Dom Casmurro

Mario Cau

Resenhas - Dom Casmurro

sarinha 20/03/2020

Maravilhoso!
As ilustrações são lindas, e adaptação dos diálogos ficaram perfeitos!
Kaiane 03/05/2023minha estante
Estou quase terminando, já havia lido de forma tradicional, mas achei maravilhoso a história em quadrinhos!

Carina 11/09/2013

Uma das melhores adaptações literárias para quadrinhos
Logo no prefácio, somos apresentados a um problema no mundo editorial dos quadrinhos brasileiros - por ser uma linguagem atraente aos jovens, fazem-se HQs como adaptações literárias a torto e a direito. Muitas, apoiadas pelo Ministério da Cultura; poucas, com qualidade digna da obra em que se baseiam.

Este livro - bem maior que a maioria das obras literárias quadrinizadas - é uma exceção no ramo. Muito bem pensado e planejado, revela o cuidado com que seus desenhistas leram a obra de Machado. Contudo, não se prenderam a ela; um dos charmes do livro são as epígrafes, de autores diversos, que "casam" com os variados momentos da vida de Bento Santiago.

O traço é interessante, a capa é fenomenal, o desenrolar da trama se faz otimamente... e se alguma dúvida me resta, para além da (não)traição de Capitu, é decidir qual é minha adaptação favorita do clássico: este livro ou a série de Luiz Fernando Carvalho.

Caco 27/09/2022

Olhos de crítica.
Dom Casmurro é o meu livro preferido. Machado me faz pensar em uma sociedade tão distante do Brasil atual mas que traz, em sua essência, o Brasil que vivemos, próximo. O traço da HQ é o caráter visual necessário para entrar no universo de Bento e Capitu. É auxílio na construção do Olhar de Cigana oblíqua e dissimilada. É a materialização dos olhos de ressaca.

Todas as formas artísticas são bem-vindas para expressão da humanidade. Essa, é mais uma. Dentre tantas, para trazer nosso Machado para o nosso país. De novo. De novo. E de novo.

Lara Xavier 09/07/2015

dom casmurro
um amor de infância e uma dúvida cruel capitu traiu mesmo bentinho?

Lulu 06/05/2022

Dom casmurro
Eu amei o livro, muitos dizem que e intediante, então li em HQ, talvez isso tenha ajudado um pouco, mas a história e MT boa,me surpreendi no final, recomendo (para mim ,traiu sim)

Rebeka43 06/11/2022

dom casmurro
Vale muito a pena. As ilustrações são perfeitas. Conta a história de Capitu e Bentinho que todo mundo já conhece mas de um jeito rapidinho de ler. Amei.

Maria.jhuliana 23/12/2022

Todo chifre pro bentinho é pouco, cara péssimo
Tava querendo dar pro escovar e não soube pedir ???

Galathynyus 26/08/2023

"Chamam-me de Casmurro por ser um homem calado e metido comigo mesmo. O "Dom" veio por ironia para atribuir-me fumos de fidalgo."

Quando li Dom Casmurro pela primeira vez, a versão original abandonei nas primeiras 50 páginas por não estar acostumada com aquele tipo de leitura, ler esta versão em HQ eliminou a "medo de clássicos" que normalmente é imposto na obrigação de lê-los. Uma obra incrível e com ilustração belíssimas.

gabcravoecanela0 11/10/2022

Recomendo quem quer começar a ler clássico,mas tem preguiça
Não lembro muito do livro , pois li quando estava na escola mas sei que é bom e os desenhos bonitos

gabrielle vitoria 06/09/2023

Eu to simplesmente encantada com os desenhos dessa hq, cada traço impecável!!
amei demais e recomendo.

rebeccasegolin 07/02/2024

Leitura difícil pelo português rebuscado, mas o autor sabe escrever como ninguém. Sacadas geniais, às vezes tem uns capítulos aleatórios no meio o que dão um ar de muita veracidade à história, como se não tratasse de um personagem.

Filipe.Silva 20/03/2024

Dom Casmurro.
Esse é um clássico. Eu confesso, eu nunca tive essa vontade de ler clássicos, mas no ano passado na escola nós falamos muito sobre Dom Casmurro e quando eu vi esse livro na biblioteca da escola e ainda em quadrinhos, eu apaixonei.
É uma leitura muito boa mesmo, super recomendo.