Inteligência Positiva

Inteligência Positiva Shirzad Chamine

Resenhas - Inteligência Positiva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Samy 06/04/2024

Dádiva ou oportunidade, é pensar positivo para as situações.
É uma das leituras que estou criando hábito, apesar de ser coach, que não gosto muito, mas já tinha comprando e por gostar dos testes feitos antes de adquirir o livro, e bateu com o que penso e meu jeito de agir, foi bem explicado o motivo dos sabotadores existirem e de onde vieram.

O livro foi um pouco repetitivo e os exemplos poderiam ser melhores das histórias contadas, tive dificuldade de entender quando ele falava sobre exemplo da organização.

Mas no geral eu consegui fazer os exercícios durante a leitura do livro e no dia a dia e ampliar o conhecimento. E a história do cavalo foi muito bom para refletirmos.

Pensar como dádiva ou oportunidade para cada situação que nos acontece assim podermos seguir em frente e fazer sempre o melhor.

a.cafreire 31/03/2024

Valeu cada página lida...
Eu poderia tentar explicar sobre o quanto de ensinamento existe dentro desse livro, seja para sua vida profissional ou pessoal, e eu tenho certeza que ficaria horas, dias ou meses aqui falando e explicando o porquê cada ponto, exercício e explicação faz total sentido.

Confesso que quando o autor começou a falar sobre mindfulness, eu torci o nariz. Mas, decidi dar uma chance e apliquei as repetições no meu dia a dia, e em apenas 3 dias aplicando essas repetições, consegui sentir uma grande diferença. Quando algum sabotador surge, eu aplico a técnica de mindfulness, ou identifico meu sabotador, ou prático a empatia comigo mesmo me visualizando como uma criança.

No finalzinho do livro, antes do apêndice, tive que parar por alguns minutos e respirar fundo antes de terminar a leitura do capítulo.

Se eu recomendo? Óbvio que sim, se você aplicar algumas técnicas, você já sentirá a diferença em alguns dias, e em um ano, você ficará feliz por ter iniciado.

Jaque 13/02/2024

Bora ativar o cérebro QIP
Vale muito a pena a leitura. O autor dá diversos exemplos reais e várias dicas de como deixar de lado os nossos pensamentos sabotadores e ativar o modo de inteligência positiva. A leitura flui.

Decfalter 02/02/2024

Enriquecendo a Autodescoberta com Inteligência Positiva - Shirzad Chamine
Este livro, "Inteligência Positiva" de Shirzad Chamine, revelou-me novas perspectivas sobre as constantes vozes que habitam nossas mentes, incluindo aquela que agora está utilizando para absorver esta descrição. No decorrer da obra, Chamine desvenda a identidade dessas vozes, proporcionando uma compreensão mais profunda e desmistificadora dos rótulos atribuídos a elas. Esta abordagem dinâmica e envolvente oferece uma visão intrigante para o nosso cotidiano e reflexões pessoais.

Ao longo da leitura, mergulhamos nos pensamentos do autor, permitindo-nos enxergar através de sua perspectiva única. Isso proporciona uma nova maneira de encarar as 'vozes' internas, destacando que elas não definem nossa verdadeira essência, mas são apenas fragmentos do complexo eu interior de cada indivíduo.

O livro apresenta três estratégias fundamentais para aplicar o conhecimento adquirido: Rotular, Enfraquecer e Fortalecer. Estas estratégias se revelam essenciais para a compreensão e gestão das vozes internas, guiando o leitor a uma jornada autodescoberta.

Ao compartilhar trechos significativos com amigos, surpreendentemente me vi questionando e explorando aspectos desconhecidos de mim mesmo. Os feedbacks obtidos foram reveladores e enriquecedores, destacando a importância de compartilhar essa experiência de leitura com aqueles próximos. Essa prática proporcionou uma perspectiva renovada e reveladora sobre minha própria identidade.

