Querido Diário

Querido Diário Christina Kilbourne

Resenhas - Querido Diário

Larissa 21/08/2023

Angustiante, mas com leitura fluída
Comecei esse livro pra descansar de outro que tinha a leitura mais difícil de ler. Comecei a ler para descansar e não consegui parar mais. Li em dois dias. Ele é o diário de uma adolescente que acabou de descobrir que a sua amiga está desaparecida. Ele é angustiante, mas a gente não consegue parar de ler.

Lua 09/01/2023

O livro é realmente em formato de um diário. Conta uma história muito triste e os desafios diários de uma menina, em algumas partes é quase impossível (ou possível) não se emocionar, porque o livro é forte e muito tocante.

Bia/Will 02/07/2022

O diário
Adorei esse livro também, o suspense dele, gostei muito de como a história se passou e a maturidade que a personagem principal teve, mesmo tendo a mesma idade que ela, creio que não teria nem um pouco com coragem

beatriz 08/05/2022

querido diario, maxine
a aparência do livro engana muito sobre oque ele realmente é, mas apesar de não ter uma escrita tão boa e parecer que não tem propósito no começo, pq não é um diário real e sim um conto, ele vai se desenvolvendo e te prende do meio ao final para sabe oque aconteceu de fato, não tem muitas reviravoltas e os personagens não me cativaram muito, mas pode cativar outras pessoas por contar a história de uma menina de 12 anos

Jess 16/12/2021

Li esse livro quando estava na escola além de ser um dos primeiros que li, me surpreendi na época achei bem chocante é bom recomendo e serve de alerta.

duda 06/12/2021

tive que ler esse livro pois era para um trabalho escolar, e varios amigos meus adoraram ele, eu achei meio nhé, nada demais, mas nao foi trabalhoso de ler.

Iamarques 25/08/2021

Olha?.
Eu amei o livro no início e no meio, queria terminá-lo o mais rápido possível pois precisava de respostas, e eu fiquei chocada com o final !!!! Eu esperava muito, muito mais? serio sem condições.

Reading time 11/07/2021

Nada demais
É uma história legalzinha pra se ler em um dia mas não é um livro muito profundo, então se você busca se inspirar ou ler um livro pra levar pra vida, acho melhor você procurar outro

Beatriz 30/08/2020

Historia cliche porem bem trabalhada e com ênfase em dar um alerta quanto aos perigos da internet

Flávia 19/08/2020

Querido diário
Uma história triste sobre um assunto sério. O perigo por trás da internet.

Milena 19/03/2020

Querido Diário
Gostei bastante do livro, achei interessante ele ser inteiro em formato de diário.

Recomendaria principalmente para crianças/adolescentes.

Me lembrou do filme Confiar, que eu amo.

Cris @cristinadaitx 05/05/2019

Querido diário
O livro é escrito no formato de um diário de uma menina de 12 anos chamada Maxine, ou apenas Max. Ela começa a escrever um diário por indicação de sua terapeuta. Ela começa o tratamento depois que sua amiga, da mesma idade, desaparece. Max sente-se culpada, pois tudo leva a crer que Leah tenha sido sequestrada por um maníaco da internet que conversava com ela como se fosse um menino. Além de contar essa triste história, Max retrata ao longo das páginas seus momentos mais difíceis, sua culpa, sua vontade de desistir de viver, seu medo e insegurança. Quando ela finalmente descobre o que aconteceu com Leah, Max parece se entregar a uma depressão profunda. Mas um investigador decide pedir sua ajuda para pegar o possível sequestrador, e Max sente-se obrigada a colaborar, e ajudar a prender esse homem torna-se um meio de aplacar sua culpa e sentir que ainda pode ajudar a amiga de alguma forma. Ela mostra-se uma menina extremamente forte e corajosa, e com a ajuda do investigador, de suas amigas e família, e principalmente pelo simples ato de escrever, Max começa recuperar seu amor pela vida, afinal, Leah gostaria que ela continuasse, e que fosse muito feliz.

marcela.barbi.1 07/09/2015

Querido Diário de Christina Kilbourne
O livro conta a história de duas amigas de 12 anos que decidem mergulhar no mundo virtual. A família de Maxine não a deixa ter internet em casa, pois acha que ela é muito nova e inocente para isso. Já Leah tem internet em casa, então Max vai na casa da amiga todos os dias mexer na Internet. Depois de um tempo, as duas conhecem um usuário chamado D_mais, Maxine se apaixona completamente por uma pessoa que não conhece e nunca viu, até seus segredos mais particulares ela revela para ele.
Em um dia quando Maxine chega da escola, sua mãe está chorando e a notícia vem a tona: Leah desapareceu. E Maxine tinha certeza que o sumiço estava relacionado a Internet.
Um livro ótimo e com um assunto muito atual. Recomendo a todos.

site: https://www.youtube.com/watch?v=jw5Zt180hh0

Blog MDL 14/04/2014

Maxine e Leah são melhores amigas e adoram passar seu tempo livre conversando com garotos através da internet. Por não ter muito o que fazer na pequena cidade onde moram, não são raros os momentos em que elas se apegam a algum dos garotos e passam a dedicar todo o seu tempo em longas conversas por e-mail. Suas amigas sentem inveja delas, afinal, nenhuma tinha esse tipo de liberdade em casa ou disposição para estar sempre na casa de Leah como a Max faz. Mas as coisas são mais complicadas do que aparentam ser, pois por trás de todo o clima de diversão há riscos que elas ignoram completamente ao se envolver com pessoas que elas não sabem nem como são. Quando Leah desaparece, Max passa a entender um pouco mais dos segredos que palavras falsas podem esconder e utiliza o seu diário para enfrentar as dolorosas verdades que passa a conhecer.

