20.000 Léguas Submarinas

20.000 Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Roberta.Barbosa 20/03/2024

Os personagens não são cativantes e o livro tem muito de enciclopédia, mas resolvi ler por causa da serie :toda luz que não podemos ver , gosto do tema, e tem muitas referencias a coisas que gosto, não sei se não conhecesse eu gostaria tanto, não indicaria pra adolescentes como dizem e pelo prefacio desta edição linda se não fosse as censuras talvez o livro ainda fosse melhor.
Roberta.Barbosa 24/03/2024minha estante
esse e o livro anterior que li: o diário de um homem supérfluo terminam com uma frase do livro de Jó.

daybiue 04/03/2024

Li ele no ano passado e tinha dado uma pausa na plataforma na época. Agora que voltei faço questão de escrever algo, mesmo que não tenha tantos detalhes. Eu o li em uma época agitada da minha vida e todas as vezes que eu tirava um tempo pra ele eu ficava totalmente imersa na história. É extremamente rica e bem construída, apesar de ter muita informação por ser um livro científico eu acredito fielmente que se você der uma chance para a narrativa vai se tornar uma leitura agradável. Admito que tenho certo apego a histórias que tenham um cunho mais triste, mesmo que indiretamente. Me peguei aos prantos em alguns trechos e principalmente no final, o que o tornou um dos meus livros preferidos (estando no meu top 5!). Amantes da ficção científica esse é pra vocês.

VitAria1313 03/03/2024

A vida marinha é fabulosa!
Li de uma vez só, foi delicioso. Que personagem intrigante esse Nemo!!!! Realmente, ficcionalizar neste nível é coisa para mestres como Júlio Verne! Adorei

Sophia.Rebecca 29/02/2024

Realmente envolvente
Julio Verne sempre me chamou atenção por mais que eu não houvesse lido nenhuma de suas obras, mas pelas referências nos filmes, o que meu pai falava sobre, sempre quis lê-lo e parece que comecei num bom rumo.
Por incrível que pareça, é uma linguagem simples, até mesmo "termos técnicos" sobre navegação (o qual não sei nadinha) era de fácil compreensão pelos diálogos. Você realmente se envolve na história, a cada capítulo quer saber qual será o próximo destino dos personagens, você sente até mesmo vontade de viajar pelo mar e explorar tudo o que ainda não foi descoberto, a ambientação, a descrição das situações, tudo é feito de maneira tão natural que é como se você estivesse vendo uma série. Verne foi gigante aqui, realmente um gênio.

Bookssclar4 29/02/2024

Desbravando os mares.
Eu acho que ainda não aprendi a fazer minhas resenhas, mas vamos lá!

Esse é o terceiro livro do Júlio Verne que eu leio, e não é pra tanto o meu amor pelos livros deles. A ficção (e põe ficção nisso) é o que deixa tudo mil vezes melhor!

A experiência de ler "Vinte Mil Léguas Submarinas" é esplêndida, e deve ser ainda melhor para um bom amante de biologia marinha.

Acompanhamos os dias do professor Aronnax, seu criado Conselho e do arpoador Ned Land dentro dos Nautilus, submarino do enigmático capitão Nemo.

É impossível não se apaixonar pelos livros de Júlio Verne. Essa ficção, o mistério que envolve cada linha do livro de deixa preso e sedento por mais.

Eu recomendo MUITO esse livro!

Heitor 28/02/2024

Chato DMS
A leitura é insuportavelmente chata, a história até boa mais n prende nem um pouquinho acho, demorei muito para terminar de ler acho que uns 4 meses e pouco, simplesmente chatoooo

yuri 27/02/2024

Uma leitura maravilhosa, cada detalhe descrito nesse livro é incrível, e mais incrível ainda é saber a data em que ele foi escrito. Verne tinha uma imaginação de dar inveja porque em vinte mil leguas submarinas eu vivi momentos inesquecíveis ao lado de seus personagens, um livro incrível e perfeito que realmente marca quem o lê com vontade, simplesmente perfeito, não há outra palavra para descreve-lo.

Cris.Aguiar 25/02/2024

Necessário
Sim, assim como alguns amigos do Clube, também achei que não chegaria nunca o fim desse livro ... mas chegou e eu adorei.
Pulei muitas partes (quem já leu vai entender e saberá quais foram) que não eram cruciais para a história como um todo, me embeveci com algumas descrições, me senti criança descobrindo esse novo mundo que é bem aqui do lado, mas muito profundo. Dei essa volta no novo mundo pelos olhos de grandes personagens.
Fiz muitos links (com o iluminismo/humanismo, colonização, solidão, liberdade, estoicismo) e aprendi tanta coisa que nem sei por onde começar.
O livro é infinito, e sempre que me cansava de lê-lo lembrava que ele não foi feito para ser livro, e sim para ser um fascículo e imaginava pessoas ávidas (principalmente crianças) loucas pela chegada de um novo capítulo e novos conhecimentos e então, eu avançava na leitura.
Espero que você também navegue por esses oceanos, que entenda Verne, que ache chato, mas avance.

