O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Alezi 24/03/2021

Abaixo das minhas expectativas...
Esse é o terceiro livro que leio do autor. Gostei do "Caçador de Pipas" e por isso acabei lendo "A cidade do Sol" posteriormente (que por sinal achei ainda melhor que o primeiro). Acreditando que "O silêncio das montanhas" teria o mesmo padrão de qualidade dos outros, me decepcionei bastante. Achei a primeira metade do livro muito forte e envolvente como eu esperava, porém na medida que fui seguindo a leitura fui me entediando, demorei muito pra terminar, pois não tinha vontade de ler. A história fica muito fragmentada, cada capítulo começa em um lugar diferente com personagens diferentes, e o autor não deixa claro logo de cara quem são os personagens, aí fica chato ter que ficar lendo e tentando adivinhar onde é que aquela história se encaixa. Tenho a impressão que muitas coisas ficaram sem ligação, pode ter sido pelo fato de eu ter demorado a terminar e ter esquecido alguns detalhes, mas realmente acho que ficam algumas histórias abertas que não tinham sentido nem terem sido contadas, parece até que foram colocadas lá só pra aumentar quantidade de páginas, enfim, eu não recomendaria esse livro, não gostei.
Bia 24/03/2021minha estante
Concordo com tudo o que você disse! Eu também gostei mais de A Cidade do Sol que o Caçador de Pipas e me decepcionei com esse O Silêncio das Montanhas.

Alezi 24/03/2021minha estante
Que bom saber que não foi só impressão minha kkk

Ana Brolio 22/05/2021minha estante
Eu também achei arrastado.
Terminei a pulso pois não gosto de abandonar leituras.
O capítulo que mais gostei foi a carta do Nabi.

Alezi 23/05/2021minha estante
Também gostei da carta. Gostei do início do livro também a história das duas irmãs, a forma como foi descrito os sentimentos e as situações que elas viveram.

@carol.metamorfose 04/12/2020

Para mim, esse livro é bem diferentes dos outros que já li de Hosseini...

A montagem do livro, apesar de muitas vezes confusa, é interessante e compreensível quando terminada a leitura. Em resumo, o livro conta a história de uma família, especificamente dois irmãos, Pari e Abdullah.
O livro faz a gente pensar em como a vida pode ser muito dura pra muitas pessoas e que, mesmo em livros, finais felizes são difíceis e temos que nos contentar com um final o mais feliz ou o menos infeliz possível. O passado não pode ser mudado, mas o futuro vai depender do nosso presente.

Pra quem admira Khaled Hosseini como escritor, assim como eu, recomendo a leitura, pois é um pouco pesada. Vale a pena a reflexão.

Gabrielle 12/02/2023

É basicamente uma história de amor fraternal.
O amor de irmãos pode transcender continentes, décadas, doenças...
Esse livro é de uma sensibilidade enorme, vou demorar a esquecer Pari e Abdullah.
Leandro 12/02/2023minha estante
Tô com esse livro aqui pra ler, vou colocá-lo na lista de leitura

Gabrielle 13/02/2023minha estante
Vale a pena, Leandro ?

Joao 16/02/2023

O livro "O silêncio das montanhas" foi meu primeiro contato com a obra de Khaled Hosseini, mais famoso pelo seu livro "O caçador de pipas".

O livro começa de forma muito interessante. Logo no início é apresentado um lindo conto que não sei se foi criação do autor ou se faz parte dos contos de fadas afegão, mas o certo é que traz uma bela lição de vida.

Se a história ficasse apenas na história de Abdullah e Pari seria um ótimo romance. Contudo, o autor mescla a história principal com histórias paralelas de pessoas relacionadas aos personagens iniciais. Isso fica parecendo um livro de contos, embora eu considere o livro um romance.

Essa junção de diferentes histórias me deixou confuso e tornou a leitura muito cansativa. Mas é apenas avaliação pessoal, pois acredito que a maioria dos leitores devem ter gostado do formato.
_lara_borges_ 02/03/2023minha estante
Também não curti esse livro. Recomendo A Cidade do Sol, do mesmo autor. Muito mais profundo e com mais emoção. Te transmite raiva, angustia, prende o leitor... 100x melhor!

Joao 04/03/2023minha estante
Quero ler esse também, Lara. Obrigado pela dica.

Liliane 11/04/2021

Sem dúvidas, uma grande história do Hosseini! Enredo envolvente, com variedade de personagens apresentados de forma aparentemente desconexa, mas, como peças de um quebra cabeça, fazem todo sentido na obra. Muito bom livro, porém se comparado a outras narrativas do autor, ficou aquém das minhas expectativas.

Ludmila 19/07/2022

Lindo, sensível e apaixonante!!! Impossível não ficar vidrada! Bem escrito, de leitura fluida e com personagens bem aprofundados.

Karyn 09/03/2023

O Silêncio das Montanhas
Eu nunca havia lido um livro desse autor, e gostei muito da forma que ele escreve. A narrativa fora de ordem que vai fazendo sentido com o passar da história, os muitos personagens muito bem desenvolvidos, as diferentes culturas abordadas e a cima de tudo, as relações humanas. É uma história muito triste na maioria das partes, os momentos felizes são pequenos e longe de ir para os clichês que muitas vezes vemos. Em alguns momentos cheguei a me perguntar se a história inicial não seria concluída já que o autor foi contando sobre outros personagens e parecia ter esquecido o que abriu lá no início. É aquele tipo de história que fica na cabeça após concluir a leitura.

