A Vespas - As Aves - As Rãs

A Vespas - As Aves - As Rãs Aristófanes

Resenhas - As Vespas * As Aves * As Rãs

Paola 20/07/2020

Direito e literatura
Li "as vespas" para a disciplina de direito e literatura na faculdade, que era uma disciplina completamentar à grade curricular e, pelo simples nome me atraiu. O livro em si não é fluído. É escrito em forma de peça teatral, em atos. Achei péssimo na época, porém, precisava apresentá-lo a turma e era uma das notas do semestre. Em resumo, meu grupo se dedicou tanto a fazer "parecer" interessante que todo mundo queria ler. Coitados. Hoje tenho a intenção de ler sob outra perspectiva, não acadêmica. É possível que goste mais. Mas foi a prova que, mesmo não gostando de algo, com esforço é possível encontrar o lado bom.

sandy.lima 30/05/2021

Melhor do que Vai que Cola, na minha humilde opinião ??
Eu sou muito crítica no que se diz respeito a comédia, sendo de filme, livro ou série. Eu me faço de difícil rindo o menos possível pra ver se a obra é boa mesmo. Sobre livros, eu particularmente gostei das comédias de Shakespeare, que não são bem as comédias que conhecemos, elas são mais como situações cômicas ou engraçadas que acontece durante a peça. E como eu estava querendo entrar nesse mundo da literarura grega, pensei: seria um ótimo passo começar pela comédia, certo? Foi assim que encontrei as obras de Aristófanes, e sinceramente? Elas são tão engraçadas que chegam a ser ridículas (pera, não é o contrário??), não tem outro adjetivo, é muito ridículo e bom ao mesmo tempo. Claro que, saindo um pouco da comédia, a crítica social que Aristófanes faz é incrível, pois mesmo sabendo só o básico da sociedade ateniense que aprendemos na escola, conseguimos entender o que o autor quer dizer ou atingir determinadas pessoas ou classes; além de aprender muito mais sobre a cultura e a sociedade de Atenas. Pretendo ler mais peças dele, mas eu ainda tenho que terminar minha lista de livros que tá enorme ainda e que aliás eu abandonei a muito tempo kkkk.

Fernando.Lovato 07/06/2020

Aristófanes - Um exemplo de como o que é comédia varia tempo e espaço
Minha resenha é em tópicos, pois julgo ser um modelo mais eficiente:
---> pontos positivos:
- exemplificar o que era considerado cômico na Grécia antiga
- auxiliar na interpretação do que pode ser considerado verdadeiro em relação aquela época. Ex: que Sócrates realmente existiu
- valor histórico inestimável
- descrever a cultura grega antiga
- criticar embasadamente alguns autores "famosões" da época como Eurípides

---> pontos negativos
- Contemporaneamente não é uma obra de comédia, e sim, uma obra histórica
- Se o leitor encontrar alguma coisa passível de riso, será um "humor" de 5ª série. Ex: fulano peidou na cara de Y
- faz "críticas" totalmente intoleráveis para padrões atuais, pois são baseadas em machismo, xenofobia, ou caracteristicas físicas das pessoas. Ex: "zoar" um cara por ser homoafetivo
- tramas totalmente sem nexo. Ex: a atitude X é válida numa passagem e em outra não

Marques 23/07/2022

Devo dizer primeiramente que não sou especialista em literatura clássica, não sou historiador e não tenho pretensão alguma de calçar as sandálias de qualquer autoridade no assunto.

Em segundo, digo que me divertir lendo essas comédias de Aristófanes, tanto pela sua sagacidade, bem como pela presença de elementos tão perenes presentes em suas obras que ecoam até hoje em nossa sociedade moderna: desde a arrogância daqueles que detém o poder de julgar (As Vespas), a injustiça dos impostos (As Aves) e a vaidade humana (As Rãs). Claro que estes não são os temas centrais das peças, mas apenas pequenos fragmentos que pude apreender durante a leitura.

Recomendo aos entusiastas da literatura clássica e aqueles que desejam aprender mais um pouco sobre as origens da dramaturgia.