RECOMENDO MUITO!

Clube de Leitura SLV: fevereiro 2024

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

maria.e.sousa.7 24/02/2024

Obra-prima!
Este livro é uma obra-prima. Simplesmente genial! Não quer dizer que não se possa fazer críticas a ele, mas, a despeito dos seus momentos fastidiosos, não se pode negar sua genialidade.

Júlio Verne se esmerou na escrita desta obra. Em diversos momentos temos aulas primorosas de biologia, biologia marinha, oceanografia, navegação, geografia, história, geopolítica, economia, matemática, meteorologia, engenharia, mitologia, crítica social... e provavelmente outras disciplinas que não me ocorrem no momento. Não é à toa que é considerada uma obra-prima e o precursor da ficção científica, tendo Verne antecipado e “profetizado” diversas invenções humanas – - à sua época, ainda por serem criadas.

Há momentos de forte deslumbramento, quando ele descreve o fundo dos oceanos e a sua infinita e exuberante fauna e flora. Há momentos que são realmente arrebatadores, porque a sua descrição é tão detalhada, tão rica e vivida, que é como se estivéssemos vendo um filme, as imagens se formando e se projetando diante de nós, tão claro e perfeito o relato feito. Visões do mar estupendas e assombrosas. Em diversos momentos me percebi aprendendo coisas incríveis que jamais imaginei aprender, por não fazerem parte da minha rotina e temas usuais, como a exposição sobre a Corrente do Golfo, por exemplo, que achei magnífica; fatos assombrosos da vida e do nosso planeta maravilhoso.

As referências literárias, filosóficas, culturais, mitológicas etc. são um deleite à parte. Revelam que, além de profundamente culto, Júlio Verne era um homem do seu tempo, profundamente sintonizado e conectado com a realidade à sua volta. Atento, alerta ao que se passava ao seu redor. É surpreendente saber que ele nunca viajou para além das fronteiras do seu país de origem, a França, e ainda assim detinha um vasto conhecimento a respeito de outros países, outras culturas, outras geografias. Simplesmente impressionante!

Negativamente, há passagens extremamente enfadonhas, justamente pelo excesso descritivo. Há momentos de puro tédio, quando Verne descreve listas e listas de peixes e demais criaturas oceânicas, como se estivesse fazendo um relatório. Nesses pontos, ele se torna exageradamente técnico, pecando pelo excesso descritivo. Nessas passagens eu fiz leitura dinâmica sem culpa.

É notável que a narrativa traz momentos de grande ação e expectativa, porém é contundente que a personagem principal é a vida submarina, observada in loco pelas personagens secundárias a bordo de outra personagem não menos importante: o Submarino Nautilus. As personagens humanas são meras desculpas para descobrirmos a magnificência da vida oceânica.

Paradoxalmente, sendo uma narrativa que tem momentos de ação intensa, ao mesmo tempo não há reviravoltas surpreendentes que não sejam previamente anunciadas. O próprio narrador dá spoilers diversos, páginas ou parágrafos antes de tal acontecer. Então, de um jeito ou de outro, é uma contação contraditória, porque traz ação intensa em diversos momentos, cujos spoilers já foram dados antecipadamente. Ainda assim, isso não estraga o prazer da leitura, pelo contrário, apenas nos instiga e aumenta nossa expectativa pelo que está por vir.

Não me incomodei com o final que o autor escolheu dar à sua estória –- li algumas resenhas que reclamavam disso. Para mim é um final adequado para a forma como essa aventura começou e se desenvolveu. Que outro fim poderia haver? Diversos, é claro, mas esse para mim é bom o bastante. Tem drama, mistério e incógnitas na medida certa, no tamanho certo para o que a estória foi em todo o seu desenvolvimento. É adequado que fiquemos sem saber, afinal, quem era o Capitão Nemo, de onde vinha e o que o levou a odiar a humanidade. Para onde terá ido? Terá ele resistido às intemperes do Maelstrom? Do jeito que surgiu, desapareceu!

Já tinha lido do autor A volta ao mundo em oitenta dias - de que gostei bastante na época - e também A Ilha misteriosa.

De modo geral, o livro é muito moroso e temos a sensação de que não vai acabar nunca, ainda assim, recomendo muito a leitura. Mesmo não gostando de algumas partes, reconheço a genialidade da obra e dou 5!