Mariane 06/08/2013

Não foi o melhor, mas é impossível não amar um livro do KHALED.
Por ter lido os livros anteriores dele "A cidade do sol" e" O caçador de pipas", esperei uma história que me prendesse, me comovesse, me revoltasse como esses dois anteriores tinham me feito. No "O silêncio das montanhas", o erro foi contar muuitas histórias em vez de ter perdido mais tempo focando, nos fazendo amar e nos comover só com uma mesmo. Então meu sentimento assim que eu começava a gostar de um capitulo, da história, assim que a história entrava no ápice, o outro capitulo começava já com a história no futuro e revelava sem expectativas o que tinha acontecido no capitulo anterior, que acontecia uns anos antes desse capitulo presente ,e aí nem tinha graça o ápice criado. Apesar disso, não podemos negar QUANTO o Khaled tem TALENTO para contar histórias(uma delícia e muito rica a linguagem dele, como ele vai contando) e a ENORME criatividade dele de criar TANTAS histórias, todas interligadas. Pior são os autores que criam somente uma história e nem com uma se saem bem. Ele realmente foi muito audacioso em querer colocar em um só livro tantas ideias, tantas histórias. Porque o risco do livro não ser apreciado é ainda maior. No meio de mais de 10 15 histórias, uma ou outra alguém não vai gostar tanto, o que vai tirando as 5 estrelinhas do livro. Acho que ele deveria continuar escrevendo só uma história mesmo em cada livro, focar, contar, enriquecer, nos comover com uma só. Porque talento na escrita e em histórias ele sempre terá. Eu classifiquei o livro com 4 estrelas. Para mim é impossível odiar algum livro do Khaled, criticá-lo tanto. Os livros dele são só talento, só beleza. Mas também esperei mais da história, senti falta de um foque maior em cada uma delas, para assim nos apegarmos mais àquelas histórias.
Erika 13/08/2013minha estante
Concordo totalmente com vc!

Matheus.Silva 19/03/2020

Um pouco decepcionado
O livro em si segue um enredo capaz de te prender em alguns momentos da história, porém possui a entrada de muitos personagens paralelos, o que deixa a leitura arrastada e um pouco confusa, achei o final bem fraco, sem emoção e com algumas pontas soltas, 3 estrelas.

Regina.Luiza 31/05/2020

Um livro que fica depois que acaba
Abdullah ama Pari, como a ninguém mais em sua jovem vida. Ele a ninou, banhou, alimentou e cuidou como se fosse a mãe e o pai da menina. Deu a ela todo o amor e dedicação de irmão que ele podia dar. Até que um dia seu Pai levou-os à Cabul, onde vendeu Pari, então com três anos de idade, para um casal rico.

Como em uma colcha de retalhos, o autor vai costurando os pedaços aparentemente aleatórios de várias histórias, contando sobre a vida dos personagens desde suas tenras idades até suas vidas adultas e às vezes, até mesmo a sua hora da morte. Traçando assim, linhas bem definidas de valores e sentimentos de cada personagem desse livro, que em seus papéis coadjuvantes, importam.
A cada novo capítulo, eu me perguntava quando as histórias de Pari e Abdullah apareceriam novamente, quando elas se entrelaçariam? A ansiedade crescendo, mas ao mesmo tempo, era impossível não se deliciar com cada pequena e fascinante história contada pelo autor.

Khaled Hosseini nunca me decepciona com seus livros, que embora sejam sempre tristes, são lindamente escritos e fazem você pensar neles por muito tempo depois de lidos.

Edu Soares 01/06/2022

Esperava mais...
O livro é bom, porém o autor aborda diversas histórias paralelas, e torna cansativa a leitura. Os Livros: A Cidade do Sol e O Caçador de Pipas superam, e muito, este.

aafantis 29/09/2020

Chorei demais
Nossa, que livro é esse???? O autor se tornou um dos meus favoritos, ele realmente sabe mexer com as nossas emoções!

Beth 16/10/2020

Maravilhoso! Uma história triste, emocionante!
No começo a gente demora um pouco pra adaptar ao estilo do livro, pois ele faz recortes de passado e presente, nos quais no meio do "episódio" percebemos a importância daquele acontecimento e das pessoas envolvidas. Livro maravilhoso! Sou suspeita pois amo Khaled Hosseini.

Bia 04/05/2021

O Silêncio das Montanhas
A história é interessante, mas muito cansativa e um pouco confusa com tantos personagens. Demorei muito pra conseguir terminar e não me prendeu tanto quanto achava e o final me decepcionou um pouco. A escrita é boa, mas a narrativa é muito cansativa.
Ana Brolio 22/05/2021minha estante
Concordo com você!
É interessante a ligação que os personagens tem em cada capítulo, porém em alguns demora muito para se entender qual a ligação que o personagem tem com os irmãos e as vezes essa ligação é brevemente mencionada. Isso torna o livro cansativo.
Terminei de lê - lo á pulso.
Acho que os capítulos que mais gostei foram A carta do Nabi e o Capítulo que conta sobre a vida da Pari.