A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão

Resenhas - A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carolina165 08/05/2020

MA-RA-VI-LHO-SO
Li este livro há alguns anos atrás, e a primeira coisa que me chamou atenção foi esse título bizarro. Adorei o título, e depois de ler a sinopse fiquei ainda mais interessada, pois adoro histórias diferentes.
Rose tem um dom peculiar: ela consegue sentir o sabor dos sentimentos das pessoas que preparam sua comida. Tudo começa às vésperas de seu aniversário, quando ela come um bolo de limão preparado por sua mãe. Ao sentir o sabor dos sentimentos de sua mãe presente no bolo, ela descobre um segredo que sua mãe vem guardando há muito tempo. A partir daí todo alimento que ela come tem o sabor dos sentimentos das pessoas que o prepararam: tristeza, tédio, frustração, angústia, culpa, etc. E conhecer os sentimentos mais íntimos das pessoas acaba se tornando um fardo para Rose. Pois comer uma comida com gosto de culpa/tristeza não é nada prazeroso.
O livro é triste, mas não porque tem acontecimentos tristes. Ele é triste porque tem toda uma aura de melancolia permeando a leitura. E eu gostei muito disso. Gosto desse tom melancólico e intimista. Toda melancolia do livro provém de o quanto a família de Rose está quebrada e o quão complexo e difícil é o relacionamento familiar, pois cada um está quebrado ao seu modo e isso dificulta ainda mais a relação entre eles.
Esse é um livro de simbolismos e metáforas. Assim, você não deve levar em consideração os fatos em si. Mas sim o que eles representam. Tudo aqui é simbólico. É tudo metafórico.
A família toda de Rose tem dons, todos tão estranhos quanto o dela. O irmão de Rose, Joseph, é o mais quebrado de todos; e o que tem o dom mais bizarro, o que acredito também ser uma metáfora. Acredito que tem algum significado por trás do dom de Joseph, mas para ser sincera não consegui captar qual é.
Destaco que o dom de cada personagem esconde as explicações dos medos e traumas que permeiam cada um deles.
O final foi do tipo: "Oiiii???". Confesso que fiquei um pouco confusa com o final, sem entender direito.
Quero muito reler esse livro algum dia, pois acredito que esse é um livro que precisa de mais perspicácia para entender suas camadas e nuances. Não é um livro fácil de assimilar. Requer mais sensibilidade e um olhar mais aguçado. Algumas coisas ficaram meio turvas para mim. Mas mesmo que eu não tenha conseguido assimilar todos os detalhes, eu AMEI esse livro como um todo.
Acredito que a nota baixa no Skoob se deve ao fato de as pessoas esperarem, pela capa, um livro leve e divertido. E acabarem encontrando um livro melancólico, intimista, reflexivo e profundo.
É um livro maravilhoso, favoritado e recomendado, com certeza!!!
Jana 09/05/2020minha estante
Eu amei esse livro. Tenho vontade de reler. E, realmente, a capa não passa a ideia real sobre a história.

Karen 11/05/2020minha estante
Fiquei com muita vontade de ler ^.^

Carolina165 11/06/2020minha estante
Sim, mas a capa é linda!! Adoro!! ???

Raab 25/04/2014

Este livro tinha a faca e o queijo na mão, mas preferiu usar a faca para cortar os pulsos.

Carine Campos 06/08/2020

Misterioso, curioso e sensível.
É um livro misterioso, fofo e bem viajado hahahaha mas foi uma história que me deu um quentinho no coração muitas vezes e me fez refletir sobre algumas coisas.

O livro é narrado pela Rose que é uma menina com uma habilidade curiosa: ela sente o sabor dos sentimentos nas comidas, os sentimentos de quem preparou aquela comida.

"Não era um gosto ruim, mas havia uma espécie de ausência da perfeição dos sabores, o que fazia com que o bolo parecesse oco, como se o limão e o chocolate tivessem apenas envolvendo o vazio." - Rose relatando o sabor do bolo feito por sua mãe.

Por sentir o gosto dos sentimentos das pessoas, muitas vezes angustiantes e bagunçados, comer alimentos caseiros era bem angustiante para ela. Sua comida favorita geralmente era industrializada, já que, por esse tipo de comida ser fabricado por máquinas, não teria resquícios de sentimentos.

A Rose também não gostava de comer sua própria comida e isso me fez pensar como poderia ser difícil para ela lidar com os próprios sentimentos. Fez-me refletir também no quanto colocamos de nós não só nas comidas, mas em tudo que fazemos.

"Parece que, em geral, são os sentimentos que as pessoas não reconhecem, não é?" ? George (amigo do irmão da Rose) falando sobre os sentimentos que Rose sentia nas comidas.

