Homem não chora

Homem não chora Flávio de Souza

Resenhas - Homem não chora

ilson 19/08/2010

Diante das atitudes do pai ao perder o emprego (tristeza, preocupação, introversão) e ao encontrar outro (choro de alegria), um menino pequeno passa por um momento de insegurança, pontilhado por dúvidas, inquietações, descobertas.
Seus questionamentos a respeito do tema "homem não chora" são balizados pelas diversas possibilidades de pontuação que o narrador usa para a frase-título, criando fechos originais para cada episódio. Tudo isso faz do texto uma história rica e terna, com um desfecho que reafirma o homem como um ser que sente - e, portanto, ri, chora, sofre, ama.

Eduardo 11/07/2010

Gostei bastante do jogo que o Flávio de Souza faz com a clássica frase 'HOMEM NÃO CHORA'. Aos poucos, sob os olhos do menino, o senso comum se esfacela diante da realidade, da sinceridade, do que sente o coração dele. O que era uma afirmação peremptória, vira questionamente. A frase, página a página, vai mudando, surgem vírgulas e interrogações. Vira dúvida: HOMEM NÃO CHORA? E ao final, bonito, uma nova afirmação, ou melhor, é aquela mesma afirmação do título e da primeira página, transformada pelo olhar do menino:

"[...] os lobos, quando estão tristes, uivam para a lua.
Os pássaros voam sem parar.
Os peixes nadam no escuro. Mas...
HOMEM, NÃO. CHORA"