Origens do totalitarismo

Origens do totalitarismo Hannah Arendt

Resenhas - Origens do Totalitarismo

riquelme.lucas 16/04/2024

Apesar de eu achar ela uma escritora medíocre este livro trás bons pontos acho otimo a visao dela sobre o antissemitismo

lucaismaia 02/02/2024

Uma das leituras mais difíceis que eu já fiz na vida. Nem os clássicos oitocentistas chegam perto desse!

Allesson.Gabriel 02/02/2024

Sem palavras, é Hannah Arendt pow, a análise que ela faz sobre o totalitarismo é surreal, dá mais medo que o livro do Orwell. Esse livro é obrigatório pra quem cursa História e vai fazer a disciplina de ideias políticas.

Ronald.Willian 07/01/2024

Leitura intrigante, onde a autora analisa aspectos que levaram à dois conflitos de proporções mundiais.
Antissemitismo, ideologias e totalitarismo, são destrinchados nessa relevante obra.

Ju 22/12/2023

Intenso
Cada análise deste livro sobre a sociedade contemporânea de Arendt serve para a sociedade atual em todos os sentidos e níveis. Fale muito a pena ler para abrir os olhos!

Anezio 20/10/2023

Leitura essencial e ainda muito atual
Lamentavelmente esse livro, como também as atrocidades das quais a autora trata em detalhes é terrivelmente atual. Para que se evite repetir um passado tão funesto é essencial a leitura de livros (preferencialmente já provados pelo tempo) que tratem dos assuntos aqui abordados.

Há momentos em que a leitura é um tanto maçante mas no geral, considerando o que temos visto nos jornais, trata-se de um diagnóstico que está sendo ignorado por toda a elite intelectual atual.

Não é nem questão de se 'vale a leitura', mas sim de quando seria o melhor momento, que bagagem intelectual mínima deve-se ter para poder ler e poder aproveitar o que é oferecido por essa obra.

Trindade 17/08/2023

Esclarecedor
"O totalitarismo no poder invariavelmente substitui todo talento, quaisquer que sejam as suas simpatias, pelos loucos e insensatos cuja falta de inteligência e criatividade é ainda a melhor garantia de lealdade." (p. 445)

Marcos606 28/06/2023

Para além do totalitarismo, também trata do antissemitismo, imperialismo e racismo do século XIX. Arendt via o crescimento do totalitarismo como resultado da desintegração do estado nação tradicional. Ela argumentou que os regimes totalitários, por meio de sua busca pelo poder político bruto e pela negligência de considerações materiais ou utilitárias, revolucionaram a estrutura social e tornaram a política contemporânea quase impossível de prever.