O livro também fala de outras coisas importantes como a relação entre irmãos, a relação de uma família que não se comunicava muito e como cada um lida com suas dificuldades de uma forma diferente.

Isso ficou ilustrado, principalmente, pela Rose buscando por alimentos industrializados e pelo seu irmão que sempre sumia (por um motivo que se for revelado vira spoiler rsrs).

"Ele precisa de tempo para procurar por si mesmo" - disse a mãe de Rose sobre seu irmão que sumia."

"Todos sentimos os sabores de um jeito diferente, querida?"

Enfim, acredito que algumas pontas da história ficaram bem soltas no livro ainda, mas foi uma história que me fez dar umas risadas e ficar curiosa.

@livrarine

CooltureNews 15/08/2013

Coolture News
Vou começar a falar desse livro de uma forma que nunca antes foi dita nas resenhas deste site, sim me decepcionei com essa leitura. A capa não me chamou a atenção, porém ao ler a sinopse criei uma grande expectativa para a leitura, afinal uma garota que consegue sentir emoções e outras coisas ao se provar o alimento preparado por outra pessoa me deu a impressão que seria algo único, mas aparentemente só serviu para que a autora conseguisse contar uma história, narrada em primeira pessoa, onde temos acesso ao que está acontecendo no âmago dos demais personagens.

Esse é um livro dramático que nos conta a história de uma família comum com dois filhos e ambos com suas peculiaridades, ou seja, comum mesmo. Somos apresentados a esse cenário por Rose, a filha caçula que possui essa habilidade de provar as emoções de quem preparou o alimento, assim como outros aspectos dos ingredientes, como onde foi plantado, por quem, como é essa pessoa. Para Rose esses sabores fazem parte do alimento, os deixando saborosos ou intragáveis.

Rose, antes de descobrir essa estranha habilidade era uma garota de nove anos e feliz, mas desde que provou o bolo de limão que sua mãe preparou para o seu aniversário e sentiu em extremo vazio sua vida nunca mais foi a mesma. Rose teve acesso aos sentimentos de sua mãe, passou a enxergar seu pai e seu afastamento da família e não consegue entender o que se passa na cabeça de seu irmão. Rose, após provar muitas comidas recheadas de sentimentos negativos passou a ser uma garota mais amarga e distante, caminho esse que muitas pessoas tomam ao envelhecer.

O que me desagradou na história é que em determinando ponto a habilidade de Rose é deixada de lado, e passamos a conhecer a rotina desta família e nada mais. E quando estamos nos acostumando com sua rotina, a autora deixa a entender que algo pode acontecer, porém nunca acontece. Assim como uma explicação para o dom de Rose, em nenhum momento isso é retratado e apesar de claramente ser algo herdado geneticamente, isso é abordado de forma muito superficial.

É um livro melancólico com uma história que teria tudo para encantar, infelizmente não foi o que houve, ou não tenho a habilidade de conhecer sua gama de emoções. Em todo caso é uma leitura que pode agradar alguns.

site: www.coolturenews.com.br
Anne 19/05/2015minha estante
Ainda estou lendo. Frustrada é apalavra que me define com relação ao livro. Fiquei muito empolgada com o título e só. Narrativa chata, o livro não envolve e não explica nada. Horrível!

Nathaly97 20/07/2023

Só finalizei porque não consigo abandonar livros.
Inicio essa resenha pedindo desculpas caso eu ofenda alguém. Não vai ser minha intenção.

Esse, definitivamente é o pior livro que eu já li. O que me chateia é que a história poderia ser promissora, a autora tinha uma ótima idéia, mas a executou de uma maneira que ultrapassa os limites do superficial.

A protagonista descobre muito cedo ser capaz de sentir as emoções das pessoas que preparam sua comida, o que na maioria das vezes era algo insuportável para ela.
O que mais me incomoda nesse ponto é que a protagonista optava sempre por comer alimentos industrializados ao invés de preparar a própria comida. Ela só passa a fazer isso com 22 anos!!!

Outra coisa muito mal explorada aqui é o talento do irmão dela que desaparece e volta tempos depois sempre muito doente. Não entendi qual o talento dele, não sei se o menino se transforma numa cadeira. Não entendi!

Esse livro me irritou de diversas maneiras, ele não se aprofundou em nenhum talento, nenhum romance, nem a traição da mãe dela. São só informações inúteis. Poderia facilmente ser um livro de 100 páginas (no máximo), mas é um livro de 300 páginas. O que deixa ele muito pior.
Carolina2809 23/07/2023minha estante
Eu só terminei porque queria saber o que acontecia com o Joseph... Mas bem fraquinho!

lsbelini 25/09/2023minha estante
É, a única coisa legal desse livro é a capa mesmo. Fiquei irritada com ele também..... Parece inovador, mas é só ruim e pretensioso mesmo

Carolina2809 26/09/2023minha estante
Sobre o talento do irmão, eu entendi que ele se transformava em objetos, mas isso sempre tirava dele muita energia. Até que um dia ele se transformou e não voltou mais.