Em suma, a leitura de "Inteligência Positiva" revelou camadas mais profundas de quem sou, delineando a distinção entre meu verdadeiro eu e os 'fragmentos' que o compõem. Esta experiência de autodescoberta é, sem dúvida, enriquecedora e recomendo-a a todos que buscam uma compreensão mais profunda de si mesmos.
Moonziinha 02/02/2024minha estante
??????

Tatuska 15/01/2024

Começou bem
Tem bastante conhecimento, começou muito bem mas, foi se tornando maçante. Vale a leitura? Sim, mas se prepare para uma leitura maçante.

its ranna 16/12/2023

Indico demais
Não costumo ler livro de coach e tenho um certo preconceito mas vi a indicação de uma moça de que esse era o melhor livro de auto ajuda que ela leu e eu devo concordar.
Esse autor tem muito embasamento da neurociência então não fala um monte de absurdos como alguns por aí.
Aprendi com ele a identificar meus sabotadores (basicamente são as vozes na cabeça provenientes do cérebro sobrevivente, que foram muito úteis na infância e adolescência para ajudar na sobrevivência; porém hoje em dia eles só atrapalham e é muito difícil calar essas vozes).
Todo mundo que ler, vai se identificar com pelo menos dois sabotadores e às vezes até identificar os das pessoas próximas.
Basicamente a solução para calar esses sabotadores é identificar suas frases mais comuns, e quando percebê-los deve focar no aqui e agora: ele trás o mindfulness como uma ferramenta para estar consciente e não deixar esses sabotadores nos constrolar. Essa presença pode ser conseguida mais facilmente através do foco na respiração, no tato, na audição, na visão...
É um livro muito incrível e tem capítulos específicos para casais, vendas e outros.
Recomendo muito.
(Um dos meus sabotadores mais forte é o Esquivo, aquele que evita situações difíceis ou desagradáveis, procrastina muito, evita conflitos... Se você não pretende ler o livro todo, procure sobre a descrição dos sabotadores na internet e leia um pouco sobre, garanto que vai sentir vontade de saber mais, pode ser um divisor de águas na vida).

Jaque.Barreto 05/12/2023

Leitura técnica
Fiz essa leitura para complementar um treinamento profissional que estou fazendo sobre inteligência emocional e perfil comportamental visando aumento da performance empresarial.
Gostei e consegui aprender muito com a leitura, a ideia de descobrir ?seus sabotadores? e aprender a desligá-los é bem interessante l.

Raynara 18/11/2023

Sua mente tem sido sua melhor amiga ou pior inimiga?
O livro é muito bom, os ensinamentos são maravilhosos, o ritmo porém foi lerdo. Os primeiros 40% foram rápidos enquanto o restante foi como se eu estivesse em um limbo, típico de autoajuda. Recomendo.

Resuminho para fixação:

Uma Inteligência Positiva alta (QP) significa que sua mente age mais como amiga do que como inimiga (sabotadores), é uma indicação do controle que você tem sobre sua própria mente.

Aumentar o QP envolve três estratégias:
1. Enfraquecer seus Sabotadores;
2. Fortalecer seu Sábio; e
3. Fortalecer os músculos do seu cérebro QP.

Essas, por sua vez, se quebram em outras estratégias menores:

- Observar e rotular os pensamentos dos sabotadores.

- Pensar em pelo menos três situações em que uma suposta situação ruim poderia se transformar em dádiva e oportunidade.

- Ter empatia verdadeira por si mesmo: visualize-se quando criança.

- Explorar: o que mais posso descobrir? A maior parte de nós tira conclusões antes de ter entendido a situação pela exploração completa.

- Inovar: qual é um modo completamente novo de fazer isso?? Tenha o máximo de ideias possível. Nada de avaliar as ideias conforme surgem. Avaliar durante a inovação é a porta dos fundos pela qual os sabotadores entram. Para cada nova ideia que você tiver, responda dizendo: ? Sim... e...".

- Navegar: esse poder lida com a escolha entre vários caminhos e alternativas com base em uma consistente bússola interna (valores, propósito).

