Os Persas - Electra - Hécuba

Eurípides

Resenhas - Os Persas * Electra * Hécuba

Wilson 03/12/2023

Mais uma interessante trilogia
Mais uma interessante trilogia das tragédias gregas. A que mais me chamou a atenção foi Hecuba, porém, no geral, achei medianas. No mais, é importante lembrar que todas as tragédias são baseadas na Ilíada, por isso, é importante ler a grandiosa obra de Homero antes de aventurar-se nas tragédias.

Marcio 09/05/2023

Tragédia Grega
?Os dramaturgos, na verdade, tinham a sua escolha limitada à lenda[...] não lhes era concedida a liberdade absoluta de inventar; estavam obrigados a ater-se em linhas gerais à interpretação tradicional dos motivos mitológicos revestidos de significação religiosa. [...] as histórias em torno das quais giram as tragédias gregas, eram religião viva, de que estava impregnada a existência de cada espectador.?

Tiago 08/05/2023

Mais uma tragédia grega...
Chegamos em mais um volume das tragédias gregas e aqui temos três dos maiores dramaturgos gregos, em meio a muitas peças perdidas no decorrer do tempo, nós temos aqui algumas que chegaram até nós. Em primeiro, nós temos "Os Persas", uma das mais antigas do autor que chega até nós, que aborda sobre o tema que passa da medida em que vemos explicações sobre a derrota dos persas em Salamina. Em seguida temos Electra, com uma historia já conhecida por nós, vemos uma irmã armagurada que insta seu irmão a realizar uma vingaça contra sua mãe pelo assassinato de seu pai. E por último, temos Hécuba, onde vemos o parâmetro de uma história após a Guerra de Troia, mostrando o sofrimento de uma mãe pela perda do filho e da filha e logo em seguida exercendo sua vingança pelo seu primeiro filho. Mais um volume rico de algo que ultrapassou séculos e chegou até nós...

Pires 21/05/2022

Quarto volume da coleção de tragédias gregas da Zahar, contém as peças Os Persas, de Ésquilo; Electra, de Sófocles; e Hécuba, de Eurípedes. A primeira encena o lamento dos persas após a guerra contra a Grécia, a segunda conta a história de amizade, esperança, rancor e vingança envolvendo Electra, sua mãe Clitenmestra e seu irmão Orestes, uma das mais envolventes tragédias clássicas, e a terceira mostra o lamento da antiga rainha de Tróia pelos muitos infortúnios sofridos durante e depois da guerra contra os gregos.

Procyon 24/04/2022

Os Persas, Electra, Hécuba ? comentário:
Este é o quarto volume da série de tragédias helênicas, contendo as peças dos três grandes dramaturgos da Antiguidade, da editora Zahar. Os Persas é uma das peças mais arcaicas, encenada pela primeira vez em aproximadamente 472 a.C, e é considerada a única tragédia baseada estritamente em um episódio histórico (no caso, a batalha de Salamina, na qual o próprio poeta havia participado). Electra, de Sófocles, se dá com o retorno de Orestes, filho de Agamêmnon, a Micenas para vingar o assassinato deste. Hécuba, por sua vez, se baseia nos episódios do chamado ?Ciclo Troiano?. Eurípides, chamado por Aristóteles de ?o mais trágico dos trágicos? demonstra essa característica de forma plena nessa última peça.

A edição conta também com uma apresentação (no qual o autor disseca, entre muitas outras coisas, algumas variações diferenciais entre o teatro clássico e o moderno) e notas de rodapé bem úteis, contando, ademais, com uma introdução para cada peça. Gostei mais particularmente de ?Os Persas? porque estou estudando justamente aquela que é a obra-prima de Heródoto, mas não discordaria de quem me dissesse que a peça não é a ?melhor? (no sentido trágico) da coletânea.