Livro de fevereiro/2024 da SLV

5/5
maria.e.sousa.7 24/02/2024minha estante
Muito interessante notar também que em latim, NEMO quer dizer ?Ninguém?. Verne queria dizer com isso que tal personagem era impossível de existir?

maria.e.sousa.7 24/02/2024minha estante
?Não foi por acaso que o autor Julio Verne escolheu este nome para o personagem do Capitão Nemo: ele já anunciava em seu nome o destino do personagem que abandonaria sua identidade e todos seus laços com a humanidade?.

Xandy Xandy 23/02/2024

Uma viagem maravilhosa por todos os oceanos da Terra!
O livri narra uma história de ficção científica sobre um terrível monstro marinho, possivelmente um narval gigante, que, em 1866 estava avariando e afundando vários navios pelo mundo. Com o objetivo de encontrar tal animal, é organizada então uma expedição marítima na fragata americana Abraham Lincoln, na qual seguia o capitão Faragutt, o arpoador canadiano Ned Land, o professor francês Pierre Aronnax e o seu divertido ajudante Conselho. As personagens passam vários meses a bordo, sem obter qualquer sucesso, até que Ned Land avista algo que se movimenta rapidamente. Com um arpão, tentam atingir o que julgam ser o monstro. Na tentativa de captura, surge uma onda gigante que arrasta Aronnax, Conselho e Ned Land para o mar. Conseguem agarrar-se às costas do presumível animal, reconhecendo depois que se tratava do submarino Náutilus, onde são acolhidos à força por sua tripulação que falava um idioma completamente estranho e diferente de tudo o que já haviam ouvido.

A bordo do navio, os náufragos são feitos reféns pelo capitão Nemo, durante oito meses. Este, reconhecendo a sabedoria do sábio professor Aronnax, mostra aos prisioneiros os tesouros da sua biblioteca e o museu do submarino e decide levar seus três reféns consigo e empreender uma viagem por todos os oceanos do mundo, para demonstrar a fantástica engenharia do Náutilus, e os incríveis mistérios e maravilhas do mundo subaquático.

No decorrer da viagem, o capitão Nemo demonstra ser uma pessoa extremamente amargurada, que, após um terrível infortúnio não revelado, perdeu sua família, e, por conta disso, resolveu retirar-se definitivamente da sociedade dos homens...

O resto, só lendo muito!

LucAlio.CAmara 21/02/2024

Vinte mil léguas submarinas
RESENHA
Início: 08/02/2024
Livro: Vinte mil léguas submarinas
Autor: Júlio Verne
Original: França
Páginas: 528

Aventura / Ficção científica / Drama / Entretenimento / Jovem adulto / Suspense e Mistério

Sobre o que achei:

?????
Finalizado

Eu adorei esse livro. Ele conta a história do Capitão Nemo e do submarino futurista Nautilus, que viaja pelos oceanos do mundo. A narrativa é cheia de aventura, exploração e descobertas incríveis. A escrita de Verne nos transporta para um universo submarino envolvente, cheio de criaturas marinhas e paisagens subaquáticas impressionantes. Com a narrativa, somos levados a mergulhar nesse mundo misterioso e cheio de surpresas. Se você gosta de emoção e exploração, certamente vai apreciar "Vinte Mil Léguas Submarinas"!

CURIOSIDADE:
Júlio Verne, o autor, baseou muitos dos elementos científicos e tecnológicos do livro em avanços e teorias científicas da época. Ele fez um esforço para tornar a história o mais plausível possível dentro do contexto científico da época, o que impressionou muito os leitores da época. Isso contribui para a sensação de realismo e fascínio que o livro proporciona, mesmo sendo uma obra de ficção científica escrita no século XIX.

OBS: Gostei muito dessa edição de capa dura com detalhes dourados deixando o livro bastante bonito. Eu não encontrei essa capa em formato digital.

RECOMENDO!
E vcs já leram?

Laura.Zaine 21/02/2024

Um tanto pedante, mas muito bom!
Uma narrativa extremamente descritiva, desfila a riqueza marinha destrinchando-a como se fosse um compêndio de enciclopédia (uma inteira, aliás), e antecipa tecnologias de exploração e navegação (isso lá em 1860/70). Essa obra tem um inegável valor histórico, mas recomendo a leitura com paciência e um tanto de obstinação.

Raphael92 20/02/2024

Emoção exposta a cada parágrafo!
Jules Verne foi impecável em cada linha deste livro! A maneira como ele descreve as ocorrências, incidentes e aventuras da viagem é absolutamente emocionante! O autor te faz se sentir um dos personagens a bordo do Nautilus! Para um estudioso de biologia esse livro é um prato cheio, pois a riqueza de detalhes e informações dos animais marinhos também é muito presente! Para quem não gosta desse ponto, pode pular tais descrições biológicas sem corromper sua leitura!

Um ESPETÁCULO de livro!