A Outra Sombra

A Outra Sombra Max Moreno

Resenhas - A Outra Sombra

Autora Nadja Moreno 01/07/2013

Inquietante
O livro inicia com a narrativa do acidente de Vinicius e em poucas páginas o autor descreve tanto o acidente quanto os acontecimentos assustadores que Vinicius tem de encarar em seguida. A narrativa já começa fluída e de fácil entendimento, já gerando pontos de interrogação no leitor que faz com que a gente não queira parar de ler.

Daí em diante o enredo conta fatos, apresenta personagens, faz viagens ao passado que, a princípio, não vi ligação com Vinicius e fiquei me perguntando onde é que este garoto foi parar!?! São várias páginas sem que ele sequer seja citado, daí aparece muito rapidamente em um desenrolar e novamente some. Outros acontecimentos são narrados e mais uma vez Vinicius reaparece. Aos poucos, percebo a maestria do autor em enlaçar tudo com a presença singular do protagonista. Há uma certa "poesia" que liga Vinicius a cada uma das passagens e a sensação de que o garoto tinha sido esquecido na trama passou. Ele surge sempre em momentos cruciais e nos encanta com seu jeito.

O livro em alguns momentos me fez sentir angustia e chorar... Tem um garoto em um hospital que até agora não me saiu da cabeça. Em outros, me fez parar de ler e fitar o nada, pensando em como a morte chega de forma diferente para cada um, assim como é diferente em cada pessoa os anos, meses, dias ou horas que a precedem. Dá vontade de mudar algumas coisas e tentar dar uma "ajeitada" nisso.

Max descreve e apresenta cada personagem que vai passando pela estória de Vinicius de uma forma encantadora. Não usa muitas palavras, mas nos faz conhecer intimamente o coração e desejos de cada um. Me fez me apaixonar por alguns, e sentir um desejo atroz de entrar no livro e esbofetear outros. Tem um jeito interessante de narrar, alternando o presente com relatos do passado de uma forma muito clara que não nos deixa perdidos. Seu enredo é bastante simples de entender.

Desde o início da narrativa uma pergunta ficou no ar, e, ainda bem, o assunto foi retomado no final do livro e fechou o assunto. Inclusive o livro tem mesmo este ar de círculo, de continuidade, de começo, meio e fim que volta a se ligar ao início. Quando acabei, resisti à tentação de reabrir a primeira página, não para começar a ler novamente, mas simplesmente para continuar a leitura.

O final. Bem, o final é inquietante. Absolutamente inquietante.

Max, haverá continuação??? ;)

A narrativa alterna entre primeira e terceira pessoa, o que torna o livro dinâmico, e não encontrei erros, embora creia que possa ter deixado algum passar devido ao envolvimento que o livro me causou. Só senti falta das páginas amareladas, mas a falta pode ser somente um capricho do meu vício. :)

Em suma, indico definitivamente!

site: http://escrev-arte.blogspot.com.br/2013/07/resenha-outra-sombra-max-moreno.html

Ju Zanotti 17/06/2013

A outra Sombra - Max Moreno
Vinicius é um jovem rapaz cheio de vida que, como muitos da sua idade, adora se divertir e ouvir boa música. Durante uma viagem com seus dois melhores amigos a um sítio no interior do Paraná ele vê a sua vida e a dos amigos serem perdidas de forma trágica numa estrada a poucos quilômetros de seu destino final, durante uma terrível tempestade. Agora ele tem uma missão e através dele passaremos a conhecer outros personagens que farão com que Vinicius compreenda algumas coisas essenciais para ter uma vida feliz e plena, mesmo quando você já não faz fisicamente parte deste mundo.

Confesso que quando aceitei a parceria com o Max Moreno tinha uma ideia completamente diferente do que seria esta narrativa. Como muitos dos leitores do blog esperava por uma literatura fantástica com fantasmas e demônios, não me perguntem porque, mas essa foi a minha primeira impressão. E estou muito feliz em lhes dizer que fui completamente surpreendida e que apesar de não ser o meu estilo preferido de leitura a escrita e a história do Max conseguiram me conquistar e convencer. Passei o meu fim de semana com os olhos grudados nas páginas e não deixei o livro de lado até que o terminasse.

Algo que eu gostaria de ressaltar é que em todos os núcleos narrados por Max, desde o da pobre senhora abandonada pelos filhos em seu leito de morte até o do pai em busca de vingança por sua filha, o sentimento de angústia me assolou e tudo o que eu queria era que houvesse uma solução feliz para o final de cada uma das histórias, mas o autor nos mostra que nem sempre é possível e que nossa vida e futuro depende única e exclusivamente da nossas escolhas. Em certos momentos, não sei se estou enganada, percebi um certo estilo Zafón nas páginas do livro, algo poético e misterioso que sempre ganha pontos comigo.

Apesar de Vinicius ser o personagem central da trama outras várias personalidades caminham pelas páginas dessa história. Mas os que mais me chamaram atenção foram os chamados vilões. Max conseguiu construir personalidades tão fortes e de certa forma assustadoras que em determinados momentos cheguei a sentir medo por todos os outros que os rodeavam, sabendo que não sairia nada de bom de pessoas tão vis como tais personagens. E o mais cruel de todos os vilões são certamente as nossas escolhas, que nos leva a vingança, ou a atos extremos dos quais em sã consciência poderíamos nos arrepender.

Quanto a diagramação tenho que lhes dizer que a única coisa que não me agradou foi a colocação dos números de páginas que ficaram muito próximos à borda e escondido em determinadas páginas. Mas acredito que tirando isso tudo está bem feito, a não ser talvez as páginas brancas que eu e muitos leitores não aprovam mais. As letras estão em bom tamanho e a revisão também me pareceu boa, mas não sou exatamente perita em ortografia para falar com propriedade sobre o assunto. Eu gostei bastante da capa, ela passa uma sensação de mistério que tem tudo a ver com a obra. Enfim, é mais um autor brasileiro arrasando no cenário literário.

Quotes do Livro:

"Havia algo de funesto em seu olhar. Ele pousou suavemente a mão sobre meu ombro e, por fim, sus surrou: “Você deve ser forte, meu amigo”, sua voz era mansa, mas seu olhar ainda me aniquilava."

"O delegado reclinou-se sobre aquele corpo sem vida e lentamente puxou a parte do lençol que cobria o rosto do defunto."

"Era uma criatura de rosto delicado e pequeno, com contornos levemente arredondados, e lábios carnudos que, ao menor traço de um sorriso, arrebatavam a atenção dos que a cercavam."

"O sol majestoso ardia sobre um suntuoso céu azul, trazendo a sensação de que cada minuto nesta vida vale à pena e de que não há infortúnio capaz de sobreviver à ação corrosiva do tempo."
Renan.Fabricio 01/09/2021minha estante
livro muito bom, o livro te prende do começo ai fim