Debora.Rosa 23/03/2023minha estante
Exatamente!!! Tinha tudo pra ser um boom mas do NADA muda o foco é fica sem sentido msm?odiei

Debora.Rosa 23/03/2023minha estante
Creio que seja uma metáfora o irmão se tornar uma cadeira?com ose a depressao dele estagnasse ele é transformasse em objetos sei lá enfim quanto mais te tô explicar pior fica hahaa

Bruna 23/03/2023minha estante
Bem sem sentindo, não sei se eu que não entendi... Mas a autora podia explicar melhor kkkk

Zilda Peixoto 31/05/2013

A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão
Desde seu lançamento, “A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão” atraíra minha atenção. A peculiaridade não está somente presente no título, mas em toda a sua composição. Com uma narrativa gostosa e envolvente Aimee nos presenteia com um dos livros mais bem escritos dos últimos tempos.

Narrado em 1ª pessoa, o livro conta a história de Rose Edelstein, uma garota que aos nove anos sente pela primeira vez o gosto das emoções em suas refeições. Para comemorar seu nono aniversário sua mãe prepara uma de suas receitas prediletas: bolo de limão com cobertura de chocolate. O que Rose não esperava era sentir um gosto acentuado de tristeza e solidão entre os ingredientes do bolo.

“[...] enquanto eu saboreava aquele primeiro pedaço, quando aquela primeira impressão desapareceu, senti uma mudança sutil por dentro, uma reação inesperada. Foi como se um sensor, instalado bem no fundo, dentro de mim, erguesse sua antena para vasculhar ao redor, chamando a atenção da minha boca para alguma coisa nova. Porque a qualidade dos ingredientes _ o bom chocolate e os limões frescos_ parecia cobrir algo maior e mais sombrio, e o sabor do que estava escondido estava começando a sobressair naquele pedaço. Eu podia sentir claramente o sabor do chocolate, mas nos recantos da boca , e, como se estivesse se expandindo e abrindo, parecia que ela também se enchia com o sabor da pequenez, da sensação de encolhimento, de irritação, um sabor de distanciamento que eu de algum modo sabia que estava ligado à minha mãe.”

Entre fatias de ausência, desejo, solidão, raiva e tantos outros sentimentos reprimidos, Rose vai descobrindo o quão dolorosa pode ser uma simples refeição.

A premissa do livro baseia-se na construção afetiva estabelecida entre pais e filhos. Rose é uma menina muito inteligente, mas é seu irmão Joseph a criança prodígio da família. Cinco anos mais velho que Rose, Joseph é um menino extremamente introvertido. Completamente absorto Joseph vive recluso no seu mundinho particular. Seus pais o consideram apenas um menino reservado, mas Rose é a única que percebe o quanto seu irmão precisa de ajuda.

Em alguns momentos a narrativa torna-se densa, pois o tema abordado pela autora é extremamente delicado. Mas é preciso cautela para não condenar o enredo como um todo.
O livro aborda diferentes temas relacionados à constituição familiar e a socialização do indivíduo.

O livro é dividido em quatro partes tendo Rose como personagem central estabelecendo conexões com o drama vivenciado pelos demais personagens. Vamos acompanhando a trajetória de Rose desde os nove anos, período onde seu dom fora descoberto até seus 22 anos de idade. Cada período é detalhadamente explorado. Vamos estabelecendo uma relação de intimidade com a personagem através de pequenos relatos de sua infância.

O talento de Rose vai além de sentir o sabor das emoções. Com seu jeito dócil e inocente vamos acompanhando uma evolução paulatina de seu crescimento. Quando iniciei a leitura imaginei algo completamente diferente. Fui surpreendida por uma história onde a personagem principal destaca-se pela sua maturidade, apesar de sua pouca idade e aparente fragilidade. A capa nos dá uma impressão um pouco equivocada. E não pensem que o drama toma conta das páginas com descrições lamuriosas. Não. É exatamente o contrário.

Aimee constrói uma narrativa fascinante capaz de enfeitiçar o leitor desde o primeiro momento. Porém, é importante frisar a sua complexidade. O leitor deve atentar-se as minúcias presentes na narrativa que conectam os personagens. Rose é o grande elo entre eles, porém cada personagem se destaca por sua particularidade. Cada um enfrenta um problema específico e cabe o leitor discernir a transição dos acontecimentos.