BeatrizFonseca1 09/04/2023

O Fascismo e o nazismo eram totalmente contra o sistema de classes, e contra o comunismo de Marx, e o exercito perdeu sua suposição, contra as lutas domesticas internas, o exército se tornou neutro e apoiava qualquer senhor, não analisando mito sua ideologia, a grande maioria dos países europeus, durante a segunda guerra mundial, adotaram um sistema político que não era democrático, a Alemanha e a França romperam relações, devido a acessão de Hilter ao poder , a esquerda e a direita na Alemanha, se deveram e questionaram se deveriam apoiar ou não a guerra, com a França.
A esquerda esqueceu de sua antiga essência e a direita do seu nacionalismo, para defender Hilter e seus ideias, racistas e suprematistas e ao ódio aos judeus e negros, em 1932 a Alemanha passava por uma grave crise econômica e desemprego em altos níveis, isso foi um dos fatores, que determinou que a população apoiasse Adolf Hilter, fazendo com que ele obtivesse o poder.
Os estados tentam em vão trazer de volta os partidos, de volta, mas não houveram excito algum, os sons e propagandas nazistas, tentavam trazer uma ideia, positiva, mas eram totalmente opostos as suas reais intenções.
A alta inflação e desemprego da primeira guerra mundial provocou, resseção , suicídios, e uma grave instabilidade política,os eventos eram tão intensos, que pareciam ser um apocalipse provocado por Deus ou pelo diabo. Os povos começaram a se odiar os hungros, não gostam dos polonês, os poloneses, não suportavam os ucranianos, os ucranianos não se davam bem com os eslovacos, entre outros ascptos. Os estados, não garantiam nenhum tipo de direito a sua população e os valores humanos foram sendo perdidos.
A França se tornou o principal país, que dava oportunidades de trabalho, para os trabalhadores estrangeiros, nos períodos de crise econômica e eles passam por um processo de repatriação das massas em 1935, os estrangeiros possuíam distintas formas de discriminação, quando não possuíam acesso aos trabalhos, aos serviços básicos, como alimentação e cultura, o crime e o roubo, passam a ser vistos, como uma única forma de ser alcançarem alguns direitos humanos, como a alimentação, todavia isso gera um maior nível de xenofobia e discriminação, as pessoas só escapam desses estereótipos, se fossem gênios, que se destacassem, outros países possuíam ligações com a Gestarpo, na qual se um judeu ou negro fugisse, para a Holanda por exemplo, ele prendiam o individuo ou mandavam para a Alemanha para serem presos por lá .
A declaração dos direitos humanos, foi um documento, que mudou a forma das pessoas agirem, e garantiu ordem politica e de valores, para as sociedades, os direitos do homem eram imaleáveis e erruditiveis, e por isso o Homem se tornaria seu próprio objetivo e senhor do seu destino, o ascptos de direitos humanos, estava diretamente relacionada com elementos como a soberania do povo, e veiculados a sua civilização, portanto um povo nômade e incivilizado , não poderia ter direitos , o tratado de neorebergue, não permitia que um alemão , se casa-se com um imigrante de outra raça ou com judeu, mostrando que não poderia haver mistura de etnias, porque a raça ariana era superior. Os judeus, foram excluídos de outros povos, aglomerados em guetos, perderam seus direitos e depois sua vida, porque estavam sendo mortos em campos de concentração .
Os povos minoritários, ainda podiam, exercer direitos mínimos como preservar sua cultura, trabalhar e falar seu idioma, para amenizar o problema dos refugiados e minorias, houve uma repatriação dos povos e das culturas, muitas pessoas adquiriram muitas nacionalidades devido ao fato da guerra ter provocado mudanças territoriais, e outros tiveram a oportunidade pôs guerra de voltar para o seu pais de origem, entretanto eles já haviam sofrido mudanças culturais significativas e houveram mudanças das nacionalizações das pessoas , começou-se a usar a ferramenta da desnaturalização, os cidadoes norte-americanos, que seguiam ideologias socialistas puderam perder sua nacionalidade norte-america, e isso é complexo de ser analisado.
Muitos apatacados se recursam a retornar a seu pais de origem, como os russos quando a Rússia, estava seguindo o regime socialistas, que provocou muitas mortes, para os seus moradores, devido a problemas como a fome e o extremo domínio do estado, essas pessoas eram vistas muitas vezes como uma anomalia social, como algo ruim , que deveria ser eliminado ou excluído.
A França , se tornou o lugar, com mais refugiados e pessoas sem pátria, eles se aproveitaram disso, para explorar os trabalhadores e melhorar sua condição e econômica, esses indivíduos tinham maiores chances de serem presos, mesmo sem cometer um crime, ou serem viverem em péssimas condições de vida, mas se o furto fosse pequeno, poderia melhorar sua vida, já que se fosse preso, ele teria acesso a alimentação e a um local para dormir na cadeia, o fato de sido burlado a lei, fez com que ele tivesse alguns direitos mínimos.
