Manual de civilidade destinado às meninas para uso nas escolas

Manual de civilidade destinado às meninas para uso nas escolas Pierre Louÿs




Resenhas - Manual de Civilidade Destinado às Meninas Para Uso nas Escolas


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Gladston Mamede 06/03/2018

São máximas ou, preferindo-se, enunciados de um regulamento pretensamente destinado a adolescentes. Apresentam linguagem chula, com conteúdo grosseiro, rude e mais do que vulgar. O contexto histórico do autor e a proposta de intervenção em sua realidade social podem explicar a razão de ser assim: obscenidade chula, extremada, como estilística. Não ganhei muito com a leitura, lamento.
Eduarda Fernandes 06/03/2018minha estante
Só a capa já é de péssimo gosto.




Tito 18/10/2012

Um manual de melhores modos para moças do mais fino trato.
comentários(0)comente



Israel 12/09/2010

Pierre Louis e o humor erótico
O escritor belga Pierre Louis tem a temática voltada para a sexualidade, com uma atenção especial para o lesbianismo, fato que poderia ser explicado por sua estreita amizade com André Gide, um escritor francês ganhador do Nobel de literatura e defensor dos direitos dos homossexuais, cuja obra de maior importância é “O imoralista” de 1902.

Louis, ao contrário do que é difundido geralmente, não tem o intuito de chocar, mas sim o de ironizar de forma explícita a sociedade parisiense. Por isso, o “Manual de Civilidade para Meninas” é basicamente um livro de humor simples, por isso mesmo não tem a pretensão de “grande literatura” ou de apresentar grandes idéias sociais e muito menos existenciais.

Escrito com adornos e ornamentos estilísticos exagerados, o “Manual de Civilidade para Meninas” é apresentado com um estilo característico da Belle époque francesa, ás vezes em segunda pessoa e com palavras consideradas “tradicionalistas”, como se martelasse o tempo todo que o autor é dotado de cultura e conhecimento suficientes para discursar sobre qualquer tema em questão.

Em contraponto a isto, para as metáforas ele utiliza analogias simbolistas (cujo estilo literário era de preferência real do autor) e uma veia satírica extremamente contemporânea que reflete as transformações culturais que passava a Europa no início do século XX.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR