterocolite aguda.

Tenho que dizer que D. Pedro I foi um assanhado que teve dezenas de amantes. Os filhos reconhecidos são 5 com D. Leopoldina, 5 com Domitila, 1 com D. Amélia, 1 com a irmã de Domitila e 1 com uma costureira francesa. Na minha opinião deve ter tido muito mais, coitada de D. Leopoldina que sofreu horrores com essa situação. Foi um choque perceber que a maioria das mortes que ocorreram com os personagens citados no livro foi causada pela tuberculose, inclusive D. Pedro I que morreu aos 36 anos. Ainda bem que a medicina evoluiu.

A narrativa é uma delícia porque vamos conhecendo melhor a Domitila, a relação entre a família real entre eles próprios e com a população e mergulhamos no Brasil de antigamente com seus hábitos, lugares e costumes. A narrativa está na terceira pessoa e o livro é dividido em 3 partes: São Paulo 1797-1822, Rio de Janeiro 1823-29, São Paulo 1829-67 e no final tem uma cronologia dos personagens e dos fatos centrais. O encarte com as fotos coloridas está lindo e as fotos em preto e branco contidas no livro contribuem muito para uma melhor compreensão da história.

Eu amei conhecer melhor essa mulher que até hoje reina no nosso imaginário porque adoro biografias de personagens históricos e livros que contam sobre a história do nosso país e esse une essas duas coisas. O livro se tornou meu xodó por causa do seu conteúdo e pela capa que está divina, maravilhosa e linda *.* A diagramação está super caprichada com fotos e detalhes lindos no começo de cada capítulo. Amei, amei, amei!!!

Recomendo para quem gosta de biografias e para quer descobrir uma história real super interessante.

site: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

DCosta 10/10/2013

Domitila, uma mulher complexa
A proposta de Paulo Rezzutti é contar a "verdadeira história da marquesa de Santos" e para isso fez um pesquisa histórica bem rica em cartas trocadas entre os principais personagens da história: Domitila, D.Pedro, Dona Leopoldina e outras tantas de parentes ou conhecidos além de notícias e anúncios de jornais, alguns documentos oficiais como da Academia de Direito de São Paulo e de outras instituições. O resultado é uma biografia que mistura a trajetória de uma mulher excepcional e imprevisível com a própria história do Brasil entre 1797 e 1867, são 70 anos de vida, até nisso a personagem é única uma vez que as pessoas daquela época não viviam tanto, D.Pedro I, por exemplo, morreu com 45 anos.
O livro é dividido em três partes da vida de Domitila: antes, durante e depois deD.Pedro I. O primeiro período descreve a vida de Domitila na juventude em São Paulo, local do seu nascimento, seu primeiro casamento infeliz e a separação. Numa época que as mulheres apanhavam dos seus homens porque mereciam e conviviam com essa realidade, Domitila não se submeteu, se separou e mesmo sem conseguir o divórcio formal, seguiu sua vida sem marido.
A segunda fase é sobre o romance e o status que ela adquiriu na Corte no Rio de Janeiro. O quanto ela influenciou a vida política do Brasil e conseguiu enriquecer com todos os presentes, regalias e mesada recebidos do imperador do Brasil.
A terceira fase começa com o rompimento do romance com D.Pedro I, que depois da morte de D. Leopoldina, manda a amante de volta para São Paulo e casa com D. Amélia por quem se apaixona. Domitila volta rica para São Paulo e embora ainda enfrente algum tipo de preconceito, logo se impõe e ainda casa pela segunda vez.
O mais interessante é ver que Domitila era uma mulher muito complexa as vezes altiva, arrogante, outras vezes piedosa, caridosa e generosa. Uma mãe muito zelosa e uma filha muito cuidadosa com os pais.
A narrativa é interessante mas não é um romance, é contada por um narrador que faz um esforço minucioso de trazer provas de que Domitila era uma mulher ambígua e utiliza as fontes históricas para dar veracidade à história. É um livro original, curioso, investigativo e instigante. Além disso faz descrições preciosas do Rio de Janeiro daquela época, dos costumes, dos tipos de relacionamentos, é muito interessante.
Eu recomendo a leitura !