Na Alemanha Hilter tinha outras estratégias mais cruéis, para lidar com o problema dos judeus, alemães, na qual eles deveriam ser liquidados, em campos de extermino, ou se mudarem para outros países europeus, os direitos do homem se tornaram inábeis, e irredutíveis, por isso eles deveriam serem respeitados, o poder que emana do povo, não pertence a Deus, como os poderes absolutistas do rei no século 18, ele vinha do próprio homem, por isso poderia ser modificado. Os direitos humanos, na França foram criados , com o intuito de proteger certos grupos políticos e sociais, e não estavam relacionados a insegurança nacional.
O ser humano não depende mais nos ascptos da natureza, relacionadas a teoria de Kant, o ser humano é essencialmente complexo, e por isso interfere diretamente nos ascptos da natureza e na História, os refugiados, judeus, negros que estavam em campos de concentração, foram considerados como animais ou seres inferiores, por isso eles se apagavam tanto a uma nacionalidade, como uma forma de tentar serem considerados como humanos.
Burker argumenta que as tribos que não alteram a natureza e não deixam vestígios não provocaram mudanças e por tanto eles não são bárbaros, porque não vivem em um ambiente civilizado, todavia, apresentam dificuldades de sobreviverem em um mundo dominado pela natureza. Santo Agostinho trazia a a baila, que cada ser humano é único e incomum, todos nós temos uma mente com qualidades magnificas e com o corpo diferenciado.
As cidades estados, tem a intenção de eliminar essas diferenças culturais e corporais, muitas vezes quer interferir nas nossas formas de pensar e viver e o ser humano já tem uma tendência a destruir e criar novas formas de se relacionar, um homem que não tem profissão ,cidadania, que não altera a realidade social e econômica é apenas um mero insignificante, vivemos em um mundo globalizado na qual tudo está conectado.
O comunismo e o fascismo, foram ambos, ruins para a humanidade, porque ambos mataram e ambos foram incompetentes e corruptas, na moral e no ascpto econômico, não havia uma oposição forte ao nazismo, de Hitler, já no governo de Stain, eram consideradas falsas, as informações, que iam prejudicar o governo, como uma queda na economia, improdutividade no campo ou dados relacionados a alta taxa de criminalidade.
Nos regimes totalitários, como o fascismo e o comunismo, existia o chamado culto da personalidade, na qual havia uma valorização exagerada da imagem dos lideres, e uma campanha forte com símbolos, para argumentar os benefícios do regime e porque as minorias sociais, deveriam ser liquidas, o comunismo provocou mortes e a desvalorização dos produtos do campo, o comunismo retira a liberdade de expressão das pessoas , alienadas e confusas, o poder militar ou policial é muito forte nesses regimes.
Existe uma teoria, que os médicos judeus russos, se uniram para matar Lenin e tomarem o poder, todavia existem outra que o próprio Lenin teria criado essa história, para criar inimigos e incentivar o ódio das pessoas a esse grupo. Também criou-se teóricas, que os judeus estavam associados com os norte-americanos, para dominarem o mundo e controlassem as pessoas, eles estava sendo acusados de sionismo e cosmopolitismo. Hilter e Stalin, conseguiram proliferar o vírus do antimetismo e do preconceito, entre seus súditos, através da imprensa e da propaganda, Hitler só ficou no poder , por tanto tempo porque a maioria da população alemã confiança nele, os regimes totalitários conseguem organizar as massas, para que ela siga seus princípios e convicções, racistas, todavia, a implementação desses movimentos não foi de 100% porque a Alemanha não venceu a guerra e enfrentava problemas financeiros, o fascismo encontro vantagens para se implantando com facilidade na China, pelo grande índice de população para alimentar a máquina do poder, o sistema democrático estava em crise porque não conseguia dá os direitos a todos os indivíduos, nazismo era contra a burguesia, isso facilitou que ele fosse aceito por grande parte da classe da classe dos trabalhadores e nessa época era difícil subir de classe social; o desemprego e a crise econômica foi um fator importante para que as pessoas começassem a apoiar o nazismo e o fascismo.
Os russos, criaram formas de desestabilizar a economia e as pessoas começassem a passar fome, para que o sistema socialista e o comunismo fossem implantados, Stalin privatizou as fazendas, para torna-las maiores, eles planejarem liquidar o proletariado com a expropriação das fabricas e dos produtos, Stalin proibiu as divergências de opinião no partido e com o passar do tempo, a fome e a crise nas industrias foram aumentando, o que fez a população se revoltar.

Os regimes totalitários dependiam da falta de estrutura política, das massas, e Lenin argumentou que a classe operaria russa, era frágil, por isso foi fácil implantar o comunismo, o proletariado saído prejudicado, porque deve as fabricas confiscadas, o que prejudicou a quantidade de empregos, e eliminou a solidariedade e a consciência de classes da população, o líder do sistema totalitário, é apenas um funcionário das massas, e deve ser respeitado e fazer a vontade do povo, porque pode ser substituído.
Os partidos começam a apresentar novas formas de ideologias politicas , o que fez com que os adeptos quisessem apenas se seus interesses fossem cumpridos, e que novos adeptos não entrassem nos partidos, o que fragilizou o movimento partidário, as massas não surgiram da desigualdade social e educacional, elas surgiram de vestígios da sociedade automatizada e hierarquizada e elas desenvolveram um nacionalismo violento e exagerado, os operários eram menos organizados e mais deis que os camponeses por isso foi mais fácil desarticular o movimento e confiscar suas terras e as fábricas , na qual trabalhavam.
As propagandas totalitárias eram fragilizes no ascpto de não defender os interesses das massas , as massas são obsecradas em fugirem da realidade, porque não suporta os fatos cruéis e irrefutáveis, da história humana, elas são revoltadas com o realismo, devido ao fato de perderem o status social, as mentiras do sistema totalitário eram extraídas de alguma mentira, uns dos ascptos que mais fortaleceram o ódio aos judeus, foi a falsa notícia, que os judeus iriam dominar o mundo, o judeu é visto como algo negativo, é mal, na qual deve ser eliminado deste a Idade Média, depois da primeira guerra mundial, os franceses acolherem os judeus, e os integra-los.
Os sionistas estavam tomando medidas que não eram eficazes , para a economia, e os judeus estavam perdendo sua influência econômica e política, e não começaram a sofrer perseguição e a serem excluídos da sociedade, Hitler argumentava que os judeus, eram influenciadores e agitadores sociais, e provocam lutas de classe, para trazer o caos . O nazismo, tentou criar uma analogia entre trabalhador e alemão, e tentou unir o nacionalismo da direita ao internalismo da esquerda e tentaram criar sentimentos fúteis de empatia e histeria nacional, Hilter tentou ser original no ascpto da propagada, e argumentava que o estado deveria ser um meio para a preservação da raça ariana, e os bolchevistas, argumentam que o estado é apenas um elemento na luta de classes. A propaganda, nazista usa da força , sem usar de violência, eles são extremamente criativos em seus métodos, para conquistar as massas, Hitler era ótimo orador, e sabia manipular a população através desse artificio, os fanáticos, do nazismo e fascismo, não morrem , pelo sistema, ao contrario de fanáticos, religiosos , em alguns casos eles se iludem e acabam abandonando os princípios racistas e semitas do movimento, esses regimes eram muito bem organizados e usavam a propaganda de forma bem intensa.
A divergência entre um nazista e simpatizante, está no fato, que ele é menos fanático, e mais confuso, embora apresente as mesmas convicções , a SS e a SA, não possuíam um exército organizado e bem estruturado, elas eram constituídas, porque assassinos profissionais e os negros não podiam entrar nesses grupos. Himmmler, não possuía conhecimentos paramilitares e quis implantar uma ditatura militar e Hilter, não concordando com isso, mata o sujeito.
As organizações nacionais nazistas, serviam para destruir classes como a dos advogados, professores, e eles criavam pequenos grupos, constitua por esses profissionais, para derrubar outros, o líder supremo tem a maior responsabilidade, porque ele assume ser uma fonte onipresente, ele está diretamente ligado a todas as mortes e todos os crimes cometidos, por outros integrantes do movimento, ele é a ponte direta na qual o movimento se relaciona e integra as outras pessoas, o líder não pode tolerar criticas, ao seu subordinados, porque estaria permitido a crítica a si mesmo, e em alguns casos tem que matar os indivíduos, que erraram ou foram contra seus ideias.
