Entorpecida

Entorpecida Catalina Terrassa

Resenhas - Entorpecida

Alana 06/07/2013

Ri até chorar!!!
Antes de começar a resenha tenho que dizer uma coisa: Fábio, ganhei de você, hahahaha!!!

Conheço o trabalho da Catalina ou Cat, como todos gostamos de chamá-la. Há quatro anos (Já tudo isso?) quando ela ainda postava seu primeiro livro Lua Escarlate numa comunidade no finado Orkut.
Logo de cara gostei de sua escrita, simples cheia de ironia, sarcasmos e de quebra, você dá altas gargalhadas.

Então, no mês passado ela entrou em contato comigo oferecendo seu mais novo trabalho - Entorpecida - Primeiro livro da Série A Chave Mestra. E eu que não sou boba nem nada aceitei na hora. É uma das vantagens de você ser amigo do autor, lê na frente de todo mundo.

Nesta nova série, Catalina abandona os vampiros e mergulha no mundo da fantasia. Com elfos, bruxos, dragões, duendes entre outras criaturas. Mas não vá pensado que suas criaturas são como os de Tolkien ou C. S. Lewis. Pelo contrário, ela deu a eles a aparência humana. Isso mesmo, sem escamas, plumas ou orelhas pontudas.

Pra quem não conhece os trabalhos da Catalina pode parecer estranho, mas ela adora criar coisas bizarras, que fogem do lugar comum.

Enfim... Vamos a trama:

Primeiramente somos apresentados a um mundo mágico chamado Eliyah (Espero ter escrito certo), que é controlado por um tirano chamado Rossdale. Não dá para falar muito... senão vou soltar spoiler.
Enfim, por causa desse tirano, várias criaturas estão fugindo do mundo mágico para o mundo do humanos.

E é ai que conhecemos Hayley, uma menina sem memória, que é a encrenqueira ou barraqueira da escola. Ela vive brigando com a irmã, Anna, que tem um péssimo gosto para namorados. E como boa irmã, Hayley defende a honra da irmã, nem que para isso tenha que bater no sobrinho da diretora da escola.

Algo que esqueci de mencionar, boa parte da trama tem como pano de fundo uma escola. Não pensem que a autora decidiu se render ao clichê dos livros teen. Pelo contrário, ela usa justamente esse clichê para fazer algumas piadas. Como com a aula de biologia.

Antes do livro nunca tinha reparado que tudo nos livros teen acontece na aula de biologia.
E são os professores de biologia que dão um show a parte. Primeiro o antigo professor se suicida na própria escola, diante de funcionários e alunos. Depois de alguns dias, ele é substituído por Ryan, um professor bonitão, que ao decorrer do livro vamos descobrindo que ele não é um mero professor.

E não é só Ryan que é uma caixinha de surpresas. Aos poucos vamos descobrindo uma trama para destruir o mundo mágico de Eliyah. Existe um grupo de Protetores, que devem proteger o mundo mágico, para que o poder de um objeto mágico não seja despertado, conhecido como A Chave Mestra.

E no meio de tudo isso está Hayley, que aos poucos vai descobrindo a verdade sobre seus passado e sua missão.

Poderia ficar horas falando do livro. Afinal, ele é recheado de surpresas. A autora criou a própria mitologia e História. Tomara que um dia ela escreva o livro "A Criação", que conta como o mundo mágico surgiu. Ou a Enciclopédia de Bolso.

E Atenção: Se prepare para as altas gargalhadas.

PS: Catalina... Me dá o Ryan de presente? Eu tinha que fazer isso!

Fábio 07/10/2013

Ação e aventura
Como sempre esqueço a senha e fico vários meses tentando descobrir e aí descubro que toda a vez que entro, troca-a. Mas agora, espero não cometer o mesmo erro.

A leitura deste livro foi concluída há vários meses. Acabei lendo porque a autora é minha amiga e pediu para que eu seja o seu beta-reader. Aceitei, é claro. Tudo por um amigo.

