O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Alessandra.Adams 30/07/2023

Fantástico! Um livro muito bem construído, com personagens que apresentam profundidade.
O autor nunca decepciona.

Rubens 20/02/2022

Nostalgia
É o segundo livro do Khaled Hosseini que leio, e pela segunda vez parece que essa é uma história que já ouvi e/ou vivi, quase consigo sentir a areia do deserto entrando pela boca e pelo nariz; neste livro os acontecimentos são mais "monótonos" do que n'O Caçador de Pipas, mesmo que eu quase tenha chorado na pagina 38, mas isso não é algo ruim, é uma monotonia que te impulsiona para frente.

Laura 19/03/2021

Gostei, embora tenha gostado muito mais dos outros livros de Khaled Hosseini. .

Aninha.Costa 09/10/2022

Os outros livros são melhores
Esse livro mistura muitas histórias e quando nos apegamos a alguns personagens entram outros então fica confuso, mas com certeza é um livro bonito.

Déia 14/10/2023

Eu havia abandonado este livro anos atrás, mas que bom que decidi retomar a leitura. Khaled Hosseini tem uma capacidade incrível de criar personagens complexos e de mexer com nossas emoções.

Minha dificuldade inicial com este livro foi o fato de conter diversos narradores e diversos personagens aparentemente desconexos.

Mas ao longo da leitura eu percebi que todos os personagens estão interligados.

E foi incrível perceber como uma única decisão e/ou escolha de uma pessoa pode impactar na vida dos que a cercam e até mesmo na vida de outras pessoas, mesmo passadas muitas gerações.

Não é a melhor obra dele, mas eu recomendo muito! ???

Ize 05/04/2021

O livro é muito bom, mas exige atenção; pois a história tem muitos personagens e a ramificação de cada personagem está ligada a história de outra.
Ana Brolio 22/05/2021minha estante
E as vezes a ligações desses personagens com os irmãos as vezes quase passa despercebida.

A. M. 16/04/2023

Esse livro é bem legal, com vários personagens e em cada capítulo é contado um pouco sobre a vida e a cultura de cada um, e como cada personagem tem ligação um com o outro. O interessante é que o final da história termina como o começo. Ou seja, como foi a vida de Abdullah e Pari.

Gustavo Araujo 13/07/2013

O Manipulador de Emoções
Um dev assombra um vilarejo no Afeganistão. Todos sabem que sua intenção é levar uma das crianças que lá vivem consigo. A família escolhida deve se resignar com o destino infame e entregar ao demônio o filho, ou filha, que ele por ventura escolher. Do contrário, a ira do dev cairá sobre o povoado com terríveis consequências.

É com essa parábola que se inicia “O Silêncio das Montanhas”, contada de modo envolvente, em primeira pessoa, por um dos personagens, o afegão Saboor, aos filhos pequenos, Abdullah e sua irmã, Pari. Juntos, iniciam uma viagem pelo deserto, de Shadbagh, onde vivem em condições muito difíceis, até Cabul. Abdullah é o filho mais velho e desde a morte da mãe, é quem verdadeiramente cuida da menina.

Saboor tem diante de si a tarefa mais difícil que um homem pode receber na vida, refletida de modo fiel pela história repassada aos pequeninos. Em breve, chegarão à casa dos Wahdati, um rico casal de Cabul para quem o cunhado de Saboor, Nabi, trabalha, onde seus filhos serão separados. Pari ficará com os Wahdati. Será criada como filha pelo casal, em troca de uma boa soma em dinheiro para Saboor. Abdullah retornará a Shadbagh com o pai.

A partir daí, surgem personagens e histórias paralelas que, em algum ponto se relacionam com o drama de Saboor e de seus filhos. Algumas dessas histórias têm uma relação profunda e direta com a trama principal, especialmente em relação a Pari, como a extensa carta escrita por Nabi, e a biografia sedutora de Nila Wahdati, a mãe adotiva da menina. Outras histórias adjacentes guardam menos pontos em comum, mas ainda assim tocam o fio condutor de alguma maneira.

Khaled Hosseini, o autor do livro, sabe como poucos descrever as emoções humanas. Quando se trata da relação entre pais e filhos, dá para dizer que sua perícia é imbatível. É como se cada termo, cada palavra, fosse uma peça de um quebra cabeça gigantesco, mas que ainda assim, é encaixada com maestria e perfeição. Assim foi com “O Caçador de Pipas” e “A Cidade do Sol”. Em meio a cenários devastadores e destinos selados pela tristeza, os personagens sempre conseguem encontrar momentos de redenção, de felicidade, uma fortuna efêmera. O remorso, a culpa, os medos e os desejos reprimidos, mesmo os mais secretos e vergonhosos, são explorados de forma hábil e verossímil.

Todavia, ao contrário dos livros anteriores, há momentos em que “O Silêncio das Montanhas” perde um pouco o foco. Algumas das tramas paralelas parecem dispensáveis, criando nada mais do que um universo exagerado de personagens. Se apagadas, pouco ou nada influenciariam no final. Claro, são bem escritas e, analisadas de forma individual, excelentes – dariam ótimos contos, fechados em si mesmos – mas acabam embaraçando sem propósito aparente a história principal. Imagino que o livro ficaria mais interessante se aspectos relacionados a Markos Varvaris e Idris Bashiri fossem substituídos por alusões mais próximas de Nila Wahdati, a personagem mais interessante das 350 páginas, ou de Abdullah, que não tem, infelizmente, a mesma profundidade de Pari na trama.