Os alemães, para iniciarem no partido nazista, tinham que analisar sua arvore genealógica e provar, que não possuíam decentes judeus, caso fosse encontrado, algum membro, que seguissem os princípios judaicos, eles não poderiam entrar no movimento, existiam muitos rituais , uma nacionalização muito forte e valorização de símbolos , as massas viviam em um momento na qual acreditavam em tudo e nada, julgavam que tudo era possível e nada era verdadeiro, esse fato deixou que elas se alienassem mais cedo, o líder possui capacidades, que lhe permitem pensar no futuro, de forma visionaria, por isso não podem ser questionados , eles sempre estavam certos, existiam leis regidas, quando o assunto fosse o casamento entre duas etnias, e o patrão de humano perfeito deveria ser loiro e de olhos azuis.
O totalitarismo em muitos casos, torna possível, o que era impossível, faz as pessoas acreditarem em elementos da fantasia, e houveram muitos testes, com a intenção de criar e organizar um povo, que fosse superior as outras raças, o partido de Hilter não respeitava nenhum tipo de lei, e criara-se setores e cargos novos. Houveram organizações e institutos criados, com o intuito de fazer psdepesquisas, a respeito da cultura e do elemento judaico, o estado totalitário deve, se importar com outros ascptos, como a industrialização, e a produtividade econômica, e não existe a liquidação de um setor, a hierarquia de organização, não existe ou não funciona para o lider, já que ele é o líder supremo.
A Rússia, não poderia usar do artificio da escravidão, pelo fato que existiam muitos homens qualificados, na área de hengearia, e existiam muitas promoções e mudanças de cargo, já a Alemanha tendeu a continuar com a mão de qualificada e capitalista, todavia , preferiu mudar para uma economia mais fechada e que pudesse obter produtos de outros países de forma mais barata, e sua economia passou a ser menos racional e calculada, os alemães planejam matar e perseguir povos da Alaria e da Lituânia, porque eles não seguiam os padrões, do ascpto físico ariano, e a raça superior estava surgindo, naquela época, e cabia aos alemães serem comandados e organizados por essa nova etnia.
Os nazistas tentaram levar sua jurisdição e sua forma de ver o mundo, para outros países, e os lideres totalitários mentiam com mais frequência do que outros lideres da democracia, Hilter acreditava que a Alemanha era potente e indestrutível, quando o pais começou a perder a guerra, começou-se a verificar a destruição das organizações da elite e da ato-estima da população, um nazista sempre vera os ascptos naturais do seu pais , apenas como fontes de pilhagem.
O homem ocidental, defende que o poder esta relacionado a riquezas e a posses, e existem os países que tem e os que não tem, Stalian todavia defendia que a escala policial, era mais importante que ascptos como carvão e ouro, a Alemanha seria um campo de batalha interno, em caso de guerra e as forças policias cresceram constantemente, o regime nazista se caracteriza por xingar um indivíduo, até que seja considerado seu inimigo e o indivíduo o mate como uma forma de se proteger e as vezes se envolviam em práticas ilegais como o jogo e a prostituição.
Os regimes totalitários, não se importavam muito com ascptos como a economia, e geravam um clima de irregularidade e insegurança, o ser humano é capaz de raciocinar por isso pode mudar de ideia de interferir em ascptos como a tortura e as estratégias de fazer com que um indivíduo fale, o ser humano possuía uma liberdade controlada, todavia em alguns casos, a liberdade era paga com mortes e Hilter possuía um plano de matar as pessoas que tinham problemas cardíacos e respiratórios, assim como matou judeus e negros, a policia soviética, proibia que os parentes das vítimas que estavam nos campos de concentração, recebem algum tipo de noticia sobre seu estado de saúde ou sua morte, o totalitarismo mudou a mente de algumas pessoas, que começaram a apoiar os campos de concentração, na qual funcionam como laboratórios, na qual os médicos faziam experiências horríveis, com os negros, judeus, ciganos e outras minorias, com condições que eram controladas.