Escrito em forma de diário o livro da Christina Kilbourne traz um assombroso relato de uma garota de 12 anos de idade que viu sua vida ameaçada de todas as formas quando a sua amiga desaparece após marcar um encontro pela internet. Durante todo o tempo podemos acompanhar os sentimentos conflitantes de Maxine e a dificuldade que ela tem de seguir em frente sem Leah. Está claro que ela precisa de um fechamento, porém, ele vai além de saber se sua amiga está viva ou morta. Na verdade, o que ela mais necessita é saber que a pessoa por trás do desaparecimento de Leah está atrás das grades. Ela precisa disso porque ela também poderia ter sido vítima de alguém mal intencionado se a tragédia não tivesse ocorrido antes.

Nesse sentido, a autora foi fantástica. Pois durante a leitura é impossível não sentir um soco no estômago quando vemos que Max tem medo de tudo e já não encontra mais motivo para viver. Por causa de sua aproximação com Leah, o sentimento de culpa ameaça dominá-la a todo instante e nada parece poder tirá-la desse estado de letargia. Por mais que tentem, a família, os amigos e a terapeuta nunca conseguem uma reação dela que vá além de um misto de raiva e tristeza. Por observamos tudo através de seus olhos, por vezes nos sentimos incomodados com o poder dos seus sentimentos e a força de suas palavras. Talvez tenha sido toda essa intensidade que me fez custar a acreditar que a garota tinha apenas 12 anos. Seus escritos deixavam tão claro que a maturidade era uma característica forte nela, que na minha cabeça Max tinha por volta de 15 anos de idade e isso foi um ponto contra a veracidade do livro.

No entanto, apesar desse fato ter me incomodado o tema que a autora trabalha em seu livro se torna muito mais importante que isso. Já que em uma época onde a grande maioria da população tem acesso a internet é de grande valia ver um livro que aborda os crimes virtuais ser acessível aos jovens – que são as maiores vítimas desse tipo de crime – e que ainda tem uma linguagem compatível com a deles. Tenho certeza que assim como o bullying, esse é um assunto que deve ser amplamente discutido em casa e nas escolas. Esclarecer e alertar são as melhores ferramentas para tratar de temas como esse sem deixar margem para a curiosidade, por isso os responsáveis de crianças e jovens que tem acesso à internet devem usar essas ferramentas ao seu favor sempre que necessário.

Outra vertente que a autora explora é a investigação criminal, só que essa em menor proporção. Talvez isso se deva ao fato do livro trazer apenas o ponto de vista de alguém tão jovem quanto Max. Mas ainda assim, é algo que vem para coroar o brilhantismo da autora que foi além na sua proposta de escrever um livro para jovens sobre o perigo que os espreita através da internet. Apesar de ser chocante em alguns níveis, é um livro que não só vale a pena ser lido, como também, deve ser lido. Principalmente por aqueles que têm jovens em casa e não compreendem a totalidade de riscos ao qual eles estão expostos todos os dias.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/04/resenha-querido-diario-por-christina.html

Fernanda 25/03/2014

[Resenha] Querido Diário - Christina Kilbourne - Companhia Editora Nacional.
Este livro é realmente um diário. Todas as páginas do livro não em formato de caderno e as letras parecem escritas à mão.

Querido diário é uma história triste, vivida por Maxine. Ela e sua amiga Leah começaram a usar a internet sem a supervisão e consentimento de seus pais e elas mantém contato com supostos garotos da mesma idade que elas, e isto não acabou bem, pois Leah foi se encontrar com seu “namorado virtual” sem contar sobre o encontro para sua melhor amiga e o fim nós já sabemos.

E a partir do que aconteceu com sua amiga Maxine, passou a ouvir e entender o porquê de seus pais a proibirem de usar e conversar com alguém desconhecido pela internet. Todos sabem que não é legal se encontrar com um desconhecido que você conheceu na internet e não sabe nada a respeito dele, mas muitas crianças e jovens são enganados e por ter aquela “rebeldia” de que os pais são chatos e tal, eles vão e acabam terminando mal o encontro com o namorado (a).

E depois do sumiço de sua amiga, cadê a Maxine ajudar a policia a pegar o sequestrador e assassino de sua amiga e fazer justiça, não somente por ela, nas por todas que já cairão, mas mãos dele.

A escritora ainda traz uma pesquisa realizada no EUA, onde uma em cada cinco crianças são abordadas sexualmente na internet.

Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/