Descrever sensações e emoções sem recorrer à banalidade usual é tarefa difícil, mas Aimee conseguiu estabelecer essa tarefa com afinco até a última página.
A linguagem utilizada pela autora é de fácil entendimento. É praticamente impossível não se conectar com os personagens. Em alguns momentos sentimos-nos inebriados com as divagações de Rose, em outros, a confusão entre seus pensamentos e atitudes tomam conta da narrativa. Mas, nada que comprometa o seu bom desenvolvimento.

A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão é uma leitura que nos fará refletir sobre a relação que estabelecemos com aqueles que consideramos mais importantes em nossas vidas. O drama que envolve cada um dos personagens nos fará enxergar a família de um modo especial, como ela realmente deve ser enxergada. A relação de autoconfiança é outro ponto memorável a ser destacado.

Recomendo a leitura a todos os leitores. Mas atenção! Saboreie o livro como se estivesse diante de uma fatia de bolo, sinta o aroma dos sentimentos e se deixe envolver por cada uma das emoções adicionadas nesta mágica receita literária.

Juhh 06/12/2021

?A peculiar tristeza guardada em um bolo de limão ?
?"Aconteceu pela primeira vez numa terça-feira à tarde, num dia quente de primavera, nos campos próximos à Hollywood, com uma brisa leve soprando a leste, vinda do oceano e agitando as pétalas com olhos negros dos amores-perfeito recém-plantados em nossas floreiras"?

?A peculiar tristeza guardada num bolo de limão? (The particular saddness of lemon cake, no título original) é um livro de Aimee Bender, ele conta da vida da garota Rose Edelstein que aos 10 anos descobre que tem um ?dom? de sentir o'que as pessoas que preparam a comida que ela come sentiam quando fizeram a comida. No livro vão mostrar como ela vai lidar com isso, seus problemas com o irmão e o início de sua adolescência.

Bom, eu particularmente não gostei muito desse livro eu tinha achado a ideia muito boa mas a história me decepcionou muito, a autora poderia ter focado um pouco mais na vida da Rose e nos problemas dela, e o gênero é romance mas não vi nada de romântico no livro, tem um romancinho mas bem ruim. A passagem de tempo também é um pouco confusa, por que ela ta com uns 14 e do nada aparece com 18 achei isso meio confuso como todo o livro em si. O final também é ruim, pelo menos eu não gostei pode ter sido por que eu não entendi mas não sei,  o final não é nada conclusivo não entendi nada e pesquisei em resenhas, blogs e não achei nada explicando então fiquei na dúvida mesmo, bem eu não recomendo o livro a escrita é  boa mas a história nem tanto só serviu pra me deixar confusa com o final mesmo.

Myle 14/01/2024

Melancólico, profundo e muito complexo
Me interessei a princípio pelo título e a sinopse, que me despertaram muita curiosidade, e o livro foi me conquistando aos poucos com a descrição dos sentimentos contidos nas comidas, o drama familiar que estava acontecendo...

É preciso certa sensibilidade para conseguir entender as metáforas (que são muitas) nesse livro, e mesmo assim pode parecer confuso, tanto é que a interpretação pode ter várias formas.

O ponto principal é entender todas as camadas do livro, toda a história de cada personagem e como a relação entre eles influencia em como eles veem o mundo.

No geral, é uma leitura bem complexa, e com pura melancolia o livro inteiro, o que me fez refletir muito sobre tudo e o que aquilo significava. De certa forma eu esperava que pudesse ser mais claro e senti alguns pontos em aberto que poderiam ter sido explorados, mas enfim, recomendo.

Lumi Tie | @lumi.reads 25/06/2020

Eu tinha muitas expectativas pro desenvolvimento dessa história mas fiquei muito triste durante toda a leitura, mesmo sem meu pedaço de bolo de limão.

Você pode ler a resenha completa no meu blog:

site: https://lumireads.wordpress.com/2020/02/18/resenha-a-peculiar-tristeza-guardada-num-bolo-de-limao-aimee-bender/

Emilly 08/06/2022

Estou feliz por estar triste..
Confesso que não esperava muito desse livro mas ao decorrer da leitura ele foi me envolvendo de uma forma inexplicável! O final me pegou de surpresa pois nunca imaginei essa possibilidade, resumindo um ótimo livro com uma história muito boa.

babisenberg 04/02/2023

Confesso que não entendi
A premissa do livro e o título me chamaram bastante a atenção e por isso queria lê-lo. Mas a estória não foi nada do que eu poderia ter imaginado. Do meio pro final acho que ficou tudo muito confuso apesar da leitura ser fluida e com capítulos curtos. Não sei mesmo o que dizer sobre esse livro...

1 | 2 | 3 | 4 | 5