Hilter defendia em seu livro, que para os indivíduos serem bem sucedidos eles necessitavam mentirem ,e era visto como mentira, o fato que os judeus eram mortos como mosquitos, tentou-se criar uma Europa melhor, depois dos eventos dramáticos dos campos de concentração mas ele foi falho e algumas pessoas perderam a vontade de viver, as medidas tomadas pelos alemães era muito radicalistas, e eles dividiam seus inimigos em grupos, os judeus, deveriam passar pelo processo de extermínio primeiro, que povos como os polonês e ucranianos, que seriam eliminados depois e por isso possuíam maior chance de escapar, a Rússia também dividia seus exilados, entre os que deveriam ser logo eliminados e os que eram destinados ao trabalho forçado, e depois morriam, os campos de concentração passaram a ser assimilados ao inferno e a lei não existia para esse tipo de indivíduos, os franceses criaram campos de concentração e organizaram de forma semelhante aos nazistas alemãoes, na qual misturavam pessoas inocentes com criminosos e políticos sem nenhuma moral, mas as ´pessoas que conseguiam fugir, valorizavam mais sua identidade um judeu, se tornava mais judeu, um comunista, mais comunista do que antes, entre outras categorias, isso servia mais mostrar , um ascpto que suas identidades eram fundamentais e precisam continuar lutando para viver.
A tortura começou a ser aplicada, como estratégias jurídica, para forçar as pessoas a falarem, ela possui objetivos racionais e bem definidos , o seres humanos se tornam marinetes, que podem ser controlados pelo regime fascista, e desenvolvem problemas psicológicos e as ideologias se caracteriza por ascptos abdicatários e destituídos de logica , as ideologias nazistas tentam modificar a essência humana, para transforma-lo em seres alienados e supérfluos.
O totalitarismo se torna tirânico, se for analisado de uma perceptiva das teorias de Kant ou de Plantão, e um governo sem leis, sem regras, a lei da natureza ou lei Histórica, permite que as ações se tornem permanentes e eternas, e essa lei é a força estabilizadora, que controla os comportamentos e atitudes humanos e se apoiam nas teorias de Darwin, na qual existe uma evolução nos seres humanos, por isso existem as raças inferiores e superiores. Marx, considerava o trabalho, como uma força, produzida pelo organismo humano, com o intuito de reprodução da espécie , e a lei da natureza não pode eliminar tudo é nocivo, porque assim ela mesmo vai se acabar, o terror tem a intenção de preparar a realização do movimento, e os conceitos de culpa e interfere na destruição do conceito de inimigos e torna a inocência e a culpa , como elementos vazios e elimina alguns indivíduos da espécie humana, pelo bem de todos, mas essa força histórica ou natural, pode ser amenizada pela liberdade do homem, porque a partir do momento que nasce um novo homem, pode surgir uma nova realidade e novo mundo.
Mosterquio argumentava que o problema dos governos tirânicos, é que eles se destruíam para dentro, no regime totalitarismo , todos os homens se unem, para formar apenas um , para acelerar o movimento histórico, todavia isso faz com haja a separação do princípio da ação.
As ideologias são vistos como ascpto filosófico e cientifico e são de extrema importância, pois trazem ideias vinculadas a lógica de um ideia, as ideologias tendem a analisar ascptos que vem e passam, e toda ideologia tem um pouco de totalitarismo e elas necessitam de um “sexto sentido” para serem percebidas e verificadas.
A ideologia nazista junto com a dialética e raciocínio frio de Hilter fizeram com que as pessoas começassem a acreditar que eram superiores, as outras, e isso gerou muitas mortes e sofrimento humano, para pensar por si próprio o ser humano precisa ter contatos e relações, a partir do momento que elas são contados, o ser humano para de raciocinar e age de acordo com os princípios e regras impostas pela ideologia nazista ou comunista. Uma das formas para o terror se instalar e aumentar é que haja conflitos e isolamentos entre as pessoas , a solidão é a das formas mais eficazes, para que haja o terror e para a implantação de uma ideologia, é através dela que o ser humano se sente sozinho, e superficial ,,facilitando o começo da revolução industrial e para o imperialismo, na qual um deve ser carrasco e outro excluído e que haja o fim de ascptos culturais e políticos.