- A ação decisiva: alguns têm medo de que a atitude do Sábio de aceitar tudo como dádiva e oportunidade acabe levando à passividade, preguiça e falta de ambição e ação. A realidade é exatamente o oposto. O poder de ativar do Sábio leva à ação pura e não são distraídas pelos Sabotadores. Esse poder permite que você se coloque em ação sem a procrastinação, a distração e nem a interferência que os Sabotadores provocam.

- Para fortalecer o cérebro QP desvie o máximo de atenção que puder para seu corpo e para qualquer um dos cinco sentidos por pelo menos dez segundos cem vezes por dia (pelos exemplos dados pelo autor entendi ser algo como o mindfulness ou a meditação).

Gabsam 02/11/2023

Sabotadores
Esse livro é um caminho sem volta, vc descobre quais são os SABOTADORES que estão agindo na nossa vida.
E apartir daí vc define o que fazer...
Eu escolhi aumentar meu QP....

Carol 30/10/2023

Conhecer seus sabotadores te ajuda
A melhor parte do livro é quando o autor comenta sobre os seus sabotadores e como colocar em prática técnicas para que eles parem de interferir em sua vida profissional e pessoal.

beca 01/09/2023

Bom como a maioria dos livros de autoajuda
O assunto principal do livro é muito bom, ele traz bases científicas para comprovar o que ele diz, além de trazer situações do dia a dia para ilustrar a atuação do Crítico e do Sábio.
Eu disse que é bom que nem qualquer livro de autoajuda porque eles nos fazem refletir sobre diversos aspectos em nossa vida e e certas atitudes, mas no final sempre acabam enrolando até chegar o ponto principal, e contando experiências de forma excessiva, principalmente no final, mas isso já é muito típico desse tipo de livro então não é uma crítica direta a esse.
Eu recomendo demais esse livro para quem é ansioso, porque ele traz exercícios que indiretamente ou diretamente, ajudam a reduzir a ansiedade, e como uma pessoa ansiosa, eu sei que é horrível ler livros especificamente sobre ansiedade, por isso esse é ideal!

Andrea.Montico 30/07/2023

5° ? Club May 2022 2° ? Club Deb's 2023
Contra capa:
Pq só 20% das equipes alcançam seu potencial e como vc pode alcançar o seu.

A mente abriga personagens (os sabotadores) que prejudicam nossa felicidade.
Identifique e domine seus sabotadores. Os principais são: o crítico, o controlador, o hiper- realizador, a vítima é o prestativo.

Flávia.Malicheski 22/07/2023

Livro bem interessante. Não foi uma leitura fluida mas aprendi muito e tento colocar em prática. Tem teste para fazer. Achei bem legal

Julie 21/07/2023

Para ler várias vezes
Como todo bom livro de desenvolvimento pessoal, exige uma leitura (no meu caso, audição) atenta e por vezes "várias vezes", principalmente nas partes mais teóricas. Mas partes aplicadas, vale o exercício para quem busca de fato melhorar sua inteligência positiva.

Cris 12/03/2023

Um livro que me ajudou a identificar meus sabotadores, que me mostrou que posso minimizá-los e fortalecer o que realmente importa.

Estou em busca da conexão com a minha essência na minha nova jornada profissional como coach e este livro me possibilitou enxergar muitas coisas, principalmente que a conexão só acontecerá quando eu estiver na frequência do sábio porque nossos neurônios espelhos se conectam às pessoas, transmitindo positividade, e enquanto estivermos reféns dos sabotadores iremos transmitir negatividade.

Se quisermos ser a diferença neste mundo temos que exalar empatia, compaixão, compreensão, paz, alegria, felicidade.

Inteligência Positiva acrescentou com a leitura do Poder do Agora, vivermos o hoje, as sensações, emoções com amor, com gratidão!

Super recomendo esta leitura porque os impedimentos estão em nós e quando os identificamos, nossa forma de viver e olhar o mundo são transformadas!

Boa Leitura, mente aberta, permita-se!

1 | 2 | 3 | 4 | 5