Talvez tenha sido a intenção de Khaled Hosseini inaugurar uma nova maneira de escrever suas histórias – os capítulos são narrados ora em primeira pessoa, ora em terceira, sempre abordando personagens diferentes, cujas relações, como visto, por vezes, se tocam – mas o resultado não me agradou completamente.

Sim, o livro é bom. Aliás, é muito bom, bem superior à média. Mas, pelo fato de vir do mesmo autor de “O Caçador de Pipas”, é impossível não comparar e constatar que, na verdade, “O Silêncio das Montanhas” ficou um pouco a dever. Claro, o capítulo derradeiro, que, enfim, leva o leitor de volta ao que interessa, é emocionante. Difícil não chegar às lágrimas.

Talvez seja exatamente isso que diferencie Khaled Hosseini dos demais autores contemporâneos: mesmo contada de modo pouco atraente, sua narrativa segue apaixonante, ao mesmo tempo belíssima e triste. Apesar das idas e vindas nem sempre necessárias na história, a habilidade do autor em manipular nossas emoções permanece irretocável e isso acaba fazendo toda a diferença.

Não dá para deixar de ler.

site: http://pontopacifico73.com/
Carol 20/07/2013minha estante
Sua resenha traduz completamente meu sentimento ao ler esse livro!!!

Portilho 22/01/2024

Uma sucessão de momentos de esperança e frustrações
Este é meu segundo livro do Housseini, já li a cidade do Sol que de alguma maneira me impactou mais. Em o silêncio das montanhas, apesar da identidade do autor estar muito presente, a lógica da escrita alterna repetidamente entre algo que está prestes a acontecer e pelo que ansiamos ler e recordações do passado dos personagens.
Foi bom ler este livro e conhecer seus personagens, o livro consegue nos transportar para o Afeganistão quase como se olhássemos com nossos próprios olhos e isso é o ponto forte do autor.
É difícil ter uma ideia clara sobre a vida depois de ler o livro, será que a vida é sempre tão cruel? Será que somos tão privilegiados e cegos por pensar que nossos problemas são tão graves quando comparados a realidade de outros países? Reflexões...

Raphael.Costa 29/05/2021

Livro bom!
O livro é bom! Destaco a linha temporal feita pelo autor, motivo pelo qual a leitura necessite de muita atenção.
Cada capítulo conta a história de um personagem, mas todos os personagens possuem uma ligação.
Achei o último capítulo brilhante e não vou justificar para não dar spoilers.

Veneceos 13/08/2013

Decepcionado
Após ler o fantástico Cidade do Sol, não pensei duas vezes ao comprar O Silêncio das Montanhas, mas mal imaginava que leria um livro barrigudo, cheio de personagens desnecessários e com um final anticlimático.

Cada história separada é boa, mas o livro como um todo deixa muito em segundo plano a história dos irmãos protagonistas, infelizmente o encontro final soa muito anticlimático para valer a pena toda a espera.

Tem capítulos totalmente dispensáveis, que me deu a impressão de estarem ali apenas por um exercício de estilo do autor, em que ele escreveu para chocar, devido às desgraças que todos os personagens sofrem, e para aumentar o livro.

Alezi 24/03/2021

Abaixo das minhas expectativas...
Esse é o terceiro livro que leio do autor. Gostei do "Caçador de Pipas" e por isso acabei lendo "A cidade do Sol" posteriormente (que por sinal achei ainda melhor que o primeiro). Acreditando que "O silêncio das montanhas" teria o mesmo padrão de qualidade dos outros, me decepcionei bastante. Achei a primeira metade do livro muito forte e envolvente como eu esperava, porém na medida que fui seguindo a leitura fui me entediando, demorei muito pra terminar, pois não tinha vontade de ler. A história fica muito fragmentada, cada capítulo começa em um lugar diferente com personagens diferentes, e o autor não deixa claro logo de cara quem são os personagens, aí fica chato ter que ficar lendo e tentando adivinhar onde é que aquela história se encaixa. Tenho a impressão que muitas coisas ficaram sem ligação, pode ter sido pelo fato de eu ter demorado a terminar e ter esquecido alguns detalhes, mas realmente acho que ficam algumas histórias abertas que não tinham sentido nem terem sido contadas, parece até que foram colocadas lá só pra aumentar quantidade de páginas, enfim, eu não recomendaria esse livro, não gostei.
Bia 24/03/2021minha estante
Concordo com tudo o que você disse! Eu também gostei mais de A Cidade do Sol que o Caçador de Pipas e me decepcionei com esse O Silêncio das Montanhas.

Alezi 24/03/2021minha estante
Que bom saber que não foi só impressão minha kkk

Ana Brolio 22/05/2021minha estante
Eu também achei arrastado.
Terminei a pulso pois não gosto de abandonar leituras.
O capítulo que mais gostei foi a carta do Nabi.

Alezi 23/05/2021minha estante
Também gostei da carta. Gostei do início do livro também a história das duas irmãs, a forma como foi descrito os sentimentos e as situações que elas viveram.

Caroline.Mestanza 06/10/2022

Tantas histórias?
O livro conta a história à princípio de um pai e seus dois filhos? O pai é severo mas quando consegue conta ótimas histórias!

Só que algo terrível acontece e dessa situação desdobram-se muitas histórias! Achei que algumas ficaram um pouco sem fim e outras eu amei!

É um bom livro, um pouco comprido, mas valeu a pena a leitura!
Nathy.Braganca 06/10/2022minha estante
Eu gostei muito desse livro e dos outros do autor