Romeu Felix 16/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Origens do Totalitarismo" de Hannah Arendt é uma obra que apresenta uma análise detalhada dos principais eventos políticos, sociais e culturais que levaram ao surgimento dos regimes totalitários na Europa, durante o século XX. A autora se concentra especialmente em três temas principais: o anti-semitismo, o imperialismo e o totalitarismo, demonstrando como esses fenômenos contribuíram para o estabelecimento de governos totalitários.

No primeiro capítulo, Arendt analisa a história do anti-semitismo na Europa, desde a Idade Média até o século XX. Ela mostra como o anti-semitismo se tornou uma ideologia política que permitiu a perseguição e o extermínio dos judeus durante o Holocausto.

No segundo capítulo, a autora explora o imperialismo europeu do século XIX e suas consequências para a política internacional. Ela argumenta que o imperialismo foi um fator importante na criação de um clima de tensão e conflito entre as potências europeias, culminando na eclosão da Primeira Guerra Mundial.

No terceiro e último capítulo, Arendt investiga as características do totalitarismo, a partir da análise dos regimes nazista e stalinista. Ela examina como esses regimes utilizaram o controle total da sociedade e a violência para manter o poder, além de mostrar como o totalitarismo representou uma nova forma de governo, diferente de todas as formas anteriores.

Ao longo da obra, a autora destaca a importância da compreensão dos processos históricos que levaram ao surgimento dos regimes totalitários, a fim de evitar a repetição desses eventos no futuro.

Comentário:

O livro "Origens do Totalitarismo" é uma obra fundamental para compreender as raízes históricas dos regimes totalitários e sua relação com o anti-semitismo e o imperialismo. A abordagem de Hannah Arendt é profunda e rigorosa, ao mesmo tempo em que é acessível para leitores que não são especialistas em história ou política.

A obra é especialmente importante por demonstrar como o anti-semitismo foi um fator essencial para o estabelecimento dos regimes totalitários, a partir do uso da propaganda e da perseguição dos judeus. Além disso, a autora também mostra como o imperialismo contribuiu para o enfraquecimento das democracias europeias e para o surgimento de regimes autoritários.

O livro é uma leitura essencial para estudantes de história, política e ciências sociais, além de ser uma obra importante para aqueles que desejam compreender as raízes dos regimes autoritários que ainda existem em muitos países ao redor do mundo.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Mariana Santos 04/01/2023

Sequência - clássicos
Minha primeira leitura do ano, queria muito ler e me arrependi de não ter lido enquanto estava no ensino médio. O livro traz uma análise bem teórica sobre acontecimentos históricos e seu impacto social e psicológico, ele divide-se em três partes principais: o antissemitismo - o nacionalismo, a politica e a performance econômica – o imperialismo e o racismo e, por fim, o totalitarismo e a mentalidade monstruosa que se cria, chegando ao ponto de transformar-se em ações. Assim, a leitura é extremamente detalhista e histórica sobre os acontecimentos que culminam no extermínio de povos na Segunda Guerra Mundial.
Além disso, traz uma análise social e filosófica de ética muito legal, lembrei do conceito de epistemologia e ideias sobre moral e utilitarismo, segue anexo um dos trechos que me deixou reflexiva:
“Do mesmo modo, o burocrata evita toda lei geral e trata cada caso separadamente, por meio de decreto, porque a estabilidade da lei gera a ameaça de formar uma comunidade na qual ninguém pode vir a ser um deus, porque todos têm que obedecê-la."
Confesso que eu estava meio enferrujada em alguns acontecimentos, mas para mim (que gosto de clássicos e livros mais teóricos) fluiu muito bem. Recomendo muito!
OBS: Contrariando algumas opiniões – de amigos inclusive - acredito que a autora foi muito perspicaz e inteligente ao criar todo um contexto político e histórico. #sem.anacronismo
Ariel 04/01/2023minha estante
Que ótima escolha Mariana! Não li o livro inteiro já que é uma obra densa de reflexões, mas já vi professores universitários mencionarem que o livro é mais atual hoje do que na época que foi escrito.

Li apenas o início do capítulo do antissemitismo, no qual Hanna menciona que o antissemitismo está presente na sociedade de forma ininterrupta a 2 mil anos. É incrível ver os exemplos que ela menciona.

Por fim, como você menciona, é uma pena que a obra dela não seja abordada na escola com a devida importância. Pois o Brasil tem pouco mais de 30 anos de regime democrático e enfrenta muitas dificuldades em simplesmente manter o regime democrático. O pensamento de Hannah me parece fundamental seja nas escolas, como também na sociedade que normalizou ataques a democracia.