Confesso que a 1ª série de livro da Catalina (Lua Escarlate) não me agradou tanto assim. É muito boa, mas vampiros não são minha praia.
Mas quando ela me disse que faria um livro sobre bruxos e criaturas mágicas, fiquei curioso pra ver como ele seria.

E ela não me decepcionou. Tudo que faltou em Lua escarlate, como uma trama mais complexa e muitas cenas de ação. Este livro tem na medida certa.

E é claro que além da ação temos os momentos cômicos, que é a marca da autora.

Ela já começou a escrever a continuação e como seu beta, já li alguns capítulos. E me parece que ele promete.

Anna Gabby 29/12/2013

Uma garota durona, problemática e mágica!
A autora, Catalina Terrassa, promoveu um booktour virtual com o e-book do livro “A Chave Mestra” e todos os inscritos deveriam se comprometer a ler e publicar a resenha ainda em 2013. Como podem ver estou cumprindo o combinado hoje! ;)
No início conhecemos Bettina, Tristan e a história deles, que é bem conturbada! Eles vivem em um mundo paralelo ao nosso, um mundo mágico onde raças mágicas convivem. Por um motivo que não posso contar (seria spoiler) eles devem fugir para o mundo humano.
No próximo capitulo nos deparamos com Hayley, uma adolescente durona que não tem nenhuma lembrança anterior aos seus 8 anos. Sua única ligação com o passado é uma chave prateada em forma de pássaro que tem uma pedra vermelha. Haley não é o tipo de garota meiga e fofa que leva ofensas para casa, como ela mesma diz, com ela é “na base do soco, meu filho”! Resumindo, Hayley é uma garota problema cheia de problemas.
E as coisas só complicam quando nossa garota conhece o Sr. Coulson, o novo professor gato (palavras dela! rs), em uma situação no mínimo constrangedora.
Ela é perseguida, passa por situações estranhas e misteriosas, conhece pessoas (seres) que vieram do mundo paralelo que mencionei. E é aí que Hayley começa a conhecer melhor seu passado. Infelizmente ela perde muitas pessoas importantes para ela, o que aumenta a carga de drama da história. Ao mesmo tempo em que há o drama e mortes de personagens, há também várias cenas divertidas e leves.
A narrativa é feita em primeira pessoa sempre e a maior parte dela quem faz é a Hayley, mas vários personagens também o fazem, isso aumentou o número de mistérios e ajudou na solução de outros.
O enredo apesar de ter vários pontos dramáticos é recheado de tiradas de humor, ironias e frases que nos fazem rir, gargalhar ou sorrir. Ele também faz referência a obras modernas, como, por exemplo, as sagas de Harry Potter e a Percy Jackson; e a clássicos, como, O Morro dos Ventos Uivantes; todos dando mais leveza (até Heathcliff).
Muitas das perguntas que surgiram durante o desenrolar da história foram respondidas, mas ainda há muito para contar, como este livro é o primeiro de uma saga achei normal as interrogações que não foram extintas.
Os personagens são divertidos e apenas uns dois me irritaram, até eles me fizeram rir, graças à protagonista.
Os pontos que me incomodaram foram poucos, mas valem comentário. Primeiro achei que a repetição de palavras e termos foi um pouco exagerada. Segundo, a Hayley aceitou muito bem quem ela é de verdade, por mais que fosse fascinante fazer uma descoberta igual a dela, eu esperava certa dificuldade para se acostumar.
E terceiro, o final chegou antes do que eu queria!! Como assim não tinha mais páginas? (Ok! Eu sei que não é um ponto negativo! kkkk) Mas parou em um momento que me deixa preocupada só de lembrar.
Eu indicaria o livro para quem gosta de histórias leves e fantásticas. Agora se você é viciado em decifrar grandes mistérios, aconselho a ir com calma, pois dá para prever muitas das respostas dos mistérios rapidamente (ao menos foi assim comigo).

site: http://anna-gabby.blogspot.com.br/2013/12/a-chave-mestra-entorpecida-catalina.html