Parabéns pela leitura e pelas reflexões!

Gustavo.Querino 01/09/2022

O terror dos pensamentos nazistas/comunistas
Esta foi sem dúvida uma das leituras mais desafiadoras que já realizei, desde a densidade do conteúdo até as diversas referências a acontecimentos históricos que não tinha ideia que desenrolaram-se.

Hanna Arendt desenvolve ao longo de quase 1000 páginas diversas teses que justificam o acontecimento do nazismo europeu e do bolchevismo soviético, ambos, exemplos de governos totalitários. Sua tese principal se concentra em colocar tanto o antissemitismo político como o imperialismo (diferenciando o continental e ultramarino) como etapas preliminares para que o totalitarismo se desenvolvesse nessas nações específicas. Finalizando com sua definição de totalitarismo e seu objetivo, que para a cientista política a aspiração destes regimes é de um domínio absoluto daqueles sob seu jugo, ou seja, o poder puro e simples e a inexistência da liberdade política (e até pessoal). Esta definição foi tão certeira, em parte porque ela utilizou de fatos concretos para o desenvolvimento de sua teoria, não abstrações lógicas, que podemos ver em relatos vivos de pessoas que passaram por esse terror exatamente o que ela demonstra em suas páginas. O arquipélago Gulag, Contos de Kolimá, Anne Frank e primo levi, todos foram relatos de pessoas que presenciaram o terror totalitário alemão e soviético.

A leitura deste livro é muito importante para quem tem interesse sobre a barbárie do século XX e não quer cometer erros muito grandes ao tentar analisar o que é o totalitarismo, o que é o autoritarismo, como a tragédia se iniciou, se desenvolveu e se tornou o que é.

Leonardo.Broinizi 20/08/2022

Jóia da análise política.
Essa é a primeira obra da Arendt que leio e com certeza não será a última.

Pra analisar o Totalitarismo, a obra discorre sobre o imperialismo, faz uma excelente abordagem do o antissemitismo e ataca diversos pensamentos do senso comum sobre a questão judaica no nazismo, investiga as origens dos movimentos totalirarios, define e distingue totalitarismos de outras formas de ditadura... Enfim, é uma obra abrangente. A linguagem é clara (embora quem não tenha o costume de ler livros de análise política ou outras ciências humanas próximas pode ter que ler com mais calma).

Apesar do livro analisar movimentos da primeira metade do século XX, é uma obra importante não apenas para conhecer o passado, pois ainda estamos sofrendo reverberações desses acontecimentos (embora já estejamos em outro momento histórico e as comparações entre o Totalitarismo e os fenômenos políticos atuais devam ser feitas com cuidado e bons critérios). Indico a todos que gostem de conhecer mais sobre o funcionamento das engrenagens do mundo.

Gabriel 28/07/2022

"Origens do totalitarismo", de Hannah Arendt, propõe-se a explicar as características de três fenômenos: antissemitismo, imperialismo e totalitarismo.
Primeiramente, quanto ao antissemitismo, a autora busca fazer uma distinção entre o antissemitismo antigo e o moderno, originado com os Estados-nação e amplificado com o imperialismo, sendo que nega as ideias de perseguição continuada e "bode expiatório" para explicar a moderna forma de ódio aos judeus.
No que diz respeito ao imperialismo, destaca-se o surgimento de teorias racistas e de superioridade utilizadas para permitir a dominação de determinados povos, como aconteceu na África do Sul.
O totalitarismo, por fim, é explicado não como uma simples variação de regimes autoritários, mas como uma forma de controle política que busca controlar as esferas pública e provada através do terror, isolamento do indivíduo e articulação das massas. Arendt analisa as particulrudades dos sistemas totalitários da Alemanha nazista e da URSS de Stálin e os efeitos da propaganda psicológica sobre os indivíduos submetidos ao regime.
Uma leitura longa, mas de linguagem de fácil apreensão e essencial para compreender as ideias desenvolvidas no pensamento de Hannah Arendt, bem como as características do século XX, especialmente a partir da Segunda guerra mundial.